Aprenda como plantar pimenta em casa com dicas simples e incríveis

Escrito por Estela Santos
Em 16.10.20

iStock

Se você é o tipo de pessoa que ama pimenta e não perde a oportunidade de degustá-la em diversas refeições, então, precisa ter a sua própria plantação. Para te ajudar nisso, separamos dicas e vídeos de como plantar pimenta que vão facilitar a sua vida. Assim, você vai ter um plantio de pimentas bonitas e suculentas em casa.

Continua após o anúncio



Índice do conteúdo:

8 dicas de como plantar pimenta

No Brasil, é muito comum encontrarmos pimentas de diversas espécies, como a malagueta, a dedo-de-moça, a cumari, de cheiro, a biquinho e a famosa pimenta-do-reino. A seguir, confira algumas dicas essenciais para plantar pimentas de modo geral. Você aprenderá desde qual solo ideal, rega, temperatura e até como fazer mudas.

  1. Clima: é importante saber que as pimentas, de modo geral, gostam de climas quentes e adoram sol. Assim, não plante suas pimentas no inverno, por exemplo, para manter a qualidade e a produção do seu plantio.
  2. Solo: deve ser bem drenado, leve e fértil. É fundamental evitar solo denso.
  3. Cova: o tamanho da cova vai depender do tamanho da muda que você tem em mãos, no entanto, o padrão costuma ser de 20 x 20 X 20 centímetros.
  4. Plantio em vaso: se você não pode fazer uma cova para plantar sua pimenta diretamente no chão, é possível plantar em vaso. Nesse caso, a dica é comprar mudas de produtores especializados e evitar vasos muito pequenos que possam ferir as raízes da planta, pode trocá-lo conforme for necessário.
  5. Rega: as pimenteiras devem ser regadas regularmente, mas é imprescindível evitar encharcar o solo. Lembre-se que a pimenteira deve ficar no sol, assim a água evapora rapidamente. O famoso truque de colocar o dedo no solo para verificar a umidade da terra nunca falha.
  6. Colheita: em condições favoráveis, como um solo bem drenado e ambientes quentes, a pimenteira pode produzir muito. Na colheita, é importante recolher as pimentas com leveza, para que o pé não seja danificado e nem as demais pimentas que ainda não serão colhidas. Vale mencionar que a colheita costuma levar cerca de 50 dias após a floração, mas isso pode variar de acordo com a espécie plantada.
  7. Poda: só deve ser feita após a produção dos frutos, ou seja, o ideal é fazê-la quando já houve a colheita, evitando, também, desperdícios. A poda tem o objetivo de estimular o crescimento e a produtividade da sua pimenteira.
  8. Como fazer mudas: a maneira mais comum de fazê-las é por meio das sementes da pimenta, propagação mais utilizada até por agricultores. Para a extração, o ideal é cortar os frutos ao meio e retirar as sementes com auxílio de uma colher ou faca, depois é importante retirar a mucilagem que envolve as semestres, esfregando-as com areia, por exemplo, lave com água corrente em seguida.

Com todas essas dicas de como plantar pimenta e seus cuidados necessários, ficou fácil tê-las em casa, não é mesmo? Agora, é só escolher qual espécie deseja plantar para ter pimenta fresquinha na mesa todos os dias. A seguir, confira alguns vídeos que vão te ajudar ainda mais com o seu plantio.

Como plantar e fazer mudas de tipos diversos de pimenta

Nos vídeos abaixo, você vai aprender mais dicas preciosas de como plantar espécies variadas de pimentas e ver na prática como fazer isso. Já vai escolhendo qual pimenta vai plantar, hein!

Como plantar mudas de pimenta-do-reino

A pimenta-do-reino é superversátil e uma queridinha de muita gente na hora de temperar diversos alimentos. Que tal ter sua própria pimenteira? Nesse vídeo, você vai aprender como plantar e cultivar a muda com um profissional qualificado.

Como plantar pimenta biquinho

Nesse vídeo, você vai aprender a plantar pimenta biquinho a partir de sementes e como, posteriormente, transportar a muda de pimenteira. Também vai ter dicas preciosas sobre os benefícios de comer essa pimenta e como combater pragas que podem atingi-la.

Continua após o anúncio



Como plantar pimenta-malagueta em vaso

Se você tem pouco espaço na sua casa e precisa plantar seu pé de pimenta em vaso, esse vídeo vai te ajudar. Você aprenderá dicas para plantar pimenta-malagueta, tais como tamanho do vaso, o solo e luminosidade ideal. Além disso, uma dica importante é não consumir os frutos que já vieram com a sua muda, afinal você não sabe a procedência deles.

Como cultivar pimenta ornamental

Nô Figueiredo ensina a cultivar a pimenta ornamental em casa, a partir de uma muda de vaso pequeno. A primeira dica é expandir o solo e os nutrientes existentes nele, transplantando a pimenteira para um vaso maior com solo mais rico. Além disso, ela também menciona a rega ideal, adubação e que essa espécie de pimenta tem curta vida, mesmo tomando muito sol.

Aprenda o plantio da pimenta cambuci

Nese vídeo, você aprenderá o passo a passo para plantar cultivar a pimenta cambuci, também conhecida em diversas regiões como chapéu de bispo ou chapéu de padre, devido a seu formato. Além disso, há dicas de cuidado com o solo e colheita.

Plantio de pimenta dedo-de-moça

A pimenta dedo-de-moça é outra queridinha nas mesas brasileiras. Ao assistir esse vídeo, você vai aprender como plantar essa espécie de pimenta, a partir de sementes compradas. Dicas ótimas sobre o tamanho do vaso, a qualidade da terra e sua adubação, bem como a quantidade diária de sol são mencionadas.

Como planar pimenta-de-cheiro

Continua após o anúncio



Se você é fã da pimenta-de-cheiro, não pode perder as dicas desse vídeo que vão te mostrar que é muito simples ter pimenta em casa, sem precisar comprar no mercado ou na feira. Aqui, o plantio é ensinado a partir da colheita da pimenta, retirando as sementes e plantado-as em um vaso.

Agora, não tem desculpa para não ter seu próprio plantio de pimentas em casa. Com as nossas dicas e os vídeos, é só escolher a sua pimenta favorita ou plantar todas que você gosta. E por que não? Agora, se você quer ampliar ainda mais a sua horta, confira essas dicas de como plantar alface.