Dama da noite: conheça a famosa planta que só floresce à noite

Escrito por
Em 22.04.20

iStock

Por                                
Em 22.04.20

Não há quem não conheça a dama da noite, essa planta que floresce apenas uma vez ao ano, durante o período da noite, e morre quando a manhã chega. Geralmente esse espetáculo acontece na primavera ou no final do verão. Além do seu aroma intenso, ela pode ser encontrada nas variedades branca, vermelha ou roxa, dependendo da espécie.

Publicidade

Índice do conteúdo:

Significado da flor dama da noite

iStock

As plantas conhecidas como dama da noite são, na verdade, de diversos gêneros e espécies. O nome se deve ao fato de suas flores abrirem apenas no final da tarde ou à noite e exalarem um aroma que perfuma todo o ambiente. Como a função desse perfume é atrair polinizadores, as flores abrem nesse período devido aos hábitos noturnos do principal inseto que a ajuda nessa tarefa: a mariposa.

Se você possui uma planta de floração noturna, saiba que ela também pode ser uma dama da noite ou rainha da noite, como é chamada em certas regiões do Brasil. Vale lembrar que a espécie Cestrum nocturnum, do tipo arbustiva, é tóxica: todas as partes da planta podem causar vômitos, náuseas, irritação nas mucosas, midríase (dilatação da pupila), entre outros sintomas.

Tipos de dama da noite

O nome dama da noite se tornou tão popular que várias plantas que possuem a característica de abrirem durante a noite foram batizadas com a mesma denominação. Abaixo, separamos os tipos principais dessa flor fascinante.

Tua Casa

  • Cestrum nocturnum: também conhecida como jasmim da noite, coreana ou rainha da noite, é uma planta arbustiva de porte médio que chega a 1,5 metros, podendo alcançar até 4 metros de altura. Suas flores de forma tubular surgem na primavera e verão e exalam um perfume adocicado. Deve ser cultivada sob meia-sombra ou sol pleno, podendo aparecer em vasos e ter regas mais frequentes.
  • Hylocereus undatus: popularmente conhecida como pitaia branca ou flor-da-lua, é uma planta da espécie da pitaia muito encontrada aqui no Brasil, por ser nativa das florestas tropicais. Pode ser epífita, crescendo em muros ou no apoio de árvores, ou ser cultivada diretamente no solo. Suas flores nascem entre janeiro e fevereiro e, seus frutos, entre julho e agosto.
  • Selenicereus anthonyanus: também conhecida como cacto-sianinha, é uma planta originária no México e pertencente à família dos cactos. De comportamento epífito, pode ser encontrada sobre plantas altas ou árvores para conseguir o máximo de luz solar. Suas flores são grandes, com pétalas na cor creme e mais vermelhas na parte externa. Normalmente abrem durante o mês de novembro.
  • Epiphyllum oxypetalum: também chamada de rainha-da-noite, é uma planta da família dos cactos que possui variedades nas cores branca e vermelha. Originária da Ásia – mais precisamente, do sul da Índia e Sri-Lanka -, pode ser cultivada em vaso, em solo bem drenado, leve e rico em adubo orgânico. O cacto deve ser cultivado em sol pleno ou meia-sombra.

Não podemos negar que a beleza dessa flor é deslumbrante. Pena que, quando a manhã chega, ela já está fechada. Deseja admirar de perto a floração dessa planta e aprender a cuidar dela? Veja abaixo tutoriais de cultivo da dama da noite.

Como cuidar da flor dama da noite

Há sempre várias dúvidas de como cultivar, fazer mudas, realizar podas ou mesmo qual o melhor solo para plantar a dama da noite. Descubra a resposta para essas questões nos vídeos que selecionamos abaixo. Vem assistir!

Publicidade

Saiba como cuidar da dama da noite para deixá-la linda

Descubra, no vídeo, mais detalhes e características da planta que dá essa linda flor que abre apenas durante a noite. Aprenda sobre sua floração, como deixar sua planta sempre vistosa e linda e saiba qual é o melhor local para cultivá-la dentro de casa.

Como plantar e cultivar dama da noite

Tem uma dama da noite em casa e deseja fazer várias mudinhas para deixar a casa mais bonita? Nesse vídeo, você aprende um pouco mais sobre essa belíssima planta e como multiplicá-la a partir de um broto.

Como fazer mudas de dama da noite

Reforce por meio desse vídeo seus conhecimentos sobre como multiplicar essa planta, fazendo várias mudas para você decorar o seu jardim. Você irá precisar de um vaso, terra fértil e adubada e, claro, um brotinho da flor. Já reserve um espaço onde você conseguirá manejar os materiais!

Enxerto de dama da noite

Com esse vídeo, você entende um pouco mais sobre o método de enxertia, muito utilizado para tornar a planta mais forte pelo cruzamento com outras espécies. Dessa forma, ao realizar a poda, você produz mais mudas e faz com que a flor se torne mais resistente!

Cuidar da dama da noite não é complicado, e muito menos multiplicá-la. Veja agora dicas e inspirações de ambientes em que você pode cultivá-la, seja no jardim ou dentro de casa.

Publicidade

15 fotos de dama da noite para você admirar

A dama da noite é uma planta que fica linda no jardim ou cultivada em vasos dentro de casa. Inspire-se com as lindas fotos que separamos abaixo: se você não tem uma ainda, essa é a hora de começar a cultivar a planta já!

1. A dama da noite fascina pela sua beleza

2. Que pode ser admirada apenas à noite

3. Por isso, é bom anotar na agenda

4. Para não perder um só segundo de sua grandiosidade

5. É mais comum encontrá-la na cor branca

6. Mas também existem espécies na coloração vermelha

7. É uma flor que exala perfume intenso

8. E aromatiza todo o ambiente

Maike Lia

Publicidade

9. O que atrai seus polinizadores

10. Como a mariposa, que é o principal deles

11. É por isso que ela abre durante a noite

12. Reservando sua beleza única para algumas horas apenas

13. A dama da noite é encantadora

14. E é a protagonista quando a lua aparece

15. Não deixe de gravar esse momento único!

Após apreciar várias imagens encantadoras dessa flor, é impossível não querer uma também. Decore o seu jardim ou a sua casa com belíssimas flores de outras espécies, como a petúnia, e traga mais cor e vida ao ambiente!