Tudo o que você precisa saber para pintar porta de madeira

Escrito por Mariana Jati
Em 26.10.20

iStock

Pintar porta de madeira é uma ótima forma de renovar o visual do seu lar e deixar os ambientes mais interessantes. Muito mais em conta do que comprar uma nova, transformar sua porta de madeira ainda permite que você deixe tudo do jeitinho que sonhou. Tem coisa melhor? Veja os materiais necessários e como pintar porta de madeira:

Continua após o anúncio



Materiais necessários para pintar porta de madeira

iStock

Antes de tudo é de grande importância que você tenha todos os materiais necessários para a pintura à sua disposição. Assim você garante o melhor resultado possível e não corre o risco de ter que deixar o projeto pela metade, ou sair correndo para comprar algo que faltou. Confira os materiais:

  • Papel jornal, papelão ou plástico (para proteção);
  • Máscara de proteção;
  • Lixa para madeira;
  • Chave de fenda;
  • Fita crepe;
  • Massa ou cera para madeira (para portas que precisam de reparos);
  • Espátula (para aplicar a massa ou cera para madeira);
  • Fundo nivelador para madeira;
  • Tinta para pintura de madeira;
  • Trinchas;
  • Rolo;
  • Bandeja de tinta.
    • Está com todos os materiais necessários para deixar sua porta de madeira com cara de nova? Então, chegou a hora de aprender o passo a passo!

      Passo a passo de como pintar porta de madeira

      Pode até parecer um processo complicado, mas seguindo os passos abaixo, com o material adequado e paciência entre os processos, sua porta ficará um sucesso! Veja como:

      Preparando a porta

      Antes de qualquer coisa, use a chave de fenda para tirar da parede tudo o que não será pintado, como maçaneta, fechadura e dobradiças. Caso prefira, você pode proteger essas partes com a fita crepe.

      Lixa

      O processo de lixamento da madeira é indispensável para portas novas ou que já foram pintadas antes, pois garante que a superfície da madeira estará lisa e aderente aos produtos que serão passados.

      Para portas que já foram pintadas, prefira uma lixa mais grossa. Isso facilitará a retirada da tinta antiga ou verniz. Não se esqueça de usar a máscara de proteção, pois esse processo produz bastante pó que pode fazer mal quando inalado.

      Continua após o anúncio



      Não se esqueça de lixar as laterais da porta e o batente, caso ele também vá receber a pintura. Depois de lixar tudo passe um pano úmido com água por toda a porta para retirar topo o pó da peça. Deixe secar naturalmente.

      Corrigindo imperfeições

      Sua porta tem falhas, desníveis ou partes faltando? Se esse for o seu caso, utilize a massa ou cera para madeira para corrigir essas imperfeições. Aplique o produto nas áreas necessárias com a ajuda da espátula, deixando a área o mais lisa possível e deixe secar.

      Com as correções secas, passe uma lixa mais fina para garantir o acabamento nas áreas trabalhadas. Deixe tudo bem nivelado!

      Passando o fundo nivelador

      Primeiro forre a área em que estiver trabalhando para evitar possíveis respingos e sujeiras. Em seguida, aplique o fundo nivelador de acordo com as instruções de uso na embalagem. Esse produto garante uma maior qualidade para a pintura e diminui o uso da tinta.

      Deixe secar. Após o período de secagem, lixe delicadamente com uma lixa fina para evitar excessos de produto na peça. Tire o pó com a ajuda de um pano úmido.

      Pintura

      Essa parte não tem erro: basta seguir as instruções do fabricante na lata! A dissolução do produto depende do tipo de tinta escolhida, por isso é tão importante que você siga atentamente essas indicações.

      Coloque um pouco da tinta na bandeja, molhe a trinca ou rolinho que será usado e mãos à obra! A trincha é muito útil para detalhes e áreas pequenas, já o rolo é ideal para as áreas maiores da porta. Pinte sempre na mesma direção para garantir uma coloração uniforme.

      Dê a primeira demão de tinta e aguarde a secagem. Depois de seco, a cobertura ou a cor ainda não estão como desejadas? Dê mais uma demão, e assim por diante, até chegar ao efeito esperado. Ah, não vá esquecer o batente da porta! Ele faz toda a diferença no acabamento da sua porta nova, e merece um pouquinho de tinta também. Use fita crepe ao redor do batente para proteger a pintura da parede. Deixe secar completamente.

      Detalhes finais

      Com a tinta seca você pode colocar a porta de volta ao batente, caso tenha optado por retirá-la. Parafuse novamente todos os elementos que você tirou da porta no início do projeto. Caso tenha mantido a porta no batente, retire as fitas adesivas das partes não pintadas e do entorno do batente.

      Continua após o anúncio



      E sua porta estará como nova! Incrível, não é? Repita o processo em todas as portas que desejar, atentando sempre à escolha da tinta. Portas que dão para áreas externas precisam de uma tinta mais resistente e impermeabilizada.

      Quer mais dicas e ideias de como pintar porta de madeira? Confira:

      Mais informações sobre como pintar porta de madeira

      Precisando de algumas ideias diferentes, ou quer algum tipo de pintura específica? Confira, então, os vídeos que selecionamos e te ensinam a pintar usando desde o verniz simples até o pulverizador.

      Como pintar porta de madeira de branco

      Cansou da cara de uma porta da sua casa? Acompanhe, então, o passo a passo da transformação de uma porta de madeira simples com verniz em uma linda porta branca, feita pelo canal Casa Cobre.

      Como pintar porta de madeira com pulverizador

      Não é uma peça indispensável, como você viu pelo nosso passo a passo acima, mas o pulverizador pode ser de muita ajuda na hora de pintar sua porta. Esse vídeo do canal De Apê Novo te mostra como o processo é simples e rápido.

      Como pintar porta de madeira com verniz

      Para os que preferem uma porta de madeira mais rústica, esse vídeo do Ivair Puerta é perfeito! Nele você vai aprender a preparar e a pintar uma porta de madeira com verniz e um acabamento perfeito.

      Continua após o anúncio



      Como renovar portas gastando pouco

      Já pensou em usar papel paraná para renovar uma porta? Foi o que o Fabianno Oliveira fez, e conseguiu um acabamento incrível! Acompanhe o vídeo com o passo a passo para ver a mágica acontecer.

      Agora você já sabe tudo o que precisa para transformar qualquer ambiente do seu lar com uma linda porta nova! Aproveite o momento para aprender mais sobre os diferentes tipos de tinta para madeira e garanta o sucesso do seu projeto.