Aprenda a organizar sua despensa e mantê-la sempre bonita e arrumada

Escrito por Mariana Keller

Foto: Reprodução / Peter Walsh Arquitetos

Manter a despensa organizada e limpinha é a melhor maneira de conservar os alimentos e deixá-los acessíveis para o uso diário. Mesmo os ambientes pequenos não devem ser desculpa para desorganização e bagunça. O lugar que abriga os nossos mantimentos deve estar sempre limpo, prático e bem organizado.

Além de todos os problemas e estresse que a desorganização por si só já traz, quando se trata da despensa, a situação fica ainda pior. Muitas vezes não conseguimos nem encontrar o que precisamos e, com isso, podemos acabar comprando produtos repetidos, sem nem saber ao certo o que já temos guardado. Isso pode gerar desperdícios, gastos desnecessários ou até mesmo o risco de ingerir algum alimento estragado ou fora da validade.

E uma coisa é inegável, é tão bom quando abrimos as portas dos armários e vemos tudo arrumadinho nas prateleiras e gavetas, tudo em seu devido lugar! Até porque nós já temos tantos compromissos e tarefas, que o fato de estar tudo ajeitadinho facilita muito para não perder tempo, principalmente na correria do dia a dia. Se aí na sua casa os armários e as prateleiras da despensa estão precisando de uma boa arrumada, fique ligado nas excelentes dicas que a personal organizer Priscila Sabóia ensina:

Capriche na limpeza

Foto: Reprodução / Anthony Edwards Kitchens

O primeiro passo para a organização da despensa é uma boa limpeza. Não adianta organizar os alimentos com a despensa suja. Além disso, um problema muito comum em armários que não passam por uma limpeza regular é o surgimento de pequenos bichinhos, que se alastram com muita facilidade e contaminam os alimentos: as traças e os carunchos. Essas pragas se instalam principalmente em farináceos, sementes, grãos e frutas secas. Eles furam os pacotes e colocam ovos, o que nos obriga a eliminar todo o alimento.

Então, para evitar esse e outros transtornos, comece retirando todos os produtos da despensa, limpe cada item bem direitinho e descarte tudo o que estiver fora da validade. Priscila Sabóia diz que usar potes fechados é uma boa forma de evitar o aparecimento dessas pragas, mas ela também recomenda uma rotina de limpeza: “sempre que você for fazer uma nova compra de supermercado, dê uma avaliada no que você já tem dentro da despensa e faça uma limpeza nas prateleiras com uma solução de vinagre de álcool + água (meio a meio). Isso já ajuda a afastar os bichinhos. Se mesmo assim eles persistirem, coloque potinhos com folhas de louro dentro da despensa”.

Guarde os alimentos da maneira certa

Foto: iStock

Na hora de guardar os alimentos, Priscila diz que o ideal é tirá-los das embalagens originais, pois após serem abertas, podem prejudicar a durabilidade e o frescor dos alimentos. Segundo ela, os potes de vidro são a melhor escolha porque não deixam cheiro e podem ser usados para qualquer tipo de comida.

Priscila diz também para dar preferência aos potes herméticos, já que esse tipo de pote é totalmente vedado. Geralmente, as tampas são formadas por uma camada de borracha que bloqueia totalmente a passagem de ar do ambiente para dentro do recipiente, e isso protege os alimentos contra as condições de deterioração externas. “Uma vez abertos, os alimentos devem ir para um pote hermético, de preferência, pois assim você mantém as características do alimento, coisa que a embalagem original aberta não consegue manter”, explica ela.

Para quem não puder usar potes de vidro, ela diz: “se você só tiver como usar os potes de plástico, não tem problema, utilize os transparentes, pois a transparência é importante para você visualizar de cara o que tem dentro do pote”. Outra dica da personal organizer é utilizar etiquetas nos potes para nomear o que tem dentro deles. Só não esqueça de colocar, também em etiquetas, a data de validade dos produtos, isso é fundamental e garante a segurança do seu consumo.

Organização é tudo

Foto: Reprodução / Total Organizing Solution

Organizar a despensa é sempre um desafio. Afinal de contas, são tantos condimentos, temperos, alimentos, latas e garrafas, que ficamos perdidos na hora de colocar tudo no lugar. Além disso, o estoque muda com frequência e precisamos das coisas sempre à mão e com a maior praticidade possível.

Priscila explica como organizar da melhor maneira: “ao alcance das suas mãos, coloque sempre o que você usa no dia a dia, os enlatados, os molhos, os grãos, etc. Lá no alto, você pode colocar coisas leves e que não usa com frequência, como por exemplo, o estoque de papel toalha, papel alumínio, itens de festa ou descartáveis. Na parte baixa da despensa, coloque as coisas pesadas, tipo bebidas, pois assim você não corre o risco de quando for pegar, acabar caindo na sua cabeça”. Eletrodomésticos e itens de cozinha, como mixer, batedeira, liquidificador, panelas, assadeiras e etc, também podem ser guardados na despensa.

Outra dúvida que pode surgir é sobre o melhor tipo de armário, já que existem modelos com e sem portas e apenas com prateleiras. Sobre isso, Priscila diz: “a questão do armário ter portas ou não, não faz muita diferença em termos de manter os alimentos. O que você precisa é avaliar se há incidência de luz no local ou se o local é muito quente. Os alimentos devem ser guardados em local fresco e ao abrigo da luz”. Ela diz também que se o armário for sem portas e totalmente aberto, é preciso mantê-lo sempre bem organizadinho, caso contrário a bagunça fica aparente, já que não tem portas para esconder.

Além desses detalhes, fique atento a mais uma recomendação super importante da profissional: “não é aconselhável colocar itens de limpeza dentro da despensa de alimentos, pois eles soltam gases e podem contaminar a comida”.

Não desperdice espaço

Foto: Reprodução / Nicholson Builders

Para aproveitar ao máximo os espaços, o ideal é usar também acessórios organizadores, que você encontra facilmente em lojas de casa e decoração. “Tem as prateleiras aramadas que você monta e ganha um espaço a mais no armário, há também caixinhas plásticas que você consegue separar melhor o tipo de alimento dentro de cada uma”, explica Priscila.

Se a sua despensa tem armários com portas, você pode aproveitá-las também para pendurar aventais, panos de prato, conchas, sacolas ou até mesmo colocar saquinhos e vidrinhos em prateleiras portáteis. Para quem tem muitas bebidas como vinho e champagne, existem nichos de vários modelos que são apropriados para o armazenamento dessas garrafas e você pode acoplar no armário.

Cestas também são acessórios muito úteis nesse caso. Uma boa dica é usá-las para agrupar todos os alimentos por tipo e afinidade ou de acordo com o seu uso, como por exemplo: arroz, feijão e macarrão / leites e sucos / enlatados / temperos / doces, biscoitos e guloseimas. E lembre-se, os alimentos com as datas de validade mais recentes devem ficar na frente, para serem consumidos logo.

Um toque de charme

Foto: iStock

Além de organizada, porque não deixar a despensa decorada e bonita? Existem vários artifícios que você pode usar para dar aquele toque de charme no cantinho dos seus mantimentos. “Eu adoro utilizar etiquetas diferentes, além de potes bem bonitos. Existem vários modelos e cores pra você deixar a sua despensa colorida e divertida, e a ideia é usar e abusar disso”, diz Priscila.

A transparência dos potes de vidro também ajuda na decoração, pois a própria cor dos condimentos e alimentos armazenados deixa o ambiente muito mais alegre. Para complementar, você ainda pode usar tecidos e/ou papéis com diferentes estampas nas tampas dos potes e amarrar fitinhas. Vasinhos com plantas e flores também são super bem vindos, tanto as naturais como artificiais.

Outra opção para a decoração é usar papéis de parede na despensa. Além de deixar o local mais bonito, também serve para preservar as paredes internas da despensa, que estão sujeitas a raspões e arranhões no tira e põe diário de louças e afins. Se você quiser pintar as paredes, a tinta lavável é a melhor escolha.

Depois dessas ótimas dicas, você não tem mais desculpa para deixar a despensa bagunçada, não é? Com todos os itens organizados e arrumados, o seu dia a dia vai se tornar muito mais prático e o ambiente muito mais funcional. Dê adeus às horas desperdiçadas com bagunça e torne os seus momentos na cozinha muito mais prazerosos!

PARA VOCÊ

COMENTÁRIOS