Cozinha modulada: 80 modelos que unem funcionalidade e estilo

Escrito por Ana Kordelos

Foto: Reprodução / Henn

Escolher corretamente os móveis do lar é uma tarefa importante. Na cozinha isto não é diferente. Em um espaço ideal para reunir amigos e família, é importante que os móveis escolhidos cumpram diferentes papéis, unindo funcionalidade e estilo, além de incrementar a decoração deste ambiente.

Diferentemente da cozinha planejada, onde os móveis são feitos sob medida, a cozinha modulada é composta literalmente por módulos, contendo medidas pré-fabricadas, permitindo que o conjunto seja montado de acordo com o espaço disponível e com as necessidades do ambiente.

Principais fabricantes de cozinha modulada

Foto: Reprodução / Decibal


Atualmente existem empresas especializadas no ramo moveleiro que possuem lindos modelos de cozinhas moduladas, contando com cores, materiais e estilos variados. Confira alguns dos mais populares fabricantes:

  • Itatiaia: contendo mais de 50 anos no mercado de móveis, a Itatiaia possui fabrica situada em Minas Gerais, sendo reconhecida como a maior fabricante de cozinhas no nosso país.
  • Henn Modulados: contando com uma fábrica com mais de 70.000 m2, a Heen é vendida no Brasil e exportada para quatro continentes. Um de seus diferenciais é a aposta na sustentabilidade, utilizando madeira 100% reflorestada.
  • Pradel Móveis: derivada da empresa de móveis Dalla Costa, que possui 30 anos de experiência, a Pradel possui fábrica em Bento Gonçalves/RS, e oferece belas opções de cozinhas moduladas para agradar as mais diversas funções e estilos.
  • Kappesberg: situada no Rio Grande do Sul, esta empresa ainda atua com responsabilidade social, apoiando fundos à criança e ao adolescente. Com opções variadas para criar a cozinha ideal, ainda pratica a sustentabilidade ao reciclar os resíduos produzidos na própria empresa.
  • Móveis Bartira: conhecida como a maior fábrica de móveis da categoria, possui 112.000 m2 de extensão. Criada em 1962, passou a compor o Grupo Casas Bahia em 1981, sendo vendida por todo o país.
  • Decibal: com 37 anos no mercado, sua fábrica está localizada no Rio Grande do Sul. Contando com evolução constante, vem se destacando na indústria moveleira com belas opções de cozinhas.

80 cozinhas moduladas para os mais variados gostos

1. Uma funcional cozinha em L

Foto: Reprodução / Madesa

Ideal para quem deseja garantir espaço livre no centro do ambiente, esta cozinha conta com armários e nichos, garantindo espaço de sobra para organizar os utensílios.

2. Ocupando apenas uma parede do ambiente

Foto: Reprodução / Decibal

Quem não possui muito espaço necessita de móveis bem projetados, que cumpram sua função mesmo em medidas mais modestas. Esta opção reune os elementos essenciais de uma cozinha.

3. Toda a beleza da mistura do branco com madeira

Foto: Reprodução / Multimóveis

Dupla cheia de estilo, apostar em móveis que mesclem o tom natural da madeira com módulos em branco garante uma cozinha charmosa e elegante.

4. Que tal uma cozinha com península?

Foto: Reprodução / Henn

Ótima alternativa para quem possui espaço de sobra, este tipo de cozinha segue o formato em J, contando com uma pequena península, que garante espaço de sobra para o preparo dos alimentos.

5. Apostar em móveis aéreos é uma boa pedida

Foto: Reprodução / Itatiaia

Alguns modelos de cozinhas moduladas possuem a opção de móveis aéreos, garantindo maior praticidade no momento da limpeza, além de um visual mais suave.

6. Visual clássico com uso de vidros

Foto: Reprodução / Kappersberg

Possuindo características do estilo clássico, esta cozinha possui portas de vidro em seus armários, possibilitando a visualização de seu conteúdo.

7. Com espaço reservado para o vinho

Foto: Reprodução / Pradel Móveis

Os amantes de vinho podem ficar tranquilos: é muito comum este tipo de cozinha possuir nichos que cumprem o papel de uma mini adega. Aqui ela é destacada pela cor branca, em meio aos armários em tom de madeira natural.

8. Vale apostar em transparências

Foto: Reprodução / Madesa

Ao optar por armários com portas em vidro translúcido ou fosco, é possível incrementar o visual do ambiente, deixando seu interior visível.

9. Que tal uma bela ilha no centro?

Foto: Reprodução / Decibal

Contendo os módulos ideais para compor uma cozinha gourmet, esta opção conta com armários em diversos formatos e uma bela ilha no centro.

10. Portas assimétricas deixam o visual descontraído

Foto: Reprodução / Multimóveis

Com cada vez mais opções de modelos possuindo visual moderno e cheio de estilo, existem armários com portas assimétricas, deixando a cozinha mais descontraída.

11. Uma cozinha na cor branca

Foto: Reprodução / Madesa

Garantindo luminosidade e sensação de limpeza ao ambiente, este modelo fabricado na cor branca ganha puxadores em tom dourado, adicionando requinte os módulos.

12. Para quem não tem medo de ousar

Foto: Reprodução / Kappesberg

Aqui, as portas com padronagem geométrica garante mais personalidade ao móvel. Mescladas aos armários em madeira, garantem a dose ideal de ousadia.

13. Vale mesclar dois tons diferentes em uma mesma composição

Foto: Reprodução / Heen

Apesar de normalmente as misturas envolverem o tom de madeira com outra cor, para quem deseja um resultado mais discreto, vale escolher tons próximos da própria madeira.

14. Contando com nicho dedicado para o micro-ondas

Foto: Reprodução / Madesa

Aqui, além de possuir módulos com vários armários na vertical, esta cozinha ainda conta com um nicho com o tamanho ideal para acomodar o micro-ondas.

15. Puxadores discretos para um visual minimalista

Foto: Reprodução / Multimóveis

Quem deseja dar total destaque à bela madeira utilizada para a confecção dos módulos pode apostar em puxadores mais discretos, garantindo funcionalidade e beleza ao móvel.

16. Simulando o visual de uma cozinha planejada

Foto: Reprodução / Decibal

Um dos grandes diferenciais da cozinha planejada para a modulada é a presença ou não de pés nos móveis. Aqui o uso da madeira como acabamento garante visual luxuoso para a opção modulada.

17. Um toque de cor para uma cozinha ousada

Foto: Reprodução / Kappesberg

O diferencial deste modelo está no uso do vermelho no interior, puxadores e pés dos módulos. Combinados com a bancada colorida, garante uma cozinha mais alegre.

18. Pequenos detalhes fazem a diferença

Foto: Reprodução / Itatiaia

Ao contar com nichos e porta na cor verde claro, esta cozinha sai da monotonia encontrada em sua versão totalmente branca e adiciona charme à composição.

19. Com lugar reservado para a coifa

Foto: Reprodução / Decibal

Quem deseja adicionar uma coifa acima do fogão pode apostar neste modelo de cozinha. Contendo um armário com tamanho ideal para receber o item, mantém a harmonia do conjunto.

20. Vidro trabalhado para portas diferenciadas

Foto: Reprodução / Madesa

Nesta opção, as portas de vidro reservadas para o nicho central são de correr, além de contarem com um trabalhado todo especial e orifícios no lugar de puxadores.

21. Ajudando na organização do espaço

Foto: Reprodução / Multimóveis

Aqui, o nicho vazado pode ser preenchido por porta mantimentos ou potes com temperos, garantindo uma cozinha mais bela e organizada.

22. A beleza da madeira trabalhada

Foto: Reprodução / Pradel Móveis

Com visual elegante e minimalista, esta cozinha modulada aposta na beleza da madeira com tom marcante e desenhos naturais.

23. Contendo uma torre quente

Foto: Reprodução / Madesa

O armário vertical posicionado ao lado do fogão é conhecido como torre quente, ou torre de eletrodomésticos, já que geralmente tem espaço reservado para o micro-ondas e forno elétrico.

24. Aposte em gavetas com tamanhos variados

Foto: Reprodução / Decibal

Sejam com tamanho normal, ideal para acomodar utensílios, ou com um tamanho avantajado, para peças maiores, são ótimas opções para manterem a cozinha em ordem.

25. Não importa o tamanho, mas sua distribuição

Foto: Reprodução / Multimóveis

Cozinhas menores também se mostram úteis ao contarem com uma boa distribuição de módulos, incluindo armários térreos, aéreos, verticais e gavetas.

26. Diferentes alturas e móvel cheio de detalhes

Foto: Reprodução / Kappesberg

Enquanto a parte dos armários destinada a acomodar o cooktop conta com armários aéreos de diferentes alturas, ao fundo, um grande móvel é composto por armários de tamanhos variados.

27. Opção na cor preta

Foto: Reprodução / Madesa

Imitando madeira com acabamento em laca em cor escura, esta cozinha garante sofisticação ao espaço. Destaque para os puxadores embutidos com tom contrastante.

28. Os armários de canto fazem a diferença

Foto: Reprodução / Itatiaia

Elemento essencial para uma cozinha em formato de. L, o armário de canto garante um maior aproveitamento do espaço disponível, mostrando-se um móvel funcional.

29. A cozinha em U também tem vez

Foto: Reprodução / Decibal

Opção ideal para quem possui espaço de sobra, este modelo de cozinha garante organização e funcionalidade graças aos seus inúmeros armários.

30. Simetria como elemento decorativo

Foto: Reprodução / Madesa

Para deixar o visual desta pequena cozinha ainda mais belo, os armários possuem formatos e tamanhos simétricos, incrementando a decoração.

31. Mantendo os temperos à mão

Foto: Reprodução / Multimóveis

Graças aos nichos dos armários aéreos, esta disposição garante maior praticidade, mantendo todos os temperos com fácil acesso.

32. Cozinha com disposição separada

Foto: Reprodução / Decibal

Apesar desta cozinha possuir formato em L, os móveis são separados por uma coluna, tendo sua distribuição independente. Com grande variedade de armários, garante espaço de sobra para guardar itens de cozinha.

33. Brincando com o mix de cores

Foto: Reprodução / Madesa

Outro belo exemplo de como mesclar diferentes cores em uma mesma cozinha, aqui os armários aéreos apostam em tons diferentes dos armários térreos.

34. Com bancada para refeições

Foto: Reprodução / Decibal

Aqui a bancada é uma extensão dos móveis, garantindo formato de J para a cozinha. Seu suporte ainda conta com nichos, podendo acomodar objetos decorativos.

35. Um móvel multifuncional

Foto: Reprodução / Multimóveis

Além da bela cozinha, o destaque desta opção modulada é garantindo por um móvel com dupla função: além de ser um armário embutido, ainda faz as vezes de mesa de refeições.

36. Dupla imbatível: branco e preto

Foto: Reprodução / Madesa

Muito visualizada em cozinha com estilo contemporâneo, a opção em branco em preto garante ainda mais beleza para a composição.

37. Vale apostar em acabamento diferenciados

Foto: Reprodução / Kappesberg

Enquanto grande parte dos módulos possui acabamento fosco em madeira em seu tom natural, o diferencial é garantindo por portas com cor neutra e acabamento brilhante.

38. Visual discreto e acabamento brilhante

Foto: Reprodução / Pradel Móveis

Enquanto a escolha dos armários com tamanhos semelhantes e cor neutra garante um visual discreto, a opção pelo acabamento brilhante dá o destaque necessário à cozinha.

39. Armários com diferentes profundidades

Foto: Reprodução / Madesa

Garantindo mais beleza ao espaço, os armários sobre a pia possuem profundidade menor do que a opção de armário vertical.

40. Destaque para o armário vertical

Foto: Reprodução / Decibal

Apesar de não possuir largura generosa, este tipo de armário é uma boa opção para guardar louças ou panelas, contendo espaço de sobra em seu interior.

41. Garantindo charme nos pequenos espaços

Foto: Reprodução / Multimóveis

Esse é outro belo exemplo de como uma cozinha com proporções tímidas pode enriquecer o visual do ambiente. Contendo poucos módulos, fornece os elementos necessário para a rotina do lar.

42. Que tal um visual retrô?

Foto: Reprodução / Madesa

Rica em detalhes, esta opção de cozinha modulada remete às cozinhas com estilo vintage, contando com portas de armários emolduradas, para ainda mais charme.

43. Para os amantes de ambientes coloridos

Foto: Reprodução / Multimóveis

Apesar das opções tradicionais em madeira natural, branco ou preto serem mais populares, uma cozinha rica em cores garante mais personalidade ao ambiente.

44. Madeira clara para uma cozinha aconchegante

Foto: Reprodução / Pradel Móveis

Efeito garantido pelo uso da madeira em seu tom natural, esta cozinha modulada ganha charme, além de ajudar a aquecer o ambiente.

45. Estampas e transparência

Foto: Reprodução / Kappesberg

Além de contar com armários em tamanho reduzidos para receber a coifa, esta versão ainda possui portas em vidro fosco e módulo estampado.

46. Delimitada por módulos verticais

Foto: Reprodução / Madesa

Enquanto o armário da esquerda possui disposição vertical e longas portas em vidro, o da direita cumpre seu papel como torre quente.

47. Puxadores marcando presença

Foto: Reprodução / Itatiaia

Com módulos em dois tons diferentes e espaço de sobra, esta cozinha modulada ganha destaque pelo uso de puxadores cheios de estilo.

48. Com visual de cozinha planejada

Foto: Reprodução / Decibal

Substituindo os pés do módulo por apoios em madeira, esta cozinha ganha visual de opção planejada. Feito que ainda é complementado pelos nichos no tamanho ideal para receber os eletrodomésticos.

49. Encaixando-se em qualquer espaço

Foto: Reprodução / Henn

Uma das grandes vantagens de optar por módulos de canto é que os móveis vão preencher todo o espaço disponível, garantindo funcionalidade ao ambiente.

50. Mais uma versão em madeira e branco

Foto: Reprodução / Madesa

Dupla popular, aqui o mix de madeira e branco se dá da seguinte forma: enquanto a estrutura e interior dos armários foi elaborada em madeira, suas portas recebem acabamento na cor branca.

51. Com o nicho do micro-ondas em local inusitado

Foto: Reprodução / Pradel Imóveis

Apesar de a maioria dos armários conterem um nicho destinado ao micro-ondas em sua parte superior, esta opção aproveita o uso do cooktop e adicionar espaço específico para o eletrodoméstico no armário inferior.

52. Dispensando o uso dos pés

Foto: Reprodução / Kappesberg

Opção moderna, dispensa a necessidade de pés de apoio para os módulos, optando por sua versão embutida na parede para garantir a fixação das peças.

53. Nichos assimétricos e um toque de cor

Foto: Reprodução / Itatiaia

Trazendo o vermelho como cor eleita para alegrar a cozinha, esta opção ainda conta com armários assimétricos, deixando o visual ainda mais descontraído.

54. Nichos e mais nichos

Foto: Reprodução / Madesa

Apostar neste tipo de módulo é escolha certeira para quem desejar ter fácil acesso aos itens na hora de cozinhar, dispensando a necessidade de abrir portas de armários.

55. Nichos com funções diferentes

Foto: Reprodução / Decibal

Ao contar com nichos em tamanhos e formatos variados, é possível adicionar funções ao móvel. Além de ajudar na organização, facilita a utilização de objetos decorativos.

56. Toda a beleza da cor preta

Foto: Reprodução / Multimóveis

Conferindo requinte e sobriedade à cozinha, a cor preta ainda possui a vantagem de esconder a poeira e eventuais sujeiras.

57. Visual vintage e puxadores dourados

Foto: Reprodução / Madesa

Apesar da maioria dos puxadores utilizados na cozinha serem na cor prata, é possível adicionar mais charme ao optar por outros tons metálicos ou até versões coloridas.

58. Invista em puxadores diferenciados

Foto: Reprodução / Decibal

Atualmente, existem no mercado opções de puxadores para todos os gostos e bolsos. Vale fazer uma pequena pesquisa para incrementar o visual de seus móveis.

59. Emoldurando a geladeira

Foto: Reprodução / Heen

Um belo exemplo de como os módulos podem ser úteis para se encaixar nas necessidades de cada um, aqui a geladeira foi posicionada no meio da composição, ganhando armários dos dois lados.

60. Visual moderno e cheio de estilo

Foto: Reprodução / Madesa

Possuindo portas na cor branca e estrutura em madeira no seu tom natural, esta opção ainda conta com portas com detalhe em vidro, incrementando seu visual.

61. Destacando uma parte da composição

Foto: Reprodução / Multimóveis

Ao contar com módulo na cor vermelha, o espaço reservado para o cooktop ganha destaque. Ao ser combinado com armários em madeira, a composição ganha equilíbrio.

62. Opção com acabamento espelhado

Foto: Reprodução / Itatiaia

Diferente das versões anteriores que contava com vidro fosco ou translúcido na composição, esta opção utiliza acabamento espelhado na porta dos armários, conferindo mais requinte à cozinha.

63. Com puxadores imperceptíveis

Foto: Reprodução / Madesa

Essa é mais uma bela opção que aposta em modelos de puxadores contemporâneos para garantir o visual minimalista da cozinha modulada.

64. Cor diferenciada somente nos armários inferiores

Foto: Reprodução / Decibal

Para quem deseja utilizar mais de um tom, mas almeja um resultado delicado, escolher entre os armários superiores ou inferiores para a nova cor é uma boa pedida.

65. Acompanhado de uma pequena prateleira

Foto: Reprodução / Multimóveis

Dentre as opções de módulos disponíveis para esta cozinha, existe uma pequena prateleira. Fixada sobre a pia, garante lugar para os temperos e utensílios de uso frequente.

66. Opção em linha reta

Foto: Reprodução / Madesa

Alternativa ideal para quem possui pouco espaço na cozinha ou deseja preencher uma parede específica, esta versão conta com espaço reservado para a pia e a geladeira.

67. Molduras na cor preta

Foto: Reprodução / Itatiaia

Substituindo a porta maciça do armário, este módulo ganha vidro trabalhado. Para um visual ainda mais interessante, molduras na cor preta.

68. Tudo no seu devido lugar

Foto: Reprodução / Heen

Acomodada no canto do ambiente, esta cozinha modulada possui armários em diferentes alturas. Tudo para acomodar elementos como a coifa e os eletrodomésticos.

69. Com adega avulsa

Foto: Reprodução / Pradel Móveis

Enquanto a maioria dos módulos possuem nichos com função de adega embutidos, esta opção é avulsa, permitindo fixá-la de forma descontraída na composição.

70. Nichos no armário central

Foto: Reprodução / Madesa

Apesar de ter o mesmo tamanho do que os armários ao seu redor, a opção central desta composição conta com nichos em tamanhos variados, expondo seu conteúdo.

71. Armários na cor branca e apenas um nicho

Foto: Reprodução / Itatiaia

Demonstrando a beleza em se utilizar armários superiores na cor branca para quebrar a monotonia da madeira em seu tom natural, esta opção conta apenas com o nicho do micro-ondas.

72. O vidro trabalhado como diferencial

Foto: Reprodução / Madesa

Mesclando lindamente a madeira em tom caramelo com módulos na cor branca, esta cozinha tem seu visual enriquecido pelo vidro trabalhado com listras brancas.

73. Adicionando um toque de cinza à decoração

Foto: Reprodução / Heen

Cor que ganha cada vez mais popularidade na decoração de interiores, o cinza figura nas portas dos armários desta bela composição de módulos.

74. Compondo uma cozinha cheia de funcionalidade

Foto: Reprodução / Pradel Móveis

Esta cozinha gourmet conta com módulos de visual minimalista em sua decoração. Possuindo uma bancada em madeira, ainda ganha armários na cor branca para destacar-se.

75. Apostando em materiais diferenciados

Foto: Reprodução / Itatiaia

Fugindo da tradicional cozinha em madeira, esta opção é elaborada em aço, garantido maior durabilidade aos móveis. Com módulos variados, possibilita diversas composições.

76. A madeira como elemento estrutural

Foto: Reprodução / Madesa

Enquanto as portas dos módulos foram confeccionadas na cor branca, a estrutura dos armários foi elaborada com madeira em seu tom natural.

77. Opção compacta e acessível

Foto: Reprodução / Henn

Esta opção mostra as vantagens em se apostar em uma cozinha modulada. Podendo ser posicionada de acordo com as necessidades, seu valor final é mais acessível do que a opção planejada.

78. Em aço, mas cores preta e branca

Foto: Reprodução / Itatiaia

Outra opção que utiliza o aço como material de sua confecção, aqui a cozinha mescla elementos nas cores branca e preta, garantindo um visual cheio de personalidade.

79. Tons claros para um ambiente iluminado

Foto: Reprodução / Henn

Mesclando a madeira em tom claro com módulos na cor branca, esta cozinha ainda conta com uma ilha, possibilitando um espaço para as refeições.

80. Visual brilhante e armários com cor

Foto: Reprodução / Itatiaia

Possuindo acabamento brilhante, esta cozinha adiciona cor ao ambiente ao contar com portas na cor cereja. Um pouco de charme, sem pesar o visual.

Não importa o tamanho disponível, seja a cozinha pequena ou com espaço de sobra, a cozinha modulada pode ser a opção ideal para mobiliar seu ambiente. Com opções coloridas, contendo nichos ou armários variados, é possível garantir mais funcionalidade e estilo com este elemento, além de ajudar no bolso, se comparada com uma cozinha planejada. Vale a pena investir!

PARA VOCÊ

COMENTÁRIOS