Cortina para quarto de menino: fotos e dicas para escolher o modelo com perfeição

Escrito por Sheila Almendros

Foto: Reprodução / BY Arq&Design

Quando decoramos um ambiente, sabemos que a primeira regra é deixá-lo de acordo com a personalidade do morador, e com o quarto dos meninos essa regra não seria diferente, independentemente da idade.

E se tem uma peça encarregada de trazer tal personalidade é a cortina, que a princípio pode parecer um item dispensável na decoração, mas depois de instalada mostra o quanto o seu resultado é valioso para trazer conforto, controle de temperatura e luz, e ainda um toque mais sofisticado ao espaço.

Existem diversos tipos de modelos disponíveis, e você pode desbravar mais a fundo este tema clicando aqui, mas para o quarto do bebê, do menino ou do adolescente é importante que este item tenha uma característica mais leve, sem deixar o dormitório sério e adulto demais. A cortina pode ser até sóbria, desde que haja outros acessórios para adicionar a jovialidade que o refúgio dos garotos precisa.

Evite materiais requintados, como Shantung, Seda, Brim, Veludo, Chenille Sarja e Linho Puro, que ficam muito melhor no quarto dos pais ou na sala, e dê preferencia para os tipos a seguir:

Modelos de cortinas para quartos de meninos

Foto: Reprodução / Ester Kloss & Helaine Pinteric

Para encontrar o modelo ideal de cortina para o quarto dos garotos, é necessário pensar em alguns pontos, como a disposição dos móveis quanto a altura da janela, o horário que o sol bate e o quanto esta claridade pode afetar o sono do pequeno morador e, principalmente, se ele é aquele pequeno Picasso que gosta de mexer com tinta, canetinha entre outros materiais de arte. Assim você saberá se precisa de uma cortina longa ou curta, um corta luz ou voal ou de alguma peça que não precise ser desinstalada para limpar, caso a criança acabe sujando-a.

Cortina para quarto de bebê menino

Foto: Reprodução / BMG Arquitetura

Para o mais novo reizinho da família, é importante pensar no controle da entrada de luz, portanto, pense em adicionar um blackout, mas com um voal por cima para manter a leveza da decoração. Alguns outros modelos podem exercer a mesma função com mais equilíbrio no visual, como a cortina romana.

Cortina para quarto infantil de menino

Foto: Reprodução / Cilene Monteiro Lupi

Estes pequenos cheios de criatividade e energia merecem algo que represente bem essa personalidade, como cortinas temáticas ou coloridas. Pense em tecidos leves, e caso a decoração esteja sóbria, é esta a oportunidade de adicionar cor, preferencialmente um tom alegre e divertido.

Mas se o morador for hiperativo e um verdadeiro artista, opte por persianas ou blackouts, que são fáceis de limpar sem precisar removê-las na parede, ou cortinas de tecido que não sejam longas, longe do alcance das mãozinhas sujas ou doidas para puxá-las até tudo vir abaixo.

Cortina para quarto juvenil de menino

Foto: Reprodução / Ednilson Hinckel

Por ser um mocinho em fase de crescimento, o ideal é deixar pra lá tudo que remeta à infância. Para os adolescentes, double vision, cortina rolô, persianas ou tecidos sóbrios são essenciais, assim ele não corre o risco de odiar tudo quando seus gostos pessoais amadurecerem.

É nessa fase que eles passam a maior parte do tempo no quarto e, por isso, é importante manter a privacidade sem tirar o aconchego. Eles certamente vão adorar os modelos escuros de persianas, e também o blackout para não atrapalhar a visão enquanto assiste TV.

30 cortinas para quartos de meninos para se inspirar

A seguir, você confere alguns projetos inspiradores de quartos de bebês, meninos e adolescentes, com modelos de cortinas que mais se encaixam no perfil de cada habitante destes maravilhosos dormitórios.

1. Estampas deixam o quartinho do bebê mais animado

Foto: Reprodução / Maria Claudia Nassar

Para não ficar um ambiente carregado de informação, deixe que a cortina estampada seja o destaque principal do quarto. Assim você adiciona algo divertido sem perder o equilíbrio.

2. Controlando a luz solar

Foto: Reprodução / Casa 2 Arquitetos

Se o sol da manhã bate exatamente na janela do bebê, invista em um corta luz de primeira, para não comprometer o sono do pequeno durante as primeiras horas do dia. Painéis também são ótimas opções para controlar a luminosidade.

3. Mantendo a neutralidade da decoração

Foto: Reprodução / Codecorar

Para um quartinho com papel de parede marcante, é fundamental manter o equilíbrio da decoração com uma peça simples. Aqui a cortina romana exerceu bem esta função, além de adicionar um charme a mais para o dormitório.

4. Cortinas romanas são clássicas e charmosas

Foto: Reprodução / Karen Pisacane

Para os pequeninos que tiram aquela pestaninha indispensável a tarde, a cortina romana vem super a calhar, além de combinarem perfeitamente com a decoração mais delicada. Fora que elas nunca saem de moda!

5. A delicadeza do voal

Foto: Reprodução / Studio Novak

Não dá para negar que a transparência do voal deixa tudo mais leve e sóbrio. Ideal para quartinhos coloridos, ou com a neutralidade na medida certa que os pais tanto desejaram para transmitir tranquilidade ao baby.

6. Um climinha super aconchegante

Neste projeto, o corta luz foi usado para manter uma decoração mais aconchegante não só para o bebê, mas também para a mamãe que precisa relaxar enquanto amamenta. A cartela de cores sem gênero usada está super em evidência!

7. É tanta paz que parece um céu

Foto: Reprodução / Adriana Fontana

Os tons pastel são os mais adotados em quartinhos de bebê, justamente por terem a leveza que muitos pais procuram na hora de decorar. A cortina acompanhou a mesma cor utilizada em uma das paredes e também nos móveis.

8. Toda a simplicidade do linho

Foto: Reprodução / Claudia Mattos

O linho é um tecido que remete ao frescor e suavidade, e que possui um caimento mais firme que o voal, porém não perde a delicadeza por não ser um material grosso demais. Para o quartinho do bebê, tons neutros como o bege ou azul bebê são um charme só.

9. Aposte na double vision

Foto: Reprodução / Bender Arquitetura

Este tipo de cortina é ideal para controlar a entrada da luz sem limitá-la por completo, além de manter a privacidade, principalmente em condomínios que tenham janela de frente para outra janela.

10. Deixa o neném dormir sossegado

Foto: Reprodução / Paula Blanco

Para dar mais leveza à decoração, a cortina voal foi instalada em frente ao corta luz, e para ficar ainda mais com a carinha de quarto de bebê, os ursos agarradinhos serviram como um belo prendedor.

11. Discretinho

Foto: Reprodução / Juliana Pippi

Se a ideia é ter uma cortina muito mais funcional do que decorativa, o ideal é escolher um modelo que se camufle na decoração, e que não destoe da composição.

12. Sob medida

Foto: Reprodução / Escala Arquitetura

É importante ter todas as medidas da janela ao comprar uma cortina, pois ela deve ser totalmente coberta. Se quiser um resultado mais sofisticado, pense em um modelo que ocupe toda a parede.

13. Persianas combinam com tudo

Foto: Reprodução / Sandro Clemes

E são super despojadas, combinando perfeitamente com quase todos os estilos de decoração. Neste projeto, o quartinho do menino recebeu este modelo em um tom claro, casando perfeitamente com o papel de parede.

14. Dose dupla

Foto: Reprodução / Maria Claudia Nassar

Se o cômodo possui duas janelas, ambas deverão receber o mesmo modelo de cortina, ou um único modelo que as cubram por completo.

15. De ponta a ponta

Foto: Reprodução / Izabela Lessa

Veja neste exemplo como o quarto fica com uma decoração muito mais valorizada quando a cortina ocupa toda a parede que recebeu a janela. O bandô escondeu perfeitamente os trilhos, e deixou a peça muito mais alinhada. A barrinha amarela é um charme adicional.

16. Painéis sob medida são super modernos

Foto: Reprodução / Triplex Arquitetura

Eles transformam as janelas em verdadeiros quadros de luzes, além de serem super charmosos e discretos. Logo abaixo, o espaço livre recebeu prateleiras e um quadrinho cheio de estilo.

17. O corta luz é fundamental para adicionar conforto

Foto: Reprodução / Milla Holtz

Estes modelos podem ser facilmente encontrados no estilo rolô, que são modernos e práticos. E no pequeno espaço sobrando ao lado da janela, um painel divertido foi instalado para dar uma quebrada na sobriedade.

18. Cortineiro embutido que mais parece uma moldura

Foto: Reprodução / Fabiana Infantozzi

O quartinho totalmente planejado para os meninos recebeu uma cortina até a altura de uma das camas. Assim, nada ficará enroscando e não será necessário arrastar nenhum móvel para abri-la.

19. Uma opção personalizada

Não há dúvidas que meninos adoram azul e verde, e adicionar esta identidade deixa o quartinho ainda mais cheio de personalidade. Aqui a cortina com a medida exata da janela ganhou duas faixas delicadas no mesmo tom de outros detalhes, e valorizou ainda mais a cartela de cores.

20. Nada para atrapalhar a imagem na TV

Foto: Reprodução / Érica Salguero

Dormitórios com televisão instalada ao lado da janela precisam de uma opção que bloqueie a entrada de luz, para não atrapalhar enquanto o pequeno morador esteja curtindo um desenho animado.

21. Para o quarto do adolescente, escolha uma opção atemporal

É nesta fase que a gente deixa de lado as opções infantis para dar espaço à modelos mais sóbrios e sofisticados na decoração. A jovialidade ficará por conta de acessórios e outros apetrechos que remetam à personalidade do adolescente.

22. E que possa servir ainda quando ele ficar grandinho

Foto: Reprodução / Eduarda Corrêa

Persianas, cortinas rolôs e blackouts são os modelos mais indicados para “crescer” com o jovem morador do dormitório. Pode apostar que tudo a volta pode mudar, mas a cortina continuará a servir.

23. Um refúgio moderninho

Foto: Reprodução / Marí Aní Oglouyan

A decoração em tons de cinza e nuances de vermelho não podia deixar de ter uma persiana super moderna seguindo o mesmo conceito. Com a mesa instalada logo abaixo da janela, o quarto ficou ainda mais despojado e funcional.

24. Nada de cortinas temáticas para o rapazinho

Foto: Reprodução / Léo Shehtman

Modelos com estampas infantis podem e devem ser deixados de lado, para dar mais leveza à decoração. Por ser um lugar onde o jovem passará grande parte de seu tempo, é necessário oferecer o aconchego necessário de acordo com os seus novos gostos e necessidades.

25. Para ele que está começando a amadurecer

Foto: Reprodução / Studio Novak

Os painéis foram instalados para dar mais privacidade e aconchego ao ambiente. Sua altura é ideal para não atrapalhar os trabalhos acima da mesa, e o cortineiro disponibilizado no vão da sanca escondeu o trilho de instalação, deixando tudo muito mais perfeito.

26. Painel com bandô

Foto: Reprodução / Marel – Grupo Factory

Outra maneira muito prática e bonita de esconder os trilhos são os bandôs. Este recurso é propício para quem não faz o rebaixamento do teto no cômodo, ou para quem não teve cortineiros adaptados ao projeto.

27. Blackouts são os mais adequados para grandes janelas

Foto: Reprodução / Alessandra Barros

Pois eles bloqueiam a luminosidade excessiva no ambiente, principalmente se o cômodo é pequeno. Além do mais, eles são tão versáteis que o seu único trabalho será escolher a cor que mais combina com o restante da decoração.

28. A versatilidade de uma persiana preta

Foto: Reprodução / Renata Basques

Os meninos vão adorar ter uma persiana super masculina e charmosa para dar um toque pessoal em seu refúgio. Elas são elegantes e são ideais principalmente para janelas que também são escuras.

29. Acompanhando a cabeceira

Foto: Reprodução / Marí Aní Oglouyan

Quando a cama fica abaixo da janela, o ideal é instalar uma cortina um pouco acima da cabeceira, independentemente do modelo. Dessa forma, o resultado fica mais harmonioso, ainda mais quando ambos elementos se combinam.

30. Cortina rolô + espelho

Foto: Reprodução / Studio Novak

Neste projeto, o espelho instalado ao lado da janela ofereceu uma sensação de amplitude ao dormitório do adolescente geek, e a leveza da cortina rolo não deixou a decoração over e nem com muita informação.

9 modelos de cortinas para quartos de meninos para comprar online

Confira algumas opções do mercado e seus respectivos preços para você poder incluir dentro do orçamento de seu projeto decorativo:

1. Cortina O Pequeno Príncipe

Compre na Tok Stok

2. Cortina branca e azul

Compre na Americanas

3. Cortina Realeza Marinho

Compre na Americanas

4. Cortina Colméia

Compre na Tok Stok

5. Cortina com bandeirinhas

Compre na Havan

6. Cortina de algodão azul

Compre na Etna

7. Cortina de algodão azul marinho

Compre na Etna

8. Persiana Ibis

Compre na Etna

9. Cortina Rolô

Compre na Leroy Merlin

Há também a possibilidade de contratar uma costureira ou empresa especializada para fazer sob medida a cortina ideal para o quarto do menino. E falando em medida, não se esqueça de calcular as metragens, tanto da largura quanto da altura da janela ou parede que a peça será instalada, que é essencial para que o seu projeto fique perfeito.

PARA VOCÊ

COMENTÁRIOS