Estantes para quartos: 75 ideias para deixar o ambiente ainda mais bonito

Escrito por Ana Beatriz Cardo

Foto: Reprodução / Érica Salguero

As estantes merecem uma atenção especial na hora de decorar o quarto, pois são fundamentais para deixar o cômodo mais organizado, estiloso e funcional, já que na maioria das vezes ajudam a otimizar espaço em ambientes pequenos sem deixar o charme de lado.

Extremamente versátil, a estante pode se tornar uma pequena biblioteca com livros e revistas, guardar objetos de decoração variados, servir como sapateira ou apenas ser decorada com porta-retratos, vasos, velas aromáticas, brinquedos e bichinhos de pelúcia (principalmente no caso de quartos infantis).

E o melhor, as estantes podem ser encontradas nos mais diversos tipos de materiais, como madeira, metal, gesso, plástico ou vidro, portanto elas ficam super bonitas em diferentes ambientes e em quartos de todos os estilos.

Além disso, muitas pessoas costumam incrementar suas estantes com nichos sobrepostos ou suspensos, que podem ser feitos em diferentes formatos (quadrado, retangular, redondo…) e são perfeitos para ambientes pequenos. Quando bem distribuídos, os nichos ajudam a fazer uma composição super despojada.

Abaixo listamos encantadoras estantes para quartos, que variam os estilos, desde os mais modernos, com cores fortes e designs inovadores, até as mais simples, neutras e rústicas. Confira!

1. Ambiente confortável e divertido

Foto: Reprodução / Marina Linhares Interiores

Além de divertido e confortável, esse quartinho é super funcional, pois a dupla de beliches ajudam a otimizar espaço no ambiente, e ainda contam com nichos embaixo e em cima, especialmente para guardar itens utilizados no dia a dia, como caixas organizadoras, livros ou bichos de pelúcia. A cama é de madeira e combina perfeitamente com o papel de parede listrado, com as mesmas cores da cortina.

2. Decoração com super heróis para quarto de menino

Foto: Reprodução / Daniela Garcia Arquitetura

Para aproveitar o pouco espaço entre a cama e a parede, foi criado um móvel com nichos e cabeceira embutida, que ajuda a dar mais vida ao quarto com os brinquedos expostos e facilita bastante na hora da brincadeira. É um quarto ideal para meninos que adoram dinossauros e super heróis!

3. Nichos quadrados na parede dão o toque especial

Foto: Reprodução / Rosely Amabile

Para esse quarto feminino e delicado que acomoda duas meninas, a aposta foi em nichos quadrados: os rosas mais fundos e os brancos em relevo, que fazem um contraste super bonito. A iluminação também garante o charme do ambiente e o papel de parede com listras pequenas complementa a decoração.

4. Parede personalizada cheia de estilo

Foto: Reprodução / Camila Moreno

Aqui você confere um ambiente simples que chama a atenção com sua parede branca personalizada e toda escrita em preto, repleta de personalidade e estilo. O espelho ajuda a dar mais profundidade ao quarto e as prateleiras suspensas são brancas e básicas, ótimas para acomodar livros.

5. Estantes simples e práticas para guardar itens decorativos

Foto: Reprodução / Adriana Pierantoni

Que tal esse quarto aconchegante em que predominam cores neutras, como branco e cinza? Ele conta com itens simples, porém que garantem todo o charme do ambiente, como o nicho branco com divisórias e as pequenas estantes modernas que acomodam carrinhos, CDs e livros.

6. Pequenas estantes para quarto de solteiro

Foto: Reprodução / Casa Aberta

As estantes pequenas com duas prateleiras também são boas opções para decorar um quarto pequeno e simples e apoiar objetos usados no dia a dia. O tecido decorativo da parede segue o mesmo tom do piso de madeira e a luminária de chão no cantinho do quarto torna o cômodo aconchegante.

7. Estantes de madeira simples

Foto: Reprodução / Graziela Arruda Arquitetura

Esse quarto conta com uma estante de chão de madeira mais escura, ideal para decorar com porta-retratos ou objetos variados. Além disso, acima da televisão foram colocadas também mais duas prateleiras simples, que também são de madeira e servem como apoio para livros.

8. Estante branca charmosa com itens decorativos

Foto: Reprodução / Juliana Santana Arquitetura

Todo projetado em cores neutras, como branco e marrom, esse quarto conta com muitos detalhes em madeira e também com uma belíssima estante branca feita em um design super moderno e inovador, com nichos de tamanhos diferentes, perfeitos para colocar itens decorativos.

9. Nichos que deixam o quarto mais funcional

Foto: Reprodução / Adriana Fontana

Essa é outra inspiração de quarto que leva os nichos das estantes como destaque principal, já que eles são super funcionais, práticos e ainda deixam o ambiente muito mais charmoso, principalmente quando são combinados com pequenas prateleiras, que são ótimas para decorar com vasos.

10. Quarto de solteiro confortável com estante de madeira

Foto: Reprodução / Vanja Maia

Esse quarto de solteiro conta com uma incrível estante de madeira que vai do chão até o teto e é super marcante no ambiente, com divisórias quadradas e feitas no mesmo tamanho. Outros detalhes também chamam a atenção, como o teto com iluminação em LED, e a base e cabeceira da cama, no mesmo material da estante.

11. Ambiente infantil com muitos brinquedos

Foto: Reprodução / Maurício Karam

Já pensou em oferecer para sua filha um quartinho de brinquedos super agradável e charmoso igual à esse? O projeto apostou em itens delicados como as estantes brancas com bichinhos de pelúcia, os nichos nas paredes com iluminação embutida e itens decorativos e o piso de madeira clara.

12. A cor amarela como destaque do quarto

Foto: Reprodução / Marília Veiga

Para trazer mais cor e alegria à um quartinho neutro e clean, nada melhor do que apostar no amarelo, que está presente na estante com design inovador acima da bancada – e que ajuda a deixar o ambiente muito mais vibrante. O piso escuro também ajuda a deixar o cômodo clarinho na medida certa.

13. As caixas de fibra sintética trazem charme para as estantes

Para fazer a diferença em uma decoração de quarto simples, nada melhor do que apostar em itens como essas caixas de fibra sintéticas, que aqui ajudaram a deixar a estante branca com mais cor e também mais beleza. Para as laterais, a aposta foi em nichos azuis e brancos com objetos variados.

14. Ambiente jovem com estantes coloridas e personalizadas

Essa é mais uma maravilhosa inspiração de quarto para dois irmãos que dividem o quarto. Para trazer cor à um ambiente todo branco (cor presente nas camas, escrivaninha, paredes e cortina), a aposta foi em uma estante com nichos azuis e verdes, tons sutis que combinam bastante entre si.

15. Estante ampla e super elegante

Foto: Reprodução / Bender Arquitetura

Que tal esse quarto com uma estante ampla, que cobre toda a extensão da parede? De tamanho avantajado, tem espaço que serve ainda como painel para a TV, além de gavetões perfeitos para armazenar e esconder a bagunça.

16. Quarto de menino com estantes variadas

Foto: Reprodução / Hall Arquitetura

Para esse quarto de menino foram usadas as mais variadas estantes, desde as suspensas em cima de armários, até as prateleiras simples com nichos presentes na parede da cabeceira da cama. Os armários espelhados, os detalhes em madeira e os objetos complementam a decoração.

17. Estante de madeira branca simples e charmosa

Foto: Reprodução / SP Estudio

Apesar de simples, essa estante de madeira branca que simula uma escadinha conta com um estilo rústico moderno apaixonante, que ajuda a deixar o quarto clean ainda mais confortável e leve. Os quadros na cabeceira, almofadas e itens decorativos trazem ainda mais charme ao ambiente.

18. Estante de chão perfeita para guardar livros

Foto: Reprodução / Casa Aberta

Aqui você confere um quarto neutro que conta com uma estante de chão branca simples, feita com três divisórias bem espaçosas e ideais para guardar uma boa quantidade de livros e materiais utilizados no dia a dia. O piso de madeira contrasta perfeitamente com as cores clarinhas!

19. Papel de parede listrado com estante suspensa

Foto: Reprodução / Patricia Covolo

Essa é outra ótima opção de decoração para quarto masculino, que tem como destaque o papel de parede listrado em tons de verde, marrom e bege, e conta também com incríveis estantes suspensas de madeira vazada. Decore com itens que mostre a personalidade do dono do quarto.

20. Estante de madeira com nichos brancos

Foto: Reprodução / Bruna Dias Germano

Esse é um delicado quarto de casal que chama a atenção com itens apaixonantes, como o papel de parede florido azul, o criado-mudo branco com gavetas azuis, a roupa de cama branca, o teto com iluminação embutida e a estante de madeira com nichos brancos retangulares.

21. Quarto para crianças com estante colorida e divertida

Foto: Reprodução / Marília Veiga

Para um quartinho de crianças, nada melhor do que móveis coloridos e divertidos, como essa estante branca toda moderna com muitas divisórias e nichos em diferentes tamanhos. Os enfeites de formas geométricas coloridos dão o toque especial ao quarto.

22. Divisórias pretas imponentes

Foto: Reprodução / Célia Beatriz & Arquitetos

Se a ideia é trazer ainda mais charme à um ambiente despojado, moderno e cheio de estilo, uma boa opção é apostar em estantes pretas vazadas com divisórias, que são perfeitas para decorar com objetos variados. Além disso, o papel de parede de cartoons ajuda a trazer mais cor ao quarto em que predominam os tons mais escuros!

23. Quarto de casal com estante planejada

Foto: Reprodução / Amis Arquitetura

Com estilo contemporâneo e clean, esse quarto conta com cores neutras, e seu charme principal fica por conta da estante planejada e super sofisticada, que combina nichos de madeira clara com a cor branca e ainda aposta na iluminação em LED.

24. Nichos de diferentes tamanhos para guardar brinquedos

Foto: Reprodução / Orlane Santos

Essa é uma incrível e divertida inspiração de quarto para crianças em que predominam cores quentes, como o vermelho e tons de laranja, cor presente nas cortinas quadriculadas, nos detalhes dos móveis e estantes, nas gavetas, no pendente e nas cadeiras. Para contrastar, nada melhor do que o branco, que deixa o ambiente leve e mais clean.

25. Guarda-roupas com estante especial para livros

Foto: Reprodução / Deborah Basso

As estantes embutidas em guarda-roupas também são excelentes, pois deixam o ambiente mais charmoso e ainda ajudam a otimizar espaço em quartos pequenos. As luzes embutidas deixam o quarto moderno, o papel de parede listrado é super delicado e os nichos ao lado da escrivaninha são perfeitos para armazenar pequenos objetos.

26. Estante branca personalizada com nichos

Foto: Reprodução / Cristina Bozian

Essa estante branca de chão personalizada é sem dúvidas o maior destaque desse quarto, já que ela é extensa e conta com diversas divisórias quadradas, onde podem ser guardados diferentes objetos e itens decorativos. Além disso, o fundo com detalhes vazados é o responsável por todo o charme do móvel.

27. Estante moderna e super divertida com nichos coloridos

Foto: Reprodução / Andrea Bento

Esse é um projeto especial para crianças que não dispensam um quartinho bem divertido e colorido, pois nele encontram-se tons marcantes de azul, verde, vermelho e amarelo, que são cores vibrantes presentes em detalhes como gavetas, estante com nichos, cortinas, roupa de cama e almofadas.

28. Estante alta e marcante para quarto de casal

Foto: Reprodução / Nara Cunha

Aqui você confere um lindo quarto de casal com detalhes chiques e com uma pegada rústica e mais sofisticada. Apesar do criado-mudo e do banquinho serem repletos de charme, a atenção especial fica por conta da estante alta de madeira com diversas prateleiras, ideal para guardar livros e revistas.

29. Designs inovadores e apaixonantes

Foto: Reprodução / Juliana Pippi

Quer uma parede de quarto de casal mais marcante e maravilhosa do que essa? Além da cor verde super vibrante, ela conta com uma estante de madeira moderna com design bem inovador e detalhes apaixonantes. Outros itens também são interessantes, como a cabeceira e o tablado da cama e o tapete.

30. Nichos pretos decorativos para parede branca

Foto: Reprodução / Studio Novak

Para quem gosta da combinação do preto e branco, essa inspiração de quarto é bem interessante, pois aposta em nichos pretos decorativos simples em paredes brancas. A escrivaninha com gavetas pretas também é marcante no ambiente, e o espelho ajuda a dar impressão de maior profundidade.

31. Estante sofisticada com luz embutida

Foto: Reprodução / Maurício Karam

Esse é um quartinho infantil delicado super aconchegante, que conta com uma bela estante branca com nichos e luzes embutidas, que deixam o ambiente mais sofisticado, além de um papel de parede azul claro e mais duas prateleiras simples suspensas acima da escrivaninha.

32. Ambiente clean com estantes repletas de charme

Foto: Reprodução / Gislene Lopes

Essas estantes suspensas são de diferentes tipos, mas fazem uma combinação maravilhosa. São dois nichos retangulares e compridos perfeitos para guardar objetos de decoração, que contam ainda com uma fita de luz de LED embaixo, que ajuda a deixar o ambiente bem agradável.

33. Prateleiras horizontais que dão a sensação do ambiente ser maior

Foto: Reprodução / Paula Magnani

As estantes com prateleiras horizontais são ideais para quartos pequenos, pois elas dão uma sensação de que o ambiente é maior. Aqui, todas são bem simples e seguem a mesma tonalidade de cinza, cor presente também no painel da televisão e no piso do quarto.

34. Parede preta com estantes simples e funcionais

Foto: Reprodução / Teresinha Nigri

Se você não tem muito espaço no quarto para colocar estantes, se inspire nessa ideia de apenas colocar prateleiras simples e funcionais em alguma parede, pois são bonitas, não ocupam espaço, deixam o ambiente mais completo e ajudam na organização.

35. Quarto moderno com bancada para estudos

Foto: Reprodução / Roberta Devisate

Esse é um quarto especial para os apaixonados por ambientes contemporâneos, já que predominam tons neutros, como branco e madeira e ainda conta com detalhes clássicos e super modernos. Dentre eles, o painel de TV com pequenas prateleiras e a bancada de estudos.

36. Nichos brancos delicados para guardar itens decorativos

Foto: Reprodução / Marcia Arcaro

Os nichos para parede brancos são uma ótima aposta quando o quarto já conta com muitos itens em madeira, pois a cor clarinha ajuda a dar uma quebrada e trazer mais leveza ao ambiente. Além disso, a estante ao lado da cama com três divisórias é ideal para decorar com porta-retratos.

37. Piso de madeira e tons de rosa para quarto feminino

Foto: Reprodução / Aquiles Nícolas Kílaris

Requintado, clássico e repleto de glamour, esse quarto feminino é simplesmente encantador! Além de detalhes como o teto personalizado com luz de LED, a cabeceira estofada, os criados-mudos espelhados com abajur e a escrivaninha, suas paredes com curvas contam com dois nichos iluminados para decorar os itens preferidos.

38. Quarto de casal com espelhos e móveis coloridos

Foto: Reprodução / Aparecida Covolan

Além dos espelhos nas laterais da cama, dos criados-mudos brancos marcantes, da cabeceira estofada cinza clássica e dos pendentes super modernos, esse quarto de casal conta ainda com móveis na cor amarela, teto com iluminação embutida e estante branca repleta de charme.

39. Quarto de bebê com decoração delicada

Foto: Reprodução / Gislene Lopes

Esse quartinho de bebê conta com uma decoração que reúne detalhes impecáveis, como o papel de parede listrado em cores neutras, o tom bege e azul das paredes que casam perfeitamente, as estantes e nichos de tamanhos diferentes com prateleiras de vidro e os itens decorativos infantis.

40. Quarto para solteiros com bancada de trabalho

Foto: Reprodução / Renata Basques

Para o quarto de um solteiro estudante, nada mais útil do que um projeto que aposte em uma boa escrivaninha acompanhada de estantes com prateleiras, onde podem ser guardados não apenas livros e revistas, como também objetos decorativos. Para a estante foi escolhida uma madeira clara, e para as paredes a aposta foi em um cinza neutro.

Mais fotos de estantes para quartos que vão te inspirar:

Separamos abaixo mais alguns modelos para você escolher a melhor opção para o seu estilo!

41. Prateleiras de vidro e tons de cinza elegantes

Foto: Reprodução / Bender Arquitetura

42. Quarto de menino com atrativos nichos laranjas

Foto: Reprodução / PIE arquitetura

43. Detalhes em vidro são sempre uma boa opção

Foto: Reprodução / Aclaene de Mello

44. Ambiente contemporâneo com cores neutras

Foto: Reprodução / Debora Aguiar

45. Quarto de menina com detalhes encantadores

46. Decoração charmosa e agradável em tons claros

Foto: Reprodução / BMG Arquitetura

47. Itens no tom areia, que trazem sofisticação ao quarto

Foto: Reprodução / Debora Aguiar

48. Quarto moderno para os apaixonados por música

Foto: Reprodução / Fernanda Renner Ely

49. Prateleiras suspensas que otimizam espaço

Foto: Reprodução / Estúdio Ferdi

50. Painel da cabeceira com luz embutida

Foto: Reprodução / Debora Aguiar

51. Estante personalizada com tons de azul

Foto: Reprodução / Hildebrand Silva Arquitetura

52. Ambiente requintado com detalhes em preto

Foto: Reprodução / Letícia Hammerschmidt

53. Prateleiras de madeira iluminadas

Foto: Reprodução / Sesso & Dalanezi

54. Estante branca funcional para o dia a dia

Foto: Reprodução / Camila Casagrande

55. Quarto de menino com detalhes incríveis

Foto: Reprodução / Andrea Bento

56. O estilo industrial é uma ótima opção para quartos

Foto: Reprodução / Guilherme Torres

57. Quarto de bebê projetado em azul e branco

Foto: Reprodução / Decore Planejados Idélli

58. Nichos na parede com coleção de carrinhos

Foto: Reprodução / Célia Beatriz

59. Teto moderno com iluminação em LED

Foto: Reprodução / Espaço do Traço Arquitetura

60. Quarto de menina com nichos de diferentes tamanhos

Foto: Reprodução / Marcelo Rosset

61. Ambiente clean com móveis brancos

Foto: Reprodução / INÁ Arquitetura

62. Detalhes rosas super femininos

Foto: Reprodução / Eduarda Corrêa

63. Brinquedoteca com estantes suspensas

Foto: Reprodução / Milena Aguiar

64. Nichos embutidos com cores vibrantes

Foto: Reprodução / Rafael Guimarães Arquiteturas

65. Quarto com estantes simples e nichos funcionais

Foto: Reprodução / InHouse

66. A estante também serve como divisória

Foto: Reprodução / Fabricio Roncca

67. Painel de madeira clara com um toque elegante

Foto: Reprodução / Marina Linhares

68. Estante embutida que otimiza espaço

Foto: Reprodução / Dado Castello Branco

69. Estantes espelhadas são uma boa aposta para quartos requintados

Foto: Reprodução / Luis Fabio Rezende de Araujo

70. Estante branca com prateleiras delicadas de vidro

Foto: Reprodução / Giuliano Luchetti

71. Quarto de casal com estante de madeira moderna

Foto: Reprodução / Vinícius de Mello

72. Quartinho repleto de charme

Foto: Reprodução / Marina Linhares

73. Perfeita para guardar livros e itens de decoração

Foto: Reprodução / Patricia Iurkiv

74. Detalhes lindos e básicos para quarto de menino

Foto: Reprodução / Andrea Murao

75. Estante de madeira vazada na parede branca

Foto: Reprodução / Marina Linhares

Se você deseja decorar o quarto sem deixar de lado a funcionalidade, nada melhor do que utilizar estantes, prateleiras e nichos, que são charmosos, práticos e podem não apenas transformar qualquer parede de forma simples como também deixar aquele cantinho sem uso muito mais útil!

PARA VOCÊ

COMENTÁRIOS