6 dicas rápidas e certeiras de como limpar o micro-ondas

Escrito por Ana Beatriz Cardo

Foto: iStock

O contato diário com a comida faz do micro-ondas um dos eletrodomésticos que mais acumulam restos e sujeiras na cozinha, principalmente quando você aquece aqueles pratos divinos acompanhados de molhos ou queijos irresistíveis, que respingam e ficam grudados nas paredes internas do utensílio.

Portanto, limpar o micro-ondas periodicamente é fundamental para evitar que tanto a comida quanto a gordura fiquem impregnadas por lá e, de quebra, ainda contaminem outros alimentos. Apesar de parecer trabalhoso e ainda gerar muitas dúvidas em pessoas que não estão acostumadas com a tarefa, existem formas simples, rápidas e eficientes de higienizar o aparelho.

Além dos produtos de limpeza facilmente encontrados nos supermercados, é possível apostar também em truques caseiros, que são mais baratos e também muito menos abrasivos, que ajudam a evitar danos no aparelho. Confira abaixo algumas dicas para limpar o micro-ondas oferecidas por Camila Teixeira, da Organizze Consultoria:

1. Como manter o micro-ondas limpo por mais tempo?

Foto: iStock

Se você usa o micro-ondas com frequência, ele vai ficar sujo. A melhor maneira de impedir essa sujeira é usando uma barreira física quando ele for utilizado. Segundo Camila, a solução é apostar em tampas plásticas (muitas se parecem com um disco voador) próprias para micro-ondas, já que é muito mais fácil limpar a tampa do que o interior do eletrodoméstico.

2. Como eliminar o mau cheiro?

Foto: iStock

Uma ótima forma de eliminar o mau cheiro é apostar em truques caseiros, que são baratinhos e super eficientes. Camila comenta que uma boa alternativa é colocar um copo com água e rodelas de limão e/ou laranja dentro do micro-ondas e depois esquentar por cerca de dois minutos.

Além de eliminar o cheiro ruim, isso ainda vai ajudar a amolecer a sujeira das paredes do aparelho. Você pode repetir o processo quantas vezes achar necessário.

3. Como remover as manchas amarelas?

Foto: iStock

As manchas amareladas aparecem com o tempo. Elas podem surgir tanto do lado de fora, por conta do sol ou luz de lâmpadas, quanto no interior, ocasionadas por respingos de alimentos com cores fortes, como o molho de tomate. Portanto, para evitar as manchas é fundamental que você faça uma limpeza periódica no micro-ondas.

Aqui, a dica da Camila é preparar uma pastinha de vinagre branco de álcool com bicarbonato de sódio. “Com a ajuda de uma esponja bem macia, você coloca a pastinha sobre as manchas, esfrega delicadamente e deixa de molho por uns 30 minutos. Depois, basta retirar e finalizar a limpeza com detergente”, comenta.

4. Como limpar o painel?

Foto: iStock

O painel, assim como qualquer outra parte do micro-ondas, deve ser limpo com água, detergente, esponja macia e pano limpo para secar. Além disso, Camila recomenda que você jamais use a parte verde da esponja ou palha de aço, pois elas podem danificar o eletrodoméstico.

5. Quais produtos utilizar na limpeza?

Foto: iStock

Para a limpeza do dia a dia, você pode utilizar produtos simples que todo mundo costuma ter em casa: água, detergente, vinagre branco de álcool, bicarbonato de sódio, pano seco, e rodelas de limão ou de laranja para tirar o cheiro forte de comida.

6. Como remover gorduras difíceis?

Foto: iStock

Umedecer a gordura é a melhor alternativa. Segundo Camila, o truque do copo ou tigela com água citado anteriormente é ótimo para isso. Porém, lembre-se de que a sujeira vai ser muito mais fácil de limpar se eliminada na hora. Para manter o micro-ondas com cara de novo e bem limpinho, Camila ensina duas dicas:

1 – use sempre a tampa plástica para micro-ondas;
2 – sujou, limpou! Para isso, utilize papel-toalha, guardanapo, ou qualquer outro item que estiver ao seu alcance. Dessa forma você remove a sujeira física em segundos, e depois pode fazer a higienização e desodorização com mais calma.

São dicas simples e muito úteis, que podem facilitar demais a sua vida na hora de manter a cozinha e os eletrodomésticos limpos por mais tempo. Lembre-se também de deixar o micro-ondas aberto por alguns minutos após a limpeza, para evitar que ele fique úmido ou com odores de produtos de limpeza.

PARA VOCÊ

COMENTÁRIOS