Como limpar sofá: truques espertos para a limpeza ideal do seu estofado

Escrito por Aline Carrasco

Foto: iStock

Chegar em casa depois de um dia cansativo de trabalho e estudos e se deparar com nosso querido sofá, com certeza, é uma das melhores sensações que temos em nosso dia a dia, certo? Além de ser uma peça decorativa e muito importante em nossos lares, o sofá também é o móvel queridinho pelo conforto e os momentos de relaxamento que nos oferece.

Seus diversos modelos ainda nos proporcionam uma ampla possibilidade de design, já que o móvel é versátil em todos os sentidos: tamanho, tipo de tecido, formatos e ainda podem virar cama! Ou seja, ele, realmente, merece a devida atenção, já que é fundamental para em nossas casas. Não podemos deixar de falar também que o sofá é um item que não trocamos com frequência e, por isso, é preciso mantê-lo sempre em bom estado, já que o custo elevado não permite que o móvel seja trocado com facilidade sempre que qualquer acidente ou imprevisto acontece.

Como limpar sofá para deixá-lo com carinha de novo

Foto: iStock

Cuidados diários e a limpeza periódica são essenciais para nossos queridos sofás. Então, se você está se perguntando como limpar o sofá de maneira correta, não se preocupe. O Tua Casa bateu um papo com a gerente da marca Dona Resolve, Paula Roberta da Silva, que nos conta dicas espertas para uma limpeza completa e a melhor conservação desse móvel que já se tornou nosso melhor amigo! Confira:

1. A limpeza no dia a dia que faz a diferença

Foto: iStock

Se você tem a mania de comer ou beber sempre sentado no sofá, melhor repensar essa atividade. Por mais confortável e relaxante que possa ser, manchas e sujeiras inesperadas podem acontecer com frequência. Segundo a especialista Paula Roberta, a manutenção no dia a dia é importante. “É recomendável realizar a limpeza semanalmente para manter o sofá sempre limpo e cuidado. No caso de limpezas pesadas, recomenda-se realizá-las no intervalo de um ano e, se possível, contratar uma empresa especializada”, explica.

Dica 1: Lenços umedecidos são úteis para vários tipos de limpezas em uma residência, bem como para limpeza do sofá;
Dica 2: Suportes nos braços do móvel ajudam a manter o sofá limpo e novo por mais tempo.

2. Cuidado com o pó: você não vê, mas ele está por lá!

Foto: iStock

As partículas de poeira estão sempre presentes no ar. Mesmo que você não possa enxergá-las, elas podem impregnar nos estofados, afetando a higiene dos sofás. Na maioria das vezes, é indicada a utilização de um aspirador de pó para limpeza de manutenção. Então, inclua essa atividade na rotina da faxina.

3. Para cada tipo de tecido, uma limpeza imediata!

Foto: iStock

A especialista explica também que não existe um tecido mais fácil ou mais difícil de limpar. Na verdade, o real desafio é o tipo de sujeira de seu sofá. Para uma limpeza imediata, deve-se sempre respeitar o que está especificado na etiqueta de cada peça, mas ela dá dicas espertas para cada tipo de tecido:

– Tecido, linho e veludo: Em um pano limpo, umedeça com a mistura de um litro de água morna para 1/4 de vinagre branco. Depois, basta passar no sofá. Deixe secar naturalmente.

– Couro ou courino: Utilize um pano úmido com uma solução de água e detergente neutro. Para conservá-lo, aplique silicone líquido com a ajuda de uma flanela. Repita o processo a cada três meses para hidratar a peça.

Paula ainda explica que existem várias opções de couro e eles são muito delicados. Por isso, se a pessoa não estiver atenta, a utilização de qualquer produto poderá danificar e manchar a peça. “Orientamos, neste caso, que o serviço seja realizado por uma empresa especializada que fará a limpeza e a hidratação do couro com cuidado, qualidade e segurança. Para a limpeza do dia a dia, utilize um espanador para retirar o pó e não riscar o couro. Já em caso de limpeza imediata, a dica é sempre a mesma: verifique na etiqueta do sofá quais produtos são indicados”, explica.

– Camurça: “A limpeza deste tipo de tecido requer muito cuidado”, comenta Paula. Neste caso, utilize um pano levemente umedecido em água e, dependendo do nível de sujeira do móvel, acrescente detergente neutro.

– Suede, chenille ou jacquard: Para esse tipo, pode-se utilizar detergente neutro e escova de cerdas macias. Este processo basta para uma limpeza diária.

4. Elimine de vez os pelos de cães e gatos

Foto: iStock

Para quem possui bichinhos de estimação em casa, sabe bem que os pelos estão por todo canto, inclusive presos no sofá. Neste caso, o aspirador de pó é um aliado! Mas, como dica, Paula ainda recomenda a utilização de uma fita adesiva. Basta envolver um pedaço da fita na mão e, com o lado adesivo para fora, esfregue a fita por todo o local, e a cola fará o trabalho de eliminar os pelos.

5. Receitinha para eliminar odores do querido sofá

Foto: iStock

Não há nada pior do que o mau cheiro nos estofados, certo? Por isso, siga a misturinha caseira indicada pela especialista e elimine também os odores:

Faça a mistura dos ingredientes e coloque no borrifador. Aplique no sofá a uma distância de 40 cm. “Este procedimento é válido somente para peças em tecidos, e é importante lembrar-se de sempre verificar a etiqueta do sofá antes de realizar qualquer limpeza”, reforça Paula.

6. Como se livrar das terríveis manchas

Foto: iStock

Caso ocorra algum acidente no sofá com alimentos ou líquidos, a orientação é para que a limpeza seja feita imediatamente. Muitos líquidos podem manchar o tecido e a retirada total das manchas ficará mais difícil. Para sujidades mais leves e imediatas, separe um litro de água para meio copo de vinagre branco (não utilize vinagre de outra cor, pois poderá manchar o tecido), duas colheres de chá de bicarbonato de sódio e detergente neutro.

Coloque a mistura em um borrifador e aplique diretamente na mancha. Utilize uma escova macia para auxiliar na esfregação, realizando-a no sentido horário e anti-horário para não espalhar ainda mais a mancha. Depois, retire o excesso com um pano úmido e seque o tecido com um pano seco e limpo. Caso a mancha persista, procure uma empresa especializada.

7. Misturas caseiras: fazer ou não fazer?

Foto: iStock

É sempre importante estar alerta com as receitas caseiras que encontramos na internet. “Não é recomendável a utilização de produtos que contenham cloro e a realização de limpezas com sabão em pó. Na dúvida, opte pelo detergente líquido neutro ou um produto específico para limpeza de estofados. E, claro, verifique sempre a etiqueta antes de iniciar qualquer limpeza em seu estofado”, comenta a especialista.

8. Limpeza a seco para sofás

Foto: iStock

Existem empresas que realizam limpezas de estofados a seco, retirando sujeira e manchas indesejáveis. Com isso, essas empresas contam com equipamentos adequados para uma lavagem completa e pesada do estofado, em todos os tipos de tecidos (exceto sintéticos) que não podem ser lavados.

Porém, se a ideia é realizar uma limpeza rápida e prática para o dia a dia, verifique sempre a etiqueta com as recomendações e vá em frente com a receitinha: salpique bicarbonato de sódio sobre o sofá e deixe agir por 30 minutos. Além de auxiliar na limpeza, também ajuda na eliminação de odores. Depois, retire o pó com a ajuda do aspirador de pó.

9. Impermeabilização dos estofados

Foto: iStock

A impermeabilização é uma técnica que consiste na aplicação de produtos específicos com o objetivo de proteger as diversas áreas de um móvel, evitando a penetração de alguns líquidos, sujeiras e poeiras.

Mas, segundo a especialista, é preciso estar alerta. “É preciso estar muito atento ao contratar esse tipo de serviço, pois no mercado existem produtos inflamáveis e não inflamáveis. O Brasil já registrou diversos casos de acidentes, como queimaduras e incêndio em apartamentos, durante processos de impermeabilização”, comenta.

Portanto, ao contratar esse serviço, verifique se a empresa utiliza produtos não inflamáveis, porque eles evitam acidentes, ajudam na absorção de líquidos e tratam os fios do tecido, aumentando a vida útil do estofado.

Essa técnica é muito útil para manter o sofá limpo e novo por mais tempo, principalmente para quem tem crianças e animais em casa.

10. Vantagens de contratar uma empresa especializada

Foto: iStock

Tempo pode ser algo escaço por aí, não é mesmo? Além disso, arriscar com a limpeza do estofado em casa também pode trazer dúvidas ou até mesmo prejuízos (se ela não for feita corretamente). Por isso, contar com uma empresa especializada oferece segurança, qualidade e tranquilidade para você.

No procedimento são utilizados equipamentos especializados para cada tipo de limpeza e tecidos, com técnicas e profissionais qualificados. Os valores variam bastante de cidade para cidade, além do tipo de limpeza, tamanho do sofá e outros aspectos, como o nível da sujeira. Mas a especialista comenta que os valores podem ser encontrados a partir de R$69,90 para limpeza e hidratação de couro. Para lavagem de estofados, podemos encontrar a partir de R$89,90. *

* Valores aplicados pela Dona Resolve – Limpezas e Facilidades, em agosto de 2017.

Com todas essas dicas, ficou fácil saber como limpar sofá e manter a limpeza e o aspecto de novo dos estofados. Conte sempre com a indicação de especialistas e mantenha uma rotina que conserve esse móvel tão importante em nosso dia a dia! Vamos nessa?

PARA VOCÊ

COMENTÁRIOS