Festa de 1 ano: tudo que você precisa para organizar esse dia especial

Escrito por Amanda Barata

A festa de 1 ano do bebê é um momento muito especial para toda a família e por isso merece ser celebrado com muita alegria e de forma encantadora.



Listamos os temas mais procurados para a comemoração desse dia mágico com propostas lindas e muito inspiradoras.

Índice do conteúdo:

Temas para festa de 1 ano

Para te ajudar a escolher o tema ideal para o primeiro aninho, nós separamos os que estão mais em alta e presentes nos projetos das decoradoras de festas.

Circo

Muito tradicional, esse tema traz efeitos lúdicos e muito divertidos. Predominam as cores azul, vermelho e amarelo e os animais do circo se fazem presentes na decoração, assim como divertidos palhaços. O tema pode ainda ter variações e mudar as cores e adornos.

Safári

Um outro tema clássico que tem espaço garantido em catálogos de festas pelo uso de animais e elementos da floresta, que tornam a decoração divertida e alegre. Predominam as cores verde e tons pastéis e geralmente são usadas plantas e flores para um efeito mais natural.

Mickey Mouse

O simpático ratinho faz sucesso na hora de decorar as festinhas de 1 ano. Com uso de cores como o preto, vermelho e amarelo, esse personagem se destaca pela simpatia e variação do tema que possibilita.



Minnie

Assim como seu companheiro, a ratinha Minnie também virou febre e ganhou sua versão em cores como o rosa, vermelho, dourado ou propostas coloridas. A personagem geralmente usa roupa rosa com bolinhas brancas acompanhando o laço da cabeça.

Dinossauro

Esse tema chama atenção pelo colorido que propõe de acordo com os dinossauros usados na decoração. Marcas de pata e dinossauros fofos são o ponto alto da decoração, que fica melhor acabada quando combinada com flores naturais e plantas verdes.

Fazendinha

Um tema bem alegre e com conceito rústico, a fazendinha conta com elementos bem diferenciados que remetam aos bichos da fazenda. É uma ótima opção para quem quer uma proposta mais natural e rústica usando bichinhos muito simpáticos.

Baby Shark

O alegre tubarão que virou febre entre as crianças vem cada vez mais se fazendo presente nas decorações. As cores amarelo e azul costumam ser bastante usadas e são fáceis de serem combinadas com outros elementos. Capriche na composição da mesa propondo um fundo do mar bem alegre.

Mundo Bita

Outro personagem que ganhou a simpatia dos pequenos foi o Bita, trazendo uma proposta bem colorida e leve para as decorações. O laranja, azul e amarelo deixam a mesa alegre e harmoniosa. Os demais personagens também ganham espaço na decoração e ajudam a remeter às alegres canções.



Raposa

Esse tema ganhou a simpatia de todos pela fofura do personagem e também pela paleta de cores utilizadas, que se restringe a tons pastéis, leves e bem alegres. O laranja e o azul dão o tom da ornamentação e um efeito visual incrível.

Carrossel

Com uma proposta rica em detalhes e encantadora, esse tema traz o lúdico do parque de diversões com cavalos brancos e um carrossel imaginário para aflorar a imaginação dos convidados. O dourado e o branco costumam ser bem utilizados nesse tipo de decoração para combinar com as demais cores.

Branca de Neve

Essa decoração se destaca pelo uso de elementos verdes e vermelhos, representando a floresta e a maçã mordida pela personagem principal. Uma decoração mais rústica, muito alegre e divertida de ser elaborada que vai aflorar a imaginação das crianças.

Bailarina

Esse tema representa toda a delicadeza das meninas, com o uso de muitos elementos rosas. Flores são indispensáveis para conceder ainda mais leveza à decoração e o uso do tule para decorar a mesa remete às saias das bailarinas.

Poderoso Chefinho

O ousado bebê que ganhou a simpatia de todos estampa os painéis de festas infantis. Com o uso do azul e do preto, os elementos decorativos remetem ao terno que ele usa.



Jardim Encantado

Esse tema traz muitas flores, plantas, pássaros e elementos que remetam ao jardim encantado, que conta com a presença de animais mágicos. Uma linda e delicada forma de comemorar uma data tão especial contando com um aspecto bem natural e leve.

Bosque

Encantador e totalmente aderente a meninos e meninas, esse tema se destaca pela leveza das cores utilizadas, sempre em tons alegres, que são combinadas a plantas naturais e bandejas de tronco. O uso do verde e do marrom prevalecem nesse tipo de ornamentação remetendo ao bosque.

Princesas

Reunindo as princesas que mais fazem sucesso entre as meninas, esse tema traz um colorido totalmente fora do tradicional e muito moderno. As personagens em feltro garantem um charme a mais na decoração.

Alice no País das Maravilhas

A divertida história de Alice, que conta com personagens nada tradicionais, permite que a criatividade seja redobrada nesse tema. Com muitas referências a detalhes do desenho, essa é uma forma original de decoração e traz o uso das cores do vestido da personagem principal.

Galinha Pintadinha

Não podia faltar por aqui a simpática galinha que encanta os pequenos com suas músicas. O azul e o vermelho são destaque na decoração e os demais personagens têm lugar garantido na decoração, fazendo com que a paleta de cores seja ainda mais colorida.

Agora você pode selecionar o tema que você mais gosta e passar pra etapa de organização. Mas não se preocupe, nós separamos dicas incríveis que vão te ajudar a fazer um evento perfeito.

Como organizar uma festa de 1 ano

Separamos abaixo uma lista de tudo que precisa ser pensado para planejar esse evento de forma eficiente e organizada. Leia atentamente cada item e se certifique que todos os pontos estão sendo considerados.

Data e horário

Procure pensar nos seus convidados na hora de escolher a data e horário da festa. Considere feriados e datas comemorativas antes de definir a data da festa e pense em horários que sejam convenientes para todos, inclusive para o bebê. Festas com horários muito tarde costumam ter baixa presença de convidados, assim como as organizadas em meio de semana durante a tarde. Procure equilibrar a sua possibilidade com a dinâmica dos seus convidados.

Convites

Os convites devem ser enviados com 30 dias de antecedência ao evento contendo as informações básicas da festa, como data, horário e endereço. Os convites digitais estão em alta e são uma ótima opção para quem quer economizar, mas os tradicionais impressos são lindos e servem também como uma lembrança desse dia especial.

Quantidade de convidados

Um ponto que geralmente causa preocupação em quem está organizando o evento é a quantidade de pessoas. Para que você entenda melhor, separamos abaixo algumas categorias de tamanho de festa.

  • Festa íntima: como o próprio nome sugere, esse tipo de festa se restringe basicamente a familiares e pessoas que mais estiveram presentes na vida do bebê neste primeiro ano.
  • Festa para até 100 pessoas: uma festa mais ampla, que permite convidar, além dos familiares, amigos e colegas de trabalho.
  • Festa para mais de 100 pessoas: merece mais atenção pela quantidade de pessoas e permite que a lista seja mais extensa sem esquecer da criançada.

Cardápio

iStock

Habitualmente, as festas infantis compreendem o serviço de salgados ou canapés, por serem mais informais. As propostas de rodízio de pizza, crepe e lanchinhos como batata frita e hambúrguer também fazem sucesso. Não esqueça de pensar em um cardápio que agrade os adultos e as crianças.

Recreação

Entreter os pequenos é uma tarefa necessária em festas infantis. Quem opta por casa de festa geralmente já conta com a estrutura dos brinquedos do local, mas quem decide fazer em um espaço vazio precisa buscar opções de recreações infantis, roda de bebês ou aluguel de brinquedos adequados à faixa etária dos pequenos convidados.

Bolo e doces

Grande atração da festa, bolo e doces merecem atenção especial. Calcule a quantidade dos mesmos considerando a quantidade de convidados e conte com opções personalizadas que sejam aderentes ao tema da festa. Decorar os docinhos com detalhes de papelaria também é uma alternativa para quem quer economizar nesse aspecto.

Local para higiene e descanso dos bebês

É importante pensar nos pequenos na hora em que precisarem de uma troca de fraldas ou um espaço para amamentação e descanso. Certifique-se que o local escolhido tenha um lugar próprio para esses fins ou adapte a estrutura disponível para que os bebês possam ter conforto na hora das suas necessidades. Deixar um trocador e uma lixeira em um local mais reservado bem como uma cadeira já são uma ótima iniciativa para ajudar!

Lembrancinhas

As lembrancinhas precisam ser bonitas porém funcionais. Aposte em itens que serão úteis, como estojos, bolsinhas ou até caixinhas decoradas que possam servir para outros fins. Capriche na apresentação mas também na criatividade para uso.

Fotos e filmagens

Eternizar esse momento é indispensável e contar com uma boa equipe de foto e filmagem é essencial. Pesquise com antecedência, busque referências e pesquise a respeito dos trabalhos já realizados pela empresa ou profissional. Forneça o máximo de informações com relação ao evento para que o serviço esteja adequado com a dinâmica e tempo da sua festa.

Esses são os pontos que precisam de atenção para que o evento seja um sucesso. Uma dica importante é sempre organizar com antecedência cada detalhe, a fim de conseguir não só a disponibilidade dos profissionais desejados mas também uma forma de pagamento facilitada ou descontos.

Agora que você já tem todas as informações que precisa para fazer a festa de 1 ano do bebê, só precisa colocar em prática as nossas dicas e escolher o seu tema. Boa festa!