Escada de vidro: 30 modelos incríveis para inspirar o seu projeto

Escrito por Alexandre Poletto

foto: reprodução / SILLER TREPPEN/STAIRS/SCALE

Você já viu ou andou numa escada de vidro? Se não, está perdendo uma oportunidade incrível de experimentar uma sensação um pouco diferente da habitual quando andamos ou subimos em uma escada. Hoje, para te surpreender, separamos aqui alguns modelos incríveis que tira o fôlego – principalmente de quem que não gosta de altura ou de se arriscar muito.

A escada de vidro em um ambiente naturalmente chama atenção e atrai curiosos. Aliás, como se não bastasse ter esse tipo de material em uma área de passagem, que costuma ser bem movimentada, há quem ainda consiga surpreender com alguns outros detalhes e elementos decorativos, como o uso do led. Separamos então esses 30 modelos de escada de vidro de dar inveja em qualquer um e pouco de medo para outros. Confira:

1. Escada de vidro com fundo de metal

foto: reproduçã/ Milla Holtz Arquitetura

Bem próximo do estilo tradicional, esta escada utiliza uma espécie de fundo, normalmente de metal, para apoiar o uso do vidro nos degraus. Ainda sim, a sala ganha um certo destaque!

2. Escada estreita de vidro

foto: reprodução / Idália Daudt Arquitetura

Esse modelo de escada de vidro é mais simples, porém é mais estreito e o só uma única ligação, bem no meio, cria a estrutura para que os degraus sejam de vidro.

3. Escada de vidro com degraus interligados

foto: reprodução / AFJ Arquitetura

Com uma estrutura diferente dos projetos acima, esta escada tem os degraus de vidro conectados uns com outros, numa espécie de metal que faz a ligação de uma lâmina com a outra.

4. Escada de vidro com degraus flutuantes

foto: reprodução / All About That Glass

Se você acha que já viu de tudo, este modelo de escada de vidro vai te surpreender. Cada degrau foi estruturado com uma parte de metal embutida que envolve todo a peça. Quem gosta de inovação vai ficar apaixonado por este modelo.

5. Escada mais tradicional com o uso do vidro

Foto: reprodução / PS do Vidro

Se você gosta de um modelo tradicional de escada, pode apostar neste aqui com degraus de vidro. As lâminas que formam o degrau são conectadas com a base de um lado e do outro da escada. Detalhe aqui também para as laterais que sustentam o corrimão.

6. Escada de vidro sem corrimão

foto: reprodução / Núcleo Tocantinense de Decor

Quem gosta de ousar na decoração vai adorar essa escada de vidro. A estrutura metálica serve de base para cada degrau e sustenta praticamente toda a placa de vidro.

7. Degraus de vidro com base

foto: reprodução / Luciane Sales

Aqui os degraus de vidro estão ligados à uma base lateral, também de vidro, servindo como corrimão, e parte da escada foi projetada também na parede.

8. Escada com vidro traz elegância em área comum

foto: reprodução / Mappi

A escada aqui de vidro, instalada em área comum, traz um charme no projeto todo, neste caso dentro de um hall de entrada. O piso neutro contrasta com a escada.

9. Escada de vidro em caracol

foto: reprodução / Serrelharia Artística

A escada de vidro em caracol é indicada para espaço pequenos. A estrutura é mesma usada nas escadas tradicionais, sendo a diferença apenas visível, literalmente, nos degraus.

10. Escada completamente de vidro

foto: reprodução / Adriana Moreira

Este projeto de escada é mais ousado ainda. Toda a estrutura, inclusive as laterais, é totalmente feita de vidro. Claro, essas estruturas são construídas para dar conta do recado. O material é tão bem preparado que, além de bonito, um projeto desses pode custar em média mais de R$ 2 mil reais.

11. Escada de vidro com degraus sem base de metal

foto: reprodução / Vitrus

Aqui os degraus permitem que o cliente consiga olhar para baixo e, por meio do vidro, veja o que está embaixo da escada. Repare que aqui não há aquela base de metal ou outro material usado na parte debaixo do vidro temperado.

12. Escada de vidro no jardim

Foto: reprodução / P.K.O do Brasil / Glass SA

Aqui a escada de vidro leva diretamente ao jardim. Neste caso, a estrutura de vidro, degrau por degrau, é embutida na parede e permite que a pessoa que esteja passando veja o jardim na parte debaixo.

13. A estética da escada de vidro

foto: reprodução / 4d arquitetura

Impossível desconsiderar a estética da escada de vidro. Neste projeto dá pra perceber bem como a escada se impõe no ambiente, como chama atenção onde está instalada. Vale a pena se inspirar em projetos assim!

14. Escada de vidro para área de lazer

foto: reprodução / London Swimming Pool Company

Aqui a escada caracol leva direto para a área de lazer. No caso deste projeto, mais precisamente à piscina. Um arraso!

15. Escada de vidro é duradoura

A escada de vidro, ao contrário do que se imagina, é bem duradoura. Apesar do investimento relativamente alto, o material tem tudo para durar décadas.

16. Vidro incolor sempre combina com a decoração

foto: reprodução / Celia Sawyer

Não importa a decoração, se você tiver uma escada de vidro com degraus incolor (ou aquele mais comum, levemente esverdeado), ela sempre vai combinar com o contexto do ambiente. Essa é uma vantagem para quem gosta de acompanhar as tendências.

17. Escada de vidro no escritório ou em casa

A escada de vidro combina com todos os ambientes, seja de trabalho ou em casa. Essa escada aqui, além de estilosa, não ocupa tanto espaço. O detalhe fica por conta da estrutura superior, que também é de vidro.

18. Escada de vidro com led azul

foto: reprodução / Casa Itália

A escada de vidro ganha ainda mais destaque com este led azul. Detalhe que os degraus estão apenas embutido na parede.

19. Visual leve na decoração

foto: reprodução / Unividros / Glass SA

Se você não quiser carregar o visual da escada, aqui está outra vantagem ótima da escada de vidro. Esse tipo de material “transparente” não pesa a decoração, ao contrário de uma escada de madeira, que normalmente escurece o ambiente.

20. Limpeza é o desafio da escada deste material

foto: reprodução / ForteVidro

O maior desafio de quem opta em ter uma escada de vidro é a limpeza. Acredite ou não, os cuidados com o material demandam de um certo tempo e a limpeza requer alguns segredinhos. Descubra como limpar vidros.

21. Piso de vidro é escorregadio, mas tem solução

foto: reprodução / Glass Store

Outro desafio ao usar a escada de vidro é tornar o piso mais seguro e menos escorregadio. Para resolver essa questão, usa-se antiderrapantes no vidro ou ainda aquelas faixas jateadas na ponta do degrau, que ajuda a evitar acidentes.

22. Jardim de inverno debaixo da escada de vidro

foto: reprodução / Duran Vidros

O jardim de inverno, ou interno, ganha outra possibilidade com a escada de vidro. Aqui neste projeto, o jardim se torna uma opção interessante por conta até dos degraus de vidro.

23. Lances de escadas com degraus de vidro

foto: reprodução / Studio 10

Você ia gostar de circular por essa escada de vidro? Além das luzes, que dá um charme especial na escada, a ousadia fica por conta dos lances de escada e os fios que reforçam a estrutura do local.

24. Vidro temperado para todas as escadas

foto: reprodução / Adam Construction Co

Seja qual for a escada de vidro, escolha o vidro temperado. Este tipo de material é reforçado e suporta uma boa quantidade de peso. Claro, cada fabricante tem suas indicações, mas busque sempre a opção mais segura para tua casa.

25. Escada com vidro jateado

foto: reprodução / Arie Wibowo

O vidro jateado mais padronizado pode ser uma ótima opção para quem não quer o incolor. O projeto ganha vida e fica estiloso do mesmo jeito.

26. Escada de vidro com estrutura reforçada

foto: reprodução / CDA Polska

Aqui nesta escada de vidro, fios metálicos auxiliam para dar apoio  ao corrimão, chegando na base de cada degrau. Neste caso, aumenta-se a sensação de segurança.

27. Escada de vidro traz charme ao ambiente

foto: reprodução / Tanya Schifone

A escada de vidro aqui é outro exemplo do charme que ela traz ao ambiente. Além das plantas na parte de baixo, bem visível por meio do degrau de vidro incolor, há ainda espaço para a criatividade, para se usar outros elementos decorativos, como estátuas e outros objetos.

28. Escada de vidro “em movimento”

foto: reprodução / INDIVIDESIGN

Aqui a escada de vidro dá os movimentos do seus passos. Além desse detalhe ousado, tem ainda os LEDs que parecem dar vida aos degraus de vidro.

29. Escada de vidro em estilo U

foto: reprodução / Camilla Ropers Photography

O estilo escada em U é o lance de escadas, cada um de um lado, formando no final a letra U. Repare que neste projeto se utiliza um lance com degraus de vidro e outro de madeira, modelo mais tradicional.

30. Mezanino também pode ser feito com vidro

foto: reprodução / Silvia Perrotta Progetti

O mezanino aqui dá continuidade ao projeto da escada de vidro. Detalhe que, além dos degraus, a parte superior também segue com o uso do vidro incolor. A vantagem é que  iluminação não é interferida nesses casos.

O ideal para os degraus da escada é que elas sejam feitas de vidro temperado-laminado, que trata-se da laminação de duas ou mais peças de vidros temperados. O conjunto reúne as qualidades de dois produtos considerados de segurança, com características essenciais para vários tipos de aplicação. E se você acha que escada vidro é uma das únicas inovações com este tipo de material, se enganou. Confira os telhados de vidros e as paredes de vidros que deixam a arquitetura moderna.

PARA VOCÊ

COMENTÁRIOS