Por Mariana Paiva
Atualizado em 08.06.22
O porcelanato é um revestimento cerâmico composto de materiais nobres e caracterizado pela coloração uniforme, boa durabilidade e resistência. São também versáteis, aplicados em áreas internas e externas conforme suas categorias: porcelanato técnico ou porcelanato esmaltado.
O técnico não recebe esmalte em sua superfície, apresentando baixo índice de absorção e alta resistência, enquanto o porcelanato esmaltado recebe essa camada de esmalte e tem alta resistência mecânica.
Para áreas externas (como garagens, varandas e piscinas) são recomendados versões mais ásperas, que evitam quedas em pisos molhados; para áreas internas os tipos mais comuns são os polidos, ou seja, com superfícies lisas.
Publicidade
Após a escolha das melhores categorias para cada ambiente, é comum surgirem dúvidas quanto à limpeza, manutenção e cuidados com esse revestimento e, antes que se recorra aos mais variados produtos de limpeza disponíveis em supermercados e lojas de construção, é importante que se compreenda que os porcelanatos necessitam de cuidados especiais para que se mantenham bonitos e sem manchas.
Foto: iStock
A limpeza do porcelanato é uma dúvida frequente entre os consumidores, portanto, abaixo reunimos algumas dicas que servirão de guia para uma limpeza e preservação do revestimento sem grandes preocupações!
A primeira limpeza do porcelanato é extremamente importante para a preservação das peças, assim como para que manchas superficiais sejam evitadas. No pós-obra possivelmente ainda existam materiais abrasivos na superfície desses porcelanatos, a personal organizer Tatiana França recomenda os seguintes cuidados:
Foto: Reprodução / Iara Kilaris
Tatiana França menciona que os cuidados diários são fáceis e o investimento com produtos de limpeza é pouco, isso porque o procedimento é simples:
Foto: Reprodução / Forclean
Em casos de acidentes seguidos de manchas, saiba quais as melhores combinações e produtos para as seguintes especificidades:
Foto: iStock
Ainda que resistentes, os porcelanatos são danificados quando em contato com substâncias abrasivas e químicas inadequadas, resultando em superfícies porosas, riscadas e opacas.
Evite produtos com flúor e seus derivados (ênfase no ácido fluorídrico) e com alta concentração de hidróxidos de potássio e sódio (em exposições com mais de dez minutos, presente em ceras, sabão em pó, escovas, ácidos, água sanitária e soda cáustica).
Alguns hábitos são favoráveis para a manutenção da elegância, limpeza e durabilidade dos, entre as dicas da personal organizer estão:
Em síntese, essas são as principais características e dicas para a manutenção de espaços e ambientes projetados com porcelanato, precauções que manterão ou aumentarão ainda mais a durabilidade desse revestimento tão em alta não apenas no mercado da construção, mas principalmente no gosto sofisticado dos clientes.