Estampa geométrica pode ser usada em pisos, paredes e objetos de decoração

Escrito por Mariana Paiva
Foto: Reprodução / Hoy Lowcost

Foto: Reprodução / Hoy Lowcost

Tendência no design e na decoração de interiores, as estampas geométricas são usadas em diversos cômodos (desde salas, cozinhas, banheiros e até dormitórios) e elementos (passando pelas paredes, tecidos, tapetes, revestimentos, objetos decorativos, cortinas, azulejos, estofados, roupas de cama, mobiliários, entre outros).

Facilmente combinadas com outras estampas, quando vão além das formas básicas criam ambientes personalizados e únicos, demandando cuidados apenas para que não resultem em espaços sobrecarregados, sendo necessário que se considere a arquitetura dos ambientes em que serão aplicadas, harmonizando com o formato de suas portas, janelas e demais áreas.

É interessante que as estampas geométricas se fechem como conjuntos de composição, ou seja, tonalidades neutras misturadas com pontos de atração visual de cores fortes em móveis e outros objetos.

Para informações complementares enfatizando objetos decorativos geométricos, leia sobre como deixar a casa mais arrojada usando formas geométricas na decoração.

Como combinar estampas geométricas na decoração

A arquiteta Danielli Janela enfatiza que as estampas geométricas podem ser usadas juntas, sendo várias estampas em tons monocromáticos ou a mesma em tonalidades diferentes. “Uma boa maneira de começar a combiná-las é em itens decorativos soltos como almofadas, quadros, roupa de cama etc”, completa.

Quanto às formas, “os prismas dão toque futurista e em cores diferenciadas modernizam os espaços em que são aplicados. A padronagem escandinava se apresenta com toques de cores mais neutras e conferem um estilo mais básico e minimalista. Os círculos trazem uma pegada retrô e romântica enquanto o chevron, também conhecido como zig-zag, proporciona sensação de amplitude e dinamismo aos ambientes”.

A arquiteta ainda destaca que “a estampa de listra é universal e combina com a maioria das demais, podendo alargar ou aumentar os ambientes quando usadas nas paredes. O equilíbrio perfeito pode ser encontrado quando usamos os mesmos tons de cores, preferencialmente neutras com um ou outro de destaque”.

A escolha de cores é criteriosa, evitando que o ambiente fique com muitas informações. Uma boa dica é trazer o mesmo tom da parede para as estampas predominantes, “a melhor maneira de escolher uma estampa é trabalhar com suas cores sólidas” comenta Danielli Janela.

O cinza é sempre bem-vindo e recebe bem a maioria das cores. A arquiteta também indica o uso do círculo de cores como uma possibilidade para combinações diversas, “para combinações mais extravagantes aposte nas cores complementares vermelho, rosa, laranja ou as opostas, como azul e laranja ou roxo e amarelo, mas para quem ainda se sente inseguro em combinar a melhor opção é escolher tons mais leves e neutros”.

Geometria nos objetos de decoração

Foto: iStock

Foto: iStock

Como detalhes também promovem grandes mudanças, aposte em padronagens que estampam móveis, objetos decorativos, almofadas entre outros. Se usar apenas um objeto geométrico na decoração, ele deve ser marcante o suficiente para que a composição do ambiente seja coadjuvante. “Para móveis neutros invista em estampas geométricas coloridas, aplicadas em tapetes, almofadas, papel de parede e até na cortina”, explica a arquiteta.

Os tapetes deixam os ambientes mais aconchegantes, não sendo necessário um tapete enorme com estampas geométricas para uma composição interessante. Quando ele é a peça principal da decoração, com estampas e cores marcantes, pede-se um ambiente mais neutro com detalhes que harmonizam com suas cores, evitando espaços confusos. Tapetes menores, que não são considerados como peças principais, geralmente apresentam cores e formas mais discretas e neutras para que se aposte em outros objetos decorativos geométricos.

As cortinas com estampas geométricas criam linhas sofisticadas e com ritmo de continuidade para o ambiente, enquanto os acessórios entram como um curinga para aqueles que não desejam mudanças drásticas, mas gostam de geometrismos. Banquetas, luminárias, puffs, almofadas entre outros podem ser combinados com elementos mais neutros, não pesando na decoração e ao mesmo tempo proporcionando um ambiente de inspiração.

Para quartos, aposte em jogos de cama com estampas geométricas coloridas, deixando o ambiente mais divertido e aconchegante. Na cozinha, a estampa geométrica pode ser aplicada para deixar o ambiente mais atraente e convidativo, portanto, aposte em pastilhas para a composição de mosaicos, em estampas geométricas no tecido de cortinas e também nas toalhas de mesa. Confira abaixo mais detalhes:

Revestimento como complemento da decoração

Foto: Reprodução / Estúdio Liro Arquitetura

Foto: Reprodução / Estúdio Liro Arquitetura

A cozinha em cores suaves, com eletrodomésticos e mobiliários neutros ganha o contraste da bancada revestida com azulejos geométricos azuis (indicados para ambientes úmidos), detalhe que não sobrecarrega a decoração e promove sofisticação ao ambiente.

Seleção de cores e formas para decoração harmônica

Quarto infantil com decoração geométrica que busca a segurança da combinação entre cores quentes e frias. O amarelo e o azul se contrastam e são complementados pelos itens decorativos que compõem o ambiente, como o tapete geométrico e os mobiliários também em formas geométricas (circulares e retangulares).

Sala sofisticada decorada com objetos geométricos

O minimalismo promovido pelas cores neutras dos mobiliários, das paredes e chão em cimento queimado, ganharam o complemento do tapete em tamanho médio com estampas geométricas e dos quadros não apenas com molduras, mas também com artes em formas geométricas expostas.

Formas e cores para uma sala de jantar descontraída

Foto: Reprodução / Estudio KA

Foto: Reprodução / Estudio KA

Papéis de parede também fazem as vezes de uma decoração com ladrilhos hidráulicos, isso porque são mais versáteis e práticos em sua aplicação. O mobiliário também ganhou destaque com suas formas retas, mas também arredondadas como no caso da mesa. Fique atento apenas à quantidade de geometrismos aplicados em um mesmo ambiente, o piso em madeira com desenhos igualmente geométricos sobrecarregaram um pouco da decoração.

Decorações geométricas para quartos de menina

Foto: Reprodução / Ximenes Leite Arquitetura

Foto: Reprodução / Ximenes Leite Arquitetura

Uma decoração geométrica também pode ser suave conforme a paleta de cores e formas escolhidas. Para um ambiente de descanso como um quarto, é interessante que sejam aplicadas cores e objetos decorativos mais neutros que proporcionem maior aconchego e sensação de descanso. Aposte em móveis com linhas mais retas e limpas, assim como tapetes, almofadas e roupas de cama com geometrismos em tonalidades mais suaves.

Ambientes descontraídos a partir de mix de estampas

Para ambientes ainda mais descontraídos e ao mesmo tempo aconchegantes, aposte na mistura de texturas e estampas. Listras e chevron ficam muito bem harmonizados compartilhando algumas tonalidades entre si, em roupas de cama, estofados e puff decorativos.

A escolha de uma cor base para o direcionamento da decoração

Escolher uma cor base simplifica e facilita a criação de uma decoração equilibrada para o ambiente. Para essa sala de jantar as cores do ladrilho hidráulico em estampa geométrica aplicado como piso foram escolhidas para a composição de todo o restante da decoração. Os armários retangulares trazem o branco, as cadeiras geométricas se utilizam do cinza, enquanto a luminária côncava se encarrega do preto, harmonizando bem com a madeira rústica de parte dos mobiliários.

Cores complementares para ambientes alegres

Além do mix de estampas presente nas almofadas e no tapete da sala, o uso de cores complementares trouxe ainda mais destaque ao ambiente. O amarelo e o azul serviram como contraste ao cinza e branco predominantes nos móveis e paredes, trazendo alegria ao espaço.

Detalhes geométricos na decoração

Para um ambiente diferenciado e aconchegante não são necessárias grandes mudanças, as listras do tapete se harmonizam com a manta do sofá e suas almofadas estampadas, tudo através da escolha de uma paleta de cores suaves que não sobrecarregam a decoração do ambiente.

Listras como estampa universal na decoração de interiores

Curinga na decoração de interiores, as listras combinam com todos os outros motivos geométricos aplicados em um mesmo ambiente, trazendo suavidade. A tonalidade do tapete em chevron foi levada até as capas das almofadas e às roupas de cama do quarto apresentado.

Decoração geométrica e combinação de cores

Uma boa decoração geométrica não se utiliza apenas de formas, mas também de uma boa seleção de cores. O puff estampado trouxe as cores do sofá e almofada, harmonizando e proporcionando diálogo na escolha da decoração.

Cores neutras e pontos de destaque na decoração

A tonalidade azul alegra o ambiente decorado predominantemente com o cinza, puxado do tapete geométrico em chevron. Os móveis também seguem uma linha geométrica com detalhes em linhas retas e também curvas, presente nas poltronas, mesas de centro e luminária.

Quarto de menina com mix geométrico em cores suaves

Para o quarto de menina foram aplicadas diferentes estampas geométricas em diferentes itens decorativos como almofadas, tapete e papel de parede. O equilíbrio e harmonia se deram pela escolha de paleta de cores mais suaves que não sobrecarregaram visualmente o ambiente.

Almofadas com geometrismos em tonalidades pastéis

Foto: Reprodução / Fernanda Duarte Interiores

Foto: Reprodução / Fernanda Duarte Interiores

O sofá em madeira rústica e estofamento claro combinou perfeitamente com as cores suaves aplicadas nas almofadas, que se apresentam com capas em diferentes estampas como listras e chevron, combinação que proporciona aconchego ao ambiente.

Decoração neutra para pisos decorados

 Foto: Reprodução / LamegoMancini Arquitetura

Foto: Reprodução / LamegoMancini Arquitetura

Para que o ambiente não fique sobrecarregado é interessante que, em locais onde o piso é estampado, o restante da decoração seja mais neutra. O chão quadriculado ficou bem harmonizado com os móveis em madeira rústica e tonalidade mais puxada para terrosos. A parede com quadros complementou a decoração modernizando o ambiente.

Detalhes suaves para uma decoração diferenciada

Foto: Reprodução / LamegoMancini Arquitetura

Foto: Reprodução / LamegoMancini Arquitetura

Poás em tamanhos e cores variadas para a criação de um ambiente mais romântico e aconchegante, aplicado em panos de prato, toalha de mesa e estofado das cadeiras. Predominância de cores suaves complementada pelo requinte da luminária arredondada e cromada.

A elegância dos estofados estampados

Foto: Reprodução / LamegoMancini Arquitetura

Foto: Reprodução / LamegoMancini Arquitetura

Nem sempre todo o ambiente precisa ser composto de formas geométricas para uma decoração interessante e sofisticada. Aposte em estofados e poltronas revestidos com tecidos em estampas geométricas e almofadas que usem uma de suas cores como base.

Decoração geométrica em ambientes externos

Foto: Reprodução / Marcio Campos Arquitetura

Foto: Reprodução / Marcio Campos Arquitetura

A luz natural destaca ainda mais a decoração dos ambientes externos. Aposte em cores complementares como o azul e o vermelho, aplicando em mobiliários e em itens decorativos como capas de almofadas com estampas de flores e formas geométricas.

Sofisticação em produções minimalistas

Foto: Reprodução / Marcio Campos Arquitetura

Foto: Reprodução / Marcio Campos Arquitetura

Produções minimalistas também resultam em decorações sofisticadas, como é o caso dos ambientes neutros que apostam em detalhes para mudanças sutis. Roupas de cama e almofadas com pequenos elementos geométricos proporcionam um ambiente mais descontraído e nem por isso menos elegante.

Decoração de ambientes integrados

Foto: Reprodução / Marcio Campos Arquitetura

Foto: Reprodução / Marcio Campos Arquitetura

Ambientes integrados e com decoração que dialoga por meio das cores, com destaque para o azul presente no ladrilho hidráulico geométrico da cozinha e nas cadeiras em formas modernas da sala de jantar.

Estampas geométricas nas paredes

Paredes com revestimentos texturizados pedem poucos itens de decoração, isso porque o destaque fica por conta da própria parede com suas saliências e reentrâncias, como é o caso do castellato.

Os papéis de parede são versáteis e oferecem várias opções de cores e estampas geométricas que trazem vivacidade aos ambientes, sendo ideais para quase todos os espaços. Se o papel de parede escolhido for mais chamativo, o restante do ambiente deve se apresentar mais neutro, não sendo recomendado sua aplicação em todas as paredes, mas em apenas uma delas, o suficiente para alegrar o ambiente. “Aplicar a estampa numa parede do ambiente que você tem menos visibilidade é uma dica boa para não enjoar. As paredes de cabeceira e atrás do sofá são boas opções para receber a estampa” recomenda Danielli Janela.

Para ambientes com acúmulo de umidade, como cozinhas e banheiros, azulejos e revestimentos são os mais recomendados por apresentarem uma boa durabilidade e facilidade de manutenção, sendo encontrados com as mais diferentes cores e desenhos. “A parte superior da bancada da cozinha também pede uma atenção especial. Que pode ser feita com revestimentos geométricos, revestimentos com estampas impressas ou até mesmo adesivos vinílicos, que tem fácil instalação” enfatiza a arquiteta. Confira abaixo ideias de estampas geométricas usadas em paredes:

Contrastes de cores e estampas na cozinha

Foto: Reprodução / Fernanda Duarte Interiores

Foto: Reprodução / Fernanda Duarte Interiores

Cozinha compacta com bancada utilizada tanto como mesa quanto como espaço de preparo das refeições. A escolha de cores foi realizada buscando o contraste e o amarelo é apresentado como ponto de iluminação em relação aos mobiliários escuros. As luminárias são apresentadas em versões geométricas e modernas e uma das paredes recebeu azulejos com estampas geométricas, descontraindo ainda mais o ambiente.

A vivacidade promovida pelos papéis de parede geométricos

Foto: Reprodução / Manuela Senna Arquitetura

Foto: Reprodução / Manuela Senna Arquitetura

Para a composição foram consideradas as principais cores presentes no papel de parede aplicado em uma das paredes, puxando todo o restante da decoração para suas tonalidades. O mobiliário cinza, assim como os detalhes em azul e branco nas roupas de cama trouxeram equilíbrio para a decoração do dormitório.

Formas geométricas combinadas com formas naturais

Foto: Reprodução / Manuela Senna Arquitetura

Foto: Reprodução / Manuela Senna Arquitetura

Espaço gourmet evidenciando o ambiente descontraído proporcionado pela aplicação de formas geométricas. Uma das paredes revestidas com azulejos estampados combina suas cores com as do mobiliário escolhido para o ambiente, predominando o branco, cinza e o preto. As linhas retas dos mobiliários e eletrodomésticos predominam, mas são contrastadas pelas luminárias côncavas e vasos em formas mais naturais.

O preto e branco para combinações minimalistas

Foto: Reprodução / Stúdio Ninho

Foto: Reprodução / Stúdio Ninho

As cores preta e branca, assim como a complementação feita pelo cinza, proporcionam ambientes mais minimalistas e discretos. A sofisticação é promovida pela aplicação de geometrismos na parede que, mesmo em cores iguais às do ambiente, proporciona estilo e requinte.

Linhas retas e geometrismos para ambientes modernos

Foto: Reprodução / Arquitetura Camila Fleck

Foto: Reprodução / Arquitetura Camila Fleck

Os móveis e eletrodomésticos em linhas e formas retas ganharam a complementação de um painel de azulejos geométricos coloridos, criando um fundo de destaque ao ambiente predominantemente neutro.

Ladrilho hidráulico com estampa geométrica alegra o ambiente

Foto: Reprodução / TriaArquitetura

Foto: Reprodução / TriaArquitetura

O ladrilho hidráulico colorido aplicado como piso promoveu um destaque na medida certa ao ambiente da cozinha, composta de mobiliários (armários e eletrodomésticos) mais neutros, tanto em suas cores quanto em suas formas em linhas retas e mais simples.

Cores e revestimentos para decoração impactante

As cores preta e laranja promoveram um contraste marcante e ao mesmo tempo moderno ao ambiente, não sobrecarregando sua composição. O ladrilho hidráulico aplicado como painel trouxe descontração, complementado pelo piso em cimento queimado, ao que inicialmente seria apenas uma cozinha com armários coloridos.

Funcionalidade e decoração como elementos principais

Foto: Reprodução / Studio Novak

Foto: Reprodução / Studio Novak

Cozinha com decoração harmônica, sem itens que se sobrecarregam. A marcenaria dos móveis foi feita pensando na funcionalidade e conforto do ambiente, com coifa escondida no armário e porta para livros culinários prediletos, trazendo um estilo mais rústico ao ambiente, que também emprega flores, caixote em madeira para armazenamento de temperos e painel de ladrilho hidráulico em preto e branco para uma decoração mais rústica.

Decoração moderna para ambientes integrados

Cozinha integrada à sala de jantar por meio de bancada que serve como mesa de preparo e de pequenas refeições. Os armários do ambiente buscaram nos ladrilhos hidráulicos da parede uma tonalidade em comum, o cinza, criando um ambiente harmônico. Entre os itens decorativos, louças combinando suas cores com a das cadeiras geométricas, que modernizaram ainda mais o espaço.

Cor base para combinações com o restante da decoração

Foto: Reprodução / Samambaia Festas

Foto: Reprodução / Samambaia Festas

Para ambientes harmônicos aposte na seleção de uma tonalidade base presente nos móveis ou nas estampas geométricas aplicadas. A presente sala de jantar buscou no branco o equilíbrio para a aplicação de um papel de parede mais estampado e chamativo, criando um ambiente sofisticado e que conversa muito bem com os móveis selecionados (ênfase nas cadeiras com formas peculiares e modernas).

Aplicação de ladrilho hidráulico como painel decorativo

Decoração aliando o estilo rústico da madeira de demolição com a estampa geométrica presente no ladrilho hidráulico na parede, gerando um ambiente sofisticado e aconchegante, com móveis pés de palitos que finalizam um estilo mais retrô.

Ladrilho hidráulico com estampa geométrica moderna

Os ladrilhos hidráulicos se apresentam com estampas que proporcionam os mais variados estilos aos ambientes em que são aplicados. No caso dessa cozinha, seus motivos geométricos trouxeram modernidade ao ambiente combinando suas cores com os eletrodomésticos e revestimentos dos móveis em inox.

Elegância geométrica em pequenos espaços

Em cozinhas compactas vale a criação de pequenos painéis decorativos com ladrilho hidráulico geométrico, gerando um ponto de destaque e descontração no ambiente.

Decoração geométrica para parede de banheiro

Ambientes úmidos demandam um revestimento resistente à umidade, portanto, aposte na aplicação de ladrilhos hidráulicos estampados em alguma das paredes do banheiro, não sobrecarregando o ambiente e dando um toque descontraído à sua decoração.

Decoração para quarto de menino

Para a decoração do quarto de menino foram utilizadas três cores básicas: um fundo cinza (puxado do papel de parede geométrico) complementado pelas cores azul e amarelo, criando certo destaque e contraste. Os mobiliários ganharam as mencionadas cores, assim como os quadros decorativos, portas dos armários e roupas de cama.

Pastilhas como opção de revestimento

Foto: Reprodução / Mariane e Marilda Baptista

Foto: Reprodução / Mariane e Marilda Baptista

Além dos ladrilhos hidráulicos, as pastilhas também são uma ótima opção que traz o geometrismo para a decoração em ambientes úmidos. No presente banheiro se fez presente em uma das paredes e como plano de fundo do nicho da área de banho, criando um ponto de destaque.

Faixa decorativa na cozinha

Uma boa opção para a criação de detalhes geométricos em cozinhas é a aplicação de ladrilhos hidráulicos como uma faixa decorativa, servindo como um plano de fundo. Aposte em estampas com cores que combinem com as outras tonalidades presentes no ambiente em móveis e eletrodomésticos.

Lavabo diferenciado com mix de estampas

Foto: Reprodução / LamegoMancini Arquitetura

Foto: Reprodução / LamegoMancini Arquitetura

A decoração diferenciada ficou por conta da mistura de estampas geométricas presentes tanto no papel de parede, quanto no piso do lavabo. A sofisticação foi evidenciada pela escolha das louças e da bancada em mármore e madeira, com espelho grande para sensação de espaço ampliado.

Decoração com mobiliários geométricos

Foto: Reprodução / LamegoMancini Arquitetura

Foto: Reprodução / LamegoMancini Arquitetura

A decoração geométrica também pode ser feita com a escolha de mobiliários em formas diferenciadas. Destaque para linhas retas e acabamento curvilíneo nos bancos, mesa em caixote e divisória de ambiente em formas triangulares, tudo em madeira, criando um ambiente clássico.

Parede geométrica com textura

Foto: Reprodução / LamegoMancini Arquitetura

Foto: Reprodução / LamegoMancini Arquitetura

Minimalista, a parede revestida com castellato geométrico proporciona uma aparência sofisticada ao ambiente em que é aplicado, sendo complementado por almofadas com estampas em cores fortes e quentes que misturam estampas florais e geométricas.

20 itens com estampas geométricas para comprar

A geometria pode aparecer por meio dos acabamentos em paredes, capas de almofadas, tapetes, azulejos, papel de parede, objetos decorativos, móveis e muitas outras opções, basta um pouco de criatividade e conhecimento para que surjam composições incríveis.

  • Produto 1: Tapete Bali Listra São Carlos 150×200. Compre na Mobly
  • Produto 2: Print Quadro Encaixes. Compre na Urban Arts
  • Produto 3: Papel de Parede Vintage – Retrô 3M. Compre na Na Parede
  • Produto 4: Jogo para Cama Solteiro Santista Home Design Yve. Compre na Casas Bahia
  • Produto 5: Abajur Chevron Amarelo e Branco. Compre na Elo7
  • Produto 6: Kit 2 Puffs Charme Suede Lymdecor Amarelo. Compre na Mobly
  • Produto 7: Poltrona Margarita Quadriculada. Compre na Meu Móvel de Madeira
  • Produto 8: Print Quadro Geometric Prison. Compre na Urban Arts
  • Produto 9: Print Quadro Chaplin Pattern. Compre na Urban Arts
  • Produto 10: Adesivo de Azulejo Geométrico Cinza Preto 15×15. Compre na Adesivaria
  • Produto 11: Kit 2 Puffs Banquetas Alta Tecido Linho Pés Palito. Compre na Mobly
  • Produto 12: Poltrona Lua Zig Zag. Compre na Meu Móvel de Madeira
  • Produto 13: Tapete Jumper Chevron Blue 150X200. Compre na Mobly
  • Produto 14: Abajur Círculos 3D. Compre na Elo7
  • Produto 15: Papel de Parede Geométrico 3M. Compre na Na Parede
  • Produto 16: Capa de Almofada Chevron G. Compre na Decorando Online
  • Produto 17: Capa de Almofada Square 2 cores básicas. Compre na Decorando Online
  • Produto 18: Print Quadro Blue Triangles. Compre na Urban Arts
  • Produto 19: Jogo para Cama Solteiro Santista Fantasia Lucca. Compre na Casas Bahia
  • Produto 20: Adesivo de Azulejo Ladrilho 15×15. Compre na Adesivaria

Grande aliada na decoração dos mais diferentes ambientes, as estampas geométricas trazem versatilidade e proporcionam espaços descontraídos e ao mesmo tempo sofisticados, portanto, a escolha dos elementos e as combinações adequadas à personalidade dos moradores são essenciais para o sucesso da sugerida proposta. Com traços bem marcados e cheios de personalidade, formando figuras expressivas e estampas elaboradas e modernas, os geometrismos vão bem com todos os estilos.

PARA VOCÊ