Decoração de banheiro: 100 ideias para deixar o cômodo elegante

Escrito por Sheila Almendros

Foto: iStock

Já pensou em deixar o banheiro da sua casa muito mais elegante e aconchegante? Se antes este cômodo era muitas vezes subestimado na hora de decorar, por ser um local pouco frequentado na casa, agora eles têm sido cada vez mais lembrados, e ganhando um visual carregado de personalidade.

Independente do orçamento ser alto ou apertado, é possível criar um projeto charmoso, seja adicionando alguns elementos decorativos ou promovendo grandes reformas.

Segundo a dupla de arquitetas Camila K. de Castro e Carolina Palazzo de Mello, do Casa das Amigas, o segredo está em escolher elementos que adicionem conforto, e ao mesmo tempo, a identidade dos moradores. “Para um banheiro ficar mais aconchegante, opte por revestimentos acolhedores, como aqueles que simulam madeira, e em tonalidades mais quentes”.

As profissionais ainda dão dicas para quem não quer gastar muito, como “deixe o ambiente com a sua cara adicionando pequenos detalhes, como um vasinho de planta, uma vela, e até as toalhas podem trazer charme para seu espaço”.

Outro detalhe que devemos nos atentar, segundo Camila e Carolina, é em relação à iluminação; “no caso dos banheiros é recomendado o uso de lâmpadas brancas principalmente na bancada com espelho, mas é possível colocar uma iluminação mais quente em tons amarelados como uma fita de LED ou um spot para valorizar um detalhe, por exemplo”.

Mas qual é a decoração mais viável para banheiros compactos? E para metragens maiores? Camila e Carolina dão dicas preciosas a seguir:

Decorando um banheiro pequeno

Foto: Reprodução / Meu Apê 34

“Um recurso muito usado em banheiros pequenos atualmente são os charmosos nichos dentro do box, assim é possível apoiar os itens de higiene sem comprometer o espaço. E para criar uma ligação entre os elementos, é interessante usar o mesmo revestimento da parede no nicho, ou a mesma pedra da bancada”.

As profissionais ainda citam que “os tons claros nos revestimentos e móveis ajudam a ampliar o ambiente, assim como o uso de espelhos. Móveis planejados também ajudam muito a otimizar pequenas metragens, já que você tem um aproveitamento melhor de espaço, podendo usar gabinetes abaixo da bancada, armário ou nichos na parte superior. Deixe para usar cores marcantes em objetos pontuais, como uma saboneteira, um vasinho no nicho, para evitar a poluição visual na decoração”, explicam as profissionais.

Decorando um banheiro grande

Foto: iStock

“Mesmo em ambientes grandes, deve-se evitar o uso de muitos objetos para ‘encher’ o espaço. Aqui você pode apostar em tonalidades mais escuras para revestimentos, ou até para bancadas, trazendo sofisticação para o banheiro” reforçam as arquitetas.

“O ideal é criar uma área central livre para circulação e garantir que os itens básicos sejam bem distribuídos. Para auxiliar na decoração sem carregar o ambiente, aposte em pequenos detalhes decorativos como vasos, caixinhas organizadoras, etc”, finaliza a dupla.

Decoração de banheiro com banheira

Foto: iStock

E se você quer realizar o sonho de incluir uma banheira em seu toalete, procure investir em uma peça que se adeque exatamente ao espaço. Elas não são exclusivas para ambientes grandes, e podem se adaptar a qualquer tipo de projeto, desde que você contrate profissionais qualificados para a instalação do produto. Uma hidromassagem mal instalada pode trazer problemas sérios de infiltração, e o que você quer é adicionar mais conforto, e não uma dor de cabeça, certo?

Se o espaço é pequeno, adapte a peça ao box, incluindo a ducha logo acima da hidro. Assim você terá duas propostas em um único espaço. Já para metragens espaçosas as possibilidades são inúmeras, e ela pode ser instalada ao lado do box, embaixo da janela, ou na região central, caso não atrapalhe a circulação.

50 banheiros decorados para se inspirar

Agora que você já tomou nota de todas as dicas e detalhes, é hora de se inspirar em projetos belíssimos para encher a cabeça de ideias:

1. Fitas de LED atrás do espelho

Foto: Reprodução / Sesso & Dalanezi Arquitetura

Não há nada mais aconchegante que uma boa iluminação, independentemente do cômodo e, no banheiro, isso não seria uma exceção. Neste exemplo, a fita de LED amarela instalada atrás do espelho adicionou um toque de elegância à composição.

2. Ou no interior de um nicho

Foto: Reprodução / Sesso & Dalanezi Arquitetura

Outro recurso muito usado também é a instalação de luz de LED no interior de móveis abertos, principalmente de nichos e estantes. Além de valorizar o material, a decoração se torna muito mais atraente.

3. Pastilhas são versáteis e atemporais

Foto: Reprodução / Sesso & Dalanezi Arquitetura

Independentemente do tamanho e de onde serão instaladas, as pastilhas sempre dão um aspecto mais caprichado ao banheiro, principalmente na região do box, onde são comumente usadas. Para este projeto, foram usadas peças da cor cinza para seguir o tom sobre tom da cartela.

4. Referência a recursos naturais

Foto: Reprodução / Paola Cury

Materiais que lembram madeira, pedra e outros elementos da natureza trazem mais aconchego à decoração. Perceba como os elementos desta imagem deixaram o banheiro não só mais sofisticado, como também com uma aparência “aquecida” e aconchegante.

5. Objetos decorativos adicionam personalidade

Foto: Reprodução / Paola Cury

… e também dão um toque diferenciado a este ambiente que costuma ser simples e sem muitos detalhes, não é mesmo? O pendente sobre a plantinha e o quadro acima do vaso sanitário são estes adicionais carregados de identidade.

6. Pia dupla para o casal

Foto: Reprodução / Paola Cury

O sonho de grande parte dos casais! Com a pia dupla, cada um mantém o seu espaço (e também redireciona sua bagunça sem atrapalhar o outro) e ainda por cima adiciona mais requinte à decoração. Impossível não amar!

7. E uma luxuosa e confortável banheira

Foto: Reprodução / Paola Cury

Um banheiro grande comporta perfeitamente uma deliciosa hidromassagem. Esta peça no formato retangular ganhou o mesmo revestimento da pia, e foi instalada ao lado do espaçoso box, ao invés de incluir ambos em um único espaço.

8. Base clarinha

Foto: Reprodução / Tria Arquitetura

Uma decoração clean não é sinônimo de uma decoração sem graça. Muito pelo contrário. Com a escolha de peças certas, é possível criar um ambiente leve e muito charmoso, como este banheiro que ganhou um deck para aquecer a cartela de cores, e um toque de sofisticação com as pastilhas dots.

80 banheiros modernos e contemporâneos para inspirar

9. Branco para banheiros pequenos

Foto: Reprodução / Iná Arquitetura

É aquela coisa: com o branco nunca tem erro, principalmente para espaços limitados. A cor dá uma sensação única de amplitude e oferece inúmeras possibilidades na hora de decorar. Neste exemplo, o revestimento metro white e os nichos ao lado da pia deixaram a decoração mais atual e na medida certa.

10. Um ponto de cor para dar alegria

Foto: Reprodução / Sesso & Dalanezi Arquitetura

Em uma cartela de cores mais sóbria, nunca é demais adicionar uma corzinha para trazer vida ao ambiente. Veja como o amarelo deu um grande destaque ao box, e ficou perfeitamente equilibrado com o branco e cinza.

11. Um verdadeiro camarim

Foto: Reprodução / Apartamento 33

Mais uma prova de que a iluminação faz toda a diferença no ambiente. Neste banheiro de casal, as luzes tipo camarim instaladas ao lado do espelho virão a calhar quando ela precisar se maquiar ou ele fazer a barba.

12. Um banheiro jovial e elegante

Foto: Reprodução / Apartamento 33

Nesta proposta, todas as escolhas deram mais jovialidade ao espaço, sem perder a elegância. O revestimento de metro white com rejunte branco manteve a sobriedade, mas usado somente até uma certa altura da parede, que também recebeu um toque de feminilidade com a pintura rosa. O toque masculino ficou por conta do piso hidráulico geométrico, e a torneira dourada foi aquela pitadinha de luxo na composição.

13. Uma cartela de cores sutil e moderna

Foto: Reprodução / Loft 87 Arquitetura

A sofisticada louça quebrou a delicadeza da parede rosa e trouxe mais modernidade para o banheiro, que de quebra ainda ganhou adornos geniais, como o pendente triplo e a torneira preta fosca.

14. Um luxo só!

Foto: Reprodução / Silvia Aguiar

Claro que não é necessário investir rios de dinheiro para revestir o banheiro com mármore de verdade. Atualmente, diversas marcas comercializam porcelanatos que imitam a pedra, e são tão perfeitos que ninguém diz o contrário!

15. Revestimento 3D para a área da banheira

Foto: Reprodução / Paula Roque

Ideal para todos os tipos de metragem, o revestimento 3D pode contribuir para dar aquela sensação de amplitude ao ambiente. Aqui a região da hidromassagem ganhou este destaque, e para balancear tamanha sobriedade, uma planta com uma densa folhagem aquecendo o local.

16. Aquecendo o ambiente

Foto: Reprodução / Tripper Arquitetura

Incluir itens de madeira ou peças que remetem ao material deixam a cartela de cores mais aquecida, com aquela sensação de aconchego e bem estar. Veja como a prateleira embaixo da pia e o detalhe acima do chuveiro trouxeram esta sensação. Para completar, a luz natural foi muito bem utilizada no projeto, com a instalação de uma claraboia na área do box.

17. Revestimento colorido para o box

Foto: Reprodução / Tripper Arquitetura

A região do box ganhou uma cara muito mais jovial com o revestimento colorido somente em uma das paredes. Foi uma maneira muito divertida de quebrar a sobriedade do porcelanato imitando mármore das paredes, e também da pia.

18. Um estilo diferente de tudo o que você já viu

Foto: Reprodução / Tripper Arquitetura

Você também pode fugir totalmente dos padrões decorativos apostando em uma ideia moderna e um tanto descolada. Enquanto muitos fazem uma parede meio a meio, dividido entre revestimento convencional e uma bela pintura, outros preferem escolher revestimentos diferenciados, e apostando em sua instalação mais diferenciada ainda!

19. Espelhos amplificam ambientes em qualquer circunstância

Foto: Reprodução / Tripper Arquitetura

E para banheiros pequenos, eles são primordiais! Atualmente, diversos projetos incluem peças que vão do teto até a altura da pia ou um pouco mais acima, e o resultado é surpreendente.

20. Para os irmãos adolescentes

Foto: Reprodução / Canvas Arquitetura

Para jovens usuários, nada melhor do que apostar em uma cor marcante, que seja carregado de personalidade. Na imagem, vários revestimentos diferentes e harmoniosos foram usados,tendo como destaque o azul predominante no piso e no gabinete, e balanceado com a neutralidade do metro white e cimento queimado.

21. Uma senhora pia

Para banheiros que um gabinete não fará falta, com um lavabo, w.c. social ou ambientes que receberão um armário independente, uma pia neste formato como o da imagem é um diferencial. A peça se torna um verdadeiro monumento!

22. Banheiras sempre adicionam um pouco de glamour

Foto: Reprodução / Moreno Interiores

E são perfeitas para banheiros espaçosos. No ambiente em destaque, um enorme espelho foi instalado ao lado da hidromassagem, ampliando ainda mais o espaço. A adição de um quadro deu um tom pessoal à decoração, e o preto predominante deixou tudo mais luxuoso.

23. Tons terrosos remetem ao conforto

Foto: Reprodução / Juliana Conforto

Um projeto bem executado não só valoriza mais a sua casa, como também pode melhorar o estado de espírito e a harmonização do ambiente, quando as cores certas são usadas para oferecer determinadas sensações.

24. Banheiros espaçosos: inúmeras possibilidades

Foto: Reprodução / Beto Galvez e Nórea de Vitto

Criar dois ambientes para banheiros com grandes metragens valoriza ainda mais o espaço. Que tal criar uma área para banho, e outra só para o lavabo e vaso sanitário? Tudo fica muito bem distribuído na dosagem certa.

25. Madeira e pastilhas

Foto: Reprodução / Gislene Lopes

Ainda destacando a criação de dois ambientes, esta “divisória” pode ser criada com a aplicação de revestimentos e pisos diferentes em cada área, como neste exemplo, em que a área de banho recebeu a aplicação de pastilhas, e o lavabo ganhou o aconchego do revestimento imitando madeira.

26. Plantas e flores para alegrar o espaço

Foto: Reprodução / Jamile Lima

Quer incluir um ornamento a mais no banheiro? Invista em plantas ou flores bonitas e que acima de tudo, gostem de umidade. Caso não leve muito jeito para cuidar delas, aposte em modelos artificiais. Mas tome cuidado: apenas uma opção deve ser usada, para não poluir muito o ambiente.

27. Objetos decorativos sempre são muito bem-vindos

Foto: Reprodução / Broco’s Place

Como escolher o melhor revestimento para o seu banheiro

Para não parecer um ambiente sem personalidade, inclua objetos decorativos que tenham a mesma proposta que o restante da casa. A instalação de uma simples prateleira acima do vaso sanitário com alguns apetrechos já deu uma outra cara a este exemplo da imagem.

28. Usando nichos ao seu favor

Foto: Reprodução / Apartamento 1

Como dito pelas arquitetas do Casa das Amigas, os nichos são verdadeiros amigos dos banheiros pequenos, por acomodarem perfeitamente os objetos de higiene sem tomar muito espaço. Afinal de contas, quem gosta de esbarrar o cotovelo no shampoo enquanto ensaboa o corpo?

29. Metrô white com rejunte escuro

Foto: Reprodução / Todos Arquitetura

Esta proposta atende um estilo mais moderno e urbanizado de decoração, já que o rejunte escuro destaca muito mais o azulejo, assim como as estações de metrô novaiorquinas, como o próprio nome já diz.

30. Uma grande bancada valoriza o espaço

Foto: Reprodução / Mauricio Arruda

E ainda serve como um ponto de apoio singular para o banheiro. O gabinete acompanhando o tamanho da bancada também ganha espaço para armazenar tudo, dentre os produtos de higiene e toalhas.

31. Caprichando na moldura do espelho

Foto: Reprodução / Casa Alegre

Até para banheiros decorados com neutralidade, um espelho com uma moldura singular já trás outra cara para o espaço. A elegância pode ser adicionada em pequenos detalhes, sem precisar investir muito.

32. Cimento queimado + madeira

Foto: Reprodução / Diego Revollo

O piso e as paredes deste banheiro podem até trazer propostas diferentes, mas juntos se completam. Para finalizar, o grande espelho fez aquele truque da ampliação que a gente tanto gosta, e o box transparente só colaborou com a proposta.

33. Tudo branquinho que até parece o paraíso

Foto: Reprodução / Diego Revollo

Vejam como o total white não tem nada a ver com uma proposta sem graça. Muito pelo contrário. Quando as peças certas são escolhidas, a simplicidade dá lugar ao luxo e a sofisticação.

34. Aproveitando bem o espaço

Foto: Reprodução / Diego Revollo

Já vimos anteriormente como os nichos são verdadeiros aliados na hora de otimizar espaços, e isso vale para fora do box também. Percebam como a peça instalada ao lado da pia criou novas e bonitas superfícies.

35. Um banheiro para dois

Foto: Reprodução / Diego Revollo

Já pensou ter tudo em duplicidade? Duas duchas, duas pias, dois armários…? Um sonho que pode ser possível, quando se tem espaço de sobra. Para não encher o ambiente de informações, o branco predominou na decoração, e o banheiro ainda foi contemplado com uma deliciosa banheira ao centro. Pelo menos uma coisa precisa unir este casal, né?

36. A ducha e a hidro

Foto: Reprodução / Diego Revollo

Banheiras não precisam ser exclusivas para banheiros espaçosos. Elas também podem ser perfeitamente adaptadas na região do box, onde a ducha também é instalada. Para isso, é preciso contratar profissionais qualificados para fazer uma boa instalação, e evitar possíveis vazamentos futuros.

37. Não é só mais um banheiro cinza

Foto: Reprodução / Diego Revollo

Mais uma vez, a madeira entrou no projeto para fazer toda a diferença. O que poderia ser só mais um banheiro acinzentado, transformou-se em um verdadeiro espaço moderno, com um ponto de cor aconchegante no móvel da pia.

38. Planejados cumprindo bem o seu papel

Foto: Reprodução / Diego Revollo

Móveis planejados sempre são ótimos para aproveitar todos os espaços possíveis. A adição de nichos com armários e da prateleira acima do gabinete foram projetados sob medida para atender as necessidades do ambiente.

39. Pia dupla para uma única cuba

Foto: Reprodução / Trio Arquitetura

Se o espaço é limitado, mas ainda comporta uma cuba espaçosa, porque não adicionar duas torneiras? Assim temos uma pia dupla sem grandes apertos.

40. Passadeira no banheiro

Foto: Reprodução / Gislene Lopes

Incluir uma bela passadeira no banheiro pode não ser algo convencional, mas é um grande diferencial. Nesta proposta, o estilo nobre apresentado na combinação do mármore com o preto recebeu um ponto de cor com a peça vermelha, e o modelo escolhido só seguiu o mesmo requinte da decoração.

41. O banheiro do closet

Foto: Reprodução / Gislene Lopes

Mesmo que o banheiro seja grande, é importante não encher o espaço com muitas coisas, para não poluir o visual. Escolha poucas peças pontuais, e que dê o seu toque de personalidade, sem que pareça estar tudo entulhado. Dê preferência também para tudo que seja útil e prático.

42. Papel de parede no banheiro pode?

Foto: Reprodução / Gislene Lopes

Pode! Desde que ela seja impermeável e instalado em uma das paredes que não será molhada com muita frequência, para garantir a durabilidade do produto, longe do mofo e desbotamento.

43. Que estilo de papel de parede é importante escolher?

Foto: Reprodução / Gislene Lopes

Qualquer um que combine com o restante da decoração. Suas cores, assim como sua estampa devem ornar com o revestimento escolhido para as outras paredes, e também com o piso instalado. Eles também não devem “brigar” com as cores das louças e nem do gabinete.

44. Espelho no teto

Foto: Reprodução / Gislene Lopes

Quer fugir do convencional, mas ainda quer usar os espelhos para ampliar o espaço? Estude as possibilidades e orçamento para instalá-lo também no teto!

45. Crie pontos de cor com objetos

Foto: Reprodução / Gislene Lopes

Aquela saboneteira ou o vasinho de flores podem se destacar, mesmo com seus tamanhos reduzidos. Se o espaço permite, vale ainda colocar uma pequena estátua e algumas revistas em pontos estratégicos.

46. Pendentes para a pia estilosa

Foto: Reprodução / Restless

Eles são charmosos, fáceis de instalar, e dão um “tchan” a mais para a decoração, além de adicionar um ponto de luz a mais no espaço.

47. Um perfeito conjunto da obra

Foto: Reprodução / Schulberg Demkiw Architects

Já reparou como o banheiro sempre é a área subestimada da casa? Ele acaba sendo um espaço padronizado, sem identidade, porque sempre damos atenção à outros cômodos. Mas não é o caso desta casa! A luz natural foi bem aproveitada para aquecer o ambiente, junto com o deck na ducha e o piso no restante do cômodo.

Dicas e inspirações para utilizar pastilhas no banheiro

48. Relaxando e olhando para o céu

Foto: Reprodução / Juliana Pippi

A hidromassagem ao lado da enorme janela deste banheiro não só contribuiu na bela decoração, como também ajudará o morador a relaxar ainda mais admirando o céu.

49. Com cara de spa

Foto: Reprodução / Juliana Pippi

Falando em conforto, transformar o banheiro em um verdadeiro spa não é nada mal, né? A decoração se manteve clean, e ainda contou com ducha dupla, uma banheira em formato de cuba e duas enormes bancadas com pia.

50. Decoração retrô

Foto: Reprodução / Juliana Pippi

O espelho do teto ao chão valorizou e muito o espaço deste banheiro, e duplicou a visão do papel de parede pied de poule. A moldura clássica do espelho combinou totalmente com o estilo vintage criado, assim como a mesa de apoio para a cuba.

Veja mais imagens de decoração de banheiro

Quer mais? Separamos mais fotos para você, confira:

51. Um ofurô de respeito garantindo charme na decoração do banheiro

Foto: Reprodução / Juliana Pippi

52. O lilás deu um toque de feminilidade

Foto: iStock

53. Porcelanato por todos os lados

Foto: iStock

54. A combinação perfeita entre o amarelo e o preto

Foto: iStock

55. A hidro vertical é a solução para banheiros compactos

Foto: iStock

56. Elementos naturais para dar conforto ao espaço

Foto: iStock

57. Não tem como errar com espelhos grandes

Foto: iStock

58. O piso hidráulico dá mais personalidade ao espaço

Foto: iStock

59. Adicionando cores com a ajuda de toalhas e objetos decorativos

Foto: iStock

60. Quadros deixam a decoração mais despojada

Foto: iStock

61. A banheira ao centro unificou o que as pias separou

Foto: iStock

62. Plantas que resistem à umidade são super bem-vindas

Foto: iStock

63. Aproveite grandes metragens para construir boxes espaçosos

Foto: iStock

64. Uma boa iluminação valoriza ainda mais o ambiente

Foto: iStock

65. Deixar uma boa área para a circulação é fundamental

Foto: iStock

66. Os acessórios podem ditar o estilo de decoração do banheiro

Foto: iStock

67. O vaso flutuante é o destaque deste banheiro contemporâneo

Foto: iStock

68. Um banheiro espaçoso recebe bem cores escuras e marcantes

Foto: iStock

69. A parede foi muito bem aproveitada com a instalação desta charmosa estante

Foto: iStock

70. … e por armários embutidos em volta do vaso sanitário

Foto: iStock

71. As prateleiras comportam adequadamente objetos decorativos sem limitar espaço

Foto: iStock

72. A bancada da pia recebeu a mesma padronização do revestimento

Foto: iStock

73. Um banheiro, dois estilos

Foto: iStock

74. O verde traz mais tranquilidade à decoração

Foto: iStock

75. A moldura da hidromassagem possibilitou que a peça fosse instalada na diagonal

Foto: iStock

76. O charme deste banheiro ficou por conta do revestimento diferenciado atrás do vaso

Foto: iStock

77. O preto sempre deixa tudo mais elegante

Foto: iStock

78. O box diagonal otimizou ainda mais o espaço

Foto: iStock

79. A luz natural da grande janela deixou o cômodo mais aconchegante

Foto: iStock

80. A decoração ficou mais divertida com as pastilhas revestindo a banheira

Foto: iStock

81. Um box espaçoso com ducha central

Foto: iStock

82. Gabinete e banheira com o mesmo material

Foto: iStock

83. O laranja com branco deixa o banheiro da criançada mais divertido

Foto: iStock

84. Revestimento que imita madeira para a área de banho

Foto: Reprodução / LO Interiores

85. As pastilhas também podem ser instaladas fora do box sem a menor cerimônia

Foto: Reprodução / LO Interiores

86. Nichos para otimizar o espaço

Foto: Reprodução / LO Interiores

87. As latinhas foram fundamentais para adicionar a personalidade do morador

Foto: Reprodução / LO Interiores

88. Bancada estendida acima do vaso

Foto: Reprodução / LO Interiores

89. Puxadores para valorizar o gabinete

Foto: Reprodução / LO Interiores

90. Uma moldura de espelho amarela para descontrair

Foto: Reprodução / LO Interiores

91. Os detalhes em preto deixaram a decoração mais moderna

Foto: Reprodução / LO Interiores

92. Pias marmorizadas sempre serão o destaque do banheiro

Foto: Reprodução / LO Interiores

93. Um grande espelho para valorizar o pé direito

Foto: Reprodução / LO Interiores

94. O rack com rodinhas serviu como ponto de apoio

Foto: Reprodução / LO Interiores

95. Estilo tropical para representar bem a alegria do morador

Foto: Reprodução / LO Interiores

96. Porcelanatos que imitam madeira e cimento queimado dá um ótimo casamento

Foto: Reprodução / LO Interiores

97. Se o espaço permite, adicione um pequeno móvel em frente ao vaso

Foto: Reprodução / LO Interiores

98. O revestimento colorido no box sempre traz mais alegria

Foto: Reprodução / LO Interiores

99. O ponto de cor neste banheiro clean foi este magnífico gabinete

Foto: Reprodução / Sesso & Dalanezi Arquitetura

100. Uma pedra escura na pia para quebrar a sobriedade

Foto: Reprodução / Sesso & Dalanezi Arquitetura

Viu como o banheiro pode ser mais um cômodo da sua casa com personalidade e estilo? Depois de decorar este ambiente com tanto carinho, seus convidados vão até querer passar mais tempo nele. Só não vale servir o cafezinho por lá, hein?

PARA VOCÊ

COMENTÁRIOS