Como limpar tênis: aprenda 7 truques fáceis e rápidos para fazer em casa

Escrito por Alexandre Poletto

Foto: iStock

Nem todo mundo sabe como limpar tênis, mas quem tem esse hábito sabe que as vantagens são muitas, já que este item tão essencial no cotidiano passa a ter mais durabilidade, sem contar que fica praticamente novo toda vez que é higienizado. Para fazer a limpeza sem sofrimento, evitando também o risco de manchar ou estragar o tecido, separamos aqui algumas dicas pontuais sobre como limpar tênis com truques simples e rápidos.

Para você aprender como limpar tênis é preciso primeiramente analisar qual o tipo de tecido de cada peça. Essa informação inicial vai direcionar que tipo de produto ou técnica deverá ser aplicada na hora da higienização de sujeira comum, maus odores ou até manchas específicas. São dicas fáceis e úteis para o nosso cotidiano. Quem traz as dicas de como limpar tênis é Sandra Cavalcanti, do Dicas da Patroa. Confira:

Como limpar tênis branco ou claro

Foto: iStock

No primeiro item da lista de como limpar tênis está o clássico branco, ou os tênis de cores mais claras. Assim como a roupa, alguns cuidados são fundamentais para não amarelar ou manchar ainda mais o tênis branco. Para limpar é preciso misturar detergente com água quente. Pegue uma escova, de preferência com cerdas mais firmes, e esfregue em todo material, inclusive dentro. Um truque muito bom é o uso de algumas gotas de vinagre branco diretamente nas manchas ou até mesmo na parte interna para remover um pouco do mau odor, caso tenha.

Outra dica é usar uma colher de chá de detergente e outra de amônia, dissolvidos em 150 ml de água. Esfregue para remover a sujeira e depois é só enxaguar e remover qualquer produto que ainda esteja no tênis e colocá-lo para secar.

Como limpar tênis de couro

Foto: iStock

Os tênis ou sapatos de couro merecem também todo o cuidado. Para limpá-los é preciso de um pano seco e limpo. Uma simples solução de água com vinagre pode ser usada para devolver aos pares a cor mais natural do tecido. Para remover as manchas é preciso usar álcool para os tons mais escuros. Leite demaquilante é indicado para hidratar sapatos de couro branco.

Como limpar tênis de camurça

Foto: iStock

Os tênis de camurça são mais fáceis para limpar. Sujeiras suaves podem ser retiradas com uma borracha de lápis, o mesmo tipo que as crianças usam na escola. É só esfregar na marca e aos poucos a mancha será removida.

Cuidado com o uso excessivo de água na limpeza do camurça, pois realmente pode estragar o tecido. A dica da Sandra, neste caso, é misturar uma colher de sopa de condicionador de cabelo com duas colheres de sopa de água. Misture bem e passe em todo o calçado, deixando agir por 15 minutos. Depois é só passar um pano úmido para retirar o excesso do produto. Vinagre também pode ser útil para remoção de manchas.

Como limpar palmilha e cadarço

Foto: iStock

Além de aprender como limpar tênis, você precisa também higienizar palmilha e cadarço. No caso da palmilha, a dica é escovar o material com sabão em pó, enxaguar e depois colocar para secar no Sol. Se a palmilha estiver com mau odor, a receita é outra. O indicado é que você coloque as peças de molho num recipiente com um pouco de bicarbonato de sódio, deixando descansar na água por algumas horas. Depois é só esfregar, enxaguar e colocar para secar. O cadarço também pode ser lavado à mão ou na máquina de lavar. O indicado é não esfregar tanto, pois a sujeira facilmente é removida na primeira lavagem.

Produtos para limpar tênis

Foto: iStock

Depois das dicas caseiras de como limpar tênis, vale lembrar que o mercado oferece alguns produtos específicos para limpar calçados a seco. O ideal é você ler as indicações do fabricante do tênis para saber como realizar a limpeza daquele tecido em especial. Esse cuidado é fundamental para não estragar o produto e preservar seu tempo de vida útil.

Eliminando maus odores

Foto: iStock

Vinagre e bicarbonato de sódio são importantes aliados para quem deseja aprender como limpar tênis e remover o mau odor. É importante também lembrar que a escovação, ao limpar o tênis, deve ser feita internamente também, já que é natural que a sujeira e o suor dos pés promovam essa mistura de manchas com o cheiro pouco desagradável. Em alguns casos é indicado também colocar os tênis expostos ao Sol uma vez na semana, pois isso também ajuda a evitar maus odores.

Outros cuidados para você aprender como limpar tênis

Foto: iStock

Outro detalhe que faz toda a diferença na hora de aprender como limpar tênis é o preenchimento. Muita gente se esquece, mas a verdade é que alguns tecidos, como couro ou plástico, ficam deformados após a lavagem ou limpeza mais intensa.

Para evitar que o formato do tênis se altere é preciso preenchê-lo internamente com tecido ou outro material que possa também ser umedecido na limpeza – e que mantenha o formato do calçado. Essa truque é fundamental para que aquelas marcas e riscas não fiquem em destaque após o calçado secar completamente. Seguindo essas dicas, você certamente vai ter tênis e sapatos limpos e cheirosos!

PARA VOCÊ

COMENTÁRIOS