ProjetoD
A fachada é a identidade da sua casa, a primeira impressão que ela passa. Existem muitas possibilidades de cores para fachadas de casas e combinações para serem utilizadas no projeto. Separamos algumas dicas e inspirações que podem facilitar a sua decisão.
Publicidade
Existem diversas cores que podem ser usadas na fachada, tudo depende do seu projeto e do que você gosta. É comum ver casas utilizando cores tendência ou pequenos toques de cores vibrantes em suas áreas externas, porém algumas cores de fachadas de casas são consideradas clássicas.
O arquiteto Alisson Bordin responde sobre quais cores considera clássicas: “O branco e suas variantes são sempre um coringa em todo projeto, proporcionando a ela características de leveza, imponência e sofisticação, além de permitir com maior facilidade a inserção de complementos decorativos. Para mim, o branco é um clássico para as fachadas.”
Publicidade
A arquiteta Bruna Boato complementa: “Considero a paleta de cinza bem clássica para aplicação em fachada. De forma geral, todos os estilos de fachada ficam harmoniosos com uma paleta de cinza bem empregada.”
Cor clássica, super elegante e vai bem com qualquer outra cor ou material. Boa para regiões quentes, pois absorve menos calor. Seu único defeito é a manutenção, qualquer mancha ou sujeira fica destacada na parede branca.
Mais uma cor clássica, muito presente em casas modernas. Fácil de combinar com outros elementos e tem a vantagem sobre o branco de apresentar menos sujeira. Tendência, foi escolhida como cor do ano pela Pantone.
Cor neutra, moderna e muito boa para ser usada em detalhes da fachada. Não é recomendada a pintura de toda a fachada por nesse tom, por ser uma cor escura e absorver muito calor.
Super elegante e neutra, combina super bem com madeiras e pedras. Por ser mais amarelada não evidencia tanto a sujeira mesmo sendo uma cor clara, e conta com o benefício de refletir o calor.
Muito utilizado em casas de campo, a terracota esconde bem a sujeira. É uma cor cheia de personalidade que pode ser usada para a pintura de toda a residência, ou para detalhes, caso deseje um efeito mais discreto. Absorve um pouco de calor por ser mais escura, mas não a ponto de causar desconforto.
Atemporal, neutra e fácil de combinar com outras cores e elementos naturais, como madeira e pedras. Não dá trabalho com manutenção e, assim como a terracota, ela absorve um pouco mais de calor do que as cores mais claras, como o bege.
Publicidade
Super moderna e marcante, mas é recomendada apenas para detalhes da fachada. Ela absorve bastante calor e pode deixar os ambientes internos desconfortáveis, se usado em excesso.
Cor super leve, dá um toque de personalidade sem perder a elegância. Por ser um tom acinzentado é mais neutro e combina com quase tudo. Não absorve muito calor e não precisa de tanta manutenção em relação à sujeira.
Prática e com bom conforto térmico, pode ser usada em toda a fachada. Não esconde tão bem a sujeira por ser clara, mas a manutenção ainda é fácil. Passa uma sensação calmante e serena.
Ótima cor para quem quer um detalhe moderno e elegante na fachada. Por ser uma cor escura ela pode esquentar mais a casa, mas disfarça bem a sujeira. Assim como sua versão mais clara, é uma cor relaxante.
Muito utilizada em detalhes como portas e parede destaque, o turquesa é super moderno e jovial. É uma cor que transmite tranquilidade. Ela não absorve muito calor e é de fácil de cuidar.
Cor energética e que deixa a fachada moderna e imponente. Para não se tornar cansativa, deve ser usada em tons menos vibrantes ou apenas em detalhes. De fácil manutenção, mas não tão eficiente em refletir a radiação solar.
Cor super alegre e divertida, ótima para quem quer trazer personalidade e modernidade para a casa. A segunda escolhida do duo de cores do ano da Pantone, está super em alta. Muito utilizada para pintar paredes destaque e em outros detalhes da fachada. Não acumula muito calor e é de fácil manutenção.
O verde nos lembra da conexão com a natureza. Vai super bem com outros elementos naturais, como a madeira. Assim como as outras cores claras, não esquenta o interior da casa, mas não é tão eficiente em camuflar a sujeira como os tão terrosos.
Esse tom de verde é super elegante. Por ser um verde nos transmite serenidade. Como é um tom mais escuro, acumula um pouco mais de calor.
É sempre interessante testar diferentes tonalidades e arranjos no seu projeto. Muitas cores ficam super harmoniosas quando combinadas entre si e com outros materiais.
Ao escolher as cores para a fachada são consideradas as necessidades do morador, o seu estilo e a arquitetura da casa. Perguntamos a arquitetos sobre a escolha de cores em um projeto:
Alisson Bordin: “A cor surge junto com o partido arquitetônico tomado. A inserção de materiais de acabamento como pedras, madeiras, peças cimentícias, metais e outros, ditam o melhor caminho de cor a ser tomado. Geralmente opto por cores de uma mesma paleta para compor a fachada. Num exemplo de fachada com madeira, a paleta de cores vai ficar entre cores neutras e tons terrosos.”
Bruna Boato: “Escolho a cor ideal de acordo com o estilo do cliente e a arquitetura da fachada. A cor ideal é aquela que representa o perfil do cliente e valoriza todos os detalhes e volumes que compõem a fachada.”
Separamos algumas dicas para ajudar na sua escolha:
Explore diferentes combinações de cores para fachadas de casas antes de tomar a sua decisão, hoje em dia um bom profissional pode te ajudar a simular diferentes visuais rapidamente.
Separamos algumas imagens para te trazer inspiração sobre cores para fachada de casas, mostrando mais exemplos de cores e de combinações de materiais.
Agora que você já sabe como escolher cores para fachada de casas, que tal ler sobre revestimento de parede externa.