Escada de ferro: 50 modelos funcionais para inspirar o seu projeto

Escrito por Ana Kordelos

Foto: Reprodução / DT Estudio

Com a capacidade de integrar ambientes, aliando funcionalidade e beleza em residências elaboradas com mais de um nível no mesmo terreno, as escadas se tornam elementos indispensáveis para fazer a conexão entre espaços diferentes da construção, além de se tornar um elemento decorativo no espaço.

Podendo ser construídas nos mais diversos modelos, estes importantes elementos de conexão variam em forma e material, de acordo com o espaço e orçamento disponível. Dentre os modelos mais utilizados, é possível citar a escada em caracol ou espiral, o formato em “L” ou “U”, a escada circular e a reta, cada uma possuindo seu encanto.

Um dos materiais que vem sendo cada vez mais utilizado para a confecção das escadas é o ferro, deixando de compor projetos comerciais e marcando presença em residências, conferindo charme e personalidade ao ambiente, além de possibilitar uma variedade desenhos para incrementar a decoração local. Confira a seguir uma seleção de projetos variados utilizando este item ao mesmo tempo funcional e decorativo e inspire-se:

1. Ideal para acompanhar o estilo industrial

Foto: Reprodução / Pedro Napolitano Prata

Combinando melhor que qualquer outra em um ambiente decorado com o estilo industrial, a escada de ferro bruta mescla-se ao cimento queimado das vigas e à parede de tijolos aparentes.

2. Contando com cabos de aço em sua estrutura

Foto: Reprodução / Studio MLAA

Como esta escada possui modelo suspenso, os cabos de aço ajudam a mantê-la elevada. Pintada de preto, faz com que o item se destaque sobre a parede pintada de azul.

3. Vigas largas e tom escuro

Foto: Reprodução / Sub Estúdio

Como a estrutura da escada é suspensa, se faz necessário vigas de tamanho considerável para mantê-la elevada com segurança. Ainda no quesito segurança, o guarda-corpo recobre totalmente a lateral da escada, evitando possíveis acidentes.

4. Com o tom predominante do ambiente

Foto: Reprodução / Figueiroa.arq

Como a cor preta se faz presente na maior parte deste ambiente, nada mais justo do que adicionar o mesmo tom à escada. Para quebrar a supremacia da cor, degraus em madeira escura fazem um bom par.

5. Ganhando destaque no ambiente com parede de vidro

Foto: Reprodução / Studio MK27

Como possui visual marcante, nada melhor do que deixá-la em destaque com o auxílio de parede de vidro ao seu redor associadas com painéis de madeira, garantindo um mix de materiais cheio de estilo.

6. Repaginando um ambiente industrial

Foto: Reprodução / ILLA

Novamente visualizado em uma residência onde o cimento, tons frios e vigas industriais se fazem presente, a escada de ferro vem complementar este grupo de elementos. O piso de madeira clara suaviza o excesso de tons frios.

7. Como o elemento de destaque no ambiente

Foto: Reprodução / Anna Maya & Anderson Schussler

Tornando-se a estrela principal deste ambiente, a escada de ferro foi pintada de preta, mesmo tom utilizado na parede em que foi fixada, conferindo harmonia e estilo ao local.

8. Que tal adicionar um pouquinho de cor?

Foto: Reprodução / Carlos Rossi

Apesar do ambiente possuir diversos tons de madeira espalhados pelos dois níveis, nada como adicionar um tom vibrante de vermelho para deixar o visual da escada de ferro ainda mais marcante.

9. Linda combinação de branco e cinza

Como grande parte do ambiente aposta em tons e subtons de cinza na decoração, nada melhor do que adicionar uma parede branca ou mesmo pintar a escada de ferro para suavizar o visual.

10. Ferro colorido, somente na estrutura

Foto: Reprodução / Yta Arquitetura

Quem deseja personalidade vai adorar esta opção de cor para a escada de ferro. O tom amarelo vibrante é ideal para destacar-se em um ambiente onde tons neutros predominam.

11. Ideal para brincar com formato diferenciados

Como este tipo de material permite ser moldado mais facilmente do que uma opção rígida, é possível soltar a imaginação e dar mais personalidade ao item ao brincar com formatos diferenciados.

12. Degraus contínuos e corrimão cheio de estilo

Foto: Reprodução / Casa14 Arquitetura

Utilizando o mesmo preceito citado no exemplo anterior, aqui os degraus possuem uma continuidade, com o ferro “dobrado” no formato desejado. O corrimão de personalidade complementa o visual.

13. Presente também na área externa da residência

Foto: Reprodução / Oficina Tranversal

Como possui boa durabilidade e resistência se tratada com produtos especiais para o contato com a chuva, este tipo de escada também pode embelezar as áreas externas da residência.

14. Versátil, combina com diferentes estilos de decoração

Foto: Reprodução / VIVA Arquitetura

Em um ambiente contemporâneo, utilizando paleta clara de cores na decoração, nada melhor do que adicionar uma escada de ferro em tom escuro para equilibrar o visual do ambiente.

15. Irreverência em tamanho singelo

Foto: Reprodução / Grupo Garoa

Ainda cumprindo sua função de ligar dois ambientes, porém utilizando-se de um design inusitado, esta escada de ferro pintada de preto faz par perfeito com a parede de cimento queimado.

16. Dois materiais diferentes, uma só escada

Foto: Reprodução / Arkitito Arquitetura

Em um ambiente cheio de cores vibrantes e mistura de estilos decorativos, a porção superior da escada foi elaborada com ferro pintado de amarelo, enquanto sua porção a inferior recebe um móvel em madeira personalizado, deixando o visual ainda mais interessante.

17. Trazendo design também para o exterior da casa

Foto: Reprodução / Manuel Sá

Com o modelo que se assemelha às escadas utilizadas para garantir o acesso às piscinas, esta escada confere design de personalidade e acesso ao piso superior sem ocupar muito espaço.

18. Fica linda na cor azul turquesa

Foto: Reprodução / Arkitito Arquitetura

Para quem não tem medo de ousar e gosta de um visual marcante, apostar em uma escada de ferro pintada com cor vibrante é uma ótima opção. Neste projeto é possível ver como este item transforma o ambiente.

19. Presente também na área gourmet

Foto: Reprodução / CAWY Arquitetura e Construção

Como o ambiente tem um visual mais rústico, contando com churrasqueira tradicional em tijolos e muita madeira, nada melhor do que adotar uma escada em ferro pintada de preta para adicionar estilo ao ambiente.

20. Ferro e madeira ligando o restante da residência à área de lazer

Foto: Reprodução / Patrícia Almeida Arquitetura

Com um mix de ferro em sua estrutura, degraus de madeira e cabos de aço para garantir a segurança do guarda-corpo, esta escada confere estilo à área de lazer em tons claros.

21. O diferencial está nos degraus

Em vez de apostar em um modelo de degrau padrão, com uma chapa lisa, esta escada utiliza degraus descontinuados, com níveis diferentes, facilitando sua escalada e conferindo estilo ao ambiente.

22. Lindo trabalho com materiais diferentes

Foto: Reprodução / Marchetti+Bonetti

Enquanto a estrutura e degraus da escada foram confeccionados em ferro, seu guarda-corpo é feito de placas de vidro, facilitando a visualização do andar inferior. O charme final fica pelo último degrau, elaborado com um caixote de madeira no mesmo tom do revestimento do piso.

23. Na cor branca, com um belo corrimão

Foto: Reprodução / Raffo Arquitetura

Como as paredes externas da casa foram pintadas na cor branca, nada mais justo do que a escada possuir o mesmo tom, conferindo a sensação de continuidade entre os dois níveis.

24. Transformando a fachada da casa

Foto: Reprodução / Marcos Bertoldi Arquitetos

Com proporções avantajadas em seus degraus, esta escada deixa a fachada da casa mais interessante, apresentando uma mescla de materiais entre o ferro, as paredes de vidro da residência e o caminho de vigas de madeira.

25. Discreta, em formato caracol

Foto: Reprodução / Galeria Arquitetos

Fixada na área externa da residência, ligando o quarto superior à área de lazer, esta escada foi posicionada por trás de uma árvore. Com tom vinho, mescla-se à madeira utilizada nas portas dos cômodos.

26. Com um belo tom de marrom

Foto: Reprodução / Apiacás Arquitetos

Instalada em um canto do ambiente, esta escada de ferro recebeu pintura em em tom de marrom que pode ser observado tanto neste item, quanto nas vigas, guarda-corpo e molduras das portas de vidro.

27. De design minimalista, mas com muita funcionalidade

Foto: Reprodução / DT Estúdio

Posicionada no canto do ambiente, não ocupa muito espaço, porém cumpre seu papel com funcionalidade e seguindo a linha minimalista. O tom escolhido para sua pintura garante visual discreto, porém cheio de estilo.

28. Visível em todos os ângulos

Foto: Reprodução / SPBR Arquitetos

Com o design diferenciado desta residência chamando a atenção, a escada de ferro é o elemento responsável para ligar os diferentes níveis com estilo, já que pode ser admirada em qualquer ângulo do terreno.

29. Pequena notável

Foto: Reprodução / Sonne Müller Arquitetos

Como a estrutura da parte externa da casa conta com vigas metálicas em tom preto, nada melhor do que adicionar uma cor vibrante à escada para deixar o visual ainda mais interessante. Com formato caracol, proporciona funcionalidade sem ocupar muito espaço.

30. Mix de materiais e tons discretos

Foto: Reprodução /

Aqui, enquanto a estrutura da escada recebe toda a durabilidade e segurança proporcionada pelo ferro, os degraus são confeccionados com placas de madeira. Para complementar a mistura de materiais, guarda-corpo em vidro.

31. Fazendo par com a madeira

Novamente outro modelo de escada que aposta em misturar diferentes materiais para um visual mais interessante. Aqui o ferro proporciona a base da escada, enquanto a madeira marca presença nos degraus e nos corrimãos.

32. Com degraus suspensos

Foto: Reprodução / Símon García

Apesar de a escada de madeira utilizar mais comumente este estilo de degrau, o ferro se torna uma boa opção para agregar beleza e estilo a qualquer ambiente. Pintada de branco, ainda ganhou placas de vidro para maior segurança.

33. Para quem gosta de visuais inusitados

Foto: Reprodução / Nicola Sacco

Um projeto que aposta em um estilo de escada desconstruído, com a parte superior em ferro pintado na cor branca e a parte inferior, desconectada e elaborada com um móvel de madeira.

34. Modelo suspenso, com degraus contínuos

Foto: Reprodução / Studio Mancini

Mais um modelo de escada que aposta em degraus contínuos, um trabalho feito com uma única chapa de ferro para um visual mais ousado e elegante. Aqui o final da escada é também uma mesa, elemento essencial para o home office posicionado abaixo dela.

35. Com design reto e tom escuro

Foto: Reprodução / Arkitito Arquitetura

Como este ambiente aposta em tons mais sóbrios na decoração, a escada de ferro ganhou pintura em tom escuro, ideal para harmonizar-se com o uso de marrom e madeira no ambiente.

36. Trazendo o visual industrial para o ambiente

Foto: Reprodução / Desmobilia

Apesar de que o início do corrimão possua uma peça clássica em madeira entalhada, esta escada garante o visual mais industrial ao apostar em um corrimão de ferro e degraus cheios de detalhes.

37. Fica linda associada ao uso de pedras

Foto: Reprodução / FCStudio

Com a estrutura em ferro pintado com uma demão de tinta branca, esta escada optou por mesclar materiais, contando com degraus confeccionados em pedras para um visual mais belo e elaborado.

38. Com cabos de aço e iluminação dedicada

Foto: Reprodução / Splenger Decor

Feita inteiramente em ferro, da estrutura aos degraus, corrimãos e guarda-corpo, esta escada ainda ganha a companhia e cabos de aço que garantem ainda mais segurança, além de iluminação com LED dedicada, conferindo mais charme ao item.

39. Com estrutura suspensa, para um visual minimalista

Foto: Reprodução / Esquadrifer

Enquanto sua estrutura foi confeccionada em ferro pintado de preto, os degraus em madeira escura complementam a beleza do item. Contando com suas partes inferior e superior desconectadas, deixam o visual da peça mais interessante.

40. O infalível mix de ferro, vidro e madeira

Foto: Reprodução / Calamo Arquitetura

Muito comum para quem deseja o melhor visual possível utilizando estes três materiais clássicos da decoração, esta escada conta com estrutura em ferro, degraus em placas de madeira e guarda-corpo em vidro.

41. Com visual marcante e ousado

Foto: Reprodução / Gabriela Ferreira Pereira

Dois lances de escadas ligam três níveis diferentes. Como elas foram implementadas em um ambiente sem muitos detalhes, nada como contar com um visual de tirar o fôlego para encantar quem a visualiza.

42. Para quem gosta de requinte e design diferenciado

Foto: Reprodução / Midadecor

Contando com iluminação embutida no corrimão, ideal para valorizar ainda mais este item, esta escada possui design minimalista, com degraus suspensos cheio de estilo e beleza.

43. Com uma parede dedicada à sua beleza

Foto: Reprodução / Sal de Chocolate

Confeccionada com ferro e contando com uma pintura diferenciada, esta escada foi instalada em uma parede que recebeu o mesmo material deste item, conferindo sensação de continuidade e proporcionando mais encanto ao ambiente.

44. Aposte em iluminação dedicada

Foto: Reprodução / Joana França

Nesta escada, pequenos focos de luz foram fixados na parede lateral, iluminando e deixando os degraus mais destacados em baixa luminosidade. Outro destaque é o corrimão com design inusitado, complementando o visual da escada.

45. Tons de preto para um visual sóbrio

Foto: Reprodução / Diego Revollo Arquitetura

Aqui, tanto a estrutura da escada quanto as vigas aparentes foram confeccionadas no mesmo material e pintadas no mesmo tom. Os degraus e o revestimento do piso em madeira complementam a decoração contemporânea.

46. Os cabos de aço fazem companhia a esta escada

Foto: Reprodução / Rabisco Arquitetura

Com tamanho singelo, estrutura em ferro pintado de preto e degraus em placas de madeira, esta escada utiliza os cabos de aço como elemento de apoio para mantê-la suspensa.

47. Fuja do tradicional

Foto: Reprodução / Espaço Tania Cheuke

Ao apostar em técnicas diferenciadas de pintura, é possível conferir ares mais rústicos ao item, garantindo aparência desgastada e mais estilo em qualquer ambiente em que a peça seja instalada.

48. Toda confeccionada com o material

Foto: Reprodução / Gerstner Din

Ideal para quem necessita de uma escada com proporções menores, mas visual marcante, este modelo em espiral possui guarda-corpo e corrimão em um só item, confeccionado no mesmo material de sua estrutura.

49. Com visual surpreendente

Foto: Reprodução / Fasana 1904

Ideal para encantar os amantes de um design ousado, esta escada possui degraus suspensos e corrimãos com visual diferenciado, fixados um a um em cada degrau.

50. Que tal um guarda-corpo irreverente?

Foto: Reprodução / Daniele Ragazzo

Contando com a estrutura em fero pintado de preto, esta escada ainda um possui móvel personalizado encaixado perfeitamente embaixo dela. Já o guarda-corpo é um show à parte: fios coloridos fixados aos degraus, criando formas geométricas e encantando o ambiente.

Ótima alternativa para quem busca um elemento não apenas funcional, mas também decorativo, conferindo personalidade e possibilidades de design para atender os mais variados estilos, as escadas de ferro podem aliar bom gosto e durabilidade em um só item.

PARA VOCÊ

COMENTÁRIOS