Como fazer lustre: 30 ideias criativas para você fazer em casa

Escrito por Andressa Oliveira

Foto: Reprodução / Erika Karpuk

Uma boa iluminação feita com um belo lustre transforma totalmente a decoração de um ambiente, dando uma nova identidade ao cômodo. Para quem deseja gastar pouco para dar aquele toque especial na casa ou repaginar a decoração, nada melhor do que criar você mesmo peças com um visual incrível para iluminar e decorar seu lar.

Criar algo com as próprias mãos pode ser muito divertido e prazeroso. Que tal aprender como fazer lustres belíssimos reaproveitando materiais encontrados facilmente no seu dia a dia ou objetos que estão encostados e sem uso?! Então, confira a seguir uma seleção de ideias criativas e econômicas de lustres e decore sua casa com peças personalizadas, feitas com suas próprias mãos.

30 ideias de lustres que você pode fazer em casa

Você nem imagina a quantidade de objetos do seu cotidiano que podem se tornar um belíssimo lustre. Vinil, garrafas, canecas são algumas das muitas opções. Confira essa seleção e se inspire para criar o seu!

1. Lustre de vinil para uma decoração cheia de estilo

Foto: Reprodução / Casal Cerutti

Personalize lustre com discos antigos de vinil. Você pode utilizá-los em sua forma original ou recortá-los. Uma forma barata e diferenciada para redecorar o ambiente.

2. Lustre estilo industrial com garrafa de vidro

Foto: Reprodução / SK Artesanal

Reaproveite garrafas vazias de bebida para fazer lustres incríveis. Gastando pouco e reciclando materiais, você cria uma peça com estilo único e com efeito surpreendente.

3. Formas de bolo para iluminar a cozinha

Foto: Reprodução / MINIMAL Arquitetura|Design

Outra ideia ótima e barata é utilizar formas de bolos para criar lustres bem originais e diferenciados. Essa opção é perfeita para renovar a decoração da cozinha, e vale utilizar tanto as formas de alumínio como as coloridas.

4. Toque rústico na iluminação

Foto: Reprodução / Christian Vieira

Os cestos de palha ganham uma nova função nesse modelo de lustre. Eles são ótimos para iluminar ambientes externos ou com uma decoração rústica.

5. DIY: luminária diamante

Usando basicamente palitos de churrasco e massa epóxi, você consegue fazer essa luminária em forma de diamante. O resultado é cheio de estilo e dá um toque todo especial e moderno para a decoração.

6. Transforme objetos comuns em lustres

Foto: Reprodução / Galpão270

Outra ideia é fazer lustre utilizando materiais do dia a dia, como canecas de vidro ou copos. Essa opção é ótima para decorar cozinhas, salas de jantar e espaços gourmets.

7.  Escorredor de macarrão também pode virar lustre!

Foto: Reprodução /Davenne Costa

Para dar um toque especial na iluminação da cozinha ou da sala de jantar, você pode transformar um simples escorredor de macarrão em um belo lustre.

8.  Ilumine com baldes de plástico

Você também pode fazer um lustres com baldes de plástico coloridos. Uma ideia simples, fácil de ser executada e muito criativa.

9. Recicle revistas para fazer um lustre

Foto: Reprodução / Necarte

Reaproveite jornais e revistas velhas para criar um lustre sustentável supercharmoso. Ele ficará perfeito na varanda ou até mesmo na sala da sua casa.

10. Como fazer um lustre de cristal

Faça seu próprio lustre de cristal, do jeito que preferir, utilizando pedrarias para artesanato. Você pode adaptar de diversas maneiras, criando outros formatos e tamanhos. Para a instalação da parte elétrica, peça ajuda a um profissional se for necessário.

11. Encante com lustres de gaiola

Foto: Reprodução / Tudo Vira Lustre

Uma simples gaiola e algumas pedrarias podem adicionar mais encanto na iluminação. Um lustre perfeito para decorações românticas, principalmente de jardins e varandas.

12. Surpreenda na iluminação utilizando xícaras

Foto: Reprodução / Flavia Tadic Atelier

Outra ideia bastante criativa de como fazer um lustre é utilizando xícaras. O lustre pode ficar ainda mais charmoso se você usar diversos tamanhos e modelos da louça.

13. Lustres coloridos de origamis

Foto: Reprodução / Oru Origamis

Se você é amante, ou apreciador, da arte do origami, utilizar a técnica pode ser uma ótima opção para criar seu lustre. Os origamis coloridos com certeza darão um destaque todo especial na decoração.

14. Monte seu lustre com canos

Foto: Reprodução / Artdecoranow

Os canos criam um lustre prático e com design original. Os formatos podem variar e você escolhe como deseja montar a estrutura. Para adicionar ainda mais charme, utilize lâmpadas de filamento.

15. DIY: lustre pendente com lâmpadas de filamento

Para inovar na decoração da sua casa, que tal fazer seu próprio lustre utilizando lâmpadas de filamento? É só comprar as lâmpadas, fios e providenciar um suporte para o lustre, podendo ser um pedaço de madeira ou uma estrutura metálica.

16. Iluminação divertida com jarras de abacaxi

Ouse na iluminação e crie um lustre com as populares jarras de abacaxi. Um item divertido e muito criativo para decorar a sua casa.

17. Lustre escultural com lápis

Foto: Reprodução / Estudio Vira Lata

As esculturas de lápis são fáceis e divertidas de serem feitas. O lustre fica ótimo para decorar o quarto das crianças, a sala ou o escritório.

18. Ideia luminosa com chapéu

Foto: Reprodução / A Casa Da Vila

Até chapéus podem virar lustre! É só fazer um furo para o bocal da lâmpada e você terá uma maneira bem simples e rápida de personalizar a iluminação da sua casa de praia ou campo.

19. Iluminação com bules

Foto: Reprodução / Monica Cohen Luminárias

Deixe a iluminação da sua cozinha mais encantadora e acolhedora reutilizando utensílios, como bules ou chaleiras, para fazer lustres.

20. DIY: luminária de barbante

Uma ideia simples, barata e bem fácil de fazer: com bexiga, barbante e cola branca você cria uma peça maravilhosa que produz um efeito encantador com as luzes no ambiente.

21. Latas de bolachas para lustre retrô

Foto: Reprodução / Germana Zanetti

Reaproveite aquelas latas antigas de bolachas para criar um lustre cheio de charme, dando aquele ar retrô e aconchegante para a casa.

22. String art para lustre cheio de estilo

Foto: Reprodução / MAMENÓ

As linhas deixam a imaginação correr soltar e criam um efeito incrível. Em uma estrutura de madeira ou MDF, trace os fios e as cores que desejar para ter um lustre incrível.

23. Resgate as fitas cassetes antigas para criar um lustre totalmente novo

Foto: Reprodução / Fresh Design

Agora você já sabe o que fazer com todas aquelas fitas cassetes guardadas: um lustre pra lá de estiloso e que, com certeza, vai ser a sensação na iluminação da sua casa.

24. Decoração sustentável com lacres de latinha

Foto: Reprodução / Loft Mutamba

Existem diversas peças que podem ser feitas com lacres de latinhas, inclusive um belíssimo lustre. Nesse modelo, os lacres formam correntes que são dispostas em circulo para formar o lustre.

25. Como fazer luminária de copo descartável


Você sabia que utilizando copos descartáveis pode-se criar um lustre surpreendente? É o que você vai aprender com esse passo a passo super fácil.

26. Recicle e reinvente com baldes de massa corrida

Foto: Reprodução / Gshow

Os baldes de massa corrida também se transformam em luxuosos lustres. Escolha um tecido e decore como preferir.

27. Lustre com cordas coloridas

Foto: Reprodução / Luminarias Iluminadas

Utilize cordas e cordões para criar um magnifico lustre. As cordas cruas favorecem um aspecto rústico, e as coloridas criam um visual moderno e despojado.

28. Lustre de cabides para qualquer ambiente

Foto: Reprodução / Erika Karpuk

Reaproveite cabides de madeira para fazer um lustre bonito e diferente. Você pode decorá-los da maneira que quiser, pintando, ou até mesmo colando adereços. Essa opção fica bem para decorar qualquer ambiente.

29. Lustre delicado de crochê

Foto: Reprodução / Nó a Nó Crocheteria

Para os apaixonados por crochê, também é possível criar um lustre com essa técnica. Com um pouco de tempo e dedicação, a iluminação ganhará um toque delicado e cheio de aconchego.

30. Viaje com lustres de globos terrestres

Foto: Reprodução / Cycle Works Sanitation

Leve o mundo para sua casa incorporando lustres de globos terrestres na decoração. Essa opção é perfeita para os amantes de viagem.

Como você viu, existem diversas maneiras criativas de fazer um lustre, deixando a sua casa mais bonita e, ainda por cima, com uma decoração original. Os lustres feitos por você serão peças únicas que vão adicionar muito charme e personalidade ao ambiente.

PARA VOCÊ