Festa de noivado: todos os detalhes para organizar o evento dos sonhos

Escrito por Amanda Barata

A festa de noivado é uma forma especial de comemorar a data em que o casal celebra a união e o amor junto a familiares e amigos. Uma prévia do casamento, o evento conta com muitos detalhes românticos que deixam tudo ainda mais especial. Confira como planejá-lo!



Como organizar uma festa de noivado

iStock

Confira algumas dicas de como organizar esse dia especial sem preocupações. Desde os convites até a decoração, separamos ideias de como fazer com que esse dia saia do jeito que você idealizou.

  • Orçamento: defina o valor disponível para o evento antes mesmo de começar a planejar os demais detalhes e eleja as prioridades de forma que você possa distribuir o orçamento considerando o que mais tem valor pra você.
  • Quem paga a festa de noivado: nas famílias mais tradicionais o evento de noivado é promovido pela família da noiva, mas nos tempos modernos são os noivos quem assumem essa despesa de forma conjunta.
  • Data, horário e local: esses são os pontos que precisam ser vistos com maior antecedência, pois acabam dependendo de outras pessoas. O dia da festa costuma ser escolhido de acordo com datas importantes para os noivos, como o primeiro encontro, o pedido de namoro e até o primeiro beijo! Verifique a disponibilidade do local e leve em consideração a interferência de feriados e datas comemorativas. O horário pode ser definido de acordo com a dinâmica que o casal deseja para a festa, como um churrasco durante o dia ou um coquetel durante a noite.
  • Convidados: esse tipo de celebração costuma ser mais intimista e conta com familiares, amigos próximos e pessoas que fizeram parte do relacionamento do casal ao longo do namoro. Leve esses requisitos em consideração na hora de escolher os convidados.
  • Convite: a festa de noivado não exige convites formais, como os impressos. Uma forma criativa e bem utilizada é a de convites virtuais que podem ser encaminhados pelo celular. Não esqueça de indicar dia, horário e local e personalizar o convite de forma bem criativa.
  • Cardápio: o cardápio da festa vai depender do gosto pessoal dos noivos: pode ser desde um jantar mais refinado até um serviço de coquetéis. Se a sua proposta é mais informal, aposte em coquetéis, salgados e até uma bela mesa de frios. Para eventos mais formais, considere um jantar elaborado com um cardápio que atenda a todos os gostos.
  • Música: é importante que os noivos escolham a trilha sonora que vai animar esse dia especial, contando inclusive com as músicas que embalaram ou marcaram o namoro. Um dia como esse merece ser celebrado com músicas alegres e que sejam a cara do casal, por isso capriche na playlist!
  • Foto e vídeo: registrar esse dia tão especial é essencial para eternizar a lembrança. Busque profissionais que tenham boas indicações e que já tenham realizado esse tipo de evento. Peça indicações e procure conversar com o profissional escolhido para combinar os detalhes mais importantes que o casal deseja que sejam registrados.
  • Bolo e doces: como parte integrante da mesa de decoração, o bolo e os doces merecem uma atenção especial. Busque doces personalizados, que tenham as iniciais do casal ou mensagens carinhosas nos detalhes. Decore o bolo com um topo bem bonito de papelaria ou biscuit para ressaltá-lo ainda mais.
  • Festa surpresa de noivado: se você está preparando uma surpresa, não deixe de avisar os seus convidados e familiares e também os fornecedores que vão trabalhar na festa. É bom contar com um álibi para te ajudar a manter o segredo junto ao seu par romântico e despistar qualquer suspeita. Prepare um pedido bem especial com a presença de todos os seus convidados e capriche no romantismo para receber um sim bem caprichado!

Agora que você já sabe como organizar a festa de noivado, pode começar a sonhar com a decoração desse dia especial. Confira abaixo as propostas que separamos para te inspirar.

55 inspirações para decoração de festa de noivado que vão arrancar lágrimas

Seja mais simples ou mais elaborada, é importante que a decoração esteja repleta de detalhes românticos e especiais para o casal. Confira algumas lindas propostas de como garantir um resultado final incrível.

1. O arco de balões deixa a decoração encantadora

2. E pode ser usado de forma diferente do tradicional

3. Usando balões dourados e transparentes

4. Que podem ser dispostos no chão

Cherry Bomb



5. Ou complementando uma das mesas da decoração

6. Paineis sublimados garantem uma ótima composição

7. E podem contar com frases bem românticas

8. Não se esqueça de personalizar a mesa da comida!

9. Propostas floridas são muito românticas

10. E podem ter variações bem criativas

11. Substituindo o painel comum de forma original

12. O efeito visual da cortina de luz é impressionante

13. E fica encantador em painéis redondos

14. A sobreposição na cortina fica leve

2M Festas



15. E o voil dá um acabamento mais delicado

16. Inove na hora de usar o varal de luzes

17. E deixe a ornamentação bem alegre

18. Use e abuse dos corações para decorar

19. Usando flores delicadas para a montagem

20. Ou uma cortina de corações bem fácil de se fazer

21. Os detalhes criativos deixam a decoração moderna

22. E deixam a ornamentação personalizada para o casal

23. As decorações temáticas são encantadoras

24. E algumas ganham uma proposta mais rústica

Creative Festas



25. Deixando o evento ainda mais divertido

26. Propostas de desenhos animados são muito divertidas

27. Mas nada encanta mais do que flores naturais

28. Que decoram de forma delicada e leve

29. Seja com arranjos altos

30. Ou distribuídas em toda a ornamentação

31. Podendo transformar todo o conjunto

32. As mesas mais simples merecem toques delicados

33. E podem ter uma proposta mais rústica

34. Com detalhes mais marcantes

35. E com uso de plantas naturais

36. A iluminação é essencial para eventos noturnos

37. E dá o toque final à ornamentação

38. Aproveite a iluminação natural em eventos diurnos

39. Que vai deixar a proposta mais leve e encantadora

40. Folhas verdes são aderentes a diferentes propostas

41. E podem ser usadas de maneiras variadas

42. Seja em um muro inglês de fundo

43. Ou entre flores e pétalas

44. A proposta rústica é bem romântica

45. E pode ser usada de maneiras diferentes

46. Propostas caseiras são encantadoras

47. Com inspiração mais intimista e romântica

48. E com detalhes emocionantes e originais

49. Capriche na escolha de mesas e louças

50. Usando elementos mais rústicos

51. Que combinam harmoniosamente com flores

52. Decorações mais modernas são elegantes e leves

53. Enquanto as propostas mais clean vem ganhando espaço

54. Por isso escolha elementos que alegrem a mesa

55. E deixe o evento inesquecível para todos

Agora que você já tem propostas diferentes para se inspirar, escolha a que melhor se adequa ao seu gosto pessoal. Uma boa dica é usar fotos dos noivos para incrementar ainda mais a ornamentação e deixar o evento ainda mais pessoal.

Relatos sobre festa de noivado para te ajudar no planejamento

Confira alguns vídeos de noivas que relatam suas experiências com a organização do evento de forma sincera e esclarecedora. Pegue as dicas do que deu errado e certo para te ajudar a se planejar.

Todos os detalhes da festa de noivado

A noiva explica os imprevistos que encontrou durante o planejamento do evento, que foi organizado exclusivamente por ela em sua casa. Ela fala sobre a roupa que escolheu, onde encontrou inspirações para a decoração e como definiu a lista de convidados.

Os momentos antes e depois do noivado

Um vlog feito pela noiva que mostrou detalhes da organização do evento durante a arrumação, deu dicas de maquiagem e decoração ainda mostrou momentos e detalhes da festa. No fim do vídeo ela conta o que deu certo e errado durante o evento e quais eram as suas expectativas com cada detalhe da festa.

Preparativos para o noivado

Um relato de uma noivinha que colocou a mão na massa e cuidou de todos os preparativos da festa, desde as lembrancinhas até a própria maquiagem. Ela mostra quais foram os itens que confeccionou, dá dicas de como fazê-los e, por fim, mostra como ficou o resultado final.

Festa de noivado gastando pouco

Uma noiva bem sincera e divertida que resolveu compartilhar o orçamento da sua festa de noivado detalhando os gastos com cada item. Ela dá dicas de como economizar e quais os pontos ela considera indispensáveis.

Presentes de noivado

Nesse vídeo, a noiva mostra os presentes que ganhou em sua festa de noivado e suas percepções sobre cada um deles. Ela fala sobre os que mais gostou e quais foram os pontos que reconsiderou após recebê-los, de forma sincera.

As resenhas das noivas sobre diferentes pontos da festa e suas experiências conseguem deixar em evidência quais detalhes merecem mais atenção e cuidado.

Organize a sua festa de noivado com antecedência e de forma que todos os detalhes possam ser pensados e bem planejados. Use todas as nossas dicas para fazer um evento inesquecível, surpreendente e muito românticos!