Como limpar peças de prata com 7 dicas práticas e infalíveis

Escrito por Alexandre Poletto

FOTO: ISTOCK

Se você está querendo saber como limpar prata é porque certamente já percebeu que algum item seu deste material está bem fosco ou talvez riscado. A prata, independentemente do tamanho, normalmente perde o brilho com o tempo, principalmente se ficar guardada ou ter seu uso bem recorrente, como é o caso de alianças, por exemplo.

Para a prata ganhar o brilho de volta é preciso ter alguns cuidados básicos e realizar uma limpeza regular no material. Que tal aquele aspecto de novo na peça? Aqui tem dicas ótimas para você testar e, acredite, todas funcionam!

Como limpar prata: 7 receitas caseiras que funcionam

Antes de aplicar qualquer produto em colocar em prática nossas dicas, teste o objeto de prata antes, veja se realmente ele é feito deste material. “Uma dica é passar um ímã sobre a peça em prata, de preferência que seja forte e potente. Se o ímã atrair, significa que a peça não foi feita de prata, e sim de outro metal, pois a prata é paramagnética, ou seja, ela não será atraída por ímãs. É possível fazer o teste também com gelo. Coloca-se um cubo de gelo sobre a peça e, se o cubo derreter quase imediatamente, é prata. Isto é por causa da propriedade de condutividade térmica da prata, que é a maior condutividade entre todos os metais”, explica a Noeli Botteon, personal organizer da Le Filó Organização.

1. Pasta de dente para limpar prata

FOTO: ISTOCK

De forma rápida, a sua peça de prata vai voltar a brilhar em apenas alguns segundos. Para isso você vai precisar apenas de pasta de dente e escova com cerdas macias. Espalhe a pasta por toda a peça, esfregue calmamente e deixe agir por alguns segundos. Depois, enxágue a peça. O resultado é incrível – e a receita serve também para peças cromadas. Noeli alerta para não usar produtos fortes: “Água sanitária ou cloro, irão danificar as peças em prata”.

2. Mistura com vinagre para limpar peça de prata

FOTO: ISTOCK

Sabe aqueles talheres de prata que, normalmente, são usados mais em datas importantes? Com o tempo em que ficam parados, eles naturalmente apresentam algumas manchas, mas elas são fáceis de tirar com essa receita simples aqui.

Separe esses talheres e coloque-os em uma toalha mais usada de algodão. Enquanto isso, misture meio litro de água quente com detergente neutro e três colheres de vinagre branco. Pegue então uma esponja macia e a umedeça com essa solução e passe em cada peça. Depois, é só enxaguar e secar. O brilho vai ser evidente!

3. Use a cerveja também para limpar peças de prata e bijuterias

FOTO: ISTOCK

Para muitos, pode até ser um desperdício, mas até para limpar peça de prata a cerveja serve. O gás da bebida ajuda a tirar as manchas escurecidas da peça. Aqui, não existe nem receita, mas sim um pequeno truque, que é simplesmente aplicar o líquido na peça, deixar agir por alguns segundos e depois enxaguar. A diferença também será visível e a peça voltará praticamente ao seu brilho natural.

4. Limpe travessas e bandejas com sabão de coco

FOTO: ISTOCK

Para peças de prata maiores, a dica é sabão de coco. Separe uma barra de sabão e retire algumas lascas para colocar em um recipiente com, no mínimo, 500 ml de água quente. Misture com as lascas de sabão e faça uma espécie de pasta. Aplique diretamente na bandeja, prato ou travessa de prata. Lembre-se que é preciso usar uma esponja macia para não riscar os objetos – e tenha cuidado também com a temperatura da água.

Feito o procedimento, agora é só enxaguar e secar com uma flanela. Seja qual for o objeto, o brilho também será inevitável depois dessa limpeza.

5. Como limpar prata com sal

FOTO: ISTOCK

Esta receita aqui é a mais simples de todas. Você vai precisar apenas de sal e um recipiente com água quente. O sal é abrasivo e serve para realizar muitos tipos de limpeza – ele é indicado, inclusive, para remover sujeiras mais grossas.

No caso da prata, você pode colocar os objetos pequenos dentro do recipiente com água quente e sal. Depois de alguns minutos de molho, as partes escuras vão desaparecendo. Com a peça bem mais clara, agora é hora de enxaguar e deixar a peça secar naturalmente.

6. Casca de banana para limpar alianças de prata

FOTO: ISTOCK

Além de envolver uma das frutas mais apreciadas no País, a banana também serve para limpar peças de prata, inclusive as alianças, já que a casca da fruta possui substâncias que ajudam no polimento da prata e metal.

Para usar a casca na limpeza é só aplicar a parte interior dela diretamente nas peças, esfregando. Depois, passe um pano úmido para retirar os resíduos e, em seguida, passe um pano seco para dar o brilho.  O indicado é usar flanela ou um pano bem macio para este fim.

7. Bicarbonato de sódio como aliado

FOTO: ISTOCK

Noeli ainda lembra que o bicarbonato de sódio é excelente para limpar as peças de pratas quando estão oxidadas. “Basta colocá-las numa vasilha de vidro (pirex), com água fervente, várias tiras de papel alumínio e duas colheres de sopa de bicarbonato. Deixe as peças de molho nessa mistura até a água esfriar ou até que apresentem um aspecto limpo. O bicarbonato reage com o alumínio e retira a oxidação da prata com grande eficiência”, ensina a profissional.

Produtos industrializados, específicos para limpeza da prata

Agora, se você não quiser arriscar a usar qualquer uma das receitas acima, o jeito então é você apostar em produtos industrializados, específicos para limpar produtos de prata. Separamos abaixo algumas marcas e onde você encontra esses produtos para comprar. Confira:

– Produto 1: Pasta para polimento Azul ouro e prata Bonder. Compre na Americanas

– Produto 2: Polidor de metais líquido 200ml Silvo. Compre no Submarino

– Produto 3: Kaol para polimento e brilho 200 Ml Britsh. Compre no Submarino

– Produto 4: Flanela mágica. Compre na Prata Fina

– Produto 5: Polidor de metais 25 gramas Pulvitec. Compre na Telha Norte

– Produto 6: Monzi Limpa Prata. Compre na Prata Fina

– Produto 7: Polidor de metais Brasso. Compre no Walmart

Gostou das dicas de como limpar peças de prata? Então deixe sua prata brilhando de forma simples e prática. Lembre-se, no caso dos produtos industrializados, de ler as instruções do fabricante e tomar os cuidados recomendados pela marca.

Todas as dicas simples que passamos aqui de como limpar peças de prata funcionam mesmo, mas não deixe também de avaliar o grau da mancha do objeto, já que dependendo disso é preciso realizar mais de uma limpeza para que o brilho da peça volte. Além disso, preste atenção na quantidade de produto que você vai aplicar na peça, acompanhe em segundos as reações. É assim que você vai evitar que a peça estrague, e ainda vai deixá-la novinha em folha, pronta para usar.

Na hora de armazenar, não misture peças limpas e sujas. E outra dica importante é deixar cada uma delas envolta em algum pano ou flanela, evitando o contato com sujeiras ou mesmo com a umidade, o que acaba criando as manchas.

PARA VOCÊ

COMENTÁRIOS