50 formas de usar as cores neutras na decoração

Lidia Maciel


Com revisão da
Atualizado em 18.04.24

As cores neutras na decoração são curinga em vários pontos da composição. Contudo, é preciso analisar quais são as cores que combinam entre si e quais ambientes elas são mais indicadas. Por isso, neste post você vai ver quais são essas cores e como usá-las. Confira!

Índice do conteúdo:

Quais são as cores neutras

Cores neutras são aquelas que possuem pouco reflexo e baixa intensidade. Os exemplos mais evidentes de cores neutras na decoração são o preto e o branco.

Existem várias outras além dessas cores. Elas são recomendadas para deixar os ambientes clássicos e sofisticados, além de permitir abusar de acessórios.

Tabela de cores neutras

As cores neutras na decoração podem variar de tonalidade e algumas delas não são recomendadas em certos ambientes. Por isso, confira as características das principais tonalidades neutras para deixar o ambiente completo:

Publicidade

  • Bege: essa cor é bem versátil e pode ser usada em vários ambientes. Ela combina com várias outras cores, esteja ela cumprindo papel predominante ou não. Por esses motivos, ela costuma ser mais recomendada em salas e na decoração de quartos.
  • Cinza: essa cor é neutra, mas passa modernidade e elegância. Por isso, apostar no cinza é ideal para quem quer dar um novo ânimo na decoração de casa. Um ótimo ambiente para usar essa cor é a cozinha.
  • Marrom: combina com tons terrosos, amadeirados e caramelos. Isso cria uma atmosfera orgânica, aconchegante e criativa. Por isso, ela é indicada para ambientes que se deseja ter um ar rústico e acolhedor. Como salas e quartos rústicos.
  • Preto: é elegante, sofisticada e muito versátil. Pode ser usada em diversos ambientes. Contudo, alguns elementos, como o vaso sanitário, não devem ser dessa cor por questões de saúde.
  • Branco: se usado corretamente, o branco pode iluminar o ambiente. Essa cor é associada a um estilo minimalista e deve ser combinado com outras cores e texturas. Um ambiente apenas branco e sem contrastes pode ficar frio ou estéril demais.
  • Creme: está relacionada a uma decoração mais tradicional. Porém, essa cor é muito versátil e pode ser combinada com várias cores. Por exemplo branco, azul, rosa e outras cores neutras.
  • Fendi: é outra cor relacionada à decoração clássica e elegante. Ela é um coringa que pode ajudar a criar texturas e contrastes com o branco, cinza e marrom. Essa cor é vai bem em elementos com madeira, espelhos ou com dourado.
  • Off-white: a combinação mais comum dessa cor é com tons amendoados ou de madeira natural. Contudo, ela também serve para quebrar e dar textura à limpidez do branco. Além disso, ela pode ser usada na marcenaria ou em sofás.
  • Grafite: assim como o cinza e o preto, essa cor é versátil e traz sofisticação ao ambiente. Ela combina com o estilo industrial e com cores de fundo frio. Além disso, ela também serve para criar texturas e contraste com o preto.
  • Palha: seu fundo amarelado serve bem como contraste em vários tipos de elementos da decoração. Além disso, pode-se optar por uma combinação clássica, como o marrom ou uma união ousada, como o vermelho ou preto.

Agora fica fácil decidir qual será a cor neutra ideal do seu ambiente, não é mesmo? Dessa forma, é hora de começar a pensar em como será o resultado final da decoração. Veja algumas ideias que podem te ajudar.

50 fotos de cores neutras na decoração que vão trazer leveza e sofisticação

Diferentes ambientes ficam melhores com cores. Dessa maneira, confira algumas maneiras de decorar usando esses tons:

1. Há várias formas de usar as cores neutras na decoração

2. Isso mostra como elas são versáteis

3. Em alguns casos, elas predominam

4. E deixam o ambiente aconchegante

Foto de cores neutras na decoracao 5 - 7

Studio Gabriel Bordin

Publicidade

5. Isso pode ser feito em vários lugares

6. Principalmente quando o objetivo é aconchego

7. Por isso, as tonalidades são importantes

8. Como as cores neutras para sala

9. Que ajudam a criar esse clima

10. Perfeito para uma sala minimalista

11. Ou uma sala de jantar sem perder a sofisticação

Foto de cores neutras na decoracao 011 - 14

Lidia Maciel

Publicidade

12. Há vários exemplos de cores para isso

13. Como esta sala

14. Esta aposta tons off-white

15. Há um certo preconceito com tons neutros

16. Algumas pessoas pensam que a decoração fica ruim

17. Ou seja, monótona

18. Mas estes exemplos provam o contrário

19. É possível fugir do óbvio

20. Mesmo com as cores neutras para quarto

21. As quais ajudam a criar um ambiente aconchegante

22. E que não é monótono

23. Isso pode ser feito de várias formas

24. Como decorar com objetos neutros

25. Ou fazer isso na roupa de cama

26. Tons neutros para a decoração do quarto de bebê

27. No quarto é ideal apostar em certos tons

28. Como tons naturais

29. Isso vai deixar o ambiente mais aconchegante

30. E ideal para as horas de descanso

31. Nesse caso, as cores neutras são cruciais

32. Principalmente para uma decoração mais natural

33. A qual ajuda a finalizar bem o dia

34. Porém, é preciso pensar independente do cômodo

35. Ou dos elementos decorativos

36. Isto é, a cor pode ser predominante

37. Como nas cores neutras para parede

38. Assim, é possível criar vários contrastes

39. Seja com os elementos da decoração

40. Em diferentes texturas

41. Tons neutros são certeiros para uma cozinha clena

42. Um banheiro de luxo para sonhar

43. Um lavabo sofisticado em tons neutros

44. Uma boa opção para uma decoração versátil

45. Os quais combinam com vários estilos

46. E várias cores diferentes

47. Isso tudo sem ficar monótono

48. Ou parecer um ambiente estéril demais

49. Para isso, aposte em contrastes de cores e texturas

50. E sua composição ficará incrível

Quantas ideias maravilhosas, não é mesmo? Elas conseguem fugir do óbvio sem deixar o ambiente carregado. Além das fotos, se prepare para ver algumas dicas que serão valiosas na hora de compor o seu ambiente.

Como usar cores neutras na decoração

Há quem diga que dica boa é dica útil. Por isso, veja os vídeos selecionados e tenha mais ideias de como é possível usar as cores neutras na hora de renovar ou construir um ambiente para a sua casa.

Como usar cores neutras na decoração

A arquiteta Dênia Carla dá várias dicas para pintar a parede de casa com cores neutras. Além disso, ao longo do vídeo, a profissional dá dicas de marcas para você não se perder na hora de fazer essa reforma. Confira!

Como usar cores neutras sem ficar sem graça

Um dos maiores receios de quem deseja usar tons neutros é que a decoração fique monótona. Por isso, a youtuber Pâmela Minella dá várias dicas para fugir de uma decoração tediosa, sem abrir mão das cores neutras. Veja e entenda!

10 cores neutras versáteis

Os tons neutros são famosos por serem uma aposta confortável para quem quer um estilo versátil. Por isso, a arquiteta e decoradora Mariana Cabral sugere 10 tons neutros que combinam com vários estilos de decoração.

As cores neutras são curinga na decoração. Por isso, elas são comuns em vários estilos e escolhas para os cômodos. Além disso, veja mais formas de inovar usando uma tonalidade neutra, com ideias incríveis para uma sala marrom.

comentários
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments