Criados-mudo diferentes: 25 modelos e ideias ousadas

Studio Ro+Ca


Com revisão da
Atualizado em 01.12.23

Também conhecido como mesa de cabeceira, o criado-mudo é um móvel localizado ao lado da cama, o qual tem por função guardar objetos variados e pode possuir gavetas facilitando o acesso para a pessoa que estiver no leito.

Apesar da origem do nome ser desconhecida, muitos associam o criado-mudo à função exercida antigamente por mordomos e servos de pessoas nobres. Como o móvel auxilia e armazenar objetos de seus donos, utilidade prática destes criados e, por ser um objeto inanimado, ganhou o nome de criado-mudo.

Embora exista inúmeras versões para esse móvel, sua função continua sendo a mesmo: facilitar o acesso e armazenar pertences como livros, abajur, óculos e até mesmo velas. Seus modelos variam bastante, podendo ser encontrados fixos à cabeceira, suspensos, feitos nos mais variados materiais e formatos.

30 criados-mudo diferentes que transformam o quarto

Para deixar o seu cômodo mais estiloso e com personalidade, que tal mudar a cara do seu móvel sem graça e transformá-lo em um criado-mudo novo e diferenciado? Então confira estas inspirações:

1. Criado-mudo de nicho de madeira

Foto: Reprodução / Homens da Casa

Foto: Reprodução / Homens da Casa

Publicidade

Aproveitando um nicho de madeira, pinte-o na sua cor favorita, adicione uma prateleira parafusando-a ao nicho. Para forrar o fundo do criado, escolha estampas que lhe agradem e cole-as no fundo da parte interna. Para finalizar, adicione pés nas cores e formatos desejados. Veja o tutorial aqui.

2. Criado-mudo de bloco de concreto

Já pensou em utilizar um objeto menos convencional como criado-mudo? Dê uma nova função para blocos de concreto. Você pode usá-los em seu visual natural, para um quarto estilo industrial. Ou, se preferir, pode pintá-los para combinar com a sua decor.

3. Criado-mudo reformado com espelhos

Foto: Reprodução / White Glam

Foto: Reprodução / White Glam

Gosta de seu móvel, mas gostaria de dar um pouco mais de charme a ele? Adicione recortes de espelho com cola específica em seu tampo e gavetas para transformá-lo em um criado-mudo mais elegante e glamouroso.

4. Criado-mudo de gaveta e com gaveta

Foto: Reprodução / Cama Amarela

Foto: Reprodução / Cama Amarela

Publicidade

Utilizando uma gaveta na posição vertical, lixe-a e pinte-a na cor desejada. Separe 5 ripas de madeira para fazer uma pequena gaveta no móvel. Encaixe-a em uma placa de MDF previamente instalada na metade inferior da peça. Adicione um puxador à gaveta e pés de sua preferência. Cheque as instruções completas aqui.

5. Criado-mudo de mesinha redonda

Foto: Reprodução / Histórias de Casa

Foto: Reprodução / Histórias de Casa

Para sair do convencional, já pensou em utilizar uma mesa como criado-mudo? Seja em tons neutros ou cores marcantes, uma mesinha pode cumprir muito bem o papel deste móvel.

6. Criado-mudo com caixote de feira

Foto: Reprodução / Ricota Não Derrete

Foto: Reprodução / Ricota Não Derrete

Outra opção que visa o reaproveitamento de objetos: dar cara e função nova a um caixote de madeira é algo não convencional. Para tal feito, basta lixar a peça e pintar na cor e padronagem de sua preferência. Ao adicionar rodinhas como pés, o móvel fica ainda mais funcional. Aprenda!

7. Criado-mudo de prateleira

Foto: Reprodução / Decorviva

Foto: Reprodução / Decorviva

Que tal utilizar uma prateleira ou uma simples chapa de MDF e fazer um criado mudo suspenso simples, super útil e econômico? Basta pintar a peça da cor desejada e fixá-la à parede utilizando o auxílio de uma mão francesa. Bonito e moderno.

Publicidade

8. Criado-mudo de baú

Foto: Reprodução / Lily

Foto: Reprodução / Lily

Ótimo para guardar seus pertences, um baú pode fazer as vezes de mesa de cabeceira se posicionado ao lado da cama. Além de útil, confere ares rústico ao ambiente.

9. Criado-mudo de revistas antigas

Foto: Reprodução / House And Hold

Foto: Reprodução / House And Hold

Mais uma opção que adiciona estilo ao cômodo: empilhar revistar antigas ao lado da cama confere a estes itens muitas vezes descartados a função de deixar tudo ao alcance.

10. Criado-mudo de malas antigas

Novo uso para malas ou maletas antigas: para fazer um criado-mudo, basta empilhar duas malas, colocar uma placa de madeira ou bandeja para garantir que a estrutura esteja firme e adicionar o pé de sua preferência ao móvel. Deixa o ambiente mais bonito e charmoso.

11. Criado-mudo flutuante

Foto: Reprodução / Monsters Circus

Foto: Reprodução / Monsters Circus

Este criado-mudo flutuante é bem simples de fazer: basta utilizar uma placa de madeira e prendê-la ao teto através de fios de aço revestidos. Projeto de fácil execução, mas que garante um visual único ao quarto.

12. Criado-mudo de blocos de concreto

Foto: Reprodução / The New Design Project

Foto: Reprodução / The New Design Project

Para garantir um visual mais industrial ao quarto, esse criado-mudo é fácil e rápido de fazer: basta encaixar blocos de concreto de modo que fique um espaço no meio para guardar livros e revistas em pé.

13. Criado-mudo de cesto de vime

Foto: Reprodução / Nest Designs LLC

Foto: Reprodução / Nest Designs LLC

Utilizando cestos de vime com a boca virada para baixo, tem-se belos criados-mudo, trazendo um visual rústico ao ambiente em associação à cabeceira de madeira de demolição.

14. Criado-mudo de escada

Foto: Reprodução / Everything Emily Blog

Foto: Reprodução / Everything Emily Blog

Posicione uma escada de três degraus próxima à sua cama de modo que seus pertences possam ser apoiadas nos degraus.

15. Criado-mudo suspenso de tronco

Foto: Reprodução / The Merry Thought

Foto: Reprodução / The Merry Thought

Mais uma opção de criado-mudo suspenso: aqui é utilizado o tronco de uma árvore, o qual é pendurado através de cordas e um gancho ao teto do cômodo.

16. Criado-mudo baú

Buscando uma opção cheia de personalidade? Que tal um baú? Além de poder acomodar seus itens em cima da caixa, você pode armazenar itens maiores e que não usa com tanta frequência em seu interior. Para deixar a sua cara, cole adesivos!

17. Criado-mudo de tronco

Foto: Reprodução / Seakettle

Foto: Reprodução / Seakettle

Ao adicionar pés em um pedaço de tronco, pode-se transformar algo que antes não possuía função em uma bela e exclusiva mesa de cabeceira.

18. Criado-mudo de cesto

Foto: Reprodução / Apartment Therapy

Foto: Reprodução / Apartment Therapy

Se o intuito é economizar espaço, pregar um pequeno cesto à parede ao lado da cama pode ser uma ótima opção. Ideal para acomodar pequenos objetos e livros.

19. Criado-mudo de cesto de lixo

Foto: Reprodução / The Crafting Chicks

Foto: Reprodução / The Crafting Chicks

Dê um novo destino ao cesto de lixo trabalhado. Basta pintar com tinta spray na cor desejada e virá-lo de cabeça para baixo, transformando-o em um inusitado e estiloso criado-mudo.

20. Criado-mudo de barril na decoração

Utilizando um tambor, pinte-o na cor desejada ou personalize com adesivos. Ideal para uma decoração cheia de personalidade

21. Criado-mudo de balanço.

Foto: Reprodução / Shelterness

Foto: Reprodução / Shelterness

Usando um balanço pronto ou confeccionando o seu próprio, traga alegria e descontração ao ambiente. Para isso, fure um retângulo de madeira com o auxílio de uma furadeira nos quatro cantos, passe a corda por entre eles e faça um nó para que a mesma não escape. Para finalizar, fixe ao teto com o auxílio de um gancho.

22. Criado-mudo de canos PVC

Foto: Reprodução / Bakerette

Foto: Reprodução / Bakerette

Para fazer um criado-mudo contemporâneo, utilize canos de PVC e, com o auxílio de conectores em T, monte a estrutura do móvel. Use tinta em spray dourada para dar cor ao móvel. Como tampo, coloque uma placa de granito, colando-a com cola específica para esse material. Divertido e criativo.

23. Criado-mudo de organizador de revistas

Foto: Reprodução / Brick City Love

Foto: Reprodução / Brick City Love

Esse criativo criado-mudo foi feito da junção de dois organizadores de revistas, o quais foram parafusados um ao outro e pintados. Para mantê-los em pé, um suporte com três pés pintado na mesma cor escolhida.

24. Criado-mudo de vidro

Foto: Reprodução / Christopher Patey

Foto: Reprodução / Christopher Patey

Utilizando dois cubos de vidro encaixados, esse criado-mudo traz personalidade e modernidade ao visual do ambiente. Fácil de fazer, basta encomendar em uma vidraçaria nas medidas desejadas.

Diante das inúmeras possibilidades, transformando um móvel antigo, utilizando um objeto inusitado como criado-mudo ou mesmo comprando um móvel pronto com design diferenciado, basta escolher o seu favorito para mudar o visual do seu quarto.

comentários
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments