Como limpar ferro de passar em casa: confira 7 dicas práticas e fáceis

Escrito por Nathália Barreto

Foto: iStock

Já reparou que com o tempo a base do ferro de passar roupas vai ficando escura e acaba sujando as roupas na hora do uso? Isso acontece por que, como qualquer outro eletrodoméstico, o ferro de passar também precisa de manutenção e limpeza. Mas antes de saber como fazer essa essa limpeza, é importante saber as diferenças entre os tipos de ferro de passar e os materiais utilizados na fabricação de casa um deles.

Existem dois tipos de ferro para uso doméstico: o ferro a seco e o ferro a vapor. O ferro a seco é o mais comum e mais simples, ele não usa líquido para ajudar a passar as roupas, apenas o calor da base. Costuma demorar mais para desamassar roupas e tecidos muito pesados, mas em compensação é ideal para passar seda e tecidos sintéticos, como poliéster. Já o ferro a vapor é mais indicado para roupas muito amassadas ou tecidos mais grossos, como o jeans. Ele funciona com à base de água, que é adicionada em um compartimento interno e transformada em vapor durante o uso do equipamento.

Além dessa diferença, os ferros também podem ter bases diferentes, cada uma feita com um tipo de material. As bases mais comuns no mercado são:

  • – Alumínio: presente nos ferros mais antigos;
  • – Teflon: desliza com facilidade, mas tem pouca durabilidade;
  • – Cerâmica: base deslizável, distribui o calor de forma uniforme e facilita na hora de engomar;
  • Durilium: material mais moderno, deslizável, que permite uma melhor propagação do vapor e é mais resistente a arranhados.

Como você pode ver, cada material possui vantagens e desvantagens. Sendo assim, cada ferro precisará de um produto e forma de limpeza diferentes, de acordo com o tipo de ferro. Para lhe ajudar, conversamos com a gerente do Dona Resolve, Paula Roberta, que nos deu várias dicas de como limpar ferro de passar em casa de maneira fácil e simples. Mas lembre-se: antes de realizar qualquer procedimento no seu aparelho, leia sempre o manual de instruções e observe se ele precisa de algum cuidado especial. Acompanhe:

1. A frequência certa para limpar o ferro de passar

Foto: iStock

Paula explica que o ideal é realizar o procedimento de autolimpeza mensalmente. Para saber como proceder, basta seguir o que diz o manual de instruções do seu equipamento. Já a limpeza profunda deve ser feita sempre que a base do ferro começar a acumular sujeira ou apresentar manchas.

2. Quais produtos ou instrumentos não usar para limpar o ferro

Foto: iStock

Independente do tipo de ferro e base, jamais utilize instrumentos ou produtos abrasivos, pois eles poderão danificar ou arranhar a base. Um exemplo desse tipo de material é a palha de aço, que além de ocasionar riscos, pode remover o esmalte da base e deixá-la menos antiaderente.

3. Misturinha caseira para limpeza

Foto: Reprodução / iStock

Caso apareçam manchas na chapa do ferro, não precisa se preocupar! É possível realizar a limpeza profunda com produtos que provavelmente você já tem em casa.

A personal organizer ensina uma receitinha super simples para deixar seu ferro limpinho. Basta misturar meio copo de água com meio copo de vinagre branco. Essa mistura poderá ser usada tanto para limpar a chapa, quanto o compartimento interno e saída do vapor, a diferença entre as duas limpezas é a forma como ela será realizada. Para saber direitinho como proceder, é só ler os tópicos seguintes.

4. Como limpar a base do ferro

Foto: Reprodução / iStock

Antes de limpar e fazer a manutenção em qualquer eletrodoméstico, lembre-se de consultar o manual de instruções para saber qual o tipo de material da base verificar se ela demanda algum cuidado especial. Caso não haja, é possível fazer a limpeza em casa mesmo sem nenhum problema.

Paula explica que a base do ferro deve ser limpa sempre que começar a apresentar sujeiras ou manchas.

Os ferros com base de material antiaderentes podem ser limpos com o emprego da receitinha caseira de água com vinagre, explicada acima. Com a ajuda de uma esponja macia, aplique essa mistura sobre toda a base, com ela ainda morna. Depois é só passar um pano úmido e remover completamente qualquer resíduo.

Já nos ferros com bases não antiaderentes, você pode escolher usar a misturinha caseira ou pode aplicar um produto específico para limpar ferro, que é facilmente encontrado na seção de lavanderia de lojas e mercados locais.

5. Como limpar o reservatório interno e a saída de vapor

Foto: iStock

Para limpar o reservatório interno e a saída de vapor do seu ferro de passar, é possível utilizar a mesma mistura caseira de água com vinagre, basta seguir as explicações da Paula: para limpar o interior do ferro, encha metade do compartimento com água e acrescente o vinagre até a linha de preenchimento. Em seguida, ligue o ferro e deixe-o esquentar por 15 minutos. Depois desligue o eletrodoméstico e deixe-o esfriar por uma hora.

Após esse período, escorra a mistura de água com vinagre do ferro. Adicione água no reservatório e repita todo o processo anterior, mas sem acrescentar vinagre. Após uma hora de esfriamento, derrame a água de dentro e o ferro estará prontinho para ser utilizado normalmente.

6. O que fazer caso alguma roupa ou plástico grude na base

Foto: iStock

Foi engomar alguma roupa e grudou tecido ou algum pedaço de plástico na base do ferro? Jamais tente raspar o material grudado com algum tipo ferramenta de metal, isso pode estragar permanentemente o seu ferro! Mas, calma, não precisa se desesperar! Paula dá uma dica bem prática que funciona direitinho para momentos como esses: “Pegue uma folha de papel alumínio, coloque-a na tábua de passar de roupas e polvilhe sal por cima. Depois é só passar o ferro ainda quente no sal, até soltar todo o material que ficou grudado. Por fim, passe um pano úmido na base do ferro para retirar todos os resíduos, e pronto! Seu ferro já pode ser usado novamente”, ensina.

7. Como manter o ferro limpo por mais tempo

Foto: iStock

Quando uma roupa é engomada em uma temperatura acima da indicada, as fibras do tecido ficam queimadas e acabam grudando na base do ferro de passar. Com o tempo, esses resíduos se acumulam e mancham a chapa de metal. Para evitar que isso aconteça, observe sempre a etiqueta da roupa e siga as instruções contidas nela. Outra dica é realizar a autolimpeza mensalmente.

Com essas dicas simples, dá para perceber que é bem fácil limpar o ferro, não é? E quanto mais atenção você der ao seu equipamento, mais tempo ele vai durar. Um ferro limpo e bem cuidado facilita muito na hora de passar suas roupas – e aumenta o tempo de vida dele próprio e das peças! Para isso, é só colocar as dicas em prática e não esquecer da manutenção mensal.

PARA VOCÊ

COMENTÁRIOS