Aprenda a limpar a geladeira corretamente com dicas e truques infalíveis

Escrito por Mariana Keller

Foto: iStock

A cozinha é um dos cômodos mais importantes da casa, já que é o local onde os alimentos são preparados e armazenados. Sendo assim, uma boa limpeza se torna fundamental para evitar o acúmulo de sujeiras e impurezas que podem gerar problemas sérios de saúde. No caso da geladeira, a atenção deve ser redobrada, pois se não for higienizada com frequência e da forma correta, pode causar muito transtorno.

O leite que respingou, caldos que entornaram, alimentos expostos sem proteção ou mantidos armazenados fora do prazo de validade, tudo isso contribui para deixar a geladeira suja e com mau cheiro, além disso, também podem acabar contaminando os alimentos com germes, bactérias e fungos, aumentando assim o perigo de uma intoxicação alimentar. O risco se torna ainda maior com carnes cruas, que podem espalhar bactérias muito perigosas.

Portanto, uma limpeza correta evita muitos danos para a saúde, além de conservar melhor os alimentos e o próprio aparelho. Por isso, é importante saber quais são os produtos certos para limpar a geladeira, já que ninguém quer sentir gosto e cheiro de produtos químicos na comida – sem contar que eles também podem infectar os alimentos. Para não correr mais esses riscos e fazer uma boa higienização em sua geladeira, confira a seguir um passo a passo, as explicações e as dicas das personal organizers Weridiana Alves e Tatiana Melo, e saiba como limpar esse eletrodoméstico de forma correta e prática.

Como limpar a geladeira passo a passo

Como diz Weridiana: “a limpeza da geladeira não é só importante para manter a higiene, estética e conservação do seu eletrodoméstico, mas também para evitar que o gelo tome conta da sua geladeira, trazendo assim aumento do gasto com energia elétrica”. Então, fique atento e acompanhe agora o passo a passo para limpar corretamente a sua geladeira:

Passo 1: Desligue a geladeira e retire todos os alimentos

Foto: iStock

Antes de mais nada, é preciso desligar a geladeira para não correr o risco de acidentes durante a limpeza. Com ela desligada, retire todos os alimentos do seu interior e aproveite para jogar fora tudo o que estiver com o prazo de validade vencido. “Para garantir a higienização correta e a organização perfeita, retire primeiramente os itens da prateleira abaixo do congelador e das prateleiras superiores, pois são itens que precisam de maior refrigeração”, explica Tatiana. Aqui, uma boa dica é usar uma caixa de isopor com gelo para colocar todos esses alimentos que exigem maior refrigeração. Assim, você evita que eles fiquem expostos à temperatura ambiente e estraguem.

Além disso, Tatiana também faz uma recomendação para antes da limpeza: “se a sua geladeira não for Frost Free, aguarde o descongelamento completo”. Weridiana acrescenta que “é importante aguardar pelo menos uma hora, se o dia estiver bem quente, e até três horas nos dias mais frios, para a limpeza total da geladeira e congelador. Assim, sem a presença do gelo, a limpeza ocorrerá mais rapidamente e com precisão, evitando danificar a geladeira”.

Passo 2: Retire as prateleiras e gavetas para limpar

Foto: iStock

Comece a limpeza pelas prateleiras, gavetas, suportes para ovos e outras superfícies removíveis em geral. Tire-as da geladeira e lave bem com água e detergente na pia. “Se forem muito grandes e a sua pia pequena, podem ser lavadas no tanque. Enxugue bem antes de voltar e coloque-as no lugar”, orienta Weridiana. Além disso, fique atento a mais uma dica importante: não lave as prateleiras de vidro com água quente, pois o choque térmico pode estilhaçar o vidro. Sendo assim, use água fria ou remova a prateleira e deixe-a em temperatura ambiente por algum tempo antes de começar a lavar.

Passo 3: Limpe o interior da geladeira

Foto: iStock

Agora, é a vez de limpar o interior do eletrodoméstico. Nessa parte, é bom evitar usar sabão e detergente, porque os alimentos podem absorver o cheiro. “As paredes interiores da geladeira e do congelador também devem ser limpas depois de retirado todo o gelo. Limpe com pano umedecido em água limpa, com algumas colheres de vinagre, que ajuda a tirar os cheiros desagradáveis e ao mesmo tempo desinfeta”, ensina Weridiana. A profissional também recomenda limpar a borracha da porta: “lave-a com detergente, seque bem e devolva-a no lugar”.

Passo 4: Deixe a geladeira secar bem antes de religar

Foto: iStock

O último passo não tem mistério. É só esperar a geladeira secar bem e depois ligá-la novamente na tomada e recolocar os alimentos. Mas Weridiana nos lembra um detalhe importante: “não esqueça de voltar o botão para a temperatura mais indicada para o perfeito funcionamento da sua geladeira”.

Como limpar o congelador

Foto: iStock

Para realizar a limpeza do congelador, obviamente, é necessário que ele esteja vazio e descongelado, mas Tatiana nos alerta também sobre a importância de seguir as orientações do fabricante antes de iniciar qualquer processo de limpeza. Outra dica para antes de começar, é verificar se o congelador também tem superfícies removíveis. Se tiver, basta fazer da mesma forma que a geladeira: retirá-las e lavá-las na pia com água e detergente.

Para as geladeiras modelo Frost Free, Weridiana explica que não há necessidade de limpeza do congelador, pois o gelo é seco e normalmente tem uma camada bem fina, o que evita acúmulo de gelo e sujeira. Porém, ela diz que na grande maioria das casas ainda é utilizada a geladeira com congelador, o que implica na necessidade do descongelamento, que é muito importante para aumentar a vida útil do eletrodoméstico e para uma melhor conservação dos alimentos.

Sendo assim, Weridiana orienta como fazer o processo de descongelamento: “depois de retirar todos os alimentos, coloque a geladeira em OFF e desligue-a da tomada. Em princípio, é na bandeja de recolha que ficará a maior parte do gelo derretido, mas mesmo assim, um pouco de água pode escorrer para o chão. Se houver muito gelo denso, você terá de esperar mais tempo para que derreta, ou você pode acelerar o processo, utilizando uma espátula de plástico e ir delicadamente quebrando o gelo”. Mas atenção, se utilizar esse processo, tenha cuidado para não danificar as paredes interiores do seu congelador e nunca utilize instrumentos pontiagudos como facas. A profissional recomenda também colocar vários panos em frente a porta da geladeira, que deverá permanecer aberta para acelerar o descongelamento, evitando assim que o chão fique encharcado.

Depois de descongelado, Tatiana ensina como deve ser feito o processo de limpeza:  “de modo geral, a limpeza pode ser realizada com um pano úmido e água com vinagre. É uma ótima dica para retirar odor e manter o congelador limpo.”

Como limpar o freezer

Foto: iStock

A limpeza do freezer não difere muito da geladeira e do congelador, tendo apenas algumas características específicas. Antes de limpar, deixe o aparelho desligado durante um tempo maior que a geladeira, isso irá facilitar na remoção das crostas de gelo, que costumam ser maiores do que as do congelador. Espere todo gelo derreter e remova a água que se formou com o degelo. Lembrando que o freezer pode ser descongelado a cada 6 meses.

Procure fazer a limpeza em um dia que seu eletrodoméstico não esteja muito cheio, para evitar que os alimentos armazenados não estraguem, já que tudo que está no freezer necessita de uma refrigeração maior. Caso isso não seja possível, é de extrema importância que os alimentos fiquem em uma caixa de isopor com um pouco de gelo, assim como foi orientado anteriormente, ou coloque-os dentro de uma bolsa térmica e leve para a geladeira.

Comece retirando tudo do freezer e jogue fora os alimentos que estiverem vencidos ou sem data de validade. Mesmo congelado, se o alimento estiver ali por muito tempo pode ser arriscado para o consumo. O processo de limpeza é o mesmo da geladeira: umedeça um pano em água com vinagre e passe dentro de todo o freezer. Para remover todos os resíduos de comida, limpe também a tampa e ranhuras. Retire também todas as bandejas, prateleiras e formas de gelo e lave-as com detergente. Para secar, passe uma flanela e lembre-se de limpar todos os itens que vão voltar para o congelador.

Como limpar a parte externa

Foto: iStock

Para a limpeza da parte externa da geladeira, a primeira coisa é se atentar ao material de que ela é feita. “Verifique o material da sua geladeira. Por exemplo, geladeira em inox exige uma atenção maior. Cuidado ao usar produtos de limpeza, pois podem causar manchas de acordo com a composição. Opte por um pano úmido e água limpa com detergente neutro. Em geladeiras comuns, pode ser utilizado uma buchinha lisa, que não irá causar danos ao material ou arranhar a geladeira”, explica Tatiana.

Weridiana também recomenda pano úmido e detergente neutro ou uma esponja com o lado macio. Ela ainda acrescenta: “após a aplicação do detergente neutro, retire o excesso com pano úmido limpo”. Outra dica interessante é usar um lenço ou um spray antibacteriano no puxador da porta da geladeira, pois é um dos lugares com maior concentração de germes da cozinha.

Outra parte que precisa de limpeza é o condensador, que fica na parte de trás do aparelho. “A parte traseira da geladeira também deverá ser limpa com espanador ou pano úmido para a retirada do excesso de pó, que normalmente fica acumulado neste local”, afirma Weridiana.

O acúmulo de poeira nesta área pode danificar o funcionamento do eletrodoméstico. A função do condensador e da hélice é liberar o calor no ambiente, portanto, se as serpentinas ficam cobertas de poeira, pelos e detritos, esse calor não é devidamente liberado, exigindo que o compressor trabalhe muito mais para manter a geladeira resfriada. Portanto, limpe as serpentinas a cada seis meses para garantir um ótimo desempenho. Nesta etapa, é imprescindível desligar o aparelho da tomada e é proibido usar água ou detergente durante a limpeza.

Depois que acabar todo o processo, é só religar o aparelho novamente. Uma informação importante é que a posição das serpentinas varia de modelo para modelo, por isso, se houver dúvidas quanto à localização do condensador, leia o manual de instruções.

E atenção para mais uma orientação: “alguns modelos de geladeira possuem uma bandeja atrás do equipamento, abaixo do motor, que retém o excesso de água da produção de gelo. É importante retirar essa bandeja e lavá-la também”, reforça Weridiana. Uma boa dica também é colocar um pouquinho de água sanitária para evitar a proliferação de mosquitos da dengue.

Quando limpar

Foto: iStock

Segundo Weridiana, o melhor momento para descongelar e limpar a geladeira é quando ela estiver o mais vazia possível. “Antes da compra do mês, quando você vê pouquíssimas coisas do lado de dentro, é a melhor hora para colocar as mãos à obra. Se tiver comida no congelador, convém consumir tudo antes do planejamento da limpeza de sua geladeira”, explica a profissional.

Já Tatiana comenta sobre a frequência que a limpeza interna deve ser feita: “tudo vai de acordo com a frequência de compra da família e a forma de uso da geladeira. É indicado pelo menos de 15 em 15 dias, mas se for uma família pequena ou uma pessoa que more sozinha, pode ser realizada uma vez por mês”.

Outra opção também é fazer um plano de limpeza com tarefas diferentes para cada periodicidade. Segue uma sugestão:

Para fazer todos os dias: Durante as tarefas do dia a dia na cozinha, dedique alguns minutos para ver se há respingos na geladeira. É mais fácil limpar respingos e resíduos enquanto eles ainda estão frescos.

Para fazer uma vez por semana: Organize todos os itens em sua geladeira e jogue fora os alimentos que estiverem estragados ou vencidos. Se algo ainda estiver dentro do prazo de validade, mas você não tiver planos de usá-lo, você pode doar para os vizinhos ou para alguém que precise, evitando assim o desperdício.

Para fazer uma vez por mês: Faça a limpeza completa como já foi orientado.

Aqui vai uma lista para ajudar você a saber quanto tempo alguns alimentos duram na geladeira, se ela tiver com a temperatura adequada:

– Legumes e frutas: 3 a 6 dias

– Folhas verdes: 3 a 4 dias

– Leite: 4 dias

– Ovos: 20 dias

– Frios: 3 dias

– Sopas: 2 dias

– Carnes cozidas: 3 a 4 dias

– Vísceras e carne moída: 2 a 3 dias

– Molhos: 15 a 20 dias

– Sobras de comida em geral (arroz, feijão, carnes e legumes): 1 a 2 dias

Como manter a geladeira limpa por mais tempo

Foto: iStock

Manter a geladeira sempre limpinha é a melhor forma de não sofrer com a limpeza pesada e acúmulos muito grandes de sujeira. Para conseguir isso, Tatiana sugere: “Faça compras menores, evite excessos, opte sempre pelo necessário e tenha o controle de tudo que tem”.

Além disso, aqui vão mais algumas dicas para te ajudar a manter a sua geladeira limpa por mais tempo:

– Reduza o risco de contaminação dos alimentos mantendo carnes em geral bem embaladas, para que os fluídos não escorram para as prateleiras de baixo.

– Não deixe que as comidas mofem na geladeira, pois o mofo se espalha rapidamente para outros alimentos.

– Arrume os ingredientes logo depois de usá-los. Depois de abertos, a maioria dos condimentos e alimentos deve ser mantida na geladeira e não no armário.

– Como já foi dito, limpe os resíduos o mais rápido possível, enquanto eles ainda estiverem frescos. Isso vai tornar a remoção mais fácil e manter limpos os locais de armazenamento de comida.

– Para prevenir odores, sempre mantenha os alimentos armazenados em recipientes fechados ou vedados com papel filme de cozinha. Nunca deixe alimentos abertos e expostos, eles deixam cheiro na geladeira e em outros alimentos modificando o sabor na hora do preparo.

Weridiana indica também lavar e higienizar os alimentos e embalagens sempre que for guardá-los na geladeira, como por exemplo, os ovos. “É importante lavá-los individualmente com a parte mais lisa da esponja com detergente líquido, depois secá-los e acomodá-los na geladeira. Lembrando, que a porta não é o local ideal para o armazenamento dos ovos, pois os constantes movimentos e a oscilação da temperatura ao abrir e fechar as portas não garante a conservação e durabilidade deles”, explica.

Falando em higienização dos alimentos, Tatiana ensina orientações especiais para as verduras, frutas e legumes: “Separe e selecione os folhosos danificados. Lave em água corrente e potável individualmente cada folha ou legume passando a mão para retirar as impurezas visíveis. Mergulhe em água com solução clorada de 15 a 30 minutos (solução vendida em supermercados e farmácias). Deve-se seguir o processo de diluição do fabricante, que geralmente é de 10 gotas para cada 1L de água; ou também uma colher de sopa rasa de água sanitária para 1L de água. Enxágue em água corrente e potável. Já as frutas devem ser lavadas com esponja macia na mesma solução, observando que jamais se deve usar detergente ou sabão para as mesmas”.

Dicas rápidas para organizar

Outro fator muito importante para manter a geladeira limpa é a organização, já que é a partir dela que tudo ganha o seu devido lugar. “Todo processo de organização começa com compras inteligentes e formas adequadas de armazenamento dos alimentos. O primeiro passo para organizar a geladeira sem erro é pensar na frequência de compra da família e nos itens que geralmente são acondicionados neste local”, explica Tatiana. Portanto, fique atento às dicas da profissional para deixar tudo nos trinques.

Na organização da geladeira, não se esqueça:

– Faça compras inteligentes;

– Retire tudo e realize a limpeza;

– Comece pela prateleira superior;

– Verifique o prazo de validade e qualidade dos produtos;

– Armazene todas as sobras de comida em recipientes adequados;

– Frutas só vão para geladeira depois de maduras;

– Armazene folhas e vegetais frescos na gaveta inferior dentro de saquinhos;

– No congelador, mantenha as carnes e congelados e na gaveta fria que fica na parte de baixo, armazene carnes que não precisam ser congeladas.

– Na prateleira superior, armazene os alimentos que precisam de maior refrigeração, como leite, iogurtes, ovos, queijos e sobras de comida;

– Quanto às verduras e legumes, higienize bem e seque antes de guardar, e mantenha na gaveta inferior dentro de saquinhos plásticos para conservá-los por mais tempo.

– Para facilitar a visualização dos alimentos, opte por investir em potes transparentes ou crie uma setorização dentro da geladeira com organizadores específicos.

É proibido!

Foto: iStock

É muito importante saber exatamente que produtos podemos e não podemos usar durante a limpeza da geladeira, já que estamos lidando com alimentos e com a vida útil do eletrodoméstico. Tatiana recomenda evitar utilizar produtos químicos sem antes consultar as orientações do fabricante e, além disso, acrescenta: “nunca utilize esponjas de aço, panos ásperos, produtos que contenham amônia, álcool e substâncias abrasivas para o seu refrigerador. Evite também limpador multiuso que tenha cheiro muito forte.”

Já Weridiana recomenda: “o uso de produtos químicos alvejantes à base de cloro não é recomendado, porque pode retirar a pintura da geladeira, bem como deixá-la com aspecto amarelado com o tempo. O uso de bicarbonato de sódio puro não deve ser utilizado, pois além de ser abrasivo, sua aspereza risca e danifica a pintura e proteção tanto interna quanto externa da geladeira”.

Como também já foi dito, é importante evitar usar facas e objetos pontiagudos para retirar gelo e crostas de sujeira de qualquer ambiente da geladeira.

Truques caseiros

Foto: iStock

Receitinhas caseiras são excelentes para limpar a geladeira, já que o uso de produtos químicos industrializados não é muito recomendado para esse tipo de limpeza. Para a área interna da geladeira, Weridiana indica: “A solução com 500ml de água morna e 2 colheres de sopa de vinagre é um bom truque de limpeza, pois além de desinfetar, elimina os odores desagradáveis que as geladeiras normalmente apresentam”.

Já Tatiana ensina um outro truque caseiro para retirar manchas das prateleiras e gavetas da geladeira: “você pode realizar uma mistura com água e bicarbonato de sódio, uma colher de bicarbonato em um litro de água morna. A mistura atua como um desengordurante e remove toda sujeira sem esforço. Esta mistura pode ser utilizada para as peças removíveis e também para a parte interna do refrigerador, deixando-o ainda mais branco”.

Para finalizar, a profissional dá mais uma dica, agora para eliminar odores: “coloque uma colher de café em uma xícara e deixe na geladeira ou utilize um pedaço de carvão. Eles absorvem todo o odor desagradável. Pronto! Geladeira limpa e organizada!”

E aí, gostou das nossas dicas? Seguindo direitinho esse passo a passo e as recomendações das profissionais, os dias de limpeza da geladeira vão deixar de ser um sofrimento e você vai poder realizar essa tarefa de forma mais prática e rápida. Depois, é só não esquecer de sempre manter a geladeira limpa e organizada, para facilitar ainda mais o seu dia a dia.

PARA VOCÊ

COMENTÁRIOS