Como limpar utensílios de inox sem deixar manchas

Escrito por Sheila Almendros

Imagem: iStock

Uma peça de inox, certamente, adiciona muito estilo e sofisticação à cozinha, o que tornou a linha de eletrodomésticos na cor prata uma das mais procuradas e vendidas do momento. Mas há quem acredite que a sua manutenção e conservação é desafiadora e penosa, e opta por outros tipos de acabamentos justamente para garantir mais praticidade ao dia a dia. Mal sabem eles que isso não passa de uma lenda!

Seja um eletrodoméstico, utensílios ou panelas, este material cromado possui uma durabilidade muito maior quando são higienizados e mantidos de forma correta. Basta garantir que sua película protetora não seja danificada.

E não ache que é necessário gastar horrores com produtos específicos para garantir o brilho, ou passar horas esfregando uma panela depois de executar uma refeição gordurosa – algumas dicas muito simples garantem uma peça limpa, polida, e novinha igual quando a vemos nas lojas, e você encontra todas elas aqui, na lista abaixo:

O que devemos evitar?

Imagem: iStock

Para manter uma boa estética de sua peça inox, é necessário evitar o uso de alguns produtos e adereços de limpeza, para que não haja riscos e nem manchas. Sabe aquele lado verde da esponja? Esqueça-o! Assim como as palhas de aço e escovas de cerdas duras, pois eles são os maiores vilões nesta história! Evite também alguns produtos como amoníacos, saponáceos, desengordurantes, solventes, álcool e cloro.

O que devemos usar?

Imagem: iStock

Para garantir uma boa limpeza de suas peças sem danificações, utilize panos macios, esponjas de nylon, escovas de cerdas macias, manuseadas de forma leve e sem força ao esfregar, e produtos próprios para inox, como pasta de polir (há várias marcas disponíveis no mercado) e detergente neutro.

Misturinha caseira para garantir o brilho do inox

Imagem: iStock

Quer ver suas panelas e talheres brilhando sem precisar fazer muito esforço? É só misturar álcool de uso doméstico com bicarbonato de sódio até formar uma pasta cremosa e aplicar na peça com uma esponja ou pano macio. Enxágue com água morna e seque com um pano de prato para não ficar nenhuma mancha de água.

Limpando o fogão sem perder o brilho

Imagem: iStock

Se não higienizarmos o fogão da maneira correta, com o tempo a sua superfície pode ficar opaca. Para evitar isso, basta limpá-lo com um pano macio embebido em uma pequena quantidade de azeite para retirar a gordura impregnada. Para finalizar é necessário aplicar detergente neutro com um pano úmido, e depois retirar o produto com outro pano limpo. Se for necessário, passe um pano seco e macio para polir.

Disfarçando riscos

Imagem: iStock

Caso você tenha tido um pequeno acidente com seu eletrodoméstico de inox, o jeito é disfarçar o risco com uma tática muito simples: misture um pouco de bicarbonato de sódio com água e aplique-o com um algodão em cima do risco. Limpe o excesso com um pano macio e limpo, e repita o procedimento até o risco se tornar quase invisível. E para devolver o brilho ao local afetado, aplique uma mistura de 3 colheres de café de óleo de bebê com 750ml de vinagre na peça.

Removendo manchas leves de queimado e gordura das panelas

Imagem: iStock

Para tirar aquelas manchas de alimento, gordura ou vestígios de queimado, a pastinha dos milagres entra novamente em ação. Dissolva um pouco de bicarbonato de sódio em álcool para uso doméstico e aplique na sujeira com uma esponja ou escova macia, esfregando a panela levemente. Mas atenção: faça passadas longas no mesmo sentido do polimento, e evite movimentos circulares. Enxágue com água e seque em seguida com o pano de prato.

Manchas mais difíceis de tirar

Imagem: iStock

Antes de travar uma batalha com aquela mancha que teima em não sair, tente deixar a panela de molho com detergente e água morna por alguns minutos. Depois é só fazer o mesmo procedimento citado acima. Caso esta saída não ofereça um bom resultado, é hora de recorrer aos produtos específicos para limpeza de inox, vendidos por diversas marcas no mercado. E sempre – sempre! – enxugar a peça logo em seguida, para não correr o risco de manchá-la.

Como polir o inox

Imagem: iStock

Qualquer peça de inox pode ser polida, desde torneiras, eletrodomésticos e até utensílios. Basta limpá-los com um pano macio e detergente neutro, retirar o produto com um outro pano umedecido, e finalizar borrifando álcool líquido e espalhando o produto com outro pano limpo e seco.

Com essas dicas, é possível não só conservar a estética do inox, como também prolongar a sua durabilidade. São cuidados básicos que, inseridos na rotina de limpeza de nossa casa, farão uma enorme diferença!

PARA VOCÊ

COMENTÁRIOS