Como plantar babosa pela folha ou por muda em casa

iStock


Atualizado em 23.02.24

A babosa (Aloe vera) é uma suculenta popular pelos seus benefícios estéticos, calmantes, cicatrizantes e anestésicos. Além disso, é considerada pelo Feng Shui, uma planta que atrai energia positiva e uma espécie de proteção. O seu plantio é bem simples e pode ser feito através de uma folha ou muda. Aprenda a plantar babosa de diferentes formas e veja como cultivá-la em casa.

Como plantar babosa a partir de uma folha

  1. Escolha uma folha de babosa que seja grande o suficiente (pelo menos 8 cm de comprimento);
  2. Com uma faca limpa, corte a folha no sentido horizontal, em várias partes;
  3. Escolha um vaso com furos na parte inferior. Coloque no fundo uma camada de brita ou argila expandida para facilitar a drenagem da água;
  4. Preencha o restante do vaso com uma mistura de terra com areia em partes iguais;
  5. Faça vários buracos na terra, e em cada um, coloque um pedaço da folha cortada, sem cobri-las;
  6. Aperte levemente a terra em volta das folhas, e regue de forma abundante.

Quer entender melhor a técnica para plantar babosa com pedaços da folha e sem raiz? Veja mais detalhes abaixo:

Essa é uma forma simples e fácil de planta babosa. Mas uma das formas mais eficazes para seu plantio é através de uma muda. Veja a seguir.

Como plantar muda de babosa

  1. Manuseie com cuidado o broto para que ele mantenha as raízes;
  2. Se for plantar a muda em um vaso, escolha um recipiente com furos embaixo. Então, coloque primeiro uma camada de brita, e depois preencha com uma mistura de terra vegetal e areia;
  3. Faça uma pequena cova no substrato, ou diretamente no solo, e acomode o broto com cuidado;
  4. Cubra com terra, aperte com delicadeza ao redor e regue de forma abundante.

No vídeo abaixo, você vai entender melhor o processo de plantio de muda da babosa, seja em vasos ou diretamente no solo:

Publicidade

Caso o plantio seja em vasos, pode ser necessário trocar o recipiente por um maior depois de um tempo. Dessa forma, a planta terá mais espaço para continuar crescendo.

Agora você não terá mais desculpas para não ter babosas em sua casa. Garanta a saúde de sua nova muda, trocando o vaso para um maior conforme ela for crescendo.

Dicas para cuidar da sua babosa e deixá-la linda

Para ter uma babosa saudável no jardim, aprenda sobre seus principais cuidados e dicas manutenção. Confira:

  • Iluminação: a babosa gosta de sol o dia todo, portanto deve ser cultivada em sol pleno. Se a sua babosa estiver dentro de casa, deixe-a próxima de uma janela que receba luz solar grande parte do dia.
  • Rega: como a babosa é uma planta suculenta, ela não gosta de solos encharcados. Por isso, regue-a uma vez por semana, somente se o solo estiver seco. No inverno, aumente o tempo entre as regas.
  • Substrato: a planta requer um solo bem drenado, que escorra bem a água e não tenha risco de a raiz apodrecer. O recomendado é uma mistura de 50% de areia média e 50% de terra orgânica ou mistura de terra para cactos e suculentas.
  • Adubação:para crescer rapidamente, é recomendado fazer a adubação com NPK 10-10-10. Também pode ser utilizado adubo orgânico, como húmus de minhoca, duas ou três vezes por ano.
  • Escolha do vaso: o recipiente para plantar babosa deve ser largo e profundo. O mais recomendado é um vaso de cerâmica, por absorver melhor o excesso de água. Com o passar do tempo, pode ser necessário fazer o replantio da planta para um vaso maior.
  • Poda: realize podas das folhas danificadas, para evitar pragas e doenças. Caso necessário, corte o excesso de folhas para que a planta continue cabendo no vaso. Cuidado ao manusear as folhas da babosa, que possuem espinhos.
  • Como fazer mudas: uma opção para fazer mudas, é manter a babosa em um vaso menor. Dessa forma, a planta gerará pequenos brotos ao redor, conhecidos como “filhotes”. Basta retirá-los e plantar em outro vaso.
  • Uso medicinal: produtos à base de aloe vera são muito utilizados em fitoterápicos e produtos estéticos. Entretanto, seu consumo, não é autorizado pela ANVISA, pela falta de segurança no seu extrato. Para utilizá-la na pele ou cabelo, é necessário retirar corretamente a aloína, uma toxina que pode causar alergias.

Depois dessas técnicas para plantar babosa, é hora de colocar todas as dicas em prática! A planta pode ser utilizada de forma isolada ou em conjunto em jardins. Também fica ótima em vasos ou em composições com outras suculentas. Veja também outras plantas de sol para cultivar em casa.

comentários
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments