Decoração de casamento rústico: 70 fotos e ideias apaixonantes

Escrito por Katharina Barkmeyer

A decoração de casamento rústico é mais intimista e acolhedora. Este estilo é cada vez mais procurado e faz muito sucesso entre os noivos. O casório ocorre próximo à natureza e, assim sendo, a madeira é o principal material usado na hora de incrementar a composição do local, além de muitas flores do campo.



Para o grande dia ser épico e memorável, confira a seguir várias dicas e itens essenciais que você pode usar para decorar o seu casamento rústico. Depois, inspire-se com dezenas de ideias e vídeos com passo a passo que vão te mostrar como enfeitar o seu casamento pode ser fácil e econômico! Vamos lá?

Itens essenciais para decoração de casamento rústico

Confira a seguir dez itens essenciais para complementar a decoração da cerimônia e do local em que ocorrerá a festa. Chame os seus padrinhos e as madrinhas para ajudar na organização e nos arranjos!

  • Flores do campo: as flores são essenciais em uma decoração de casamento e, para os rústicos, as flores do campo concedem todo o charme e delicadeza ao espaço. Além disso, você ainda pode criar lindos arranjos com galhos, flores secas e trigo que ficará incrível!
  • Folhas e galhos: assim como as flores do campo, você pode decorar a mesa e o local do casório com folhas secas e galhos. Uma sugestão interessante e muito criativa é pendurar galhos com pequenos arranjos secos no teto.
  • Madeira: é um dos elementos que descrevem o estilo rústico e, por isso, também é essencial na hora de decorar um casamento rústico. Opte por pallets ou madeira de demolição para incrementar a composição do local. Uma ideia interessante é usar bolacha de madeira como suporte de docinhos ou até mesmo usar como sousplat.
  • Caixotes de feira: assim como os pallets, os caixotes de feira são de fácil acesso e compõem a decoração de um casamento rústico com primor. A ideia é criar uma espécie de estante com os caixotes e decorar com flores, velas e fotografias.
  • Velas aromatizadas: decore tanto as mesas dos convidados e a principal quanto a decoração da cerimônia de casamento. Coloque as velas aromatizadas dentro de potes de vidro que darão todo o charme ao grande dia, especialmente se o casamento ocorrer à noite.
  • Potes e garrafas decorativas: reaproveite estes materiais que seriam jogados fora para enfeitar o espaço do seu casamento rústico. Use juta, renda, fitas de cetim ou outro material para decorar estes itens. Peça ajuda aos seus amigos para juntar vários potes e garrafas em diferentes tamanhos e formatos!
  • Toalha de renda: a renda é delicada e versátil, podendo ser usada em diversos estilos, principalmente o rústico. Por isso, não pode faltar na hora de decorar o local da festa. Se for possível opte por um tecido com uma cor mais envelhecida, como perolado.
  • Luminárias pendentes: o seu casamento rústico vai ser à noite? Sim? Então aposte em luminárias pendentes para iluminar melhor o local e ainda trazer mais graça e beleza à sua decoração.
  • Artigos vintages: outra sugestão bem interessante e sem preço algum é juntar vários itens vintages como relógios, máquina de escrever, câmeras fotográficas antigas, livros e malas envelhecidas para criar um belo cenário. Você pode fazer este pequeno espaço para recepcionar os convidados ou situar logo abaixo da mesa do bolo.
  • Juta: para um casamento rústico chique use este tecido que é bem baratinho para compor com outros tecidos mais delicados, como renda e cetim. Ele dará um toque mais natural à composição, assim como um interessante contraste que deixará tudo mais bonito. Use a juta para decorar os potes e vidros decorativos!

É possível afirmar que grande parte destes itens são bem econômicos e fáceis de achar. Agora que você já conferiu algumas dicas do que usar para decorar o seu casamento rústico, confira a seguir algumas ideias para se inspirar ainda mais!

70 fotos de decoração de casamento rústico para inspirar o grande dia

Geralmente feitos próximos à natureza, o casamento rústico não vai sair tão cedo da moda! Para te provar isso, veja a seguir diversas ideias para você se encantar mais ainda com este estilo e apostar em um casório mais acolhedor, natural e intimista!

1. O casamento rústico geralmente é realizado ao ar livre

2. Em fazendas ou chácaras

3. Ou até mesmo no quintal dos noivos

Paloma Cruz Eventos



4. Mas também pode ser feito em uma área interna

5. O principal material é a madeira

6. Por isso, use-a sem moderação!

7. Grande parte da decoração você mesmo pode fazer em casa

Compre no Elo7

8. Como estas lindas garrafas decoradas

9. Que darão todo o charme ao local

10. Flores são essenciais em qualquer casamento

11. Seja na mesa do bolo

12. Na dos convidados

13. Ou pelo local da cerimônia ou da festa

Karin Von Glehn Decor



14. Linda decoração de casamento rústico com pallets

15. Receba seus convidados com uma composição incrível

16. Natural

17. E muito autêntica!

18. Você pode criar uma decoração de casamento rústico simples

19. Como esta que é muito charmosa

20. Ou algo maior e mais trabalhado

21. Tudo irá depender do valor investido pelos noivos

22. Inclua luminárias na decoração de casamento rústico à noite

23. E muitas velas!

Mary Righetti



24. Use baús vintages no arranjo do local

25. A simplicidade faz toda a diferença

26. As lanternas são ótimas para compor a decoração

27. O sousplat acompanha o estilo rústico

28. A renda concedeu um toque delicado ao arranjo

29. Faça uma entrada triunfal

30. E decore muito bem o local da cerimônia do casório

31. Assim como o espaço para comemorar a grande data!

32. Use aqueles móveis antigos da sua vó ou da sua tia para enfeitar o local

33. Assim, você terá um casamento rústico mais econômico

34. As flores concedem cor

35. E muita vivacidade ao espaço

36. Bem como deliciosos aromas

37. Por isso, invista em flores de verdade para este grande dia!

38. Não ficou incrível este lugar?

39. Que tal uma cortina de macramê para a entrada da noiva?

40. Crie uma composição com diferentes cadeiras

41. Madeira e crochê são a dupla perfeita para um espaço mais acolhedor

42. Inclua artigos vintages na composição

43. Como máquinas de escrever

44. Baús

45. Ou móveis

46. Que afirmarão mais ainda o estilo rústico

47. E deixarão o espaço ainda mais acolhedor

48. Os pequenos detalhes que fazem a diferença…

49. Aproveite os galhos das árvores para pendurar pequenos enfeites

50. O verde natural concede muito charme à decoração

51. Os lustres promovem um toque chique à decoração do casamente rústico

52. Use caixotes de feira para compor o cenário

53. Bem como divertidas placas de sinalização

Compre no Elo7

54. Itens artesanais combinam muito bem com a temática

55. Este cenário é de suspirar, não é mesmo?

56. As flâmulas marcam as cadeiras dos noivos

Compre no Elo7

57. E são itens decorativos bem fáceis de fazer

58. Linda decoração rústica para casamento de dia

59. Charmosos filtros dos sonhos para decorar o local da cerimônia

60. Use bolachas de madeira como suporte

61. A linda mesa afirma o estilo rústico

62. Assim como estas delicadas cadeiras

63. Não ficou linda e graciosa esta entrada?

64. O amor está no ar!

65. Crie belíssimos arranjos de flores!

66. Muito verde e tom amadeirado para esta decoração!

67. Não esqueça de enfeitar o espaço com algumas fotos

68. Para recordar os momentos do casal

69. A decoração deste casamento rústico é bem chique

70. Lindíssimo, né?

Compre no Elo7

As ideias são encantadoras, não é mesmo? Dá para perceber que muitos itens decorativos são bem fáceis de fazer em casa e não precisam de muito investimento. Dito isso, trouxemos a seguir alguns tutoriais para você mesmo fazer uma parte da decoração do seu casamento rústico!

Faça você mesmo: decoração rústica de casamento

Selecionamos dez vídeos com passo a passo que vão te ensinar a criar algumas peças para decorar o seu casamento rústico com primor e, o melhor de tudo, sem gastar muito. Assista!

1. Centro de mesa para casamento rústico

Este vídeo com passo a passo vai te mostrar como fazer um belíssimo centro de mesa para decorar a mesa de seus convidados. Para a confecção você vai precisar de MDF, garrafa de vidro, cola quente, tecido entre outros materiais bem baratinhos.

2. Luminária de barbante para casamento rústico

Que tal criar lindas luminárias feitas com fio de barbante para incrementar a decoração do local da sua festa de casamento? Gostou da ideia? Então confira este vídeo com tutorial que vai te ensinar direitinho como fazer a sua! É fácil e não gasta quase nada!

3. Potes decorativos para casamento rústico

O artesanato nos mostra que há vários itens que podem ser reaproveitadas de forma bem inteligente. Por isso trouxemos este vídeo que mostra como decorar potes de vidro para criar lindos arranjos para a mesa do bolo ou a dos convidados.

4. Garrafas decorativas para casamento rústico

Aproveitando o vídeo anterior, você também pode criar lindos centros de mesa com garrafas decorativas. Além disso, você pode usar essa peça como vaso de flor e incrementar a decoração da mesa principal. Deixe a sua imaginação fluir!

5. Porta-guardanapo para casamento rústico

O vídeo com passo a passo vai te explicar como você pode fazer um porta-guardanapo para deixar a mesa ainda mais bonita e organizada. Bem fácil e prático de fazer, você pode finalizar este pequeno item decorativo com pérolas, folhas ou flores secas.

6. Porta-talheres para casamento rústico

Este outro vídeo com passo a passo vai te ensinar como fazer um porta-talheres que, junto com o porta-guardanapo do vídeo anterior, deixará a mesa impecável! O tutorial é bem fácil e os materiais utilizados para confeccionar são de fácil acesso.

7. Sousplat de corda para casamento rústico

O sousplat serve como base para o prato e, além disso, incrementa a decoração da mesa. Veja este passo a passo que vai te ensinar como fazer esta peça usando corda. Use cola quente para fixar bem e evitar que desmanche no grande dia!

8. Placas de sinalização para casamento rústico

Aprenda de um modo bem fácil como fazer lindas e divertidas placas de sinalização para decorar o espaço da sua festa de casamento rústico. Caso você não tenha habilidades com marcenaria, peça ajuda para alguém para cortar os pedaços de madeira!

9. Letreiros de flores para casamento rústico

Assista a este vídeo com passo a passo e aprenda como fazer um lindo letreiro usando flores artificiais, papelão e espuma floral. De forma bem simples, você pode criar este adorno para decorar a mesa ou a entrada do local da cerimônia.

10. Lembrancinha para casamento rústico

E, para finalizar esta seleção de vídeos, trouxemos este tutorial que vai te mostrar como fazer esta delicada lembrancinha que é muito adorável! Aprenda como fazer suculentas de papel e surpreenda seus convidados do início ao fim!

Pensou que fosse mais difícil, não é mesmo? Os itens decorativos dos vídeos acima são bem práticos e fáceis de fazer e não exigem muita habilidade em trabalhos manuais, apenas criatividade e um pouquinho de paciência.

Este estilo de casamento vem fazendo muito sucesso entre os noivos e noivas e, por ser tão acolhedor e bonito, tende a ficar sempre na moda! Agora que você já conferiu vários itens indispensáveis na hora de decorar o seu casamento rústico, ainda conferiu várias ideias e vídeos com passo a passo, reúna as sugestões que você mais se identificou e chame os padrinhos para botar as mãos na massa!