Como fazer cortina: 10 ideias diferentes para uma peça tão versátil

iStock


Atualizado em 03.07.23

Se tem algo que veio para ajudar quem quer economizar e gosta de tentar coisas novas é a moda do DIY ou faça você mesmo. E se você adora personalizar a decoração da sua casa, com uma dose de criatividade e originalidade, vai amar aprender como fazer cortina.

As cortinas são peças que podem transformar o ambiente, dando um ar mais sofisticado ou descontraído. O trabalho para aprender a fazê-las vai valer muito a pena quando o resultado final ficar incrível e combinar com o restante dos elementos da sua casa. Confira a seleção de tutoriais e se jogue:

Como fazer cortina simples

Esse é um jeito muito fácil de fazer cortina, até quem é iniciante irá conseguir terminar. Para ficar visualmente mais fácil, que tal dar uma conferida no vídeo e ver como fazer as marcações, deixar tudo retinho e ter um acabamento incrível?

O resultado dessa cortina é muito delicado. Faça tudinho de acordo com as explicações do vídeo que você terá uma peça decorativa muito bonita e que cumprirá sua função. Esse modelo é mais claro e deixa a luz do sol adentrar o ambiente, mas, caso a queira um pouco mais escura, é só fazer um forro seguindo o mesmo padrão do primeiro item.

Publicidade

Como fazer cortina com ilhós

O processo para fazer o tecido da cortina é muito parecido com o vídeo anterior, mas, nesse caso, ela usa o forro. Colocar os ilhós é uma novidade e pode parecer um bicho de sete cabeças, mas ao assistir o vídeo, você vai perceber que é mais fácil do que imagina.

Para colocar o ilhós é necessário, somente, uma caneta, fita e tesoura. Fazer em casa vai permitir uma economia significativa nos gastos, sem contar que fica tão perfeito e com um acabamento tão bonito, que ninguém vai dizer que não foi feito por um profissional. Se jogue nessa ideia e descubra novas habilidades. O resultado vai ficar tão bom quanto o do vídeo.

Como fazer cortina voil (voal)

O voil é um tecido leve que é perfeito para cortinas e traz um efeito franzido à peça. Fazer uma cortina com esse material é muito fácil.

Você irá precisar de poucos materiais e de um tiquinho de habilidade para costura. O resultado fica maravilhoso, bem sereno e gracioso, vai deixar qualquer ambiente mais bonito e com uma iluminação natural gostosa e que traz paz.

Publicidade

Como fazer cortina para pia ou armário

Esse projeto é muito fácil de fazer e não requer habilidades com costura. Transforme aquele armário velho em um item novo e cheio de estilo com alguns passos e gastando pouco. Confira o vídeo e veja como fazer isso de forma simples e muito divertida.

O resultado é muito diferente e bonito. Você pode escolher o tecido com a cor e estampa que mais gosta e que mais combina com os outros móveis da sua cozinha. Inove nas formas de decoração da sua casa e crie um ambiente novo e cheio de estilo. A ideia de prender a cortina com prendedores de varal e cabo de aço permite que você faça franzidos no tecido sem precisar de máquinas.

Como fazer cortina com prega macho

O efeito dessa cortina é muito sofisticado, sem contar que cortinas de trilho são muito tradicionais. Aprenda com esse vídeo o passo a passo detalhado de como fazer cortina com prega macho. Preste muita atenção nas medidas e em todos os processos para reproduzir bem certinho.

O maior segredo desse método é não fazer nada de olho, meça tudo com muito cuidado e deixe seu lado detalhista aflorar para ter um resultado incrível e muito elegante. Ela ganha um caimento reto e com volume, que vem para a frente da cortina. Fica muito bacana em salas de estar e até nos quartos.

Como fazer cortina com bandô

Publicidade

O bandô, nada mais é, do que uma cortina pequena que é colocada por cima da peça maior. Dá um aspecto bem bacana e você pode fazê-lo na mesma cor ou em cores diferentes para dar maior destaque. Veja como fazer com um passo a passo bem completo.

O resultado é muito bonito. Tanto a cortina quanto o bandô são em oxford vermelho, o que criou uma peça única e muito elegante. Tem-se a impressão de que um é a continuação do outro. É perfeito para colocar em quartos e salas.

Como fazer cortina varão com alças

https://www.youtube.com/watch?v=zGx2TvJXQnw

A cortina com alças é uma ótima alternativa para quem não quer usar ilhós. É fácil de fazer e aplicar e garante um modelo moderno e muito bonito. Confira no vídeo o passo a passo de como fazer as alças e a cortina com um tecido mais grosso e bem colorido.

O acabamento é que vai determinar se a cortina ficará boa ou não, então corte sempre os excessos e costure tudo bem certinho e reto. Uma dica muito importante: reforce as alças para que elas aguentem o peso da cortina toda sem rasgar. Esse modelo fica lindo e não precisa de muito esforço, se joga!

Como fazer cortina com lençol

Esse talvez seja o método mais fácil de fazer cortinas. Não é necessário ter habilidades muito grandes para recortes. Veja o passo a passo simples e renove as cortinas da sua casa.

O bom do lençol é que ele já está pronto, você só precisa escolher a cor ou a estampa mais bonita e que combine com a decoração do seu quarto. Por ele ser mais fino, é interessante que o cômodo já tenha venezianas ou que a janela seja fumê. A aplicação do ilhós é simples e em poucos instantes você tem uma cortina nova e diferentona.

Como fazer cortina sem costura

A solução mais perfeita para quem tem medo de não conseguir costurar mas não quer abrir mão de tentar coisas novas. Usando apenas cola, você consegue ter uma cortina lindíssima e com um acabamento muito bem feito.

O voil é um tecido muito fácil de lidar e mexer. Tem como resultado uma cortina leve, discreta e muito bonita. Esse modelo ainda tem um detalhe muito fofo na barra, que foi a solução criativa para esconder a marca que a cola deixa. Use e abuse dessa ideia para fazer cortinas para todos os cômodos da sua casa e não só para a cozinha.

Como fazer cortina de voil com forro

Para um quarto escurinho e gostoso para dormir, o forro ou blackout é a melhor opção. O modelo de tecido dá um caimento melhor que o de plástico. Veja o passo a passo de como fazer essa cortina e entenda melhor para poder fazer em casa.

Nem sempre o voil precisa ser transparente, esse modelo bordado é simplesmente sensacional e ficou ainda mais charmoso quando combinado com o blackout de tecido. Se atente aos detalhes e às medidas quando for fazer essa peça, ainda mais e for um tamanho grande como este. Essa cortina para quarto vai deixá-lo mais aconchegante e com bastante privacidade.

Existem muitas variações de como fazer sua própria cortina, mas em todas elas há a necessidade de atenção e muito foco nos detalhes para ter um acabamento incrível. Não tenha medo de ousar e fazer coisas novas. A sensação de orgulho de termos vencido um novo desafio e feito algo bonito é muito gostosa. Descubra novas habilidades e crie peças incríveis para sua casa. Aprenda também como fazer almofada e decore sua casa você mesmo!

comentários
guest
1 Comentário
Inline Feedbacks
View all comments
Márcia
Márcia

Acho linda cortina de voil,farei uma para meu quarto.