Foto: Reprodução / The Craft Gentleman
Por Sheila Almendros
Atualizado em 07.06.22
Foi-se a época em que só tinha plantas quem morava em casa espaçosa! Hoje existe uma série de opções que transformam a vida verde em parte da decoração de qualquer ambiente, tudo adaptado de acordo com o tamanho do cômodo que irá recebê-la, e do estilo de vida de seu dono. Não tem muito tempo para cuidar delas? Os cactos estão aí para isso. Não tem espaço suficiente para receber um vaso? Faça um jardim suspenso! E baseado nessas duas características que este tutorial foi criado.
Publicidade
Um jardim suspenso pode ser instalado em qualquer lugar da casa, desde que seja em uma parede livre e onde bata sol (mas isso não é uma regra, já que você pode colocar o seu jardim vertical para tomar um solzinho de vez em quando, dependendo da espécie que plantar). Quando são feitos com suculentas, quase não existe preocupação com a periodicidade de seus cuidados: um pouco de água a cada duas semanas é suficiente para mantê-las vivas.
Para este tutorial, serão usados materiais de baixo custo e algumas ferramentas de fácil manuseio. Eles podem ser encontrados facilmente em casas de materiais para construção e jardinagem.
Foto: Reprodução / The Craft Gentleman
Corte a tela metálica na mesma medida do interior da moldura, garantido que sobrará espaço para grampeá-la.
Foto: Reprodução / The Craft Gentleman
Garanta que ela esteja 100% esticada, para assim construir a caixa de sustentação na parte traseira da moldura, e criar espaço para a terra e as plantas.
Publicidade
Foto: Reprodução / The Craft Gentleman
São duas madeiras mais longas e duas mais curtas para formar um retângulo. Use uma broca de madeira para fazer buracos um pouco menores que os pregos ou parafusos. Em seguida, fure até atingir a moldura e fixe-os.
Foto: Reprodução / The Craft Gentleman
Se desejar pintar a moldura, esta é a hora. Você também pode pintar a caixa de sustentação para que ela fique da mesma cor que a moldura. Espere secar bem para dar continuidade ao processo.
Foto: Reprodução / The Craft Gentleman
… até encher a caixa e alcançar a tela. Use os dedos para fazer com que a terra passe pelos buracos. Chacoalhe toda a estrutura de vez em quando para que a terra fique bem espalhada.
Foto: Reprodução / The Craft Gentleman
Crie um design bonito com elas, variando as espécies. Coloque plantas maiores primeiro, e depois as menores.
Mas tenha cuidado para não cortar muito, para evitar que elas desmoronem.
Foto: Reprodução / The Craft Gentleman
Talvez você ainda consiga ver partes alguns espaços sobrando da tela, mas não se preocupe, pois elas sumirão na medida que as plantas crescerem.
Foto: Reprodução / The Craft Gentleman
Depois é só pendurar e admirar o resultado final!
Para regar o seu jardim sem precisar fazer muita sujeira, utilize um borrifador de água, mirando-o sempre na terra ou retire a estrutura da parede para fazer o procedimento em uma pia ou balcão. Este projeto também pode ser feito com outros tipos de plantas, basta usar a criatividade e pesquisar sobre os cuidados básicos de cada uma das espécies. O importante é dar vida ao seu canto, de acordo com seu estilo e personalidade.