Decoração que une com perfeição o estilo moderno e sofisticado

Escrito por Mariana Paiva

Foto: Reprodução / BY Arq&Design

Simplicidade, praticidade e funcionalidade são as principais características do estilo moderno e sofisticado de decoração, em que os acessórios excessivos são substituídos por uma pequena quantidade de peças imponentes que enaltecem a decoração. Armários e prateleiras embutidas em linhas retas, paralelas ou perpendiculares escondem miudezas desnecessárias e contribuem com a organização.

Entre os aspectos que contribuem com a elaboração dessa decoração, a utilização de materiais nobres como seda, linho, couro, vidros, madeira, mármore e acabamentos cromados, aplicados em detalhes de elementos decorativos como almofadas, tampos de mesas, pés de cadeiras e poltronas, entre outros. O mix de texturas também adiciona sofisticação e informação, assim como as cores neutras naturalmente harmonizam os ambientes.

Conheça abaixo o projeto Residencial Brooklin II, que une com perfeição os diferentes atributos presentes em ambos estilos de decoração, garantindo espaços não apenas elegantes, como também bastante aconchegantes.

Um rack com painel imponente para a TV

Foto: Reprodução / BY Arq&Design

Apresentados em madeira durável, resistente e marcante, os mobiliários (rack e painel de TV) aparecem fixados na parede com acabamento de agregado exposto (areia e pequenas pedras). A iluminação embutida não apenas moderniza como também influencia para uma ambientação aconchegante e sem ofuscação.

Os vasos com flores naturais energizam e valorizam o ambiente, valendo-se do cuidado para que sua combinação com outros elementos (porta-retratos e caixas decorativas) não resultem em decorações carregadas.

Foto: Reprodução / BY Arq&Design

Ideais para espaços de grande circulação, tapetes com fios de seda mais curtos e com avanço mínimo de 30cm para baixo dos móveis garantem ambientes requintados e aconchegantes.

O sofá com dois puffs é uma boa sugestão de substituição para os com chaise (espécie de prolongamento de descanso que demanda mais espaço para sua instalação). O mix de texturas acrescenta informações para a elaboração de uma decoração com menos monotonia e mais sofisticação.

Espelho a favor da decoração

Foto: Reprodução / BY Arq&Design

Coringas na decoração, quando bem localizados os espelhos trazem luminosidade e profundidade aos ambientes em que são utilizados. Sua aplicação em paredes inteiras, refletindo os móveis e itens decorativos, provocam sensações de alongamento, maximização e continuidade dos cômodos.

Para ambientes pequenos, espelhos grandes e sem muitas divisões (reserve os menores para a criação de efeitos originais que complementem a decoração).

Foto: Reprodução / BY Arq&Design

Itens clássicos com acabamentos brilhosos são sinônimos de sofisticação. Aposte em elementos decorativos com pontos metálicos e dourados, partes acrílicas, em cristais e também em vidros (como vasos, detalhes nos lustres e tampos de mesas).

A iluminação é garantida com a combinação de espelho + janela protegida e decorada com cortinas claras em tecidos fluidos.

Minimalismo no quarto do casal

Foto: Reprodução / BY Arq&Design

Os excessos são substituídos pelos mobiliários e itens decorativos funcionais e minimalistas. A tranquilidade é complementada pela cortina clara em tecido fluido, assim como pelas luminárias com seus formatos modernos.

A cabeceira em linhas retas e acabamento aveludado proporciona sensações aconchegantes, assim como a colcha trabalhada contrasta com as demais cores neutras, alegrando o ambiente.

Foto: Reprodução / BY Arq&Design

Cores claras e neutras são predominantes em banheiros modernos, isso porque sua aplicação em parceria com grandes espelhos ampliam os espaços, arejando e iluminando o ambiente.

A bancada em linhas retas é apresentada com duas cubas disponíveis, colocadas sobre armários com puxadores embutidos (indicados para ambientes pequenos). O box de vidro e os acabamentos em inox sofisticam e modernizam a suíte do quarto de casal.

Cores no quarto infantil

Foto: Reprodução / BY Arq&Design

Pontos coloridos garantem uma ambientação contagiante para o dormitório. Na parede, cores frias compõem o listrado dos painéis decorativos, distribuindo suas tonalidades para outros elementos como pelúcia, luminária e roupas de cama.

Cores quentes e complementares são usadas como contrapontos nas almofadas. O tapete escuro e o piso amadeirado aquecem o ambiente e os nichos da cama contribuem com a organização do cômodo.

Foto: Reprodução / BY Arq&Design

Prateleiras e caixas em cores opostas complementam não apenas a decoração, como também contribuem com a organização. O teto com gesso rebaixado somado à iluminação focalizada proporciona sofisticação.

A persiana em modelo romano moderniza e fica bem em espaços pequenos, pois é menos volumosa. Entre suas vantagens, contribui com a iluminação natural no ambiente.

Tons terrosos: sinônimo de aconchego

Foto: Reprodução / BY Arq&Design

Bem combinados com elementos em madeira, os tons terrosos remetem à natureza e trazem aconchego aos ambientes em que são aplicados. A bancada em mármore com luzes focais facilita o manuseio dos alimentos e utensílios domésticos próximos da pia e fogão.

Os armários superiores com portas laqueadas brilhantes exigem cuidados mais específicos, entretanto, acrescentam sofisticação na decoração.

Foto: Reprodução / BY Arq&Design

Azulejos brancos trazem equilíbrio quando somados aos armários em tonalidades terrosas, resultando em uma decoração visualmente menos carregada e cansativa. A bancada elaborada como mesa para pequenas refeições recorreu à otimização de pequenos espaços que restaram na cozinha.

Foto: Reprodução / BY Arq&Design

Bancada em madeira para até duas pessoas, com cadeiras brancas em polipropileno e assentos estofados. A aplicação do espelho busca a sensação de ampliação e alongamento do ambiente aparentemente pequeno, mas bem pensado em suas disposições de móveis e eletrodomésticos.

Lavabo e banheiro social

Foto: Reprodução / BY Arq&Design

Sinônimo de atualidade e sofisticação, o lavabo com piso amadeirado e iluminação embutida nos espelhos proporciona sensações calorosas e aconchegantes.

Louças brancas resultam em luxuosidade e os nichos otimizam os espaços disponíveis para acomodação de cestos e outros acessórios pertinentes. O rodapé alto protege a parede de manutenções constantes.

Foto: Reprodução / BY Arq&Design

Cores claras são ideais para banheiros mais amplos e iluminados. A bancada em linhas retas e com puxadores embutidos contribuem com a otimização dos poucos espaços disponíveis.

O acabamento em inox (presente no chuveiro, mangueira, registros e torneiras) é resistente a corrosão e o espelho é aplicado buscando profundidade para o ambiente.

Cantinho da leitura

Foto: Reprodução / BY Arq&Design

Ambiente com destaque para a iluminação, com luminária articulada e luzes focais direcionadas à estante em madeira com nichos diversos. O tapete felpudo e a poltrona com estrutura de madeira, base em alumínio e assento em couro deixam o ambiente mais charmoso e aconchegante.

A persiana terrosa fica bem com as demais tonalidades dos móveis e colabora com a quantidade de iluminação presente no cômodo. Quadros e mesa com design moderno complementam a decoração.

Varanda para relaxar

Foto: Reprodução / BY Arq&Design

Sinônimo de elegância e versatilidade, o chão amadeirado proporciona sensações acolhedoras. Além da mesa com tampo em vidro trabalhado, poltrona e cadeiras trançadas com fibras sintéticas são ideais para ambientes externos.

Os painéis de persianas otimizam a quantidade de iluminação do ambiente, enquanto a parede com efeito grafiato é complementada pelo aparador e quadro decorativo em madeira com castiçais, criando pontos de destaque na decoração.

Além dos aspectos mencionados, iluminação e funcionalidade também são características que colaboram com a elaboração de uma decoração moderna e sofisticada. Aposte em lustres, luminárias e cortinas fluidas em grandes janelas para uma boa ambientação. Dispense elementos excessivos e invista em adornos de personalidade, indispensáveis para uma boa decoração.

PARA VOCÊ

COMENTÁRIOS