Como fazer um spray antiaderente para facilitar a hora de cozinhar

Escrito por Ana Beatriz Cardo

iStock

O spray antiaderente culinário se tornou um dos itens mais indispensáveis para o dia a dia na cozinha, pois ele evita que o alimento fique grudado na travessa e é super prático e rápido para quando você não quer perder tempo untando frigideiras ou assadeiras.

Além disso, ao contrário dos métodos tradicionais, ele evita toda aquela sujeira feita com farinha e manteiga e ainda não corre o risco de ficar algum cantinho sem proteção. Sem contar que é uma ótima alternativa para quem pretende consumir menos gordura no preparo dos alimentos.

Porém, um grande problema é que a maioria desses sprays encontrados em supermercados conta com químicos que podem não apenas prejudicar os alimentos orgânicos, como também danificar e enfraquecer as propriedades antiaderentes das panelas.

Pensando nisso, vamos ensinar três formas de como preparar um spray antiaderente caseiro, que são muito simples, feitas com ingredientes naturais, sem aditivos, e ainda contam com diversas vantagens, já que são bastante econômicas, não poluem o meio ambiente e também não precisam de ou guardanapos na hora da aplicação. Confira os modos de preparo abaixo:

Spray antiaderente caseiro simples

O modo de preparo desse spray antiaderente caseiro é super simples, já que basta misturar tudo e colocar no vidrinho. Aqui, o segredo é sacudir bem todas as vezes antes de usar o spray nas panelas. Você pode utilizar qualquer tipo de óleo ou azeite, porém evite o de coco, já que ele solidifica no frio.

Spray antiaderente com ingredientes naturais

Após escolher um recipiente de vidro apropriado, lave e seque com cuidado. Depois, adicione a mesma quantidade de óleo vegetal orgânico e de lecitina líquida orgânica (se o recipiente escolhido não tiver as marcas, a dica é colocar uma xícara de óleo vegetal e marcar a parte externa com uma caneta, para depois adicionar uma xícara de lecitina e marcar a nova linha do líquido).

Agite o vidro para que os dois líquidos se misturem antes de usar na cozinha. Armazene em temperatura ambiente e mantenha o spray longe de altas temperaturas.

Spray antiaderente para assar bolos e tortas

Adicione todos os ingredientes em uma tigela média e misture bastante, até que fique bem cremoso. Depois, basta armazenar em um recipiente hermético na geladeira. Quando for usar, mergulhe um pincel na mistura e espalhe sobre o fundo e lados da forma.

Essas são opções perfeitas para as pessoas que detestam restos de comidas grudados nas travessas da cozinha. Além disso, os sprays antiaderentes oferecem um resultado bem melhor que o método usual de untar com margarina e farinha, pois proporcionam uma camada muito mais densa entre a sua forma e o alimento.

PARA VOCÊ

COMENTÁRIOS