Como limpar couro: 5 dicas para limpar peças de couro como profissional

Escrito por Nathália Barreto

Foto: iStock

Versátil, o couro pode ser usado para fazer desde vestimentas até mobiliários e objetos de decoração. Carteira, bolsa, sofá, jaqueta e sapatos de couro além de bonitos e elegantes, são duráveis e super confortáveis. Mas para aumentar ainda mais o tempo de vida desses objetos, é preciso ter em mente que o couro é um material delicado e por isso requer alguns cuidados especiais.

Parece estranho, mas não podemos esquecer que o couro na verdade é uma pele e, assim como a nossa, com o passar do tempo, vai perdendo seu brilho natural. Para evitar que isso ocorra, ele precisa de hidratação e ficar longe de fontes de calor. No caso dos sofás de couro, por exemplo, o ideal é não posicioná-los em ambientes que recebem luz solar direta. Já os vestuários jamais devem ser engomados ou deixados para secar ao sol. Para saber mais sobre esses cuidados, nós conversamos com a Paula Roberta, gerente do Dona Resolve, e montamos uma listinha com dicas de como limpar suas peças de couro sem estragá-las. Confira:

1. Quais produtos usar para limpar couro

Foto: iStock

Umas das maiores dúvidas ao limpar couro é que esse material não pode ser lavado, sob o risco de rasgar, manchar ou descascar. Então, nada de colocar aquela jaqueta de couro dentro da máquina de lavar, tá?

Como existem diversos tipos de couro, Paula explica que o ideal é dar preferência para uma empresa especializada, que fará a limpeza da sua peça com cuidado, qualidade e segurança.

Mas, caso precise de uma limpeza imediata, verifique na etiqueta da peça a indicação de produtos e utilize apenas o apropriado. Na maioria das vezes, um pano úmido e detergente neutro resolvem o problema sem estragar o material.

2. Como manter o brilho do couro?

Foto: iStock

O couro possui um óleo natural que lhe dá brilho. Mas conforme esse óleo vai saindo, o material vai ficando opaco e sem vida. Por isso é preciso fazer sua manutenção, a fim de evitar rachaduras e manter o aspecto de novo.

Para conservar sua peça de couro e manter o brilho por mais tempo, Paula aconselha a utilização de silicone líquido. Basta aplicar um pouco com a ajuda de uma flanela, esperar secar e, se necessário, passar uma flanela limpa para retirar o excesso. O ideal é repetir esse processo em média a cada três meses.

3. Como eliminar o mau cheiro?

Foto: iStock

Para evitar que sua peça de couro fique com mau cheiro, é importante observar o local e modo de armazenamento. Paula lembra que independente do material, todas as peças de vestuário só devem ser guardadas limpas. No caso do couro, ela explica que o melhor é guardá-lo em saco de TNT (tecido-não-tecido), pois esse tipo de tecido permite a ventilação e evita mofo.

Em caso de mau cheiro, para o couro camurçado, ela orienta a utilização de uma receita caseira feita com uma solução de água e vinagre branco. Basta escovar a peça com essa solução e deixar ventilando na sombra por pelo menos 24 horas. Já o couro de nobuck, a orientação é que não utilize nenhum produto por conta própria, o ideal é buscar uma empresa especializada para esse serviço.

4. Como limpar sofá de couro?

Foto: iStock

Sofás de couro são confortáveis, bonitos e duráveis. Mas como limpar sem estragá-los? Para a limpeza diária, basta retirar a poeira com a ajuda de um espanador ou aspirador de pó. Em caso de manchas, lembre-se de sempre verificar na etiqueta do sofá antes de aplicar qualquer produto. Normalmente, é possível utilizar um pano úmido com um pouco de detergente neutro. Basta esfregar delicadamente o pano na mancha, esperar secar, e pronto!

5. Como limpar sapatos de couro?

Foto: iStock

O primeiro passo para limpar sapatos de couro é retirar os resíduos sólidos: areia, barro, poeira, etc. Para isso, escove o sapato com uma escova de cerdas macias em movimentos leves, tomando cuidado para não arranhar o couro.

Em seguida, passe uma flanela limpa por dentro e por fora do sapato. Verifique a etiqueta com indicação de produtos e então umedeça a flanela com o produto apropriado e passe por toda a superfície do sapato. Por fim, coloque-o para secar em um ambiente arejado e longe da luz solar.

Peças de couro são delicadas e não podem ser lavadas como outros materiais, mas isso não significa que elas precisem ficar sujas. É só seguir essas dicas e cuidados que ficará fácil conservar e manter o brilho do couro por muito mais tempo!

PARA VOCÊ

COMENTÁRIOS