13 métodos para tirar mancha de vinho da roupa

Escrito por Alexandre Poletto

imagem: istock

Saber como tirar mancha de vinho é importante, afinal ninguém quer perder aquela vestimenta especial. Porém, quase todo mundo comete um erro que pode deixar a mancha permanente em qualquer peça. Quer saber qual é? Confira abaixo e descubra o método mais eficaz para remover mancha de vinho e como ele depende da sua agilidade.

Deixar a roupa de molho: o método mais eficiente

O segredo para quem quer tirar mancha de vinho é ser ágil. Imediamente após o momento em que a bebida cair no tecido, se possível, coloque a roupa de molho na água. Não deixar o vinho secar é fundamental para recuperar 100% o tecido.

Se você não puder colocar de molho, a alternativa para remover a mancha de vinho é colocar um papel toalha na região onde o líquido caiu. O papel vai sugar a bebida rapidamente e você pode apenas molhar a região para o restante da mancha não secar.

Fazendo isso, você vai conseguir remover a marca no ato. Para ambas as situações, funciona passar sabonete, de preferência branco, na região onde está a mancha. Em alguns segundos a mancha será removida.

Outros métodos para tirar mancha de vinho

imagem: istock

Se ainda sim a técnica de cima não funcionar completamente, fique tranquilo. Pois além de não ter muito trabalho para limpar novamente, ao socorrer no momento você tem grandes chances de remover 100% a mancha de qualquer tecido. Agora, você pode tentar algumas das opções abaixo:

1. Com água com gás

imagem: istock

A água com gás é uma grande aliada para remover mancha de vinho. Quem optar por este método pode fazer da seguinte forma: jogue a água sobre a mancha e aguarde alguns segundos, deixando a mancha perder a cor. Feito isso, retire o excesso da água com papel toalha. A efervescência ajuda a remover as partículas da mancha, penetrando bem no tecido.

2. Com água oxigenada

imagem: istock

A mesma tática funciona com a água oxigenada. É a efervescência que vai ajudar a quebrar a mancha, removendo-a do interior do tecido. Depois de aplicar a substância, espere alguns minutos para ela agir e, então, lave com água e sabão.

Outra possibilidade é unir a água oxigenada com detergente neutro. Juntos, eles formam uma solução capaz de remover manchas de vários tipos. O ideal é proteger o outro lado do tecido, caso seja uma camiseta, por exemplo.

Para isso, coloque um outro pano ou toalha por baixo, que possa receber a mancha. Deixe a mistura agir por 30 minutos, e esfregue o local. Para finalizar, aplique água morna na região e deixe a peça de molho. Enxágue na água fria e espere secar. Depois, lave normalmente. Dependendo do tecido e da cor, a água oxigenada pode manchar. Fique atento!

3. Com alvejante

imagem: istock

O alvejante é indicado para remover manchas secas de vinho. O ideal é usar um líquido que não contenha cloro, isso porque o alvejante é menos agressivo e indicado para tecidos delicados, não desbotam tanto.

É de acordo com o tipo de vinho que a peça manchada vai reagir com a aplicação do alvejante sem cloro. A mancha pode sair completamente ou ficar bem mais discreta na primeira lavagem. O cloro é indicado apenas se na primeira tentativa com alvejante não der certo. O bom é que você pode usar o alvejante em qualquer cor de roupa.

4. Com bicarbonato de sódio

imagem: istock

Aqui, nesta dica de como limpar mancha de vinho, vamos fazer diferente. Em vez de misturar diferentes substâncias, você vai aplicar o bicarbonato diretamente no tecido e na área manchada.

Pegue um pouco de vinagre branco e jogue por cima do bicarbonato. Deixe agir por alguns minutos e depois enxágue com água normal. Deixe secar e veja o resultado. Se for preciso, refaça a dica para remover o restante da mancha.

5. Com creme de barbear

imagem: istock

Outra dica de como tirar mancha de vinho seca é usar o creme de barbear. Você aplica a substância diretamente na região onde está a mancha no tecido. Depois, basta esfregar com água morna e deixar agir por alguns segundos. Em seguida, dentro de um balde, coloque água um pouco mais quente e deixe agir. Em alguns minutos, o tecido estará novinho e sem mancha.

6. Com cremor de tártaro

imagem: istock

A dica aqui é misturar cremor de tártaro com água em partes iguais. Aplique a mistura direto no tecido e esfregue com os dedos mesmo. A substância vai umedecer o tecido e, aos poucos, vai penetrar nas tramas, removendo a mancha e devolvendo a cor natural da roupa. Essa dica aqui certamente você nem imaginava, não é?

7. Com detergente

imagem: istock

O uso do detergente também pode ser usado após a técnica do gelo para remover a mancha. Neste caso é indicado para peças mais secas, onde se coloca o gelo em cima e deixa a água penetrar. Em seguida, a mistura com da água com o detergente vai ajudar a remover a mancha. Essa dica é mais eficiente para tecidos mais escuros.

8. Com leite

imagem: istock

Usar o leite para tirar mancha de vinho só funciona se for recente, não é indicado usar após deixar de molho ou secar. O ideal é retirar o excesso do vinho com o papel logo após o ocorrido: o papel vai sugar a bebida e evitar que ela se alastre no tecido.

Depois, despeje o leite e deixe a peça de lado por alguns minutos. É provável que a mancha tenha saído por completo. Lembre-se que não é necessário colocar a peça na máquina com leite, mas sim depois do leite ter secado na roupa.

9. Com sal e limão

imagem: istock

Outra técnica que funciona é usar o limão e o sal para remover a mancha de vinho. O ideal é colocar o limão ou o sal sobre a mancha, deixando ambos agir por cerca de uma hora. Depois, você pode lavar a roupa com detergente e água, tirando assim o excesso do sal, do limão e da própria mancha. O resultado realmente é incrível!

10. Com talco

imagem: istock

O talco é um aliado incrível para remover umidade e qualquer mancha na roupa ou em outros tecidos. Aplique então o pó em cima da mancha e deixe agir por alguns segundos. Na sequência, esfregue a região com uma escova de dentes com movimentos suaves. Enxaguando a peça depois, você vai ver que a roupa estará praticamente nova.

11. Com vinagre

imagem: istock

O vinagre é um aliado para todo o tipo de limpeza. Neste caso, indica-se a aplicação dele diretamente na mancha e seguida acrescentar de um pouco de água. Deixando agir por alguns minutos, depois é só lavar com água e sabão normalmente.

12. Com vinho branco

imagem: istock

O vinho branco pode salvar sua roupa se você estiver numa festa. Ao contrário do tinto, o vinho branco ajuda a neutralizar a mancha e pode ser seco com um papel toalha simples. Vale lembrar que essa dica de como tirar mancha de vinho só deve ser usada em casos urgentes. Ao chegar em casa, coloque a a peça de molho e aplique uma das dicas anteriores.

E cuidado, para remover a mancha de vinho não se usa pasta de dente (já que ao secar, vai piorar a marca no tecido), e muito menos água sanitária. Depois de aprender a como tirar mancha de vinho, você vai ficar bem mais tranquilo se algum imprevisto acontecer. Aliás, ainda falando em roupa, que tal aprender a como tirar todo tipo de manchas de roupa? É mais um artigo que vai te ajudar no dia a dia.

PARA VOCÊ

COMENTÁRIOS