Decoração com fotos: 80 projetos incríveis para se inspirar

Escrito por Sheila Almendros

Foto: Reprodução /Gabriela Eiko Tonon Masukawa

Uma imagem diz mais que mil palavras… essa frase pode soar um pouco piegas, mas nunca foi tão verdadeira! A fotografia tem o poder de representar diversos sentimentos, e também introduzir em um ambiente as mais variadas sensações quando usadas na decoração. E isso não precisa ser feito somente com os habituais murais. Há uma infinidade de opções geniais que se encaixam perfeitamente com o estilo de seu espaço, seja ele qual for.

Para esta tendência não há regras: a fotografia pode ser incluída em um gigantesco painel, como também em um singelo quadro minimalista. Pode ser um registro fotográfico de um conceituado profissional, ou uma parede forrada de pequenas molduras com imagens de seus entes mais queridos. Tudo vai depender da sua proposta, gosto pessoal e orçamento.

O que deve ser levado em conta na execução deste tipo de projeto certamente são as cores da imagem. Para ambientes mais clássicos, o ideal é pensar em fotografias de paisagens, figuras humanas ou cenas do cotidiano com cores neutras. Já para espaços contemporâneos, os tons impactantes são muito bem-vindos. Confira a seguir 80 inspirações encantadoras de decorações com fotografia que ilustram perfeitamente este conceito:

1. Colocando a cidade grande dentro do dormitório

Foto: Reprodução /Iara Kilaris

Para este moderno dormitório, um enorme painel fotográfico foi instalado atrás da cabeceira, ganhando ainda mais volume pela presença de espelhos nas portas do armário. As cores obedeceram perfeitamente a cartela de tons utilizada na decoração.

2. Aquele momento especial fazendo parte da decoração da sala

Foto: Reprodução /Histórias de Casa

A foto do vestido de noiva pendurado em um cenário monumental é um clássico nos álbuns de casamento, e pode também fazer parte da decoração de uma forma nada modesta. A ideia não só é elegante como bastante pessoal.

3. Fotos minimalistas também são bem-vindas

Foto: Reprodução /CR2 Arquitetura

Fotos em preto e branco (P&B) são perfeitas para compor com harmonia e equilíbrio um ambiente colorido, ou para ambientes sóbrios com a mesma discrição. E quanto mais criativo for o quadro ou mural, melhor!

4. E uma foto de seu ídolo… pode?

Foto: Reprodução /Gustavo Motta

Deve! Afinal de contas, a decoração do nosso cantinho deve representar a nossa personalidade e gostos, não é mesmo? Este dormitório colorido pela coleção de garrafas ganhou um pequeno quadro do Bob Marley. Não ficou uma graça?

5. Na parede, de ponta a ponta

Foto: Reprodução /Faride Elia

O dormitório do casal recebeu uma dosagem extra de personalidade com uma faixa fotográfica de ponta a ponta na parede, com uma linda imagem noturna panorâmica da cidade de São Francisco. O destaque ficou por conta das luzes indiretas instaladas logo acima, na sanca.

6. Não se iniba quanto ao tamanho: quanto maior for, mais bonito ficará!

Foto: Reprodução /Casa Aberta

Quer uma saída que combine com tudo? Invista em fotos com tons de sépia! Não importa o tamanho da imagem, ela sempre se encaixará perfeitamente ao seu projeto, justamente por ser delicadamente sóbria.

7. Acordando ao pôr do sol

Foto: Reprodução /Pricila Dalzochio

As cores do pôr do sol se encaixou perfeitamente com esta decoração do quarto de menina: o tom pastel de amarelo utilizado na parede ao lado introduziu uma leveza ao ambiente, enquanto o exuberante pôr do sol da imagem no painel se destaca com maestria.

8. Um armário envelopado com muito amor

Foto: Reprodução /Juliana Pippi

Para o home office dividido pelo casal, não havia ideia melhor do que caprichar no visual do armário, envelopando suas portas com uma imagem inesquecível de ambos vivenciando uma incrível aventura juntos. Um momento para recordar em tamanho família!

9. Uma representação pessoal de uma grande paixão

Foto: Reprodução /Célia Beatriz

O pequeno morador deste dormitório certamente é apaixonado pelo mar! Não só pela estampa de barcos a vela utilizada na parede, como também pelo enorme painel confeccionado com sua imagem. Um projeto bem pessoal e especial.

10. Com a natureza não tem como errar

Foto: Reprodução /Glaucio Gonçalves

A delicadeza dos galhos de uma árvore tornou esta sóbria sala de estar em um ambiente acolhedor e cheio de estilo. Para garantir mais destaque, as luzes do trilho foram direcionadas diretamente ao quadro.

11. Grandes projetos merecem lindas molduras

Foto: Reprodução /Consuelo Jorge Arquitetos

Decorar com fotografia não exige somente uma imagem autoral do morador, já que há diversos projetos incríveis de profissionais disponíveis no mercado! Certamente o seu espaço ganhará uma cara incrível de galeria de arte!

12. A família toda em uma única parede

Foto: Reprodução /Campanella Arquitetura

Já pensou em decorar um corredor com vários pequenos quadros emoldurando fotografias exclusivas de sua família e amigos? Além de preencher um espaço comumente esquecidos (já que não é um local de grande convivência), torna-se um cantinho perfeito para recordar de quem amamos.

13. Um singelo detalhe que fez toda a diferença

Foto: Reprodução /Otta Albernaz Arquitetura

Em vez de uma habitual televisão, o painel deste dormitório recebeu a graciosidade de um quadro super conceitual e representativo. A imagem em preto e branco ajudar a não destoar o objeto da cartela de cores utilizadas na decoração.

14. Aquele registro memorável em um cantinho de destaque

Foto: Reprodução /Illa

Fotos históricas é uma outra maneira de preencher o espaço com bastante personalidade, principalmente se elas são bastante significativas para o morador. Veja como a imagem preta e branca contrastou elegantemente com a poltrona vermelha!

15. Apoiados sobre o rack

Foto: Reprodução /Leandro Garcia

Nesta espaçosa sala, as imagens foram emolduradas em quadros brancos com paspatur largo, obtendo um resultado bem minimalista. Todos eles apoiados juntos sobre o móvel ofereceram bastante elegância ao ambiente.

16. … Ou na mureta da sala de estar

Foto: Reprodução /Casa 100 Arquitetura

Perceba como a mesma proposta, utilizada em cores distintas, dá uma outra cara ao visual! Isso comprova como o uso de fotografias na decoração é uma maneira bastante versátil (e um tanto divertida também!).

17. Uma única peça cheia de charme

Foto: Reprodução /Estúdio Gibraltrar

A aconchegante sala integrada à cozinha já tinha recebido as cores adequadas para aquecer o ambiente com precisão, mas a adição de um único quadro repousado sobre o rack foi o toque final que o ambiente precisava, com aquele toque leve de azul que só um registro fotográfico do céu consegue dar.

18. Fotos que se complementam até em molduras diferentes

Foto: Reprodução /1:1 Arquitetura

Duas imagens icônicas de Paris foram utilizadas para compor a dupla de quadros apoiados no chão nesta minimalista área de estar. Um delicado detalhe que fez toda a diferença na decoração de tons sóbrios.

19. No meio de outras artes

Foto: Reprodução /Albert Arquitetura

Para dar um colorido especial ao mural, a fotografia preta e branca de Yoko e John ganhou a companhia de imagens e gravuras de outras ilustres personalidades, dentre outras artes. O fundo escuro destacou ainda mais essas escolhas.

20. Detalhes dentro de um mesmo cenário

Foto: Reprodução /Pascali Semerdjian Arquitetos

Quando as imagens selecionadas para compor a decoração são cartões postais incríveis de nossos lugares preferidos, não tem como errar. Veja que colorido especial essas fotografias deram à este home office!

21. Aquela atmosfera familiar oferecida pelos tradicionais porta-retratos

Foto: Reprodução /Marina Linhares

A forma mais tradicional (e barata) de incluir fotografias na decoração, sem dúvidas, é espalhar porta-retratos pela casa! Neste ambiente, os livros da espaçosa estante dividiram a atenção com vários exemplares incluídos pelos seus nichos.

22. Combinando com a decoração despojada da casa

Foto: Reprodução /Ney Lima

Várias fotografias, gravuras e adornos capricharam no preenchimento desta parede, que juntos formaram uma composição perfeita para ornar com o restante da decoração. Perceba que o próprio vão superior, emoldurado pelo batente, parecia fazer parte deste incrível conjunto!

23. Uma única imagem em diferentes tons

Foto: Reprodução /24.7 Arquitetura

A ampla sala de jantar foi contemplada com esta enorme imagem panorâmica da cidade de São Paulo. Para personalizar ainda mais o trabalho, diversas fotografias do mesmo local, com diferentes tons de cores do céu foram postas lado a lado no quadro.

24. A cor impactante da parede destacou as imagens P&B

Foto: Reprodução /Alvorada Arquitetos

Se você não tem medo de ousar, não hesite em incluir cor em sua parede cheia de fotografias. Pode apostar que elas ganharão um toque ainda mais especial, além de ficarem muito mais em evidência.

25. Paisagens combinam com decorações clássicas

Foto: Reprodução /Valéria Gontijo

Principalmente se elas tiverem um tom bastante sóbrio, acompanhando a cartela de cores do ambiente. Veja como esta imagem de uma floresta ficou em perfeita harmonia com o dormitório onde a madeira predomina.

26. Uma saída perfeita para cobrir o quadro de luz

Foto: Reprodução /Verso Arquitetura

Não há nada mais desagradável do que ter um fatídico quadro de luz poluindo o visual de um ambiente. E o melhor recurso para remediar este inconveniente necessário é escondê-lo atrás de um quadro com fundo falso.

27. Preenchendo com cor a sala clean

Foto: Reprodução /Manore Arquitetura

Paisagens com cores marcantes são ideais para adicionar um pouco de cor à um ambiente clean. Veja como a parede off white ficou muito mais alegre com o trio instalado lado a lado!

28. Detalhes urbanos preenchendo a sala de estar

Foto: Reprodução /Cincocinco Arquitetura

Para enriquecer o ambiente contemporâneo com uma pitada de industrial, cinco quadros com fotos pretas e brancas foram dispostos contornando o amplo espelho, retratando detalhes típicos de uma cidade grande.

29. Uma figura sobreposta à fotografia

Foto: Reprodução /Vitor Dias Arquitetura

Quadros possuem um poder imenso de deixar o ambiente com muito mais personalidade, principalmente quando fazem parte de um conjunto. Para este home office, a peça de destaque ganhou a companhia de um outro exemplar apoiado e de menor tamanho.

30. Humanizando a arte exposta na sala principal

Foto: Reprodução /Brunete Fraccaroli

Figuras humanas ficam incríveis em salas com decoração clássica, principalmente em tons sóbrios, como o sépia. Esta sala clarinha contou com um exemplar como este descrito, que ainda ganhou a graciosidade de molduras douradas.

31. Várias peças para uma única imagem

Foto: Reprodução /Pascali Semerdjian Arquitetos

A linda paisagem ganhou uma amplitude magnífica dividida em diversos exemplares de quadros, formando uma espécie de figura 3D. Esta ideia cai como uma luva para espaços com pouca decoração, como um hall de entrada ou corredor.

32. Quem disse que o mar não pode vir até nós?

Foto: Reprodução /Patricia Kolanian Pasquini

A pequena área de estar deste cômodo ganhou um ar bem litorâneo com o painel instalado logo atrás das poltronas. E para acompanhar a paleta de cores e estilo da imagem, alguns detalhes naturais foram incluídos no ambiente, como o tapete de palha e o revestimento de bambu.

33. O mural é uma solução prática e infalível

Foto: Reprodução /Sartori Design

Eis o modo mais utilizado para incluir as pessoas mais queridas de nossas vidas em nossa decoração: o mural! Eles podem ser encontrados à venda nos mais diversos tipos e materiais, ou podem ser confeccionados pelo próprio morador, como este exemplar, que também serviu para expor inspirações e anotações.

34. Cores fortes são perfeitas para decorações contemporâneas

Foto: Reprodução /Consuelo Jorge Arquitetos

E aqui esta paradisíaca imagem do mar acompanhou claramente a cor da poltrona, oferecendo alguns detalhes impactantes com bastante sutilidade e bom gosto. Difícil será querer sair desta sala!

35. Registros pessoais exibidos como verdadeiros troféus

As melhores fotografias de um profissional certamente são seus melhores troféus. E claro que esses prêmios devem ser devidamente expostos na parede de destaque do imóvel. Neste projeto, as imagens, com as mesmas proporções, foram acomodadas lado a lado, logo acima do sofá.

36. Imagens em várias dimensões para compor a parede

Foto: Reprodução /RBP Arquitetura

A parede de tijolinhos deste aconchegante studio ficou ainda mais charmosa com a adição de vários registros fotográficos de encantadoras paisagens naturais. As discretas molduras deram maior espaço para as imagens se destacarem ainda mais.

37. Às vezes, o menos é mais

Nem sempre um ambiente acolhedor precisa ser rico em detalhes e volumes. Muitas vezes poucos elementos de qualidade já dão conta do recado com bastante precisão, como esta sala de TV, que com apenas um aparelho, um espaçoso sofá, duas poltronas e alguns poucos quadros já tornou-se um ambiente confortável e sofisticado.

38. Uma foto conceitual para um canto com personalidade

Foto: Reprodução /Valéria Gontijo

O escritório industrial e seus toques joviais na decoração pediam um exemplar que seguisse estas mesmas características. Para isso, o quadro com pernas carimbadas, uma imagem completamente comercial e conceitual, ficou incrível logo acima do armário de container.

39. Imagens de natureza transmitem uma calmaria sem igual

Foto: Reprodução /André Fachetti

Aqui temos mais um caso de sucesso de um conjunto de quadros que se complementam. E para obter um bom resultado, eles devem ser dispostos nesta exata maneira, um ao lado do outro, onde as imagens se interligam.

40. Uma delicada composição para a decoração industrial

Foto: Reprodução /Estúdio MRGB

Uma sala de jantar não deve receber somente uma mesa, luminária e algumas cadeiras. Ela merece ser agraciada com um toque de personalidade também! Perceba como o citado espaço deste projeto ficou elegante com o conjunto de imagens com cores quentes, logo ao lado da porta de entrada!

Veja mais projetos incluíndo fotografias na decoração

Ideias criativas e que cabem em qualquer tipo de ambiente:

41. Uma composição na qual o azul predomina

Foto: Reprodução /Cincocinco Arquitetura

42. Incluindo uma pitada de sobriedade na decoração

Foto: Reprodução /Marina Linhares

43. Acompanhando o ambiente clean, repleto de paz

Foto: Reprodução /Francisco Calio

44. Nunca se esqueça que a cozinha também merece um carinho

Foto: Reprodução /Sub Estúdio

45. … E o banheiro também!

Foto: Reprodução /Mariane e Marilda Baptista

46. Um mural com molduras deixa a decoração divertida e criativa

Foto: Reprodução /Bendita Decoração

47. Uma paisagem dessa dentro de casa é um sonho realizado

Foto: Reprodução /Emiko Karina Arrunategui

48. Destacando a liberdade

Foto: Reprodução /Cadi Arquitetura

49. Deixando a sala de espera mais pessoal

Foto: Reprodução /Duda Ometto

50. Como não se apaixonar por um quadro tão simples e imponente?

Foto: Reprodução /Mariana Fogaça

51. Uma imagem estilosa para condizer com a decoração

Foto: Reprodução /Hildebrand Silva

52. A arte registrada por uma lente objetiva

Foto: Reprodução /Conexão Décor

53. Quando a foto é tão perfeita que mais parece uma pintura

Foto: Reprodução /Bruno Girão

54. A fita de led ajudou a destacar os quadros minimalistas

Foto: Reprodução /Mariane e Marilda Baptista

55. Um espaço dedicado só para receber essas incríveis fotografias

Foto: Reprodução /IVVA Arquitetura

56. Seis imagens em uma só

Foto: Reprodução /Ana Karina Abud

57. Um registro de uma viagem que nunca deverá ser esquecida

Foto: Reprodução /Marília Caetano

58. A fotografia evidencia pequenos detalhes que na vida acaba passando batido

Foto: Reprodução /Duda Ometto

59. Painéis fotográficos fazem parte de uma tendência atemporal

Foto: Reprodução /Alex Araújo

60. Olha que coisa mais linda, mais cheia de graça

Foto: Reprodução /Priscilla Paggiaro

61. Os melhores momentos reunidos no corredor

Foto: Reprodução /Marília Caetano

62. Realmente uma imagem diz mais que mil palavras

Foto: Reprodução /Mariane e Marilda Baptista

63. Fotografias são capazes de expressar muitos sentimentos em uma só imagem

Foto: Reprodução /Fernanda Naman

64. … E também a personalidade de seus moradores com precisão

Foto: Reprodução /Flóribus

65. Na dúvida, aposte no preto e branco

Foto: Reprodução /Ana Karina Abud

66. Sobre folhas e suas incríveis cores naturais

Foto: Reprodução /Marina Linhares

67. Quando é impossível escolher uma só

Foto: Reprodução /Shirly Glikas

68. Um mosaico de fotografias carregado de recordações

Foto: Reprodução /Valeria Cox

69. Linhas horizontais e verticais encontradas no cotidiano

Foto: Reprodução /Fernanda Pitaluga

70. Construções que imitam a arte

Foto: Reprodução /Alex Araújo

71. As cores de ambos os quadros combinaram com a cartela de tons usada na decoração

Foto: Reprodução /Marina Linhares

72. Uma cidade iluminada para a sala de jantar

Foto: Reprodução /Katia Pereira

73. Relíquias expostas na parede

Foto: Reprodução /Bizi Willman

74. Decorando com rostos familiares

Foto: Reprodução /Marília Caetano

75. Contrastando com as cores dos grafites ao lado

Foto: Reprodução /Alex Araújo

76. As molduras douradas deram um grande destaque às imagens

Foto: Reprodução /Mariane e Marilda Baptista

77. Discrição para a decoração clássica

Foto: Reprodução /Alex Araújo

78. Aquelas cores que o Sol oferece para nos inspirar diariamente

Foto: Reprodução /Priscilla Paggiaro

79. A rusticidade das raízes de uma árvore

Foto: Reprodução /Veronica Fraga

80. Combinando com outros detalhes decorativos

Foto: Reprodução /Marina Linhares

Agora que você já conferiu diversas ideias geniais de decorações com fotos, é hora de pensar quais imagens merecem ser expostas em seu cantinho especial. O seu lar merece este agrado tão pessoal!

PARA VOCÊ

COMENTÁRIOS