Aprenda como limpar corretamente os brinquedos das crianças

Escrito por Alexandre Poletto

Foto: iStock

É tempo de férias, de criançada pelos corredores e muita brincadeira pelos cantos da casa. Esse pode ser o cenário perfeito para alegrar qualquer um, mas a verdade é que essa cena esconde um risco de saúde quase imperceptível: bactérias presentes nos brinquedos. Não é frequente as pessoas perguntarem como limpar os brinquedos das crianças, mas esse cuidado aos poucos tem se tornado frequente no universo dos pais e familiares. Como qualquer outro modo de proteção, se preocupar com esses itens adoráveis para eles é fundamental para manter a saúde dos pequenos.

O pediatra Carlo Crivellaro, membro da Sociedade Brasileira de Pediatria, confirma que é frequente a transmissão de doenças, como gripe e diarreia, por meio de brinquedos ou chupetas. “Quanto menor a criança, menor também é a resistência a infecções. E é justamente nesta fase que ela mais coloca os brinquedos na boca”. O especialista ainda acrescenta que a limpeza elimina a presença de poeira, ácaros e restos de insetos que podem provocar doenças em crianças alérgicas, como rinite ou asma.

Antes de falarmos na prática de como limpar os brinquedos das crianças, precisamos entender três pontos importantes desta relação.

O primeiro ponto é a escolha dos brinquedos, o que também vai interferir na questão da limpeza. O mercado oferece hoje diversos formatos e materiais de peças interativas para a criançada, porém na embalagem do produto se encontra a faixa etária indicada para o uso do brinquedo. Os pais devem se atentar a isso antes de comprar qualquer item, mas mesmo que até seja permitido, é preciso refletir como aquela peça pode ou não colocar a saúde da criança em risco. Aliás, jamais deixem as crianças brincar com as embalagens!

O segundo ponto é como limpar os brinquedos das crianças. Cada material deve receber um tipo de higienização, com produto e técnica específica para não estragar ou sujar mais ainda as peças. Afinal, existem muitos itens de madeira, metal, plástico, pelúcia, entre outros. Depois de limpo, o terceiro ponto é a hora de armazenar os brinquedos corretamente, para que a higienização dure o maior tempo possível. Como você costuma fazer aí na sua casa?

Dicas de como limpar os brinquedos das crianças

Existem vários tipos de brinquedos no mercado voltado para o publico infantil e separamos aqui os principais e como limpar cada um deles. Confira:

1. Como limpar brinquedos de madeira

Foto: iStock

Existem dois tipos de brinquedos de madeira: os feitos de MDF e os de madeira maciça. Os primeiros podem facilmente ser limpos com um pano levemente úmido e sem contato direto com a água, pois facilmente estragam e, consequentemente, mofam. Já o de madeira maciça pode ser higienizado com um pano mais úmido para remoção das sujeiras.

2. Como limpar brinquedos de metal

Foto: iStock

Para limpar os brinquedos de metal das crianças o recomendável é usar um tecido umedecido com álcool 70%. Dependendo do detalhe da peça, é possível lavar também com água e sabão neutro, escovando curvas e frestas. Lembrando que brinquedos com ferrugem devem trocados.

3. Como limpar brinquedos de borracha ou plástico

Foto: iStock

Um dos melhores brinquedos de crianças para limpar são aqueles feitos de borracha. A higienização pode ser feita com uma simples lavagem de água e sabão, passando um pano depois com álcool para secar. Já para os brinquedos utilizados no banho a receita é a mesma, a diferença fica por conta da escovação necessária para remover o limo. Esse é um detalhe importante, que faz a diferença em como limpar os brinquedos de banho.

Elessandra Asevedo, criadora do Blog Mãetopia, indica justamente os brinquedos mais fáceis de lavar, principalmente nos primeiros anos de vida do bebê. “Temos que oferecer apenas brinquedos que podem ser higienizados de forma simples, que são confeccionados em plástico ou borracha. Não precisa ferver os brinquedos todas as vezes que caem no chão, mas é sempre bom lavar com água e sabão quando a criança tem menos de um ano”, aconselha.

4. Como limpar brinquedos de pelúcia

Foto: iStock

Essa dica talvez seja a mais fácil e praticada em casa. Ursos e outras peças de pelúcia e tecidos devem ser lavados na máquina. Assim como a roupa, esses brinquedos podem ser limpos com sabão em pó e amaciante, retirando a sujeira que naturalmente fica no tecido. O importante é colocar essas peças no varal para secar em local arejado e ensolarado. Elessandra ainda acrescenta que o sexto sentido de mãe sempre funciona. “Eu, como mãe de dois, acho que temos de usar o bom senso na escolha, na limpeza e no armazenamento. É só usar o sexto sentido de mãe que fica tudo bem!”.

Viu como limpar os brinquedos dos pequenos é fácil? Lembre-se sempre de comprar brinquedos para as crianças com o selo do INMETRO, pois eles passam por testes e possuem a garantia do órgão. Além disso, depois de limpar os brinquedos, é importante encontrar recipientes grandes que caibam as peças limpas. Normalmente caixas plásticas grandes com tampa (também chamadas de organizadores) são ideais para manter os brinquedos limpos.

PARA VOCÊ

COMENTÁRIOS