Como preparar a casa para mantê-la quentinha e limpa no inverno

Escrito por Aline Carrasco
como-preparar-a-casa-para-o-inverno

Foto: Reprodução/Dado Castello Branco

Uns amam, outros odeiam… Mas entre junho e setembro, as temperaturas caem consideravelmente trazendo o inverno. O clima bem mais ameno desperta um montão de sensações e muda completamente nossas rotinas.

Mas e em sua casa? Como esta estação do ano influencia em seu lar? Como preparar a casa para o inverno é uma dúvida comum, mas não é preciso mudar radicalmente os móveis ou gastar muito para deixar a casa mais aconchegante.

Pequenos detalhes podem fazer a diferença quando o assunto é decorar o lar na estação mais fria do ano, deixando-a mais quentinha, confortável e, ainda assim, linda!

Por isso, com a chegada do frio, as Personal Organizers Luara Faria e Dilsa Cintra dão dicas e sugestões de organização e decoração para cada canto da casa. Como primeira recomendação, Laura explica que é preciso criar hábitos de abrir cortinas e persianas durante o dia. “O sol e luminosidade durante o dia aquecem os ambientes”, ela comenta.

Os próximos passos são práticos e bastante eficientes para uma casa aconchegante no inverno. Basta usar estrategicamente itens como mantas, tecidos específicos e iluminação adequada, entre outros truques incríveis! Confira todas as dicas e deixe sua casa preparada para o inverno!

1. Almofadas com tecidos de veludo ou camurça para dar aconchego

como-preparar-a-casa-para-o-inverno-1

Foto: Reprodução/Mandril Arquitetura

Na sala é possível trocar as capas das almofadas por tecidos mais grossos e felpudos. A Personal Organizer Luara exemplifica bem esta dica ao citar veludo e camurça para dar a sensação de mais aconchego e aquecer o ambiente escolhido.

2. Xales e tecidos estratégicos para as cortinas

como-preparar-a-casa-para-o-inverno

Foto: Reprodução/Milena Schulmeister

A escolha da cortina também pode ser estratégica para preparar a casa no inverno. Segundo a profissional, optar por tecidos encorpados é a melhor escolha. “Cortinas de tecidos mais encorpados e cores escuras são boas pedidas para o inverno, pois protegem o ambiente do vento e de correntes de ar. Uma sugestão é a cortina de sarja ou linho, que pode, ainda, ser combinada com tecidos mais leves”, explica Laura. Além disso, xales podem ser incorporados junto à cortina, dando aquele toque especial de inverno ao espaço!

3. Papel de parede como revestimento

como-preparar-a-casa-para-o-inverno

Foto: Reprodução/Tara Seawright

Para trazer ainda mais a sensação de ambiente aconchegante, a dica imperdível é utilizar o papel de parede como revestimento. Mas não qualquer papel de parede, ok? “Nas paredes, você pode optar pela troca do papel de revestimento, apostando em tons mais escuros ou com formas geométricas, mas, atenção para não poluir o visual. Escolha apenas uma parede para fazer essa composição”, ensina Luara.

4. Cores quentes ajudam nessa época do ano

como-preparar-a-casa-para-o-inverno

Foto: Reprodução/David Bastos

Você sabia que para preparar a casa no inverno, as cores escuras transmitem a sensação de espaço mais preenchido e, consequentemente, mais quentinho? Pois é! A dica da profissional é selecionar ao menos uma parede com uma cor quente ou terrosa, como marsala, tons de marrom, amarelo queimado, rosa envelhecido… Ufa, são tantas opções! “Se a pintura estiver fora de cogitação, invista em um quadro que remeta a sensação de calor ou mesmo em outras peças decorativas, como almofadas, mantas ou cortinas”, ajuda a especialista.

5. Por todos os lados, tapetes fofos!

como-preparar-a-casa-para-o-inverno

Foto: Reprodução/Dado Castello Branco

Impossível pensar em inverno e não cogitar a utilização de tapetes fofos por toda a casa, não é mesmo? E a opção é mesmo uma excelente dica para preparar a casa em dias mais frios. Laura explica que a utilização de tapetes felpudos pode ser aderida em diversos ambientes da casa, em áreas comuns e não apenas nos quartos.

6. Iluminação adequada para dias mais frios

como-preparar-a-casa-para-o-inverno

Foto: Reprodução/Viviane Fortes

Você pode nem imaginar, mas uma iluminação correta pode, sim, ajudar a driblar o clima do inverno. O aconchego proporcionado por lâmpadas de luz âmbar – as mais amareladas -, ajudam a manter a sensação de calor. E claro, um clima bem mais romântico, típico dos dias mais gélidos. Segundo Laura, o melhor é investir em pontos específicos da casa. Você pode, inclusive, utilizar luminárias e abajures.

7. O design com lareiras é um charme e tanto!

como-preparar-a-casa-para-o-inverno

Foto: Reprodução/Claudia Albertini

Em regiões em que o frio é realmente intenso, os aquecedores na casa são uma ótima opção. Mas, para deixar tudo ainda mais charmoso, opte por modelos que imitam lareiras ou até mesmo lareiras ecológicas. Além de superbonitos, eles proporcionam um lar quentinho com uma decoração incrível!

8. Acenda já as velas aromáticas

Foto: Reprodução/Vive Studio

O inverno, com certeza, traz um clima de romance no ar, não é mesmo? Neste caso, você pode investir em velas aromáticas por toda sua casa. Aumentam a sensação de acolhimento, iluminam e ainda perfumam o ambiente. Laura aprova a escolha e diz que são uma ótima opção para sua casa!

9. Mantas quentinhas para o sofá: decoração e aconchego!

como-preparar-a-casa-para-o-inverno

Foto: Reprodução/Carolina Bernardi

Uma decoração para o inverno que é extremamente versátil são as mantas para o sofá. Além de ajudar a aquecer o ambiente em dias mais frios, elas também auxiliam na retenção de sujeiras e manchas. E claro, o melhor é que existem diversos modelos para todos os tipos de gostos e bolsos. Sempre que quiser transformar o visual de sua sala, basta escolher uma nova manta, com novos tecidos e estampas.

10. Roupas de cama que aquecem!

Foto: Reprodução/int2architecture

Outra medida simples e prática para preparar a casa no inverno é a escolha estratégica da roupa de cama. Isso mesmo, simples assim!”Troque a roupa de cama habitual por lençóis de flanela, use e abuse de edredons, colchas e mantas”, Laura dá a dica.

11. A tendência do maxi crochê é escolha certa!

como-preparar-a-casa-para-o-inverno

Foto: Reprodução/Arch 0.7

Os maxi crochê estão em alta e podem ter diversos modelos para decoração na estação mais fria do ano. “Além de super charmosos os maxi crochês estão em alta e podem ser vistos em almofadas, mantas e até mesmo em banquetas e pufes. Com certeza essa é uma tendência a ser utilizada no inverno, além de aquecer eles ainda darão um ‘up’ na decoração”, indica Laura.

12. O rústico também combina com o inverno

como-preparar-a-casa-para-o-inverno

Foto: Reprodução/David Bastos

O design rústico também é uma opção certeira para o inverno, pois transmite bem o clima que tanto amamos em dias mais frios, o aconchego. “Optar pelo uso de móveis e objetos em madeira de demolição evidencia ainda mais o estilo e o clima desejado na decoração”, Dilsa dá a dica. Por isso, invista no natural!

Dicas extras: limpeza da casa no inverno

1. Lembre-se de organizar as roupas

Imagem: iStock

Como primeiro passo para organização da casa no inverno, lembre-se das roupas da estação. “Tire as roupas de inverno e coloque para arejar (sem sol) antes de guardá-las no closet. Nesse momento, deve-se observar as peças e verificar se estão mesmo limpas ou se há a necessidade de lavar (devido àquele cheiro característico de roupa guardada). As roupas de verão poderão ser guardadas em locais de difícil acesso, como as prateleiras mais altas, e as peças de inverno ao alcance dos olhos e das mãos”, explica a personal organizer Laura.

2. Sapatos também precisam de atenção especial

Foto: Reprodução/Casa Organizada

Para os calçados, em épocas de frio, retire todos os que estiverem em caixas de papelão, pois este material acumula ácaros e fungos. Por isso, antes de usá-los, faça uma boa limpeza e também os coloque para arejar. Como opção de organização, é possível guardá-los em organizadores específicos ou saquinhos de TNT, para não acumularem qualquer tipo de fungo.

3. Mantenha o closet sem umidade!

Imagem: iStock

Segundo Laura, guarda-roupas e closets também precisam de atenção com relação à umidade. “Retire as roupas do armário e limpe bem todas as gavetas e prateleiras com um pano umedecido com uma solução de 1 litro de água com 4 colheres de vinagre branco. Deixe secar bem para voltar as roupas para dentro. Giz de lousa branco embalado em saquinhos de voil ou tule, também podem ser bons aliados no controle da umidade: coloque-os nas gavetas e pendure um deles no varão do guarda-roupa”. Para os produtos antimofos disponíveis em mercados, prefira os que são feitos à base de sílica, pois não acumulam água e não danificam madeira ou peças de roupas.

4. Preste atenção na disposição dos móveis

Foto: Reprodução / Denise Macedo Arquitetos Associados

Se seus móveis estão próximos ou encostados nas paredes em dias frios, a tendência é transmitir o clima ou a umidade. “Desencoste um pouco camas, sofás ou outros móveis das paredes que recebem a umidade”, explica Dilsa.

Viu só como é fácil preparar a casa no inverno? Dicas e truques práticos podem fazer a diferença para criar um clima aconchegante, mantendo a decoração impecável. E claro, sem gastar muito com grandes invenções. Portanto, mãos na massa e prepare uma casa quentinha com itens incríveis!

PARA VOCÊ

COMENTÁRIOS