20 tutoriais para você aprender a fazer um abajur decorativo

Escrito por Carolina Franco
Atualizado em 01.08.18
Foto: Reprodução / A2 Braccini + Lima Arquitetura

Foto: Reprodução / A2 Braccini + Lima Arquitetura

Continua após o anúncio



Além de charmosos, os abajures decorativos também podem trazer mais luz para ambientes pequenos ou grandes. Existem diversos modelos e tamanhos de abajures disponíveis para compra. Alguns, os mais sofisticados, oferecem preços mais salgados.

Mas se você deseja ter um abajur legal para decorar a sua casa, e está com o orçamento apertado, não se preocupe. Com dicas simples e materiais acessíveis, é possível fazer um lindo abajur decorativo.

Fazer o seu próprio abajur vai gerar uma boa economia e, além disso, você terá uma peça exclusiva. Gostou do resultado final? Recebeu elogios? Aproveite para criar outras peças para presentear amigos, familiares e até para vender. As festas de final de ano estão chegando, é um bom momento para desenvolver sua criatividade, presentear as pessoas que você gosta e até ganhar uma renda extra.

Capriche na escolha dos materiais e desenvolva belas peças. Com 20 tutoriais você pode criar lindos abajures decorativos. Para assistir aos vídeos, basta clicar na legenda da imagem ou diretamente na foto.

1. Lindo abajur inspirado em Londres

A peça é bem simples de fazer, com material de fácil acesso e baixo custo. Com bastante criatividade, você transformará seu ambiente usando o charme londrino. O abajur pode fazer parte da decoração do seu escritório, sala ou quarto.

2. Moderno e divertido: aprender a fazer abajur usando uma garrafa

Esse modelo de abajur é para quem gosta de um visual mais despojado. Você pode pegar a famosa garrafa de um dos mais famosos uísques do mundo para fazer esse abajur. A peça fica legal no quarto, estúdio, escritório, local de trabalho e sala.

Continua após o anúncio



3. Diferente e moderno: abajur de árvore com cano de PVC

Com material de baixo custo, muito capricho e criatividade, você pode obter uma peça com design moderno e diferenciado. Inspire-se e capriche no seu abajur.

4. Encantador: abajur com lápis de cor

O modelo é uma ótima opção para usar em quartos de crianças e adolescentes. Com peças acessíveis e de fácil manuseio, você pode conquistar um modelo diferenciado de abajur.

5. Uma peça moderna: luminária industrial com canos de PVC


Uma peça simples, mas com muito estilo. Uma ótima opção para quem gosta de ambientes rústicos ou modernos. Com pouco tempo e capricho, você pode obter um belo abajur.

6. Abajur em formato de árvore

O modelo oferece um design diferenciado com várias lâmpadas decorativas. Essa peça é uma opção que pode te dar um pouco mais de trabalho, mas o resultado final é encantador. Vale a pena o trabalho extra.

7. Fofo e delicado: abajur tripé com cano de PVC

Para quem tem medo de errar, essa pode ser uma ótima opção. O modelo mais simples de abajur exige pouca habilidade, mas nem por isso deixa de ser charmoso. Capriche na escolha das cores e tenha uma bela peça para decorar o seu espaço.

Continua após o anúncio



8. Aprenda a fazer um lindo abajur de cacto

Fofo e delicado, o abajur de cacto pode ser uma ótima opção para quem gosta de peças divertidas. Uma ótima opção para enfeitar sua casa e presentear amigos.

9. Delicadeza para sua casa: abajur com taça de vinho

Com materiais bem simples, você pode obter duas peças super delicadas para sua casa. Aprenda a fazer dois modelos de abajures para enfeitar sua mesa de jantar ou sala.

10. Faça você mesmo: abajur de garrafa

O charme aqui fica por conta do preto e amarelo. Seguindo o passo a passo, você pode caprichar no seu abajur e obter uma peça charmosa e moderna como essa.

11. Abajur feito com palitos de picolé

A simplicidade dos palitos pode ser transformada em uma peça diferenciada e cheia de estilo. Separe os materiais e arrase no seu abajur de palitos de dente.

12. Use suas fotos preferidas no seu abajur

Continua após o anúncio



Que tal usar suas fotos preferidas no seu abajur? Sim, você pode fazer uma peça bacana usando fotos e palitos. Uma ótima opção de presente para aquele amigo especial.

13. Romântico: faça um abajur com corações

Com um cano de PVC, você vai criar uma luminária cheia de charme para decorar seu quarto. Os corações deixam a peça ainda mais delicada. A técnica para elaborar o abajur é simples, mas o resultado surpreende pela beleza.

14. Super poderoso: abajur do Mário Bros

É apaixonado por video games? Seu filho ou sobrinho também gostam? O abajur do Mário Bros é uma ótima sugestão para adultos e crianças, que curtem a dupla de encanadores.

15. Muito brilho: abajur com pisca-pisca

O modo de fazer este abajur é bem simples, usando materiais de fácil acesso. O resultado final é encantador e você pode aproveitar a dica para decorar sua casa para o Natal.

16. Abajur com garrafas e meias de lã

Que tal usar o que você tem em casa para fazer o seu abajur? Sim, você pode reciclar garrafas de vidro e reutilizar meias de lã pra criar um belo abajur.

17. Substitua as velas por abajures feitos com taças

Essa é una boa dica para as festas de fim de ano. Use suas taças para fazer abajures e decore a mesa para o Natal e Ano Novo.

18. Colorido: abajur com botões

Quer colocar mais cor no ambiente? Faça um abajur usando botões de diferentes cores. Você pode usar aqueles botões perdidos em casa ou comprar novos itens.

19. Diversão garantida: abajur de pokebola

O abajur pokebola é um verdadeiro encanto. Uma ótima opção para enfeitar quartos de crianças e presentear fãs do Pokémon.

20. Fofo: abajur de panda

A peça é muito fofa e pode ser usada por adultos e crianças. Com poucos materiais e capricho, você pode ter um panda pra enfeitar seu cantinho favorito.

Não é preciso muita técnica e conhecimento para montar um abajur e decorar sua casa. Gastando bem pouco, você pode caprichar na decoração do seu ambiente. Escolha bons materiais e capriche no seu abajur.