Ideia de decoração para um apartamento contemporâneo com peças de madeira

Escrito por Ana Kordelos

Foto: Reprodução / Bianca da Hora

Uma das coisas mais importantes em um lar é que este transpareça a personalidade de seus moradores a cada canto do imóvel. Para este feito, muitas vezes é necessário uma pequena reforma, uma repaginada no ambiente, reunindo características pessoais de seus donos e, com a ajuda de um bom profissional, traduzir os gostos pessoais dos moradores na decoração.

Esta reforma executada pela arquiteta Bianca da Hora ilustra bem o caso. Em um imóvel de 220 m², predomina o estilo mais clean e contemporâneo, contrastando com itens folclóricos, como as máscaras africanas do acervo pessoal de seus donos dispostas na parede em um dos cômodos.

O tempo total de obra e da ornamentação dos ambientes foi de cerca de 6 meses, sendo necessária a demolição de um quarto para proporcionar uma ampliação à suíte principal. Além desta, o imóvel ainda é composto por mais uma suíte, um escritório, sala de jantar e estar integradas, cozinha, banheiro social, área de serviços e dependências.

O elaborado projeto luminotécnico garante uma ambientação agradável para cada cômodo, nas mais diferentes circunstâncias: seja para receber os amigos, para uma prazerosa leitura ou para momentos de relaxamento. Já a marcenaria personalizada buscou conferir maior funcionalidade a cada ambiente, além de embelezá-los.

Sala de estar arrojada

Foto: Reprodução / Bianca da Hora

Com amplo tapete delimitando seu espaço, a sala de estar reúne itens de marcenaria moderna como a mesinha lateral e o abajur com pés palitos e a estante branca com detalhes ripados. Esta última, além de reunir os livros favoritos dos donos, ainda consta com vasos estilizados e esculturas étnicas.

Para equilibrar o ambiente, o confortável sofá elegeu a cor branca e, juntamente com as almofadas com estampas florais multicoloridas, caracterizam o local ideal para passar bons momentos de relaxamento. Em contraste com o estilo minimalista do sofá, as banquetas escolhidas foram confeccionadas em couro, possuindo pés palitos, harmonizando-se com o imponente abajur.

Orquídea azul: como cultivar e usar a planta na decoração da sua casa

A mesa de centro é um show à parte: com visual diferenciado, esta possui recortes formando nichos, ideais para armazenar itens decorativos como livros e caixas ornamentadas. Estes possuem visual retrô, já que utilizam fibras trançadas e vazadas, garantindo um visual todo especial ao móvel.

Para deixar o ambiente ainda mais acolhedor, um grande vaso com amplas folhagens verdes e uma parede forrada de fotografias em preto e branco emolduradas com muito estilo.

Quarto de casal em tons neutros

Foto: Reprodução / Bianca da Hora

Após a demolição do quarto extra, a suíte do casal ganhou amplo espaço, incluindo um painel para a TV como uma coluna que vai do teto ao chão, elaborada com as réguas de madeira que sobraram do hall de entrada. Visando conforto para os momentos de leitura e trabalho, uma pequena mesa planejada com cadeira tem espaço reservado no cômodo.

A paleta escolhida para o quarto é composta de tons neutros, com uma decoração bege predominante, combinada com o tom escuro da madeira, além do papel de parede listrado, o qual garante leveza ao visual. Como a cabeceira marca presença com o tom de marrom, os criados-mudos escolhidos são da cor branca, com tampo de vidro, equilibrando o cômodo.

Para garantir uma iluminação indireta, pendentes brancos pairam sobre os criados, causando um efeito belo e cheio de estilo. Aos pés da cama encontra-se um banco feito de ripas de madeira, ideal para auxiliar no momento de calçar os sapatos ou ainda compor a decoração do quarto. Confira a seguir mais detalhes deste ambiente:

Foto: Reprodução / Bianca da Hora

Foto: Reprodução / Bianca da Hora

Amarelo, branco e marrom: um trio de sucesso

Foto: Reprodução / Bianca da Hora

Com a função de copa, a escolha da paleta de cores inusitada, porém cheia de estilo, dá o tom da decoração na cozinha. O painel amarelo vibrante conversa com o tampo da mesa de refeições, destacando este canto do ambiente. Para iluminá-lo, um pendente marrom mantém o estilo contemporâneo do lugar.

150 ideias para decorar diversos ambientes da casa com móveis coloridos

Já as paredes em tom de marrom contrastam com o chão e os armários brancos. Para deixar o visual ainda mais interessante, a madeira selecionada para os tampos dos armários é trabalhada, mesclando-se às paredes pintadas de marrom. Abaixo um pouco mais deste visual exuberante:

Foto: Reprodução / Bianca da Hora

Mix de cadeiras na sala de jantar

Foto: Reprodução / Bianca da Hora

Integrada à sala de estar, este ambiente ganha charme especial ao mesclar diferentes tipos de cadeiras: as cadeiras das pontas são no estilo poltronas, revestidas em tecido, enquanto as restantes possuem trama vazadas, conferindo ares retrô à composição. Os pés com design ousado da mesa de jantar são um show à parte, e um tapete composto por tons neutros é utilizado para delimitar o espaço das refeições.

O aparador segue o mesmo estilo da estante da sala de estar, elaborado com ripas brancas, além de ganhar um vaso, o qual adicionar cor ao móvel. O pendente marrom possui tom parecido com os quadros trabalhados na parede, sendo possível ainda observar mais itens decorativos étnicos na estante acima deles.

Sala de TV e escritório ao mesmo tempo

Foto: Reprodução / Bianca da Hora

Buscando otimizar o espaço disponível, este cômodo tem dupla função: além de acomodar os moradores confortavelmente no sofá cinza para bons momentos junto à TV, ainda há um local dedicado para os momentos de trabalho. A escrivaninha é elaborada com uma prancha de madeira abaixo da janela, interligando as duas estantes onde os livros ficam dispostos.

A iluminação do ambiente é embutida, com recortes feito diretamente no gesso, além de pequenos spots de luz espalhados pelo cômodo. O tapete com estampas sóbrias harmoniza-se com o tom de madeira das estantes, sendo que estas possuem o mesmo modelo de marcenaria visualizada na sala. Para maior conforto durante as sessões de cinema, um pufe para apoio de pés.

Decoração com malas: ideias inspiradoras e dicas para usá-las

O quadro em tons quentes ganha destaque especial em meio à decoração sóbria. Ao lado do sofá um barril personalizado faz as vezes de mesa lateral, servindo de apoio à luminária de estilo industrial. Adicionando charme à decoração, um vaso com flores amarelas apoiado em um banquinho de madeira, e um gaveteiro de madeira marrom retrô, com o trabalho de marcenaria similar ao restante dos móveis. Mais detalhes a seguir:

Foto: Reprodução / Bianca da Hora

Foto: Reprodução / Bianca da Hora

Banheiro em branco e madeira

Foto: Reprodução / Bianca da Hora

Ainda mantendo o mesmo visual sóbrio do restante do imóvel, o banheiro é composto pela cor branco predominante, com balcão suspenso e marcenaria personalizada com vigas de madeira. A parede dentro do box é o destaque do ambiente, nela as pastilhas em variados tons de bege deixam o visual mais encantador.

Hall de entrada com muita madeira

Foto: Reprodução / Bianca da Hora

Deixando o visual deste espaço ainda mais especial, uma porta antiga diretamente do acervo pessoal do casal dá as boas vindas a quem adentra o apartamento. Como seu par perfeito, um baú vintage de couro é disposto ao seu lado, apoiando um belo vaso de orquídeas lilás. Este é alocado em frente ao espelho instalado com a intenção de ampliar o ambiente, causando uma ilusão de ótica.

Misturando contemporaneidade e conforto em cada toque na decoração, a arquiteta foi capaz de elaborar um projeto que exprime os gostos pessoais e a história de seus donos em cada cômodo do imóvel, atendendo em cheio aos pedidos deste casal com mais idade.

PARA VOCÊ

COMENTÁRIOS