Leve a beleza exótica da orquídea cymbidium para sua casa

Escrito por
Atualizado em 20.06.22

BONSHOUSE

Por
Atualizado em 20.06.22

Quem gosta de orquídeas com certeza já ouviu falar da cymbidium. Linda, essa planta é perfeita para decorar qualquer ambiente e rende flores simplesmente maravilhosas. Quer saber mais dessa orquídea pra lá de especial? Então, confira os tipos mais comuns de cymbidium, os cuidados necessários e algumas fotos para se inspirar!

Publicidade

Índice do conteúdo:

Tipos de cymbidium para cultivar em casa

Existe uma variedade imensa de cymbidium, porém as mais famosas e encontradas no Brasil são a floribundum, spp, minuet e insigne. Saiba mais sobre cada uma nas explicações a seguir. Aproveite e escolha a que mais se adequa à decoração da sua casa!

Cymbidium floribundum

kikkorys

Publicidade

Originária da China, esse tipo de cymbidium prefere ambientes mais frios e vasos menores. A sua floração acontece durante a primavera e produz em média de seis a dez flores. Também conhecida como orquídea de margem amarela ou orquídea de borda dourada, ela possui uma coloração interna rosa ou avermelhada!

Cymbidium spp

Para facilitar a comercialização no Brasil, a cymbidium spp é uma planta clonada a partir de versões híbridas da orquídea. A vantagem desse avanço científico é que esse tipo de cymbidium pode ser encontrado em várias cores e tem um custo final bem mais acessível.

Cymbidium Minuet

Sharon Joy

Publicidade

Outra planta híbrida, a Cymbidium Minuet é fruto do cruzamento da cymbidium floribundum com a cymbidium insigne. Suas cores variam bastante, assim como os seus cuidados, pois, por se tratar de uma planta híbrida, ela precisa de substrato para rupícolas ou epífitas, dependendo do ambiente em que está.

Cymbidium insigne

De porte grande, a cymbidium insigne é perfeita para quem gosta de plantas maiores e que geram bastante flores! Para cultivar essa versão de orquídea, a dica é deixá-la em um ambiente com sombra, mas com boa luminosidade, boa ventilação e substrato bem úmido.

Não importa o tipo de cymbidium, todas são lindas e têm as suas particularidades. Lembre-se de conferir o ambiente da sua casa para saber se ela irá se acostumar e produzir flores bem bonitas, ok?

Como cuidar de cymbidium

Agora que você já sabe quais são os principais tipos de cymbidium, que tal aprender os cuidados básicos dessa orquídea? A seguir, você encontra dicas como cultivo, rega, muda, adubação, iluminação ideal e outras técnicas de cuidados incríveis!

  • Cultivo: bastante resistente, a cymbidium não se adapta muito bem a temperaturas mais altas, ou seja, prefere ambientes mais frios ou amenos. Ela também gosta de luz direta, boa ventilação e uma umidade controlada.
  • Rega: como toda orquídea, a cymbidium precisa de rega moderada. O ideal é que a água esteja em temperatura ambiente – se puder, utilize água da chuva também. Nos meses mais quentes, não se esqueça de regar com mais frequência, ok?
  • Adubação: assim como a irrigação, o segredo de uma boa adubação está na moderação. Uma dica bem importante é estar atento ao substrato, que não pode estar seco no momento da adubação. Então, sempre faça esse procedimento durante a rega!
  • Iluminação: aqui vale ressaltar que temperatura e iluminação não são a mesma coisa, ou seja, apesar de gostar de ambientes mais frios, a cymbidium gosta de lugares iluminados.
  • Ventilação: outro ponto importante no cultivo da cymbidium são as correntes de ar, que devem ter uma temperatura moderada.
  • Muda: uma simples mudinha pode dar origem a uma linda planta, não é mesmo? Para isso, o ideal é plantar sua muda de cymbidium em um vaso pequeno, apertado e alto, que tenha uma boa drenagem e bom escoamento de água.

Com esses cuidados, a sua cymbidium cresce linda e com uma ótima qualidade de vida. Lembre-se de estar sempre de olho nas folhas e flores para conferir se ela está precisando de algo, seja água, adubação ou troca de ambiente!

Saiba mais sobre os cuidados com cymbidium

Dicas sobre como cuidar das plantinhas são sempre bem-vindas, não é mesmo? Afinal, a jardinagem é um aprendizado constante. Confira os vídeos a seguir para saber mais sobre o cultivo de cymbidium:

Como escolher e cuidar da cymbidium

Se você nunca teve uma cymbidium em casa, a dica é começar pelos cuidados básicos – e isso inclui a escolha da planta. Nesse vídeo superexplicativo, a Carol Costa te ensina o fundamental sobre essa flor tão linda e especial!

Publicidade

Como plantar cymbidium e fazer florir

Quem gosta de orquídeas no geral sabe como pode ser uma tarefa complicada fazer a planta florir. Para solucionar esse problema, não deixe de conferir esse vídeo completo que ensina o passo a passo de como plantar a cymbidium e garantir lindas flores!

Como replantar cymbidium

Ganhou aquela muda linda de cymbidium e precisa replantar em outro vaso, mas não sabe como? Sem problemas, neste vídeo, a querida Teresinha Kunz ensina todo o processo para deixar a orquídea bem acomodada, sem machucar as raízes e folhas.

Dicas de substrato, vaso e adubação

Uma cymbidium bem plantada cresce muito linda, com força e gera flores belíssimas. E para aprender a deixar a sua muda adubada, em um vaso apropriado e ainda aprender dicas de um ótimo substrato, não deixe de conferir este tutorial completo!

Com as técnicas, vasos e adubação correta, você consegue deixar a sua cymbidium linda e com flores vistosas e coloridas. Agora, que tal arrumar um cantinho para a sua planta? Confira as ideias a seguir de decoração com cymbidium!

10 fotos de decoração com cymbidium para quem é apaixonado por orquídeas

Agora que você já sabe todos os cuidados básicos para cultivar essa planta, que tal se inspirar em fotos lindas de diferentes cymbidium? A seguir, você encontra ideias bem legais de como ambientar sua casa com uma cymbidium!

1. Linda, a cymbidium é perfeita para quem gosta de orquídeas

hara_piano_lesson

Publicidade

2. Com cores variadas, elas encantam o ambiente

3. E deixam qualquer cantinho mais bonito e alegre

4. De origem chinesa, ela demanda cuidados especiais

5. Como temperaturas mais baixas e bastante iluminação

6. Normalmente, suas flores surgem na primavera

7. E rendem lindos vasos

8. Você ainda pode fazer arranjos com outras plantas

9. Ou presentear quem você ama

10. Afinal, não tem como resistir à sua beleza, não é mesmo?

Impossível não se render aos encantos da cymbidium, não é mesmo? E para quem está iniciando nesse ramo de flores, a dica é conferir essa matéria sobre como cuidar de orquídeas!