Como plantar pimentão: 9 dicas valiosas para cultivar a planta em casa

Simonetta


Atualizado em 07.06.22

De fácil cultivo, picantes e muito saborosos, os pimentões estão cada vez mais presentes na horta dos brasileiros. Além disso, ela é rica em vitaminas, fortalece o sistema imunológico e traz muitos benefícios à saúde. Por isso, confira dicas de um engenheiro agrônomo cultive na tua casa.

Índice do conteúdo:

Como plantar pimentão

O pimentão, além de ser muito utilizado na culinária, traz muitos benefícios à saúde. Com frutos nas cores vermelha, amarela e verde, a planta é a queridinha dos jardineiros que também a utilizam na ornamentação. A seguir, confira 9 dicas do engenheiro agrônomo Henrique Figueiredo para cultivar a planta em casa:

1. Cultivo

O cultivo do pimentão pode ser realizado na terra ou em vasos. Segundo Henrique, “é importante escolher vasos de 50 a 60 cm de altura, assim é possível acomodar melhor as raízes da planta”.

Publicidade

2. Adubação

Durante o ciclo de vida dos pimentões, Henrique orienta que “a adubação deve ser realizada pelo menos 2 vezes”. A primeira pode ser feita logo após o plantio e a segunda depois de 30 a 35 dias.

Para garantir a saúde da planta por mais tempo, “é importante utilizar adubos orgânicos, como o esterco de gado, de galinha, húmus de minhoca ou farinha de ossos. Além disso, o pimentão também se adapta bem com adubos químicos, como os NPKs”.

3. Rega

Para o cultivo em vasos, o ideal é realizar regas com o auxílio de um regador. Segundo o especialista, “os pimentões devem ser irrigados todos os dias e receber boa iluminação”.

4. Iluminação

Para garantir que a planta floresça com saúde e produza bons frutos no futuro, ela precisa receber algumas horas diretas de sol por dia. “O ideal é que a planta receba pelo menos 4 horas de sol e fique localizada em um ambiente arejado”, afirmou.

Para o cultivo em ambientes internos, Henrique lembra que o vegetal “deve ficar próximo a janelas e sacadas, garantindo uma luminosidade mais adequada”.

Publicidade

5. Solo ideal

Segundo o especialista, o segredo para plantar pimentão está também no solo, que deve ser rico em matéria orgânica. “O vegetal também deve ser cultivado em um substrato que garanta uma boa drenagem”, indicou.

6. Como fazer mudas

A principal forma de multiplicação do pimentão é por meio das sementes. Desse modo, elas garantem a propagação da planta e, ainda, podem gerar novas mudas de maior qualidade.

7. Melhor época para o plantio

“O melhor momento para plantar pimentões é entre as estações da primavera e do verão. No entanto, em ambientes protegidos, como as estufas, é possível cultivá-los o ano todo”, afirmou.

8. Variedades

Apesar de possuir diversas variedades e cores, os pimentões não possuem diferença quanto ao cultivo. Segundo Henrique, “a diferença da coloração diz respeito ao tempo que o fruto permanece na planta”.

Ou seja, “os pimentões vermelhos e amarelos, por exemplo, são considerados frutos maduros. Já os pimentões verdes são colhidos antes deste amadurecimento”.

Publicidade

9. Tempo médio de produção de frutos

Por fim, o pimentão é um vegetal anual e por isso a sua colheita começa, em média, 110 dias após o plantio. No entanto, Henrique lembra que a planta pode continuar produzindo frutos por até 3 a 4 meses.

A partir de todas essas dicas, ficou mais fácil plantar pimentão em casa, não é? Seguindo todas as orientações, você terá uma planta saudável e bonita por muito tempo.

Dicas extras de como plantar pimentão

É sempre bom ficar por dentro de mais informações quando se pretende cultivar uma nova plantinha, não é? Então, confira uma seleção de vídeos com mais dicas úteis de como plantar pimentões:

Mais dicas de como plantar pimentão

Neste vídeo, o jardineiro Henrique Buttler traz mais dicas sobre o plantio de pimentões. O vlog traz mais detalhes sobre adubação, irrigação e mostra como cultivar a planta desde as sementes. Vale a pena assistir e anotar todas as recomendações.

Como plantar pimentão em vaso

O plantio de pimentões em vasos é uma forma prática para cultivar a planta. Neste vídeo, o biólogo Anselmo ensina como cultivá-los neste recipiente, garantindo que o vegetal cresça bonito e saudável. Vale muito a pena assistir o vídeo, pois ele traz o passo a passo de todo o plantio.

Dicas de como plantar pimentão na garrafa pet

Por fim, o cultivo de plantas na garrafa pet é uma maneira mais econômica de praticar a jardinagem e, além disso, garante um plantio de forma sustentável. Por isso, você vai aprender a cultivar pimentões nestes recipientes de forma simples e muito fácil. Vale a pena conferir e se inspirar!

Seguindo as orientações, você poderá desfrutar de todos os benefícios que a planta possui. Para expandir a sua horta em casa, cultive também cebolinha. A planta também tem uso culinário e, aliás, é perfeita para os jardineiros iniciantes.

comentários
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments