7 dicas de como cultivar crisântemo e ter um ambiente alegre em casa

Escrito por
Atualizado em 07.06.22

Ritva Toivola

Por
Atualizado em 07.06.22

O crisântemo ou Chrysanthemum é uma planta que está ganhando espaço nos ambientes internos por trazer vida e cor à decoração. Nativa da Ásia, a flor é conhecida por possuir diversas espécies e variedades. Além disso, ela é símbolo de alegria, positividade e perfeição. A seguir, confira dicas para cultivá-la e harmonizá-la na decoração.

Publicidade

Índice do conteúdo:

Como cuidar de crisântemo

O crisântemo é uma planta fácil de ser cultivada, pois é uma flor perene e de longa duração. Porém, como toda planta cultivada em vaso, ela precisa de alguns cuidados. A seguir, confira 7 dicas valiosas para alcançar os melhores resultados:

  • Cultivo: para o plantio em vasos, é importante realizar uma drenagem adequada, que pode ser feita com pedras, argila expandida ou cascalho.
  • Rega: o crisântemo é uma flor que gosta de água, porém não tolera solo encharcado. A dica é realizar o teste do dedo, colocando-o sobre o solo para sentir a umidade. Se estiver seco, é preciso regá-la.
  • Adubação: pode ser realizada a cada seis meses com adubo NPK rico em fósforo. Além disso, você também pode utilizar adubos orgânicos para plantas com flores.
  • Luminosidade: o crisântemo deve ser cultivado sob a luz solar direta ou em meia-sombra, pois ele precisa do sol para florescer. O ideal é preferir períodos amenos do dia, como o sol da manhã ou o da tarde.
  • Poda: deve ser feita depois de cada floração para estimular o surgimento de novas flores. O ideal é cortar ramos de até 4 centímetros.
  • Mudas: podem ser feitas dos galhos das plantas mais velhas. Para ter sucesso no plantio, selecione galhos de 4 centímetros e plante-os em um solo rico em matéria orgânica.
  • Plantio: por fim, o melhor momento para plantar a flor é na primavera. Assim, é possível garantir que ela floresça no outono, o período perfeito para gerar novas flores.

A partir dessas dicas, ficou fácil cultivar crisântemos em casa, não é? Seja em pequenos jardins ou em vasos, com essas orientações, você terá lindas flores por muito tempo.

Publicidade

Saiba mais sobre o crisântemo

Para garantir que o crisântemo traga cor e vida à decoração, além de muito carinho e atenção, é preciso seguir alguns cuidados e orientações. A seguir, assista uma seleção de vídeos repleta de detalhes sobre o plantio da flor, o cultivo e a sua floração:

Dicas sobre o plantio e a floração do crisântemo

Nesse vídeo, o especialista em jardinagem, Henrique Buttler, fala sobre as características dos crisântemos e dá ótimas dicas sobre o plantio. Além disso, ele ensina como manter uma floração prolongada, garantindo que sua planta sempre tenha flores lindas. Sem dúvida, vale a pena conferir as orientações e anotar o passo a passo.

Mais dicas de como cuidar de crisântemo

Publicidade

Nesse vídeo, a jardinista Flávia Kremer listou ótimas dicas sobre o cultivo adequado da flor e também falou sobre o seu simbolismo e variedades. Vale a pena conferir o vídeo e anotar todas as informações.

Como garantir uma floração prolongada de crisântemos

Nesse vlog, a paisagista Nô Figueiredo ensina como prolongar a floração da planta, garantindo, assim, que ela permaneça por mais tempo em sua decoração. Quer aprender? Então, assista ao vídeo e aproveite as ótimas orientações.

Como fazer mudas de crisântemo

Por fim, se você já pensa em aumentar sua família de crisântemo, vale a pena conferir esse vídeo. Nele, você aprenderá como criar novas mudas por meio do plantio de estacas.

Depois de anotar todas essas dicas, só falta partir para a decoração! Sem dúvida, você vai amar sentir o perfume e a presença marcante que o crisântemo possui.

15 fotos de uma decoração linda e moderna com crisântemo

Chegou o momento de deixar a decoração ainda mais bonita com a presença dos crisântemos. A seguir, confira 15 opções inspiradoras para compor um ambiente delicado e repleto de cor:

1. O crisântemo é uma flor que traz alegria e beleza à decoração

2. Conhecida como “Flor de ouro”

Slavica Krsmanovic

Publicidade

3. A planta possui mais de 800 variedades

4. Que permitem criar arranjos alegres e modernos

5. Com combinações que trazem ainda mais charme à ornamentação

6. O amarelo resplandece energia

7. O crisântemo pode ser cultivado em ambientes externos

8. Assim como em ambientes internos

9. Quando o assunto é vaso, a flor pode ser o grande destaque

10. Ou o vaso pode contribuir para o charme

11. Experimente usar vasos de madeira para uma decoração mais rústica

Heli

Publicidade

12. Vasos de cerâmica para compor um ambiente sofisticado

13. E vasos de vidro para destacar os arranjos

14. Além disso, crie efeitos com diferentes cores

15. Sem dúvida, você vai amar a presença marcante dos crisântemos

Com todas essas dicas e inspirações, você já pode incluir o crisântemo na decoração do seu lar. Escolha a variedade que mais combina com o seu estilo e deixe o ambiente mais alegre. Se você gosta de flores com forte presença e simbolismo, cultive também o lírio-da-paz, que é ornamental e possui lindas flores.