45 fachadas de casas de esquina para você se inspirar

Escrito por Douglas Ciriaco

Foto: Reprodução / Dálber Agüero Arquiteto


Ter uma casa de esquina é o sonho de muita gente. Terrenos que ficam localizados na junção de duas ruas ganham características específicas que os tornam bastante atrativos para vários tipos de projetos. Por isso, reunimos várias fotos de fachadas de casas de esquina para você se inspirar.

As imagens trazem diferentes projetos, com aspectos arquitetônicos e decorativos distintos, a fim de criar uma lista diversificada e realmente inspiradora. Vale lembrar, contudo, que alguns detalhes às vezes se dão muito bem em casas tradicionais, mas nem sempre vão funcionar perfeitamente em imóveis de esquina — por isso é importante pesquisar bem para chegar à conclusão daquilo que é ideal para o seu projeto.

Você deseja reformar ou construir o seu imóvel de esquina? Não deixe de ficar de olho nas fotografias que reunimos nesta lista. São várias ideias que podem ser combinadas ou aproveitadas de forma exclusiva para resultar em uma belíssima residência que vai esbanjar estilo também pelo lado de fora.

1. Com cara de litoral

Foto: Reprodução / Arquitetura Jorge Nascimento


Uma casa de esquina próxima à praia demanda um visual mais clean e leve. Uma dica para aproveitar bem o espaço é usar a lateral que fica para a rua como parede da casa. Junto das grades na parte frontal, isso ajuda a aumentar a sensação de amplitude do terreno.

2. Casa de condomínio

Foto: Reprodução / Daniel Kroth Arquitetura


Outro espaço clássico em que as casas com estilo de esquina caem muito bem é o condomínio de casas. Visto que esses ambientes normalmente oferecem mais espaço ao redor da construção, isso também pode ser usado a favor do projeto com a criação de minijardins, por exemplo.

3. Aproveitando o espaço do sobrado

Foto: Reprodução / Ricardo LSF


Quando a casa de esquina é um sobrado, isso abre um grande leque de possibilidades. Combinar elementos como janelas compridas e detalhes sobre a porta, por exemplo, pode resultar em uma fachada charmosa e elegante, sem deixar o aspecto moderno de lado.

4. Decoração por todos os lados

Foto: Reprodução / Gislaine Bernardes Arquitetura


Casas de esquina se beneficiam bastante por terem duas frentes, inclusive quando se fala em decoração. Usando os elementos corretos, você consegue criar uma entrada charmosa e também uma lateral que vai manter o mesmo nível. A pintura certa ou mesmo a aplicação de pastilhas dão conta do recado.

5. Abertas para o mundo

Foto: Reprodução / Ágape Arquitetura


Casas de condomínio se aproveitam deste conceito aberto, sem cercas ou grades, o que também pode abrir novas possibilidades arquitetônicas. Neste caso, é possível transformar a varanda na grande protagonista da fachada, especialmente quando ela se estende sobre a garagem.

Como planejar a construção de telhados bonitos e funcionais

6. O poder do transparente

Foto: Reprodução / Construtora Lincon


Outro elemento que combina muito bem com casas de esquina é o painel de vidro. Na cidade ou na praia, imóveis cercados por eles oferecem beleza sem tirar o protagonismo que a fachada precisa ter.

7. Opção para os mais reservados

Foto: Reprodução / MOB Arquitetos


Em um condomínio de casas ou em uma rua convencional, tudo bem você ter uma casa de esquina e mesmo assim querer mostrar pouco. Neste caso, utilizar uma textura na parede ou mesmo deixá-la com tijolos à vista pode ser uma ótima opção.

8. Seu forte pessoal

Foto: Reprodução / Erich Sacco


Uma boa dica pode ser combinar alvenaria com madeira. No caso deste projeto, a madeira aparece apenas nas portas e na base das janelas, compondo uma combinação de cores bem interessante com o tom ocre da construção.

9. Espaço de sobra

Foto: Reprodução / Dreison Santini Arquitetura


A parte de entrada da casa de esquina pode ganhar um grande destaque em um projeto pensado para isso. Uma porta imensa e o uso de vidraçaria complementam esse aspecto de protagonista dedicado à entrada principal da residência.

10. Luz por todo canto

Foto: Reprodução / Mateus Gastélum Hernández


Empregar luminárias ou mesmo pequenas tochas com fogo pode ser uma adição significativa à decoração de uma casa de esquina. A combinação ideal entre vidraçaria e luzes vai dar à fachada um aspecto bastante único e interessante.

11. O charme das cortinas

Foto: Reprodução / Juraci Gonçalvez Dias


Cortinas podem ser aliadas imprescindíveis na hora de manter o aspecto intimista para quem está dentro e incrementar a vista para quem vê de fora. Em uma casa de esquina com dois pavimentos, janelas imensas e belos cortinados formam a combinação ideal.

12. Destaque nas duas laterais

Foto: Reprodução / Grupo PR


Aqui vai mais um exemplo de como é possível usar as duas laterais de uma casa de esquina. Combinando os elementos certos, você consegue transformar as duas frentes em protagonistas, sejam elas cercadas ou não. Nesse caso, um muro é uma ótima opção.

13. De esquina, mas nem parece

Foto: Reprodução / Sanglass


Imóveis de esquina têm algumas características especiais, como é o caso das duas frentes, fazendo com que nem sempre uma fachada convencional combine com eles. Contudo, usando os elementos corretos, é possível fazer tudo ornar para resultar em uma casa incrível.

Como passar massa corrida e deixar as paredes de casa lisinhas

14. Discrição sem deixar o charme de lado

Foto: Reprodução / ArtDue


Até agora, a maioria das casas de esquina cercadas traziam como característica comum o uso de grades ou vidraçarias, o que deixava tudo bem transparente. Aqui vai, então, um exemplo de como é possível manter a discrição sem abandonar a elegância.

15. Aproveitando bem a fachada principal

Foto: Reprodução / Dálber Agüero Arquitetura


As casas de esquinas têm duas frentes, mas nem sempre elas têm o mesmo tamanho. Assim, é preciso estar ciente daquilo que você deseja na hora de definir o projeto: é possível aproveitar tanto a parte mais estreita quanto a mais longa e obter resultados incríveis.

16. Simplicidade nunca sai de moda

Foto: Reprodução / Marcos Fróis Arquitetura


Optar por uma fachada mais simples não é nada ruim e aqui está uma prova disso. Sem grandes extravagâncias, é possível que a cara do seu imóvel de esquina seja elegante e agradável tanto para quem vê de fora quanto para quem vai frequentá-lo todos os dias.

17. Decoração por todos os lados

Foto: Reprodução / ANN Arquitetura


Casas em condomínios de alto padrão são sempre uma ótima fonte de inspiração para imóveis de esquina. Aqui, mais uma vez a combinação perfeita entre as duas laterais do espaço, com direito a vidraçaria ampla e colunas que dão um charme especial à decoração.

18. Fachada tropical

Foto: Reprodução / Marcos Fróis Arquitetura


Em ambientes abertos — ou mesmo nas casas cercadas por grades e muros —, o uso de plantas pode trazer um destaque a mais para a fachada. Árvores como as palmeiras vão trazer uma tranquilidade que um imóvel como este exige, além de oferecer sombras em dias ensolarados.

19. Privacidade e elegância

Foto: Reprodução / A+Aa Arquitetos Associados


A privacidade fica garantida pelos vidros espelhados da fachada, além das janelas ocultas nas demais laterais da residência. Este é um detalhe importante também para quem está pensando em uma casa de esquina que não fique “exposta”, mesmo em um condomínio.

20. Arquitetura atemporal

Foto: Reprodução / Isnara Gurgel Arquiteta


Esta é uma residência que vai resistir ao tempo. Ela poderia ter sido erguida há 30 anos ou ter acabado de ser finalizada: o charme da simplicidade aplicada à sua construção e a combinação entre vidraçaria e luzes deixam tudo incrível.

Mais fotos de ideias de fachada de casa de esquina para você se inspirar

Já foram 20 ideias incríveis para você tirar inspiração, mas ainda ficou a sensação de que tudo isso não foi suficiente? Então aqui vão mais algumas fotografias para movimentar a sua imaginação.

53 modelos de piscinas pequenas para todo tipo de espaço disponível

21. Combinando elementos

Foto: Reprodução / Chiara Design Arquitetônico

22. Clássico renovado

Foto: Reprodução / Chiara Design Arquitetônico

23. Glamour nos mínimos detalhes

Foto: Reprodução / Boulevard Arquitetura

24. Imponência

Foto: Reprodução / Janine Girotto

25. A elegância da simplicidade

Foto: Reprodução / Arch Arquitetura

26. Aposte no verde

Foto: Reprodução / B + M Arquitetura e Interiores

27. Ângulos retos

Foto: Reprodução / Braga Ueno Arquitetos

28. Tranquilidade e mistério

Foto: Reprodução / Ana Paula e Sanderson

29. Madeira, tijolos e exuberância

Foto: Reprodução / Arquitectonika

30. Parece Hollywood

Foto: Reprodução / Pupo Gaspar

31. Palácio particular

Foto: Reprodução / Ana Paula e Sanderson

32. Concreto + madeira

Foto: Reprodução / A Collective Architects

33. A beleza dos pequenos detalhes

Foto: Reprodução / Mos Arquitetos Associados

34. Quando a iluminação ajuda

Foto: Reprodução / Giovanni Borges

35. Relaxante sem deixar a estética de lado

Foto: Reprodução / Gleuber J Cruvinel

36. Discrição com requinte

Foto: Reprodução / Ana Paula e Sanderson

37. Como uma peça de LEGO

Foto: Reprodução / Laciana Taquary Arquitetura

38. Descanso ao final da tarde

Foto: Reprodução / Braga Ueno Arquitetos

39. A casa dos sonhos

Foto: Reprodução / Martins Lucena Arquitetura

40. Jardim particular

Foto: Reprodução / Jannini & Sagarra Arquitetura

41. Vãos bem aproveitados

Foto: Reprodução / Renata Matos Arquiteta

42. Painel de pedra destacando a fachada

Foto: Reprodução / Biazus Arquitetura

43. Quando a varanda é a protagonista

Foto: Reprodução / Jequitibas Arquitetura

44. Quando sobram espaço e ideias

Foto: Reprodução / Celis Bender Arquitetura

45. O detalhe das janelas

Foto: Reprodução / G2F


Muita inspiração com tantas fachadas, certo? Olhando para as fotos desta lista, você pode extrair ideias bem claras de como criar a sua casa de esquina ideal. Aproveite as condições do seu imóvel (se ele precisa ser cercado ou não) e faça disso uma oportunidade para um projeto arquitetônico único e adequado às suas necessidades.

PARA VOCÊ

COMENTÁRIOS