16 dicas para pessoas alérgicas limparem a casa sem sofrimento

Escrito por Juliana Battistelli
Foto: iStock

Foto: iStock

Os olhos começam a lacrimejar, o nariz não para de coçar e entope, falta o ar e os espirros vem um seguido do outro sem controle. Só quem tem alergia sabe o sofrimento que é limpar a casa.

No inverno, a alergia se agrava ainda mais por causa do frio e da umidade. Com a falta de uma limpeza adequada em casa, ácaros e fungos se proliferam, especialmente em lugares fechados e mais úmidos. Além disso, o acúmulo de fragmentos de pele e pelos de animais, roupas e bolor são extremamente perigosos para a saúde de quem já possui fragilidades neste sentido.

O uso constante de antialérgicos pode ser necessário em alguns casos, mas não é a melhor solução. O correto é preparar o ambiente para uma melhor qualidade de vida diante desta situação.

Manter os ambientes nos quais a pessoa com alergia vive livre de poeiras é o principal passo para se livrar de micro-organismos que causam as alergias, mas como fazer isso de uma forma menos desagradável, sem atacar a alergia?

16 dicas de limpeza para pessoas alérgicas

Segundo a Personal Organizer Camy Filgueiras, para evitar reações alérgicas em casa, é importante fazer a limpeza devida de todos os locais. É necessário trocar com frequências as roupas de cama, limpar os sofás e colchões da casa, assim como qualquer móvel que for acolchoado.

Possuindo ou não um animal de estimação, a limpeza diária de todos os cômodos de uma casa é muito importante para a saúde de pessoas com alergia, por isso apresentamos aqui 16 dicas de limpeza da casa para alérgicos.

1. Um ambiente arejado sempre é a solução

Foto: iStock

Foto: iStock

Uma das soluções mais importantes para pessoas alérgicas é manter os ambientes da casa bem arejados. Deixe as janelas de todos os cômodos abertas sempre que possível, coloque móveis e outros itens em posições que recebam a luz do sol e deixe o ar circular. Isso evita o acúmulo de poeiras, pelos e sujeiras que facilitam o surgimento de ácaros e fungos.

2. Esqueça as vassouras e espanadores

Foto: iStock

Foto: iStock

As vassouras e espanadores são grandes vilões de pessoas alérgicas. Isso porque eles acabam espalhando e levantando o pó das superfícies até o alto, piorando a alergia. Troque sua vassoura por um aspirador de pó ou um pano úmido para começar a limpeza.

3. Não pense que perfume é sinônimo de limpeza

Foto: iStock

Foto: iStock

Produtos de limpeza mais perfumados são os mais escolhidos, mas eles podem ser um problema para pessoas alérgicas. Segundo a Personal Organizer Camy Filgueiras, é importante trocar produtos químicos de odor intenso por detergentes biodegradáveis ou álcool. “Troque também os amaciantes de roupa e sabão em pó comum, substitua-os pelo sabão de coco líquido, em pó ou em barra. O limão, o vinagre e o bicarbonato são ótimos aliados para limpeza livre de alergias também. Apesar de não serem desinfetantes limpam como qualquer outro sabão ou produto químico, retirando até mesmo gordura.”

4. Não acumule pilhas de livros, revistas e decorações com poeira

Foto: iStock

Foto: iStock

Acumular itens em casa e conviver com a alergia não podem andar lado a lado. Livros, revistas e objetos de decoração devem ser escolhidos em menor número por pessoas com alergia ou serem limpados frequentemente. A melhor opção é manter em casa apenas o que é usado e guardar o restante em armários, caixas e sacolas bem fechadas e em depósitos bem organizados.

5. Dê atenção especial à sua cama

Foto: iStock

Foto: iStock

Ter uma noite tranquila em casa é uma das melhores coisas deste mundo. Entretanto, a cama pode ser o lugar perfeito para o acúmulo de poeira e o surgimento de ácaros. Para pessoas alérgicas, é preciso trocar regularmente o colchão e o travesseiro, lavar e trocar a roupa de cama sempre e expô-las ao sol para evitar a umidade. Acima de tudo, é importante optar por materiais antialérgicos neste local. Uma boa solução é forrar colchões e travesseiros com capas especiais antiácaros.

6. Limpe o mofo das paredes do banheiro com água sanitária

Foto: iStock

Foto: iStock

O banheiro é o local perfeito para que o bolor se acumule. Sua umidade permite a proliferação de fungos que causam as manchas escuras nas paredes extremamente perigosas para a saúde. Sempre que isto acontecer, limpe-as com água sanitária até que desapareçam.

7. Evite tapetes ou carpetes que acumulam pelo e poeira

Foto: iStock

Foto: iStock

Os tapetes e carpetes são grandes acumuladores de poeira e pelos que desencadeiam o surgimento de ácaros. Se não for possível evitar estes itens em casa, lembre-se de lavá-los regularmente e secá-los ao sol.

8. Mantenha o ar condicionado higienizado

Foto: iStock

Foto: iStock

O uso do ar condicionado para alérgicos não é recomendado, mas se possuir este aparelho em casa, fique atento para que ele esteja sempre limpo. A poeira acumulada em seus dutos pode gerar crises de alergia e prejudicar a saúde.

9. Retire o mofo dos guarda-roupas por dentro e por fora

Foto: iStock

Foto: iStock

Por serem locais fechados e sem ventilação, os guarda-roupas, armários e gavetas devem ser limpos idealmente uma vez por semana. Não acumule um grande número de peças em um só local, limpe com um pano embebido em vinagre branco e deixe as portas abertas para secar naturalmente. Além disso, não deixe os topos dos armários esquecidos, passando sempre um pano para retirar a sujeira.

10. Lave bichinhos de pelúcia regularmente

Foto: iStock

Foto: iStock

Bichos de pelúcia que ficam expostos devem ser lavados a cada 15 dias e depois de secos podem ser colocados em sacos plásticos no freezer por 8 a 12 horas para eliminar qualquer micro-organismo, recomenda a Personal Organizer.

11. Mantenha longe os pelos de seu animal de estimação

Foto: iStock

Foto: iStock

É alérgico, mas não consegue viver sem um animal de estimação? Se não for possível manter seu animalzinho fora de casa, limpe os ambientes regularmente com um aspirador de pó e pano úmido para que os pelos não se espalhem no chão e agravem sua alergia. Além disso, mantenha pelos do seu amiguinho sempre bem tratados e penteados para reduzir o acúmulo deles nos ambientes.

12. Cuide do acúmulo de umidade na geladeira

Foto: iStock

Foto: iStock

Você sabia que toda geladeira possui uma saída de água que pode acumular micro-organismos e deve ser limpa regularmente? Fique sempre atento para o excesso de umidade nas prateleiras da geladeira, retire e limpe o recipiente de saída de água e passe um pano limpo em todas as superfícies sempre que possível.

13. Use apenas um pano com água para limpar o chão

Foto: iStock

Foto: iStock

O primeiro ponto importante é optar por revestimentos lisos para o seu piso, como a cerâmica ou porcelanatos, pois são mais fáceis de limpar e não soltam pó como a madeira. Se o piso de sua casa for frio, utilize apenas um pano umedecido com água para limpá-lo. No caso de pisos de madeira, utilize metade água e metade querosene para uma limpeza mais profunda.

14. Evite cortinas em casa

Foto: iStock

Foto: iStock

As cortinas são outras grandes vilãs dos alérgicos. Por não serem lavadas frequentemente, estas acumulam inúmeras partículas de podem desencadear uma reação alérgica. As persianas são ótimas opções pois são mais fáceis de limpar e acumulam menos sujeira, recomenda Camy.

15. Escolha sofás de couro sintético

Foto: iStock

Foto: iStock

Os sofás, assim como outros móveis de tecido, acumulam micro-organismos que agravam alergias. Seu efeito pode ser ainda pior considerando ser um dos locais mais visitados da casa, que absorve a umidade do corpo e do ambiente e raramente é limpado. Caso seu sofá seja de tecido, limpe-o regularmente com uma escova úmida e coloque-o no sol durante as manhãs. Se possível, opte por sofás de couro sintético que podem ser limpos facilmente com um pano úmido e não acumulam sujeira.

16. Faça um passeio logo depois da faxina

Foto: iStock

Foto: iStock

Os momentos logo após fazer a faxina de casa são os mais prejudiciais para alérgicos, mesmo realizando toda a limpeza da melhor forma possível. Isto porque a poeira sobe, ficando mais próxima do rosto e causando reações. Sendo assim, sempre que terminar a limpeza de sua casa saia para fazer um breve passeio até que tudo volte ao normal. Ao voltar sua casa estará nova e preparada para uma melhor qualidade de vida e de saúde, sem espirros!

Com essas dicas, limpar a casa sem sofrimento, sem coceira no nariz ou nos olhos será mais fácil. São pequenas modificações que podemos fazer no nosso dia a dia e que nos proporcionam um bem-estar durante e após uma bela faxina.

PARA VOCÊ

COMENTÁRIOS