Decoração sustentável: faça você mesmo com materiais recicláveis

Escrito por Natália Cagnani
Foto: Reprodução / I Spy DIY

Foto: Reprodução / I Spy DIY



Um dos pontos mais legais na hora de planejar a decoração da sua casa é quando você descobre que nem tudo precisa vir pronto. Se você gosta de estimular seu lado criativo e dar aquele toque pessoal e único ao seu lar, pode reciclar objetos do seu dia a dia ou que não são mais utilizados para criar peças novinhas em folha e deixar qualquer ambiente ainda mais parecido com você, refletindo seu estilo em cada detalhe.

Além de deixar a casa mais bonita, prática e organizada, a decoração sustentável com materiais recicláveis também contribui para a preservação do meio ambiente, uma vez que diminui a quantidade de materiais descartados que levam muito tempo para decomposição na natureza.

10 ideias para fazer decorações sustentáveis

Para começar, nada melhor que uma ajuda visual, não é? Então antes de mostrar fotos e compartilhar dicas, você vai acompanhar alguns vídeos que ensinam a transformar materiais recicláveis em decorações incríveis. Além de economizar, você vai estimular sua criatividade e ainda ter um objetivo único para decorar sua casa. Então confira a seguir tutoriais criativos para uma decoração sustentável.

1. Arranjo de flores

Sabe aquela caixa de ovos que sempre vai para o lixo? Neste vídeo você aprende que até um material aparentemente sem qualquer função estética pode ser reciclado e transformado em um lindo arranjo de flores.

2. Porta bijuteria

Materiais reciclados podem render boas ideias de objetos que unem estética à praticidade. Este vídeo é um exemplo de que a criatividade pode resultar em várias ideias de decoração, como um lugar para guardar bijuterias.

3. Flores de plástico

A garrafa PET pode ser reutilizada em inúmeras peças de decoração. Um artesanato fácil e rápido de fazer e que pode ser aplicado em lindas flores de plástico, que valem tanto para decorar como para festas infantis.

4. Decoração com frasco de shampoo

Na decoração sustentável, vale usar tudo. O limite é a imaginação de cada um. Já pensou aproveitar aquela embalagem de shampoo que normalmente vai para o lixo? Aprenda a transformá-la em um objeto decorativo.

5. Garrafas coloridas

Nem só as garrafas PET podem dar aquele toque de sofisticação na decoração do seu lar. As garrafas de vidro também podem ser reaproveitadas para enfeitar o ambiente. Veja como deixá-las coloridas.

6. Lixeira para quarto de bebê

Quem é mãe ou pai sempre quer deixar o quartinho do bebê aconchegante com móveis e objetos escolhidos especialmente para a chegada do mais novo membro da família. Este vídeo ensina a criar lixeiras customizadas com material reciclado.



7. Luminária sustentável

Além da lâmpada ecologicamente correta, você também pode fazer uma luminária sustentável com copos plásticos. Materiais recicláveis como papelão também podem ser reaproveitados para criar um porta objetos.

8. Organizadores com caixa

Caixas de sapato e de papelão vão além de embalagens e podem ser transformados em organizadores para guardar aquela bagunça, que até então não tinha espaço na sua casa.

9. Porta controle

Não tem lugar para guardar o controle da TV, do DVD, do som? Com caixas de leite e filtro de café, você pode resolver esse problema e ainda ter em casa uma peça decorativa bonita e de baixo custo.

10. Luminária de barbante

Quer criar um item único para decorar sua sala ou seu quarto? Uma boa ideia pode surgir a partir da combinação de uma bexiga com barbante. O resultado final será uma linda luminária ou uma cestinha. Aprenda a fazer.

4 materiais que podem ser reaproveitados na decoração

Qualquer objeto pode ser reutilizado para deixar sua casa mais moderna, com mais estilo e sem gastar muito. Antes de começar, vale dar uma olhada naquelas gavetas que você nunca abre, o fundo do armário ou aqueles quartos que são transformados em depósito para guardar coisas que você não usa tanto assim.

Outra dica é procurar por materiais que podem ser reciclados e transformados em peças decorativas, práticas e estilosas. Veja a seguir algumas coisas que normalmente vão para o lixo, mas que ficariam muito mais bonitas e bem aproveitadas para você aplicar na sua decoração sustentável.

1. Garrafas PET

Que as garrafas PET são ótimas para projetos de reciclagem, todo mundo sabe, mas o que muitas vezes passa despercebido é o uso que pode ser aplicado a elas na decoração. Além de contribuir com o meio ambiente, já que o material leva cerca de 100 anos para se decompor, você pode criar peças únicas para sua casa, desde base para puffs até vasos de plantas para um jardim vertical, luminárias descoladas, porta objetos ou porta joias.

Essa variedade de opções se deve principalmente à flexibilidade do plástico que, além de bastante versátil, é resistente e não contamina.

2. Canos de PVC

Reprodução / Inspiritdeco | OMG Projects | Exquisite

Reprodução / Inspiritdeco | OMG Projects | Exquisite



Embora o uso mais comum seja em obras e reformas, os canos de PVC também podem dar um ar super moderno a qualquer ambiente. Além de decorativos, eles funcionam como organizadores, onde você pode guardar roupas, sapatos, livros, secador de cabelo, garrafas, bolsas, enfim, tudo que você quiser manter em ordem e sem bagunça.

Super versáteis, os canos de PVC vão ainda mais além da decoração sustentável. Podem ser aplicados para a criação de móveis como poltronas e mesas de centro, luminárias, molduras para quadros ou espelhos.

3. Paletes ou caixas de madeira

Se você gosta daquele ar mais industrial, que deixa o ambiente moderno e ao mesmo tempo muito prático, a pedida é investir em paletes ou caixas de madeira. Originalmente, eles são utilizados para armazenar produtos grandes e pesados. Se quando descartados, viram entulhos, quando aproveitados de forma inteligente e sustentável se transformam em peças super versáteis, que alinham estética, funcionalidade e praticidade.

Os paletes podem substituir os móveis em uma sala de jantar ou estar nas mesas, cadeiras, estantes para livros ou suporte para plantas. Nos quartos, podem assumir o lugar das tradicionais cabeceiras, os criados mudos ou até mesmo na base de uma cama ou sofá. Os caixotes de madeira, coloridos ou não, também complementam a decoração com materiais reciclados e servem como mesa de apoio, nichos e até estantes organizadoras.

4. Garrafas de vidro

As garrafas de vidro também podem ser adaptadas na decoração sustentável, principalmente em luminárias charmosas para deixar aquele clima aconchegante em qualquer ambiente. Quando pintadas, você pode usar lâmpadas coloridas e criar uma decoração natalina. Para colori-las, além de tinta, você pode usar esmalte para criar um efeito bacana e diferente.

Outra ideia é montar pequenos aquários com plantas aquáticas, um pouco de água e pedrinhas ao fundo das garrafas transparentes. Seguindo mais para essa área sustentável, você pode criar minijardins. As plantas mais indicadas são as suculentas, já que exigem poucos cuidados e têm grande durabilidade. Complete a decoração com pedras e areia.

Inspirações de decoração sustentável

Que tal começar a colocar estas dicas em prática? Para inspirar seu processo de criação, confira a galeria a seguir com objetos decorativos antigos “recuperados” a partir da reciclagem. Se você tiver algum desses itens em casa, pode aplicar a mesma ideia ou até aprimorá-la para deixar a nova decoração ainda mais parecida com seu estilo de vida.

Foto: Reprodução / <a href="http://organizesemfrescuras.com.br/" target="_blank">Organize Sem Frescuras</a>



Foto: Reprodução / <a href="http://organizesemfrescuras.com.br/" target="_blank">Organize Sem Frescuras</a>

Foto: Reprodução / <a href="http://organizesemfrescuras.com.br/" target="_blank">Organize Sem Frescuras</a>

Foto: Reprodução / <a href="http://organizesemfrescuras.com.br/" target="_blank">Organize Sem Frescuras</a>

Foto: Reprodução / <a href="http://organizesemfrescuras.com.br/" target="_blank">Organize Sem Frescuras</a>

Foto: Reprodução / <a href="http://organizesemfrescuras.com.br/" target="_blank">Organize Sem Frescuras</a>

Foto: Reprodução / <a href="http://organizesemfrescuras.com.br/" target="_blank">Organize Sem Frescuras</a>

Foto: Reprodução / <a href="http://organizesemfrescuras.com.br/" target="_blank">Organize Sem Frescuras</a>

Foto: Reprodução / <a href="http://www.redpepdesign.com" target="_blank">Red Pepper Design</a>

Foto: Reprodução / <a href="http://oilfieldslang.com" target="_blank">Oilfield Slang</a>

Foto: Reprodução / <a href="http://www.lucycall.com" target="_blank">Lucy Call</a>

Foto: Reprodução / <a href="http://www.bungalow56.com/pages/rustic-charming" target="_blank">Bungalow 56 Interiors</a>

Foto: Reprodução / <a href="http://2IvyLane.com" target="_blank">2 Ivy Lane</a>

Foto: Reprodução / <a href="http://www.juliettebyrne.com" target="_blank">Juliette Byrne</a>

Foto: Reprodução / <a href="http://www.sealydesigninc.com" target="_blank">Sealy Design</a>

Foto: Reprodução / <a href="http://www.sfgirlbybay.com/" target="_blank">SFGIRLBYBAY</a>

Foto: Reprodução / <a href="http://www-livelovecreate.tumblr.com/" target="_blank">Shannon Malone</a>

Foto: Reprodução / <a href="http://julieranee.com/" target="_blank">Julie Ranee</a>

Foto: Reprodução / <a href="http://hoister.co" target="_blank">Hoi Ning Wong</a>

Foto: Reprodução / <a href="http://hoister.co" target="_blank">Hoi Ning Wong</a>

Foto: Reprodução / <a href="http://www.thevirginiahouse.blogspot.com/" target="_blank">The Virginia House</a>

Foto: Reprodução / <a href="http://www.porticodesign.com" target="_blank">Portico Design</a>

Foto: Reprodução / <a href="http://beachvintage.blogspot.com/" target="_blank">Beach Vintage</a>

Foto: Reprodução / <a href="http://www.susandianaharris.com" target="_blank">Susan Diana Harris</a>

Foto: Reprodução / <a href="http://www.joannathornhill.co.uk" target="_blank">Joanna Thornhill</a>

Foto: Reprodução / <a href="http://www.joannathornhill.co.uk" target="_blank">Joanna Thornhill</a>

Foto: Reprodução / <a href="http://www.anestforallseasons.com" target="_blank">Amy Renea</a>

Foto: Reprodução / <a href="http://decorhappy.blogspot.com/" target="_blank">Vanessa Francis</a>

Foto: Reprodução / <a href="www.designsponge.com" target="_blank">Design Sponge</a>

Foto: Reprodução / <a href="http://www.jdadesign.com" target="_blank">JDA Design</a>

E aí, o que achou? Essas fotos podem ser o seu ponto de partida. O processo é tão bacana que você vai querer transformar vários objetos em sua casa. Dessa forma, sem gastar muito, você vai ter uma decoração novinha para compartilhar com a família, os amigos e as visitas. Além de um ambiente estiloso, você estará contribuindo com a preservação do meio ambiente. Afinal, reaproveitamento e reciclagem são preceitos da sustentabilidade.