Expo Revestir: veja as novidades e tendências que logo podem aparecer na sua casa

Escrito por Priscila Silva

Foto: Reprodução / Expo Revestir

Entre os dias 7 e 10 de março aconteceu, em São Paulo, a Expo Revestir 2017, feira de revestimentos, arquitetura e produtos para acabamentos de construção. No posto de maior evento do setor na América Latina, a Expo Revestir traz as mais recentes descobertas para a área e o que será tendência no próximo ano nas construções, incluindo metais, louças sanitárias e até tapeçaria.

Também chamada de Fashion Week da arquitetura e construção, a feira, que está em sua 15ª edição, é fonte de inspiração para decoradores e arquitetos, que comparecem em peso à feira e aos eventos que acontecem simultaneamente, como workshops, painéis, palestras e fóruns. Dois deles, em especial, com grande impacto: o Fórum Internacional de Arquitetura e Construção (FIAC), que apresenta tendências mundiais com profissionais de diversos países, e o Green Talks, painel com palestras voltadas para a sustentabilidade e sua relação com a construção, tecnologia e eficiência energética.

Dentre as grandes apostas desse ano estão a acessibilidade, novas tecnologias e o retorno do design com aspecto artesanal. Confira algumas das novidades apresentadas na Expo Revestir 2017:

Porcelanato com inspiração francesa

Foto: Reprodução / Cerâmica Portinari

A Cerâmica Portinari lançou a coleção Pietra de Savoie. Inspirada na região homônima que pertence à França, o porcelanato reproduz a pedra característica do lugar, que é banhado pelo Lago de Genebra e riquíssimo em belezas naturais. Com o tom cinza-azulado e um toque rudimentar, o produto oferece um visual rústico e refinado ao mesmo tempo, o que torna o ambiente apaixonante. Disponível nas texturas acetinada, polida e antiderrapante, a coleção pode ser usada na parte interna e externa de residências e ambientes comerciais.

Revestimentos sustentáveis

A Lepri – Finas Cerâmicas Rústicas apresentou pisos e revestimentos cerâmicos sustentáveis, feitos a partir de vidros de telas de TVs e monitores de computadores descartados, tanto na produção da massa quanto na do esmalte. Os lançamentos estão disponíveis em quatro opções, sendo que cada uma delas apresentam cores diferentes: Brick Metallo Natura – reproduz a aparência de tijolos de demolição, com veios ressaltados e toque metalizado; Brick Metallo Contemporâneo – com um processo exclusivo de esmaltação, cria um visual metalizado nas paredes de áreas internas quando recebe a incidência da luz; Brick Contemporâneo – de fácil aplicação, seu assentamento pode ser feito em amarração, alinhamento ou escama de peixe e sem rejunte. É resistente e de fácil manutenção. Indicado para pisos e paredes de áreas internas ou externas, além de fachadas residenciais e comerciais; e Brick Anticatto – revestimento com ar retrô, esmaltado e com bordas de acabamento arredondado, textura lisa e toque aveludado, pode ser aplicado em pisos e paredes de áreas internas e externas.

Reciclagem na produção

Foto: Divulgação / Nina Martinelli

Por meio da reciclagem de resíduos de sua fábrica, a Nina Martinelli conseguiu criar novos revestimentos: apresentados no formato de tijolinho, são feitos em cerâmica e resíduos da fabricação de outros revestimentos. É essa mistura que confere o aspecto natural, levemente rústico e único às peças.

Um toque de sofisticação

Foto: Divulgação / Villagres

12 erros de decoração que tornam os ambientes desagradáveis

Unir a natureza com a sofisticação! Com essa premissa, a Villagres apresentou a coleção Naturale, de inspiração italiana. Seu efeito touch garante a resplandecência de toda a superfície. O toque especial se dá pela aparência natural, que reproduz com intensidade os detalhes da madeira: combinação perfeita para passar a sensação de relaxamento.

Personalização

Foto: Reprodução / Castelatto

A Castelatto lançou sete revestimentos: a Linha Ecobrick Grezzo Sauvignon, o Ekko Plus Geométrico, a Linha Apparente, a Polygon, a Tribu, a Colonna e a Ecobrick Grezzo Friso, que aparece na foto acima. Inspirado na cultura pré-colombiana e nas lendárias pedras entalhadas, esta nova peça oferece possibilidades de ambientes únicos, além de rusticidade e sofisticação com inúmeras possibilidades de paginações. Os desenhos entalhados dão um toque extra de charme ao ambiente.

Parede geométrica

Foto: Reprodução / Pallazo

A Pallazo veio cheia de novidades, e apresentou oito tipos de revestimentos, que exploram as formas geométricas com formatos, relevos e texturas diferentes e proporcionam os mais variados tons de sombras. São eles: Fill, Jump, Mood, Nya, Three, Tide e o Soul, da foto destacada. O Soul é um revestimento de desenhos simples, que pode ser usado em diversas combinações, com resultados únicos. Os diferentes relevos, somados às angulações da peça e aos desenhos triangulares, formam um resultado geométrico uniforme e com sombras distintas. Comercializado em formato quadrado, pode ser aplicado em ambientes internos e externos.

Ilusão de ótica

Foto: Reprodução / Solarium Revestimentos

A arte cinética, o movimento e a ilusão de ótica são os pilares das novas linhas de revestimentos apresentados pela Solarium, que tem como objetivo criar efeitos visuais às paredes de ambientes externos e internos. Produzidas em material cimentício, matéria-prima de todos os produtos da Solarium, as peças são encontradas em diferentes tamanhos e cores, trazendo um resultado personalizado e exclusivo para cada projeto. Conforme o tamanho do espaço que recebe o revestimento, e as luzes e cores do ambiente, o visual da parede muda e ganha novos ares.

Banheiro premium

Foto: Reprodução / Sabbia

A Sabbia, grife catarinense de cubas e banheiras ampliou sua linha de produtos Duramatt, com os lançamentos das banheiras Floripa e Sampa e as cubas Pérola e Ametista. Duramatt é a tecnologia da linha de produtos super premium da Sabbia. Composto por minerais naturais e resinas, é um material extremamente resistente, térmico, higiênico, não poroso e facilmente reparável, portanto, perfeitos para a aguentar o uso e limpeza do dia a dia.

Minimalismo elegante

Foto: Reprodução / Duratex

Inspirar e celebrar o morar. Esses são os conceitos que guiam os lançamentos da Duratex, que apresentou 22 novos padrões de pisos com a proposta de vestir a casa com personalidade, com traços que remetem à interação e ao minimalismo, ao mesmo tempo em que exalta os detalhes de marcas do tempo e tecnologia. Os laminados são sinônimos de design, tecnologia e inovação, já que têm o sistema super click, que dispensa a utilização de cola e garante uma instalação rápida, fácil e sem sujeira, perfeitos para quem precisa de agilidade na reforma. Já os pisos vinílicos são opções práticas, elegantes e sustentáveis, que tem como principal vantagem a resistência à água, podendo ser instalados em ambientes úmidos residenciais ou comerciais, além de serem sustentáveis e fornecerem conforto acústico e térmico, super indicados para quem tem crianças e pets em casa, já que é bem resistente e fácil de limpar.

Apartamento decorado para dois irmãos que queriam sair da casa da mãe para morar sozinhos

Madeira reciclável

Foto: Reprodução / Madeiras Ecológicas

A empresa Madeiras Ecológicas trouxe a inovação da madeira para o ambiente externo, e apresentou opções com baixa absorção de água e maior durabilidade e resistência às condições climáticas. Também são indicadas para locais de bastante acesso de crianças, já que esse tipo de madeira não tem farpas e tem acabamento antiderrapante, perfeito para os pequenos se divertirem! De aparência semelhante à da madeira natural, o produto é 100% reciclável, ou seja, as madeiras ecológicas não precisam derrubar nenhuma árvore para sua produção, já que são feitas a partir do descarte da produção de madeira natural.

Um toque de brilho

Foto: Reprodução / Tessela

A Tessela inovou ao apresentar um mosaico cheio de pontos brilhantes, que chama a atenção de longe por sua beleza. Composto pelo mármore Thassos e ornamentado por cristais Swarovski, a ideia do revestimento veio da simetria precisa das formas geométricas e inspiração na fina trama ancorada por pedras preciosas presente nos Ovos de Fabergé. O resultado é um painel cheio de personalidade e pontos de luz.

Resistência e durabilidade

Foto: Reprodução / Alicante

A Alicante lançou mais duas linhas, uma da Coleção Neolith Classtone, a StrataArgentum, e outra da Coleção NeolithTimber, a La Bohème. Os produtos Neolith se diferenciam no mercado por sua durabilidade: resistente ao fogo e a altas temperaturas, podem ser usados até no interior de lareiras. Também são resistentes a produtos químicos e ao desgaste de atrito, o que os possibilita o uso em cozinhas, banheiros, áreas externas, revestimentos de pisos e paredes, tampos, rodabancas e pias de cozinhas e bancada de lavatórios. Além disso, é um produto fácil de limpar e higiênico, pois possui um nível de absorção próxima a zero e não exala substâncias nocivas. Natural e 100% reciclável, o Neolith é produzido sem resinas e composto de matérias-primas recicladas.

Visual amadeirado

Foto: Reprodução / Beaulieu do Brasil

A Beaulieu apresentou dois pisos vinílicos, o Stonetile e o Strata. O primeiro é uma tendência internacional de decoração, com efeito visual natural de pedra e cimento, com texturas que combinam perfeitamente com ambientes ousados e contemporâneos. O Strata, por sua vez, oferece um visual amadeirado em quatro cores exclusivas e um grande diferencial: réguas alongadas que proporcionam uma personalidade única para o projeto.

Brilho metálico

Foto: Reprodução / Brogliato Revestimentos

A Brogliato lançou uma linha de revestimentos decorativos inspirada no conceito Surface Design, que tem rochas ornamentais e madeira de reflorestamento como protagonistas. Disponível em diversos padrões de acabamento (geométrico, reto, curvo e baixo relevo), cores (dourado, prata e cobre) e texturas (polido, levigado, rústico, pintura e metalizado), é o produto ideal para dar um toque de cor e requinte ao ambiente.

Almofadas decorativas: uma lista com 60 ideias para decorar os cômodos da casa

Espelhos, para que te quero?

Foto: Reprodução / Cebrace Vivânce

A Cebrace lançou a marca Vivânce, uma linha de vidros para decoração. Com uma variedade de cores, aplicações e funcionalidades, a marca apresentou três lançamentos: o vidro extra clear na espessura de 10mm, o espelho bronze de 6mm e o espelho extra clear, fabricado à base de um vidro menos esverdeado, o que torna o reflexo mais nítido e mais brilhante, levando mais luminosidade ao ambiente. As novas espessuras ampliam ainda mais as possibilidades de usos dos materiais, enquanto o espelho extra clear repagina o conceito de espelhos.

Vejo flores em você

Foto: DiReprodução / Senhor das Pedras

Incorporando a inspiração das flores à tendência dos revestimentos em 3D, o Senhor das Pedras apresentou uma linha repleta de personalidade. Produzida em partes separadas e montada diretamente na parede, as peças formam um desenho cheio de movimento com a representação de várias flores. Com a novidade ainda é possível duas opções de decoração: revestir todo o espaço ou apenas utilizar as peças em uma fachada ou como detalhe, ou seja, a linha Fiore pode ser vista como um revestimento ou até mesmo um item diferente de decoração, já que pode promover a ideia até de um quadro, por exemplo. O produto está disponível nas cores branco e grafite.

Metais coloridos

Foto: Reprodução / Doka Bath Works

A Doka lançou quatro linhas de acessórios fabricados em metais coloridos: Favo Gold, Moove Rose Gold, Off Black e Ever ORB. Com o conceito de design, inovação e conforto, cada coleção conta com dez produtos para equipar o banheiro: misturador de piso para banheira, misturador de parede para banheira, ducha com monocomando, monocomando de lavatório, toalheiro de parede simples, toalheiro de parede duplo, toalheiro argola, toalheiro cabide, saboneteira e papeleira. Como representante do luxo e da elegância, a Coleção Favo Gold agrega sofisticação e brilho ao espaço de banho. Com seu design sextavado e cor dourada, a linha de metais remete a forma dos ninhos de cera produzidos pelas abelhas e, por isso, recebe nome Favo.

Toque de cor na cozinha

Foto: Reprodução / Celite

A Celite ampliou a linha de monocomandos Celite Colors, e apresentou uma torneira com design pensado para tornar mais simples e prático o dia-a-dia no preparo de alimentos e limpeza da bancada. A linha traz como destaque a bica flexível, que permite movimentações de até 360º, assim o usuário conduz o fluxo da água na direção desejada. Para dar mais personalidade à decoração da bancada, a bica chega nas opções vermelha e preta. Com design moderno e modelo alavanca, o monocomando oferece maior conforto durante seu acionamento e a escolha da temperatura da água. O modelo ainda conta com arejador, que reduz o consumo em até 50% e ajuda na economia de água.

Sucesso entre profissionais e amadores, a Expo Revestir é sempre sucesso e garantia de boas ideias de trabalho e decoração. A próxima edição da feira acontece entre 06 e 09 de março de 2018. Anote já na agende e programe-se para conferir os detalhes bem de perto! Não perca!

PARA VOCÊ

COMENTÁRIOS