Divisória de ambiente: 50 modelos inspiradores para decorar sua casa

Escrito por Andressa Oliveira

Foto: Reprodução /Suite Arquitetos

Existem diversas opções práticas e funcionais de dividir os ambientes sem erguer uma parede. Não faltam modelos de divisórias leves e modernas que garantem a intimidade necessária com a particularidade de cada ambiente, sem isolar o espaço.

Dá para utilizar como divisória de ambiente: estruturas de madeira, estantes vazadas, painéis de vidros, cobogós e muito mais. Assim, é possível a integração de ambientes e aproveitamento máximo do espaço existente. Utilizar uma divisória é uma solução muito eficaz para usar em apartamentos pequenos ou espaços reduzidos.

Veja alternativas maravilhosas para usar como divisória de ambiente e planeje os espaços da sua casa para uma atmosfera mais ampla, agradável e lindamente decorada:

1. Integração total

Foto: Reprodução /Spaço Interior

O painel vazado divide os ambientes da cozinha e estar, mas mantém a integração total entre os espaços. Além disso, sua aparência gráfica se destaca na decoração.

2. Painel ripado de madeira

Foto: Reprodução /Carlos Rossi

A madeira traz sempre a sensação de aconchego.  Além da mesa de madeira, ela também é utilizada em um painel ripado como divisória de ambiente.

3. Painel de triângulos

Foto: Reprodução /FCstudio

Aqui a divisória de ambiente é composta por triângulos que criam um jogo de nichos que atendem aos dois ambientes divididos. O painel alia funcionalidade e beleza na varanda.

4. Divisória com vidros

Foto: Reprodução / Paola Ribeiro

Uma ótima opção para quem quer dividir, mas sem esconder nada. Nesse espaço totalmente integrado, a área íntima é delimitada por uma divisória com vidros transparentes.

5. Sala de jantar com divisórias

Foto: Reprodução /Priscilla Muller

Aqui os painéis pretos contrastam com a decoração toda branca e separam de forma parcial as duas salas sem o fechamento completo do vão.

6. Cozinha com cobogós

Foto: Reprodução /Estúdio Cada Um


Nesse projeto, os cobogós dividem os ambientes. Além disso, esse elemento permite a passagem de luz e favorece a circulação de ar. Tudo isso com muito charme!

7. Biombo para dividir com muito estilo

Foto: Reprodução /Juliana Pippi

Nesse projeto, o biombo faz mais do que dividir espaços. É uma linda peça que atrai o olhar com a sofisticação da sua estrutura.

8. Sala de estar com divisória de ambiente

O painel com perfis verticais divide as salas de estar e jantar com elegância. A cor escura do painel cria contraste com os tons claros no ambiente.

9.  Divisória de ambiente com arabescos

Foto: Reprodução / Paola Ribeiro

No décor das duas salas predominam cores claras e suaves, inclusive na divisória com arabescos, que separa os ambientes de forma extremamente sutil e sofisticada.

10. Divisória com jardim vertical

Foto: Reprodução /Triplex Arquitetura

Nesse projeto, a divisória de ambiente é também um interessante jardim vertical com vasinhos de madeira. O encanto do verde fica acessível aos dois espaços.

11. Estante como divisória

Foto: Reprodução / Yamagata Arquitetura

Nesse loft, as cores escuram predominam. Uma estante vazada divide os espaços e se comunica com os dois ambientes, servindo para armazenar objetos e expor decorações.

12. Divisória em apartamento pequeno

Foto: Reprodução /Carlos Rossi

Em espaços pequenos, a fim de evitar paredes e aumentar a sensação de amplitude, a solução é utilizar divisórias de ambiente. Aqui o painel ripado separa a área íntima da área social.

13. Sala moderna com elemento vazado

Foto: Reprodução / Bg Arquitetura

Os elementos vazados geométricos criam um painel divisor de ambientes. O formato da estrutura com linhas inclinadas é valorizado ainda mais pela iluminação.

14. Painel vermelho

Foto: Reprodução / Patricia Martinez Arquitetura

O painel vermelho como divisória cria um pequeno hall de entrada e embeleza a sala de estar com o tom marcante.

15. Divisória de madeira no quarto

Foto: Reprodução /FCstudio

O painel ripado pode ser usado como divisória em praticamente qualquer ambiente. Nos quartos, ele deixa o ambiente mais intimista e aconchegante.

16. Estante vazada

Foto: Reprodução /Marina Linhares

A estante vazada organiza os espaços e defini os limites entre os ambientes. Além disso, é um elemento funcional com a capacidade de armazenar livros e objetos decorativos.

17. Divisória de madeira suave

Foto: Reprodução /Rosana Pintor

A divisória com ripas regulares é suave e não obstrui totalmente a visão entre os ambientes, além de permitir a passagem da claridade.

18. Varanda com divisória de ambiente

A varanda é separada da sala por uma divisória de madeira. Além de tudo, ela serve de amparo para o banco.

19. Divisória de ambiente moderna e criativa

Com design moderno e criativo, o painel vazado tem bordas arredondadas e é puro charme na decoração das salas.

20. Sala de jantar com divisória de madeira

Foto: Reprodução /Carlos Rossi

A divisória de madeira separa a sala de jantar da cozinha e garante um espaço organizado e agradável.

21. Espaço livre com diversas divisórias

Foto: Reprodução / Luiz Sentinger

Esse espaço é totalmente livre de paredes e faz uso de diversos tipos de divisórias para demarcar os ambientes, como painéis vazados, divisórias de madeira e vidro canelado.

22. Salas com divisória de ambiente

Foto: Reprodução /Apê 102 Arquitetura

Os elementos vazados dão continuidade ao painel da TV e ao móvel sem isolar as salas. O formato dos cobogós adiciona elegância e textura para os ambientes.

23. Prática e decorativa

Foto: Reprodução / Marcela Madureira

A estante é uma divisória prática e, ao mesmo tempo, decorativa. O perfil metálico utilizado na estante contrasta com a madeira e traz leveza para o ambiente.

24. Divisória e cortinas

Foto: Reprodução / Paola Ribeiro

Nesse quarto, a divisória leve de vidro e espelho amplia o espaço com a reflexão, e ainda é acompanhada de cortinas para preservar a privacidade no banheiro anexo ao quarto.

25. Quarto com divisória decorada

Foto: Reprodução /JLA Arquitetura

O painel branco vazado complementa com delicadeza a decoração desse quarto e divide de forma sutil os espaços.

26. Sala de jantar com cobogós

Foto: Reprodução /Barbara Dundes

A divisória com elementos vazados impede parcialmente a visão da cozinha, mas permite a passagem de luz natural entre os ambientes.

27. Sala com estante como divisória

Foto: Reprodução / Graziella Nicolai

Uma dica certeira como divisória de ambientes é a estante. Além de servir para armazenar caixas, livros e expor objetos decorativos, ela divide os ambientes sem atrapalhar a integração.

28. Cozinha com divisória de ambiente

Foto: Reprodução / Milena Bomediano Arquiteta

Os tons cinza e azul prevalecem na cozinha e na divisória. O painel vazado permite a visão parcial dos ambientes e a passagem de luz e ventilação natural.

29. Cobogós como destaque

Foto: Reprodução / Marcela Madureira

Os cobogós são ótima escolha para delimitar os ambientes e, mesmo assim, manter os espaços integrados. Seu formato é sempre destaque na decoração.

30. Varanda e sala integradas

Uma varanda fechada integrada com toda a área social da casa. O painel delimita e divide as salas. No painel e na decoração prevalecem os tons escuros e sóbrios.

31. Divisória e painel decorativo

Foto: Reprodução /Rosana Pintor

O painel vazado tem um belo efeito decorativo, além de dividir os ambientes. A sua cor e seu formato se destacam na sala de jantar de tons neutros e claros.

32. Cozinha com cobogós

Foto: Reprodução /Barbara Dundes

A divisória de cobogós cria um anteparo entre a cozinha e a entrada do apartamento. Assim, a privacidade dos ocupantes é preservada e uma textura diferente é adicionada na decoração.

33. Sala moderna com divisória de madeira

A decoração das salas ganha ares modernos e original com os pontos de cor nas cadeiras e na parede. Para delimitar as salas foram utilizadas divisórias de madeira.

34. Divisória de madeira no banheiro

Foto: Reprodução / Gustavo Neves

O painel de madeira com vários retângulos separa os ambientes no banheiro. O espaço é todo revestido com madeira.

35. Divisória no estilo industrial

Foto: Reprodução / SP Estudio

A grade como divisória segue a linha do estilo industrial, que dá o tom na decoração desse apartamento.

36. A favor da luminosidade

Foto: Reprodução / Isabella Amado

Apesar de separar os espaços, a divisória permite que a luminosidade chegue até a área social – e deixa o espaço agradável e convidativo.

37. Tons neutros e divisória de MDF

Os tons neutros prevalecem nessa sala, que é separada do hall de entrada por uma divisória de MDF madeirado.

38. Blocos de concreto vazado

Foto: Reprodução /Filipe Ramos

Blocos de concreto vazados dividem os ambientes desse apartamento e garantem a passagem de iluminação e ventilação natural por todo o espaço.

39. Elegância atemporal da madeira

Foto: Reprodução / Patricia Martinez Arquitetura

Nessa sala predomina a elegância atemporal dos tipos de madeira, também presente na sofisticada divisória que alia conforto e funcionalidade.

40. Cobogós coloridos

Foto: Reprodução /Juliana Pippi

Os cobogós se destacam com o uso da cor forte e delimitam melhor o espaço da entrada, criando um pequeno corredor.

41. Tons terrosos na decoração

Foto: Reprodução / Yamagata Arquitetura

Os cobogós em seu estilo tradicional dividem o espaço e trazem um ar retrô para a sala. Destaque para os tons terrosos na decoração.

42. Hall de entrada com divisória de ambiente

Foto: Reprodução /Studio Colnaghi

A divisória esconde parcialmente a cozinha e garante um hall de entrada com aparência sofisticada e elegante. Os perfis brancos da divisória são realçados pela iluminação.

43. Sala de jantar com painel vazado

Foto: Reprodução / Renata Mosena

Nessa linda sala de jantar, o painel vazado esconde a cozinha, mas mantém a integração, assim o espaço fica muito mais sofisticado.

44. Sala luxuosa com divisória

Foto: Reprodução /Daniela Gradella

As faixas brancas posicionadas em curvas delimitam essa luxuosa sala, criando um hall de entrada. A iluminação valoriza a divisória de ambiente e a decoração elegante.

45. Quarto com divisória de ambiente

Foto: Reprodução /Marcia Arcaro

Além de servir como um painel para a TV, a divisória de MDF madeirado nesse quarto também tem um nicho que serve de apoio e amplia a visão dos ambientes.

46. Casa pequena com cobogós

Foto: Reprodução / Ana Cristina Malta

A decoração desse pequeno espaço é original, com móveis e objetos de design descolados. A divisória com cobogós pretos, além de dividir os espaços, se destaca no décor.

47. Quarto com divisória de madeira

Foto: Reprodução / Graziella Nicolai

Sobre a cabeceira, faixas de madeira decoram o ambiente, dividem o quarto, trazem aconchego e deixam o espaço mais intimista.

48. Decoração e privacidade

Os desenhos geométricos na divisória de ambiente decoram e deixam a sala mais reservada. A cor branca harmoniza com o painel de madeira.

49. Leveza e transparência

Nesse pequeno espaço, a divisória de faixas verticais de vidro trazem leveza e transparência, além disso, são acompanhadas de uma estante vazada que serve de apoio aos dois ambientes.

50. Sala pequena com divisória preta

Foto: Reprodução /Mauren Buest

A divisória preta separa a área íntima da social nesse pequeno apartamento, e permite que a luz natural ilumine todo o espaço.

Os diversos modelos de divisórias são utilizados para dividir e integrar ambientes. São perfeitas para serem usadas em casas pequenas, espaços reduzidos ou ambientes integrados. Escolha o material e o estilo que estejam de acordo com as suas necessidades. Elimine as paredes e ouse com estas sugestões para divisória de ambiente na sua casa!

PARA VOCÊ

COMENTÁRIOS