Inspiração de decoração com estilo urbano e com cimento queimado

Escrito por Douglas Ciriaco

Foto: Reprodução / Mariana Lobo Arquitetura e Interiores

Continua após o anúncio



Com origem em construções em áreas rurais, o cimento queimado se tornou o queridinho das decorações urbanas nos últimos anos, e tamanho sucesso passa por fatores como preço baixo, durabilidade e variedade de uso.

Como a sua composição é basicamente cimento, areia e água, ele se torna acessível para quem quer algo bonito e não muito caro. Além disso, ele pode ser utilizado praticamente em qualquer ambiente da casa e, como lida bem com as intempéries do tempo, cai bem também em áreas externas.

Seu aspecto monolítico, ou seja, de revestimento único, sem rejunte, é outra característica que contribui para o destaque da técnica. Apesar do nome, o cimento queimado não envolve a utilização de fogo. Ele consiste em espalhar pó de cimento sobre a superfície de argamassa enquanto ela ainda não está seca. Após a aplicação e ao final de todo o processo, o piso ou a parede ganham um aspecto bastante liso.

Se você é um entusiasta da técnica e está em busca de inspiração, aqui vão algumas dicas de como ele pode ser extremamente útil para engrandecer a decoração da sua casa ou escritório. O exemplo da vez é a decoração projetada pelo escritório de arquitetura Mariana Lobo para o apartamento de um jovem casal.

Cimento queimado nas paredes da sala

A sala costuma ser um dos cômodos mais utilizados de uma casa e a aplicação do cimento queimado nas paredes pode dar um ar bastante moderno ao ambiente. Aproveitando a tonalidade típica do cimento, toda a decoração pode ser puxada para o cinza ou grafite — neste projeto, isso é visto no tapete, no sofá e nas cortinas. Mas detalhes coloridos também vão combinar perfeitamente com o cimento queimado.

A iluminação contribui muito para dar destaque à parede revestida, que funciona por si só como uma peça de decoração. As luminárias — tanto a central quanto as posicionadas quase na junção entre teto e parede — dão um toque especial e ressaltam o estilo cru da aplicação. O fato de serem embutidas acrescentam um toque moderno à decoração.

O piso de madeira trabalha para dar contraste, casando perfeitamente tanto com a cor da parede quanto com o branco escolhido para portas, rodapés e rack. O mesmo acontece com as bordas do painel, também em madeira. As luminárias posicionadas diante da parede onde se encontra a TV e o próprio fundo do painel contribuem para o ar de estilo industrial proposto pelo cimento queimado.

Continua após o anúncio



Elementos em tons escuros também dão um ótimo contraste às pareces acinzentadas, como é o caso do painel em 3D, da poltrona e das mesinhas laterais. Outro detalhe bastante importante é a utilização do amarelo em várias peças da decoração: as almofadas funcionam não apenas para dar alívio de uma cor, mas ressaltam a sensação de conforto do ambiente, deixando-o mais aconchegante.

Além disso, o amarelo se comunica tanto o com preto quanto com o cinza, fazendo com que todos os detalhes nesta cor — almofadas, caixas de som e vaso sobre a mesinha — formem uma espécie de degradê dourado com o piso e as demais peças em madeira.

Cozinha estilo americana

Neste projeto, a cozinha é integrada à sala, no estilo americano, e repete o aspecto industrial da decoração. Aqui, há um contraste de estilo, com as portas de vidro do armário de madeira, deixando tudo com ar mais clássico. As cadeiras escolhidas para o projeto, porém, já retomam a ideia de algo urbano e moderno.

A bancada que faz a integração entre os dois cômodos é ampla, ficando mais parecida com uma mesa do que com uma bancada convencional. Ela vai até o teto, o que dá destaque ainda maior à peça e ressalta a divisão dos ambientes. O conjunto formado entre a madeira e as luminárias pendentes fazem a mescla perfeita entre o industrial e o clássico, sempre em consonância com as demais peças.

Na cozinha, a grande quantidade de peças em aço inox reforça mais uma vez o aspecto industrial do cimento queimado, assim como a tonalidade dos armários e o granito preto.

O piso também complementa a aparência moderna, enquanto o revestimento da parede traz novamente um respiro clássico para o ambiente. O cooktop colabora para a organização e aproveitamento da bancada, que é contínua e espaçosa e compõe o ambiente junto com a geladeira, na mesma cor do granito.

Continua após o anúncio



Lavabo

Mais uma vez, a mescla entre o rústico e o moderno fica evidente. No lavabo, a parede com revestimento 3D com padrões circulares deixa o ambiente com um aspecto quase espacial, enquanto o granito branco e o caixote de madeira fazem o contraponto mais clássico e cru.

Varanda gourmet espetacular

A varanda gourmet é ampla e tem um espaço bem aproveitado, com armários, nichos e gavetas. A mesa de estilo rústico em formato oval é complementada pelas oito cadeiras do mesmo estilo, criando um ambiente espaçoso e confortável para quem senta à mesa e para quem permanece em pé ao seu redor. O pendente em bronze segue a mesma paleta de cor das paredes, da bancada, da pia e da churrasqueira, ressaltando a sensação de conforto do lugar.

A bancada, além de oferecer espaço para preparar a carne e outros alimentos, conta com um frigobar e uma adega para maior praticidade. As gavetas oferecem a organização necessária para manter os utensílios específicos para os encontros realizados neste ambiente.

Em um dos cantos, a churrasqueira é ladeada por uma pia e mais armários. O espaço entre ambos é separado por uma divisória de vidro, que, além de oferecer mais luminosidade, permite ao churrasqueiro acompanhar os alimentos assando enquanto utiliza a pia.

As pastilhas com dourado e preto na parte inferior dão continuidade ao padrão iniciado na parede acima da cuba, enquanto o granito branco ajuda a deixar o ambiente mais claro e passa maior sensação de limpeza.

Continua após o anúncio



Do outro lado, um televisor instalado em um painel de madeira torna o ambiente mais aconchegante e garante o entretenimento das reuniões feitas na varanda. Essa característica contribui para transformar a varanda em mais um cômodo da casa de fato. O armário com nichos oferece mais espaço para a decoração, assim como as plantas dão um complemento para tornar a varanda ainda mais amigável.

Quarto do casal com tons neutros

No quarto do casal, os móveis planejados e o espelho sobre a cabeceira ajudam a deixar o ambiente mais espaçoso. A madeira volta a dar as caras por aqui, tanto no piso quanto na instalação do painel atrás da cabeceira e no painel da televisão. Os detalhes em branco ajudam a deixar o ambiente mais claro e aproveitam melhor a iluminação vindo das luminárias.

Os tons dourados, presentes em toda a casa, não ficam de fora e aqui estão nos pendentes e nas almofadas. Elas vêm como detalhe para complementar o padrão acinzentado de toda a casa — tom este que também está presente nos puxadores e em outros objetos de decoração usados neste espaço.

Os criados-mudos também vão além da simples praticidade e possuem um apelo estético importante para compor toda a decoração. Sobre eles, os pendentes garantem iluminação individual para cada lado da cama, garantindo mais conforto e tranquilidade ao casal. A cabeceira revestida de pano também passa uma sensação maior de aconchego.

O quarto conta ainda com espaço para trabalho, com cadeira e escrivaninha, garantindo um espaço confortável e reservado para quem precisa executar uma tarefa no computador ou mesmo redigir uma carta à mão. Nos armários, as portas brancas ajudam a deixar o ambiente mais claro e ressaltam o aspecto urbano e moderno de todo o projeto.

Banheiro luxuoso

O banheiro também é espaçoso e conta com uma ótima circulação de ar graças à janela ampla. O box de vidro transparente ajuda a deixar o espaço de banho bem iluminado, permitindo a utilização de um revestimento escuro, que imita madeira, sem qualquer prejuízo no aspecto luminoso.

São duas cubas para garantir a praticidade do casal que precisa se preparar para um compromisso ao mesmo tempo. Os detalhes em dourado voltam a aparecer aqui, desta vez nos belíssimos gabinetes brancos. A cor também contribui para a iluminação do ambiente e os armários são espaçosos, oferecendo um armário individual para cada pia e facilitando a organização dos materiais típicos de banheiro.

Este projeto é um elo perfeito entre como o rústico e o moderno podem trabalhar juntos. A versatilidade do cimento queimado ficou provada mais uma vez, neste apartamento que conta com detalhes de estilo industrial e futurista algumas vezes no mesmo metro quadrado.