Cortina de vidro: o que é, vantagens e como usar essa proposta

Escrito por Amanda Barata

A cortina de vidro desempenha um papel importante quando a proposta é iluminação e visibilidade, além de ser funcional na hora de proteger o ambiente contra fatores externos, como ruídos, poeira, frio e chuva. Conhecida também como janela panorâmica, a cortina de vidro possibilita a visualização total do ambiente externo, proporcionando um ambiente integrado e naturalmente iluminado.



A arquiteta Mariana Miranda reconhece o valor que as cortinas de vidro ganharam no mercado e recomenda: “É importante que ao tomar essa decisão, o cliente saiba exatamente qual a sua expectativa ao adquirir aquele produto, pois como uma cortina comum, existem variações dos modelos de cortina de vidro ofertados”. Por isso, vamos ajudar você a entender melhor cada tipo:

Tipos de cortina de vidro

Com a alta procura, o mercado de cortinas de vidro precisou se adequar às expectativas e exigências dos mais diferentes tipos de clientes, contando com uma variedade de produtos, conforme destacamos abaixo:

  • Sistema Europeu: geralmente é o mais procurado. Permite a abertura total do vão e se adapta a qualquer tipo de espaço. As folhas de vidro ficam alinhadas em um único trilho e são manipuladas por um pivô central. Com um giro de 90 graus, elas se recolhem por completo em um dos cantos.
  • Sistema Versatik: funciona como uma ampla janela, com duas laterais fixas. As folhas centrais se movem por um único trilho.
  • Sistema Stanley: proporcionalmente ao tamanho do vão, acrescentam-se mais trilhos por onde as folhas de vidro correm. Dessa forma, a abertura fica quase completa, ficando todas as folhas recolhidas atrás de um painel fixo.

Para eleger um desses tipos de cortina de vidro, é importante que o espaço disponível seja bem analisado, para que o resultado seja não só decorativo, mas também funcional. A cortina de vidro tem muitas vantagens. Veja algumas dicas abaixo para te ajudar a tomar essa decisão:

Vantagens

  • Fácil de limpar.
  • Reduz consideravelmente ruídos externos.
  • Protege contra poeira, chuva, frio e vento.
  • Permite visual panorâmico de ambientes externos.
  • Não altera a fachada.
  • Oferece transparência e iluminação natural.
  • Conta com material de alta resistência.
  • Integra o ambiente com leveza.

A cortina de vidro tem boas vantagens e consegue transformar o espaço que você tem disponível. Na hora de escolher, busque as opções disponíveis de acordo com o espaço que você tem, bem como as particularidades que ele demanda.

15 fotos de cortina de vidro perfeitas para qualquer tipo de ambiente

O efeito da cortina de vidro é incomparável. Ambientes ganham amplitude e claridade, além de um toque charmoso pelo panorama visual que proporcionam. Separamos alguns ambientes totalmente transformados por esse elemento.

1. Use apenas na parte superior

2. Ambiente integrado e leve

Paula Vecchi



3. Ideal também para espaços limitados

4. Perfeita circulação de luminosidade

5. Aderente a todo tipo de ambiente

6. Fluidez para espaços modernos

7. Aproveitamento de toda a iluminação externa

8. Não perca nenhum detalhe da sua vista

9. Acabamento perfeito para o espaço

10. Efeito contínuo para o ambiente

11. Totalmente adaptável a qualquer tipo de espaço

12. Aconchego para qualquer momento

GF Projetos



13. Amplitude para áreas modestas

14. Harmonia e leveza

15. Sempre uma boa proposta para qualquer espaço

A cortina de vidro é propícia a qualquer tipo e tamanho de espaço. Sempre uma boa aposta, o efeito visual é o ponto alto dessa escolha, não desmerecendo toda a funcionalidade e leveza que ela proporciona ao ambiente.

Preço

O preço da cortina de vidro vai variar de acordo com o sistema que você vai escolher, o tipo de vidro e, principalmente, pelo tamanho da área a ser aplicado.

Para a instalação de um bom produto, você vai desembolsar de R$ 500 a R$ 1.500 por metro quadrado. É importante que você busque profissionais especializados, uma vez que o resultado final vai depender exclusivamente do tipo de produto e mão-de-obra contratados.

É importante pontuar que a cortina de vidro é um investimento interessante, se tratando de um bem durável, e que costuma ter uma garantia estendida.

Cuidados e manutenção

Como todo produto, a cortina de vidro também tem suas necessidades de cuidado e manutenção, para que funcione adequadamente e tenha alta durabilidade no seu desempenho. Vamos listar algumas dicas de como cuidar bem da sua cortina de vidro, para que você curta tranquilo seu ambiente!

  • Higienização interna: um pano umedecido e sabão neutro misturado à água é suficiente para retirar até mesmo as sujeiras mais pesadas. Produtos como limpa-vidros ou desengordurantes não são uma boa opção para as cortinas de vidro, pois podem danificar as películas que são aplicadas nos vidros temperados. É imprescindível, ainda, evitar produtos a base de solventes, panos e esponjas ásperas. Dessa forma, você não provocará riscos ou manchas na superfície.
  • Higienização externa: lembre-se que a limpeza externa de fachadas é perigosa, e deve ser executada por um profissional adequado.
  • Manutenção preventiva: é necessário realizar anualmente a manutenção dos vidros, da película e dos acessórios que compõem a cortina de vidro – como trilhos, básculos e rolamentos, a fim de garantir o perfeito funcionamento de toda a estrutura instalada.
  • Manuseio: se as folhas de vidro forem manuseadas muito devagar é grande o risco de ficarem emperradas nos trilhos, mas por outro lado, se manuseadas com muita força, podem desencaixar dos trilhos e, consequentemente, virem a cair. Dose a força sempre que for abrir ou fechar as cortinas.
  • Substituição de peças: devido ao desgaste natural do tempo, serão necessárias substituições das peças que compõem a estrutura da sua cortina de vidro. As roldanas sofrem um desgaste maior, devido à frequente exposição ao sol, chuva e também da pressão que o vento exerce sobre as folhas de vidro. Geralmente, a troca deve ser feita a cada dois anos.
  • Lubrificação do envidraçamento: para melhorar o deslizamento das folhas de vidro, é recomendado que, após a higienização, seja aplicado algum tipo de óleo desengripante para melhorar o atrito entre as roldanas e o trilho.
  • Dica bônus: os dias nublados são ideais para realizar a limpeza da sua cortina de vidro. Isso porque, a incidência de luz solar direta acaba secando o produto antes que você tenha finalizado o polimento do vidro.

Gostou das dicas? Então é só escolher o modelo de cortina de vidro que você quer e buscar um profissional competente para a instalação. A arquiteta Mariana Miranda reforça que é importante seguir todas as recomendações que forem passadas por ele, para que você possa garantir a vida útil do produto que está adquirindo.



Depois de instalada a sua cortina de vidro, aproveite todos os benefícios, principalmente pelo visual que ela vai te proporcionar!

PARA VOCÊ