75 ideias para decorar e aproveitar melhor o espaço atrás do sofá

Escrito por Mariana Keller

Foto: Reprodução /FCstudio

Atualmente, os arquitetos e designs de interiores têm apostado, cada vez mais, em ambientes integrados, principalmente quando a casa ou o apartamento são pequenos e possuem cômodos menores. Por este motivo, a organização dos móveis passou a ser mais criativa para que os espaços sejam aproveitados de uma forma melhor. O sofá, por exemplo, deixou de ser necessariamente encostado na parede, podendo ser usado, inclusive, como peça-chave para dividir ambientes e delimitar espaços dentro da casa. Essa divisão feita pelo sofá pode ajudar na criação de espaços elegantes e funcionais, podendo ser aproveitada de diferentes formas e com muitas opções bonitas e inovadoras de decoração.

Ao utilizar o sofá para separar a sala de estar da sala de jantar, por exemplo, pode-se usar aparadores e bancadas para esconder as costas do estofado e enfeitá-los com vasos de flores, esculturas, velas e o que mais você desejar. Outra opção interessante e muito charmosa é criar um espaço para organizar os livros, fazendo um cantinho especial para a leitura.

E então, está pensando em decorar o espaço atrás do seu sofá e está com dúvidas do que fazer? Confira a seguir 75 fotos de diferentes ambientes com decoração atrás do sofá com dicas e sugestões para te inspirar:

1. Design e funcionalidade

Foto: Reprodução /Érica Salguero

Uma solução incrível para a decoração é investir em uma bancada que combine com o design do sofá, como neste exemplo.  Além de dar mais charme para a sala, esta bancada serve também para realizar pequenas refeições ou até mesmo trabalhar. O design dos banquinhos deixou o conjunto ainda mais bonito.

2. Dê mais originalidade para a sua sala

Foto: Reprodução /Renata Bertoni

Quem tem salas maiores também pode optar por dispor os móveis de forma mais original e criativa. Neste caso, a decoração é ao mesmo tempo moderna e rústica, e o aparador atrás do sofá acompanha a mistura de estilos, devido à combinação do seu design irreverente com a madeira.

3. Lindo aparador de madeira

Foto: Reprodução /Artis Design

Aparadores de madeira são perfeitos para quem não quer correr o risco de errar. Eles ficam lindos com qualquer estilo de decoração. Aqui, o espaço embaixo dele foi preenchido com duas caixas de rodinha, perfeitas para guardar coisas que necessitam de fácil acesso. Os revisteiros nos lados deixaram o ambiente ainda mais charmoso.

4. Um móvel completo

Foto: Reprodução /Bruna Fleury

Neste caso, a estante atrás do sofá faz parte de um armário. Essa composição ficou muito interessante, pois o móvel delimitou perfeitamente o cantinho do sofá e ainda proporcionou espaços para adereços decorativos e para armazenar outros itens.

5. Um toque de cor

Você também pode apostar em aparadores, mesas ou bancadas coloridas para dar mais vida para o ambiente. Esse aparador coral fez um lindo contraste com a cor mais básica do sofá. Embaixo, a mala amarela decorativa deixou o espaço ainda mais vívido.

6. Tudo bem dividido

Foto: Reprodução /SP Estudio

Aqui, o sofá da sala de estar ficou apoiado na bancada da cozinha, delimitando perfeitamente cada um desses dois cômodos. Esse projeto super criativo e original é ideal para ambientes menores, pois assim os espaços são aproveitados ao máximo.

7. Atenção com as medidas

Foto: Reprodução /Rocco Arquitetos

Para fazer essa composição com o sofá é recomendável investir em um bom projeto de marcenaria para que o móvel seja feito sob medida. Lembre-se que a altura do aparador não deve ultrapassar as costas do sofá, o correto é que fique alinhado à ele.

8. Móveis multifuncionais são ainda melhores

O aparador atrás do sofá serve para dar acabamento para a sala, mas, como já foi dito, também poder ter muitas outras funções. Um dos artifícios que ajudam a atribuir mais utilidades para este tipo de móvel são esses banquinhos que, acima de tudo, fazem um lindo conjunto. Neste exemplo, o delicado aparador é laminado com uma das laterais  feita de vidro.

9. Modular e versátil

Foto: Reprodução /Mariana Lobo

Esses aparadores também podem assumir a função de criar uma espécie de antessala. Neste caso, ele foi feito sob medida e parece que já veio acoplado ao sofá. Os três nichos na parte de baixo aumentam ainda mais as possibilidades de decoração.

10. Um cantinho para bebidas

Foto: Reprodução /Érica Salguero

Você também pode usar os móveis atrás do sofá para colocar algumas bebidas. Neste caso, as garrafas ganharam uma bandejinha e ficaram ao lado de outros itens decorativos, como revistas e esculturas. As taças deram um toque especial, principalmente pela praticidade para aquele momento especial a dois.

11. Banco com cara de aparador

Foto: Reprodução /Gilvan Acciolli

Estrategicamente posicionado atrás do sofá, o banco ganha ares de aparador, ajuda a melhor integrar os ambientes e ainda proporciona mais opções de assentos na hora de receber os amigos. Além disso, ele fez uma linda composição com a caixinha de madeira, a almofada estampada e o banquinho laranja menor.

12. Vidro é elegante e clean

Os aparadores de vidro são lindos, elegantes e delicados. Além disso, o espelhado proporciona um efeito muito interessante na decoração. O único problema é que eles exigem um pouco mais de cuidado, pois são mais frágeis e podem rachar com facilidade.

13. Uma peça com um design criativo

Foto: Reprodução /Haifatto

Se você gosta de ousar e fugir um pouco do tradicional, existe uma infinidade de modelos de móveis mais autênticos e excêntricos. Aproveite para caprichar ainda mais na decoração e deixar transparecer toda a sua personalidade nos adereços.

14. Uma mini biblioteca

Foto: Reprodução /Tikkanen arquitetura

Ter uma rotina de leitura é super importante, prazeroso e ótimo para se distrair. Mas além disso tudo, os livros também funcionam como lindos itens decorativos. Se você gosta muito de ler, que tal organizar os seus livros em uma estante atrás do sofá?

15. Integre os ambientes com estilo

Foto: Reprodução /Crippa e Assis

E o que dizer desse lindo ambiente todo integrado? Nesse studio, o móvel atrás do sofá serviu para separar o espaço da sala e do quarto e também como uma mesa de trabalho, se tornando uma espécie de home office. A mesa retrátil é uma solução ainda mais funcional para o pouco espaço do local.

16. Sofá com aparador integrado

Foto: Reprodução /Rodrigo Fonseca

Este modelo é um pouco diferente dos demais, pois o aparador não cobre as costas do sofá e sim é encaixado nele. O conjunto faz um efeito muito interessante, mas nesse caso, não funciona para demarcar os espaços, serve apenas como mais um item decorativo e para deixar as costas do estofado mais charmosa.

17. O charme dos nichos de madeira

Foto: Reprodução /Cássio Vinícius

Os nichos e as mini estantes de madeira trazem uma ar prático e muito charmoso quando colocados atrás do sofá. Nesta sala de estar simples e intimista, o nicho também serviu como organizador para os livros e ainda recebeu um toque de decoração na parte de cima.

18. A beleza do rústico

Foto: Reprodução /Fernanda Lopes

E que tal esse lindo aparador com base de galhos e mesa de vidro? O rústico é um dos estilos mais queridos da decoração e também um dos mais versáteis, pois costuma ser usado em ambientes que misturam mais de um estilo. Nesse caso, ele divide a cena com o moderno.

19. Madeira e vidro: uma linda combinação

Foto: Reprodução /Nejaim Azevedo

Esse aparador de madeira maciça além de bonito também é de excelente qualidade. Além disso, ele ficou ainda mais bonito com a prateleira de vidro separando os nichos e proporcionando mais espaços decorativos. O vidro posicionado neste local também corre menos risco de quebrar, pois está menos exposto.

20. Uma bela composição

Foto: Reprodução / Manoela Lustosa da Silva

Aqui, o espaço atrás do sofá se tornou um cantinho mais do que especial. O aparador de madeira com design criativo é o ponto forte da decoração, mas a mala com a escultura de leão de um lado e o vaso de planta do outro contribuíram ainda mais para o charme do ambiente.

21. Um espaço para as plantinhas

Foto: Reprodução /MMagalhães Estúdio

Ter plantas na decoração é sempre bom e revigorante. Este modelo de aparador tem design leve e funcionou como uma superfície de apoio para enfeites e vasos de plantas. Essa composição deixou a sala de estar mais do que aconchegante.

22. Contraste de cores são sempre bem-vindos

Foto: Reprodução /MIS Arquitetura | Interiores

No caso de ambientes muito neutros e com cores claras, usar um móvel com uma cor vibrante como destaque é uma excelente solução. Neste caso, a cor verde combinou muito bem com os tons de creme e com os detalhes em madeira presentes na sala. Além disso, combinou também com o quadro na parede e o vasinho de planta.

23. Crie um conjunto de bancada e prateleiras

Foto: Reprodução /Paola Cury

Esse conjuntinho de madeira clara não ficou uma graça? Essa ideia de usar o mesmo material para a bancada e as prateleiras criou um efeito muito charmoso e linear na decoração. A bancada ainda conta gavetas, deixando o cantinho atrás do sofá com cara de escritório personalizado.

24. A clássica combinação do preto e branco

Foto: Reprodução /Érica Salguero

O sofá preto ficou lindo com a estante branca cheia de nichos. O contraste do preto e branco é clássico e muito usado na decoração. Essa divisão de nichos é sempre muito boa, pois permite inovar ainda mais na decoração, utilizando diferentes itens e adereços.

25. Decore com seus objetos preferidos

Foto: Reprodução /Sandra e Roberta Bergo

Uma das melhores partes de decorar esses aparadores atrás do sofá é pensar em cada objeto e no que eles representam para você e para a energia da sua casa. Por isso, escolha os itens com muita atenção, pensando numa harmonia entre eles, mas, principalmente, deixando tudo com a sua cara. Neste exemplo, as estátuas do buda deixaram um clima mais espiritualizado.

26. Trabalhe, estude e descanse

Foto: Reprodução /Adriana Pierantoni

Uma excelente ideia para aproveitar o espaço atrás do sofá é adicionar uma mesa e criar um ambiente para estudos ou trabalho. Uma opção inteligente e prática para quem não possui espaço suficiente para construir um home office mais confortável. Neste caso, a mesa de madeira tem a mesma altura do sofá e ainda acompanha uma cadeira de escritório.

27. Uma decoração mais clássica

Foto: Reprodução /Nejaim Azevedo

Este aparador remete à uma decoração mais clássica, principalmente pelo estilo dos pés, que lembram pilastras de um lindo palácio antigo. O castiçal e o vaso de cristal contribuíram ainda mais para essa sensação. Puro requinte e aconchego no projeto.

28. Um baú antigo

Foto: Reprodução / Roberto Migotto

Utilizar móveis antigos na decoração pode proporcionar um efeito muito interessante. Este baú é praticamente uma verdadeira antiguidade e ainda serve para armazenamento. As escrituras entalhadas, a madeira manchada e a fechadura dão ainda mais charme para essa peça antiga. Ele ficou lindo nesta sala mais moderna e com cores vibrantes, fazendo um contraste de estilos.

29. Elegância e sofisticação

Foto: Reprodução /Flávio Moura

Este design de móvel é super moderno e inovador. Mesmo que ele tenha um estilo mais contemporâneo, combinou super bem com a decoração mais clássica da sala, que é repleta de peças com design mais antigo. Detalhe para as alças das gavetas como se fossem cintos.

30. Tons claros deixam o ambiente mais iluminado

Foto: Reprodução /Haifatto

Para quem gosta de apostar no estilo clean, o tom de gelo para as estantes ou aparadores é uma excelente opção, principalmente se o sofá for branquinho. Assim, a sala continuará clara, mas ao mesmo tempo, com uma leve diferença de tons, dando uma quebra naquela sensação de ambiente sem vida. Aproveite para dar mais um toque de cor nos acessórios decorativos.

31. Rack estilo retrô é super tendência

Esse rack estilo retrô está muito em alta. O diferencial desse tipo de móvel são as cores vibrantes e o design, que deixam a casa com aquela cara dos anos 60 e 70. Esse modelo também fica lindo atrás do sofá e pode ser usado como aparador.

32. Detalhes que fazem toda a diferença

Aqui, vemos mais um exemplo de aparador de vidro, só que com os pés prateados, dando ainda mais elegância para a peça. A decoração também foi caprichada com esse lindo par de potes azuis que fazem um belo conjunto com o garden seat amarelo embaixo. O baú marrom também ajudou a complementar a composição.

33. Aparador estilo labirinto

Foto: Reprodução /Geórgia Alb Mendonça

Esse aparador tem um design super criativo e parece um mini labirinto, onde cada área foi muito bem aproveitada com itens decorativos. O conjunto de velas, os vasos de planta, os livros de pintores famosos e a estátua do flautista deixaram o cantinho atrás do sofá pura delicadeza e charme.

34. Sala ampla e rústica

Foto: Reprodução /Arkitito

Nesta ampla sala de estar, a decoração rústica chama a atenção, principalmente pela lareira e o porta lenhas. Portanto, o aparador de madeira atrás do sofá segue a mesma linha dos outros móveis e mostra que pode ser usado também em espaços maiores.

35. Móveis de madeira são muito usados

Não adianta, os móveis de madeira são os grandes queridinhos da maioria das pessoas, principalmente em lugares que combinam com uma decoração mais campestre. Esta linda sala é um bom exemplo, já que lembra uma casa de campo super bem decorada e charmosa.

36. Ideal para espaços pequenos

Foto: Reprodução /Arte Móveis Marcenaria

Se seu espaço for pequeno, opte por bancadas ou aparadores mais estreitos. Este da foto é um ótimo exemplo de modelo mais compacto e moderno. A decoração também apostou em um estilo mais minimalista para não sobrecarregar muito o ambiente.

37. Monte um mini bar

Foto: Reprodução /Flavia Guglielmi

Neste projeto de ambientes integrados, o aparador localizado atrás do sofá compõe um pequeno bar. O móvel também serviu para delimitar o espaço entre a área com televisão e o ambiente social. A resina de cor preta contrasta com elementos do estilo clássico, como a cadeira posicionada na lateral, criando uma decoração moderna e interessante.

38. Sofisticado e útil

Foto: Reprodução /Patrícia Azoni

Como já explicamos anteriormente, a decoração atrás do sofá é uma ótima solução para delimitar os espaços da sala. Neste caso, o aparador de madeira serviu para dividir o espaço da sala de estar e o da sala de jantar. A combinação da madeira com o sofá preto deixou o ambiente mais sofisticado.

39. Uma linda escrivaninha

Foto: Reprodução /Angela Medrado

Essa linda escrivaninha também ficou ótima posicionada atrás do sofá e a estátua deu ainda mais charme para a peça. A composição desta sala é muito interessante, pois a escrivaninha separa a sala de estar de um outro ambiente de descanso mais individual, que inclui esse sofá sem encosto, como se fosse um tipo de chaise longue.

40. Simplicidade e beleza

Foto: Reprodução / Rosely Amabile

Este aparador tem um modelo simples e menor, porém sem deixar de ter charme e utilidade. Aqui, é possível ver a sala de estar integrada com a cozinha americana, reforçando mais uma vez a função desses aparadores de delimitar espaços e dividir ambientes.

41. Escolha elementos decorativos harmoniosos

Foto: Reprodução /Casa14 Arquitetura

Esse modelo de aparador é bem mais baixo que o sofá e a cor preta fez uma linda composição com o cinza escuro do estofado. No caso desta sala, a estante encostada na parede já serviu para armazenar e organizar itens como livros e vinis, logo o aparador pode atuar apenas como peça decorativa.

42. Siga o mesmo padrão de estilo do ambiente

Foto: Reprodução / Roberto Migotto

Neste exemplo, vemos mais um aparador que serviu como porta-bebidas, bem posicionadas em uma linda bandeja decorativa. Mas isso não significa que você não pode misturar com outros elementos de decoração. O modelo do móvel também é super moderno e cheio de personalidade, combinando com o restante do ambiente.

43. Contornando o sofá

Os aparadores e nichos de contorno para sofá conferem acabamento e são super decorativos. Este modelo é feito em laca preta. A laca é um dos acabamentos mais utilizados em móveis de madeira, seja na versão brilhante ou fosca, ela é marcada pela versatilidade e se destaca em qualquer ambiente.

44. Faça uma composição de objetos do mesmo material

Foto: Reprodução /Gisele Taranto

Este pequeno aparador de madeira é puro charme! Mas o mais interessante na decoração deste caso é a composição feita com os outros objetos decorativos usados em conjunto com ele, como o mini banquinho e o carrinho de mão que serve como suporte para vasos de planta. Não ficou lindo?

45. Várias opções de nicho

Foto: Reprodução /SQ+ Arquitetos Associados

Essa estante contorna um dos lados do sofá e é cheia de nichos para a decoração. Ela causou um efeito muito interessante junto com o tapete e também dividiu a área da televisão da área de convivência social. Além disso, a área externa com a mesa permitiu uma distribuição melhor dos espaços.

46. A autenticidade do estilo industrial

Foto: Reprodução /MPG Arquitetura

Este ambiente parece um estúdio de criação! A divisão e organização dos elementos é muito autêntica e a mistura da madeira com o concreto deu um ar mais industrial para a decoração.

47. Bancadas com portas são muito úteis

Foto: Reprodução /Bittar Arquitetura

Este modelo é um pouco mais alto e lembra uma bancada com portas embutidas. O móvel, que na verdade é um buffet, é perfeito para guardar louças, talheres, faqueiro, taças, copos, vasilhas e outros utensílios mais delicados, que não devem ser misturados com os materiais do dia a dia na cozinha.

48. Tons próximos da cor do sofá não deixam errar

Móveis com a cor próxima à do sofá são as opções mais assertivas, pois você cria a ideia de que os dois juntos são uma única peça. A outra opção é usar tons próximos ou um pouco mais claros ou escuros que o estofado, criando um leve contraste.

49. Utilize banquinhos

Foto: Reprodução /Liliana Zenaro

Além dos aparadores, bancadas, nichos e estantes, você também pode optar por usar banquinhos e pufes atrás do sofá. Eles ficam lindos e são super úteis para reuniões de amigos e familiares, principalmente neste caso, em que eles estão posicionados próximos à uma área de convivência social.

50. Casas com grandes áreas externas

Foto: Reprodução /Jacobsen Arquitetura

Posicionar o sofá fora da parede é uma escolha mais moderna e irreverente. Neste caso, o aparador também está fazendo o papel de delimitar o espaço interno e o espaço externo da casa. Esse abajur imitando uma mini árvore combinou perfeitamente com o clima do ambiente.

51. Pequeno e aconchegante

Mais uma opção de sala menor sem deixar de ser aconchegante. O aparador serviu como mais um artifício decorativo, já que lugares pequenos sofrem com falta de espaço para a decoração. Detalhe para os tons de bege e branco que predominam no ambiente.

52. O vidro também protege o móvel

Foto: Reprodução /Monise Rosa

O vidro também é uma ótima opção para quem quer proteger o material do móvel. Nesse caso, ele é de madeira e o vidro complementa o design, sendo inclusive o material do pé do aparador. Porém, você pode usar somente uma tampa de vidro para proteger o móvel de danos externos. O vidro ainda proporciona um efeito brilhante para a peça.

53. Mais uma opção de rack bonito e funcional

Este é mais uma opção de rack bonito e super funcional. Aqui, ele também foi usado como uma espécie de mini bar e ainda ganhou um espaço exclusivo para a adega, complementando a ideia do cantinho de bebidas. As portas também servem para guardar utensílios e objetos que não devem ficar expostos, como em um buffet.

54. Ambientes bem delimitados

Foto: Reprodução /Skylab Arquitetos

Neste exemplo, mais uma vez fica bastante evidente que o aparador atrás do sofá tem a função principal de dividir os espaços da sala de estar e da sala de jantar. Aqui, os espaços estão bem delimitados e ainda sobrou uma área bem ampla para circulação.

55. Acabamento nas costas do sofá

Foto: Reprodução /Chris Silveira

Outra função muito comum dos aparadores é esconder as costas do sofá. Muitas pessoas não gostam que essa parte do estofado fique aparente e, por isso, acabam encostando a peça na parede. Mas esses móveis estão aí justamente para que você tenha mais opções de posicionamento para o seu sofá sem perder a elegância e o estilo.

56. Um cantinho espiritual

Foto: Reprodução /360arquitetura

Esta composição transformou essa área da casa em um cantinho especial e sagrado. O altar dos santos combinou perfeitamente com o móvel atrás do sofá e os elementos decorativos dourados remeteram ainda mais às esculturas religiosas da igreja.

57. Mais uma opção para guardar os livros

Foto: Reprodução /Vivian Coser

Este móvel, além de lindo, prático e funcional, fica lindo atrás do sofá. Ele é perfeito para organizar os livros e deixá-los à mostra como objetos decorativos. Além disso, a dupla de velas sobre ele deu ainda mais charme e elegância para a composição.

58. A beleza do clássico

Foto: Reprodução /Adriana Piva

A decoração clássica tem sua origem na antiguidade grega e romana e é marcada por traços requintados e de inspiração na nobreza, principalmente da França e da Inglaterra. Aqui, o aparador seguiu o mesmo estilo da decoração e a cor prata deu ainda mais elegância para a peça.

59. Aproveite os espaços

Foto: Reprodução /Mundstock Arquitetura

Mesmo no caso de aparadores menores e mais simples, você pode caprichar na decoração, aproveitando ao máximo os espaços. Nesse exemplo, a dupla de garden seats e a dupla de lanternas foram posicionadas abaixo do aparador e deram um toque especial para o ambiente.

60. Arrisque com cores fortes

Foto: Reprodução /FM Arquitetura

Como já explicamos, as cores neutras são mais fáceis de serem usadas, mas não é por isso que você deve dispensar as cores mais fortes e vibrantes. Quem gosta de um ambiente mais colorido, pode usar e abusar dos móveis coloridos atrás do sofá. Esse modelo foi montado em MDF e o tom de azul combinou com outros elementos decorativos da sala.

61. Os mais estreitinhos também tem seu charme

Esse aparador é bem estreitinho, mas mesmo assim conseguiu cumprir a função decorativa e de demarcação dos espaços do living. A mistura de estilos e de tons claros deixaram o espaço mais leve.

62. Modelo espelhado

Foto: Reprodução /Amanda Gonçalves

Aqui temos mais um modelo de móvel que contorna o sofá. Nesse caso, ele tem setores muito bem divididos, inclusive com um espaço especial para aparelhos eletrônicos como home theater, aparelhos de som, etc. Outro detalhe muito interessante é o espelho na lateral, que causa um efeito muito interessante na decoração.

63. Decoração sem exagero

Foto: Reprodução /Paula Magnani Freitas

Aqui, o móvel branquinho não recebeu muitos elementos decorativos, deixando o ambiente mais limpo e sem muitos excessos. A cor exatamente igual a do sofá causou um efeito interessante e cumpriu o papel de esconder as costas do estofado.

64. Beleza e praticidade

Foto: Reprodução /Sthel Fontenelle

Esse aparador é lindo e delicado. O vidro é super prático para limpar e combina com todos os tipos de decoração. Os pés com rodinha deixam o móvel mais prático e permitem que ele seja posicionado em diferentes lugares muito mais facilmente.

65. Decoração e acabamento sem erro

Foto: Reprodução /Claudia Albertini

Essa sala tem uma atmosfera clean e acabamentos em tons claros com madeira amendoada para dar contraste e aquecer a ambientação. Destaque para os nichos em madeira nas costas do sofá em “L”, dando acabamento e apoio para objetos decorativos.

66. Linda sala integrada

Mais uma opção de aparador para separar a sala de estar da sala de jantar. O tapete também ajudou nessa divisão. Os pequenos detalhes em vidro no aparador de madeira deram um toque especial para a peça e demarcaram um lindo lugar para o conjunto de vasos pretos.

67. Aparador e mesa combinando

Foto: Reprodução /Ana Andrade

Mais uma opção de aparador mais baixo que o sofá. Dessa vez a decoração ficou por conta de porta-retratos, vasos e potes de vidro, livros e um lindo abajur. A cor branquinha combinou com o tom da mesa e mais uma vez delimitou os espaços do ambiente.

68. Rack com porta de ferro

Foto: Reprodução /Bonina Arquitetura

Esse rack tem uma mistura muito interessante e ousada: o formato retrô, a madeira e as portas de ferro. Essas portas nos fazem lembrar daqueles armários de arquivo pesados de escritórios. Um detalhe especial é o aspecto envelhecido e manchado dessas portas.

69. Madeira de demolição tem beleza e alta durabilidade

Foto: Reprodução /Olesko & Lorusso Arquitetura

A utilização da madeira de demolição é a escolha perfeita para quem deseja um espaço aconchegante e com um toque de rusticidade. Além de passar um ar despojado e intimista, a madeira por si só tem o poder de trazer a sensação de conforto e robustez aos ambientes. A composição com o baú do mesmo material do armário deixou a decoração ainda mais autêntica.

70. Sala e escritório juntos

Foto: Reprodução /RSRG Arquitetos

Neste exemplo, a decoração atrás do sofá acabou virando um escritório personalizado com direito a cadeiras apropriadas e luminária. O cantinho ficou bem aconchegante, afinal, nada melhor do que tirar um belo descanso depois de um dia de trabalho.

71. Conforto e bom gosto

Foto: Reprodução /Elayne Felix

Mais uma opção de aparador de madeira, que acabou fazendo um lindo conjunto com a mesa de jantar e as cadeiras, que possuem detalhes em madeira no mesmo tom. O acabamento atrás do sofá cria um espaço funcional e deixa um visual bonito na circulação da sala.

72. Atenção com os aparadores muito grandes

Foto: Reprodução /LM Arquitetura

Este aparador de vidro é um pouco maior do que o sofá. Essa forma de usar também é possível, apesar de menos comum. Porém, se o espaço do ambiente for muito pequeno, é bom evitar um aparador muito grande para não prejudicar a circulação.

73. Um aparador contemporâneo

Foto: Reprodução /Flávia Kloss

Neste exemplo, o aparador de sofá vem com espaço para adega e o projeto foi feito com um conceito contemporâneo. As cores neutras, tons de bege e o leve brilho perolado predominam em alguns revestimentos. Já as cores verde, dourado e cobre oferecem tons de sofisticação e elegância.

74. Decore de acordo com as suas necessidades

Foto: Reprodução /SP Estudio Arquitetura

Em qualquer ambiente, a decoração deve estar de acordo com a necessidade de cada morador e o espaço de ser aproveitado da melhor forma possível. Ao decorar, os móveis devem ser posicionados de acordo com o espaço disponível, e aparadores como esse tem a vantagem de ocupar pouco espaço.

75. Criatividade é fundamental

Foto: Reprodução /Marina Linhares

Nesse caso, o aparador tem função decorativa, então a ideia de apoiar adornos em cima da peça fica incrível e dá super certo. A mesinha ao lado do sofá complementou ainda mais a decoração. Na hora de posicionar e fazer a composição dos móveis, não se esqueça de valorizar e delimitar os espaços com ideias criativas e diferenciadas.

E aí, o que achou das nossas ideias? Se você está doido para dar uma nova cara para a sua sala, aproveite essas sugestões e deixe a decoração mais moderna aproveitando cada cantinho. O sofá não precisa ficar limitado à parede. E o espaço atrás dele, muitas vezes desvalorizado, pode se tornar mais versátil e criativo.

PARA VOCÊ

COMENTÁRIOS