Festa Junina Infantil: 50 ideias e dicas para muita diversão

Escrito por Katharina Barkmeyer

A festa junina infantil é perfeita para quem comemora o aniversário no mês de junho, mas isso não impede de aniversariantes de outros meses optarem também por este tema. Com a diversão garantida, o arraial infantil reúne o que tem de melhor: muitos doces, salgadinhos, bebidas, brincadeiras e músicas típicas.



Para criar uma comemoração memorável, confira várias dicas de como fazer esta festa e o que não pode faltar na mesa! Selecionamos ideias de convites, brincadeiras e o que servir no evento, além de sugestões de decoração para inspirar, tutoriais e as músicas que são indispensáveis! Vamos lá?

Como organizar uma Festa Junina infantil

Organizar uma festa infantil pode ser bastante trabalhoso. Para te ajudar nos bastidores deste evento, confira a seguir várias ideias e sugestões do que você precisa para tornar a sua festa junina infantil imperdível!

Convites

Surpreenda os seus convidados antes mesmo do dia da comemoração com um belíssimo convite de festa junina feito por você! Estes itens podem ser feitos usando poucos materiais e muita criatividade! Lembre-se de incluir alguns símbolos desta celebração, como bandeirolas, jutas ou fogueiras. Só olhando para o convite da festa junina infantil, já dá para saber que será incrível, não é mesmo?

O que servir

Como qualquer outra festa, os salgadinhos são indispensáveis! E não há nada melhor como uma boa e deliciosa comida típica de celebrações juninas para saciar a fome dos convidados. Dá uma olhadinha o que não pode ficar de fora:

  • Pipoca
  • Milho verde
  • Pastel
  • Pinhão
  • Pamonha
  • Cachorro-quente

Assim como os salgadinhos, os doces também não podem faltar na mesa da festa junina infantil. Chame alguns amigos e faça você mesmo estas delícias em casa. Confira e cuidado para não babar!

  • Bolo de fubá
  • Pipoca doce
  • Paçoca
  • Pé-de-moleque
  • Quindim
  • Maça do amor
  • Cocada
  • Amendoim doce

E, por último, mas não menos importante, confira uma pequena lista de sugestões de bebidas para saciar a sede de seus convidados entre as brincadeiras, doces e salgados.

  • Quentão (sem álcool)
  • Sucos
  • Água
  • Refrigerante
  • Chocolate quente

Além disso, você também pode optar por doces e salgados mais tradicionais, como brigadeiros, para atender o gosto de toda a criançada! Confira agora algumas ideias de brincadeiras para entreter os baixinhos!



Brincadeiras

Para um ótimo arraial, brincadeiras não podem faltar! E, por isso, trouxemos algumas ideias para você fazer com os seus convidados e garantir uma festa ainda mais divertida!

  • Pescaria: sendo, talvez, a mais conhecida de todas, esta brincadeira reúne vários peixes de brinquedo na água para as crianças pescarem. Você pode optar em dar pequenos brindes aos pequenos pescadores.
  • Corrida do saco: divertida, esta brincadeira é uma acirrada corrida em que as crianças entram dentro de sacos grandes de tecido e precisam pular até a linha de chegada.
  • Dança da quadrilha: assim como a pescaria, esta também é muito conhecida em festa juninas e, por isso não pode ficar de fora! Junte as crianças em pares e bote elas para dançar muito!
  • Correio-elegante: reserve um pequeno espaço da festa para as crianças escreverem mensagens para o aniversariante ou aos outros amiguinhos.
  • Jogo das argolas: esta brincadeira você mesmo pode montar em casa com garrafas de plásticos e argolas para cortina. Grude as garrafas com cola quente em um suporte para não caírem. Se quiser, dê pequenos prêmios para quem ganhar!
  • Boca do palhaço: assim como a brincadeira anterior, esta você também pode criar em casa, basta ter uma tábua de madeira, fazer um furo grande no centro e pintar a cara de um palhaço. As crianças devem acertar a bola dentro da boca do palhaço.
  • Derruba-latas: sabe aquelas latas de Nescau? Junte elas para criar outra brincadeira bem divertida para as crianças. Vale com a mão ou o pé, o propósito do jogo é derrubar todas as latas com uma bola, como um boliche.

Para tudo ficar mais organizado, estipule as regras de cada brincadeira e deixe um adulto responsável por cada uma delas. Dessa forma, tudo sairá mais divertido e sem brigas!

Ficou bem mais fácil organizar uma festa junina infantil depois deste pequeno guia, não é mesmo? Agora, inspire-se com várias ideias de decoração para todos os bolsos e gostos.

50 ideias de decoração de Festa Junina infantil para inspirar

Bandeirinhas, juta, chapéus, fogueiras e outros símbolos da festa junina não podem ficar de fora na hora de decorar o local ou a mesa! Assim sendo, confira a seguir várias inspirações deste evento para criar o seu!

1. A festa com o tema junino é perfeita para os aniversariantes de junho

2. Mas isso não impede de fazer fora da época!

3. Inclua vários itens que representam a celebração

4. Como fogueiras

5. Chapéus de palha

Juliana Cruz Lopes



6. E bandeirinhas

7. Além de materiais, como a juta e chita

8. Você pode criar uma festa junina infantil simples

9. Como esta

10. Ou esta que também é um charme!

11. Ou fazer algo mais elaborado e grande

12. Como esta festa junina infantil de luxo!

13. Tudo vai depender do gosto de cada um

14. E do orçamento disponível

15. O importante é criar uma festa incrível

Japa Festeira



16. E que todos os convidados se sintam confortáveis!

17. Use diferentes cores

18. E texturas para compor a decoração

19. Tudo junto e misturado!

20. Não deixe de fora os balões

21. E capriche no painel da festa junina

22. Reunindo vários símbolos

23. Para garantir uma composição bem temática e divertida

24. Como é a festa de São João!

25. Não ficou incrível este bolo falso de pipoca?

26. Inclua toalhas xadrez para compor a decoração da mesa

27. Assim como suportes para deixá-la mais organizada

28. Balões são indispensáveis em qualquer festa!

29. Use móveis rústicos para decorar

30. Que têm tudo a ver com o tema da festa!

31. Decore o espaço com muitas bandeirinhas

32. E girassóis!

33. A turma da Galinha Pintadinha invadiu o arraial

34. E, neste outro, o Mundo de Bita

35. Não ficou lindo este cenário?

36. Minidecoração para festa junina infantil

37. Faça você mesmo as bandeirinhas do evento

38. Que são bem fáceis

39. E rápidas de fazer

40. Além de ter um custo bem baixo

41. Dê atenção a todos os detalhes da festa!

42. São eles que darão o toque autêntico à decoração

43. As fogueiras de papel guardam docinhos ao convidados

44. As flores de papel concedem charme ao local

45. Festa junina infantil em dose dupla

46. Assim como esta outra, que está linda!

47. Cores claras foram escolhidas para esta delicada decoração

48. Esta mesa não deu água na boca?

49. A madeira concede equilíbrio ao mix de cores

50. Não ficou um amor essa decoração de mesa?

Um ideia mais incrível e linda que a outra, não? É possível perceber que grande parte da decoração pode ser feita em casa. E, dito isso, trouxemos para você alguns tutorias que vão te mostrar como criar alguns elementos para a sua festa!

Decoração de Festa Junina infantil passo a passo

A seguir, confira sete vídeos com passo a passo que vão te ensinar a fazer alguns itens decorativos para complementar a sua festa junina infantil com primor e muita criatividade! Olha só:

Decoração de festa junina infantil com garrafa pet

Aprenda a fazer vários itens fofos com a garrafa pet para decorar a mesa principal da sua festa junina infantil. Bem fácil de confeccionar, o vídeo mostra o passo a passo de cada item para você arrasar na decoração e ainda economizar!

Decoração de festa junina infantil com chita

O passo a passo vai te ensinar a criar dois itens incríveis usando chita para decorar a sua festa mais charme: garrafas decoradas e bandeirolas. Use cola quente para fixar bem todas as peças.

Decoração de festa junina infantil reciclável

Uma das melhores partes dos trabalhos manuais é poder reciclar vários materiais. Por isso, trouxemos este passo a passo que vai te ensinar como fazer um lindo suporte com materiais reciclados para deixar a sua mesa mais organizada e bonita.

Decoração do painel decorativo para festa junina infantil

Este vídeo traz uma ótima ideia de como você pode decorar o painel da sua festa junina. Apesar de parecer um pouco trabalhoso de fazer, o esforço valerá a pena e você terá belas recordações!

Bandeirinhas para festa junina infantil

As bandeirinhas coloridas são um dos maiores símbolos da festa de São João. Por isso, ela é indispensável na hora de decorar o local do evento. Assim sendo, trouxemos este tutorial que vai te mostrar como fazer as suas de forma bem simples!

Decoração fácil para festa junina infantil

Está sem muito tempo para organizar a festa? Ou o orçamento está um pouco apertado? Então confira este vídeo que vai te mostrar várias ideias criativas, baratas e bem fáceis de fazer para complementar a decoração da festa.

Bolo falso para decoração de festa junina infantil

O bolo falso está fazendo cada vez mais sucesso na hora de compor a mesa por poder ser econômico e deixar a mesa ainda mais bonita e temática. Veja como fazer um bolo falso e arrasar na decoração!

Além de serem bem simples de fazer, muitas dessas ideias contam com materiais bem acessíveis. Agora que você já aprendeu a criar vários itens para a sua festa, que tal um repertório para botar todo mundo para arrastar o pé?

Músicas para Festa Junina infantil

Uma música de fundo é capaz de transformar um ambiente. Pensando nisso, selecionamos para você dez músicas que você precisa tocar durante a sua festa junina infantil e que têm tudo a ver com o arraiá! Escuta só:

Cai, Cai Balão (Assis Valente)

“Cai, cai balão, cai, cai balão
Aqui na minha mão
Não Cai não, não cai não, não cai não
Cai na rua do Sabão”

Chegou a Hora da Fogueira (Lamartine Babo)

“Chegou a hora da fogueira!
É noite de São João…
O céu fica todo iluminado
Fica o céu todo estrelado
Pintadinho de balão…”

Asa Branca (Humberto Teixeira e Luiz Gonzaga)

“Quando olhei a terra ardendo
Qual fogueira de são joão
Eu perguntei a deus do céu
Por que tamanha judiação?”

Isso Aqui Tá Bom Demais (Dominguinhos)

“Olha, que isso aqui tá muito bom
Isso aqui tá bom demais
Olha, quem tá fora quer entrar
Mas quem tá dentro não sai”

Esperando na Janela (Gilberto Gil)

“Por isso eu vou na casa dela ai
Falar do meu amor pra ela vai
Tá me esperando na janela ai ai
Não sei se vou me segurar”

O Xote das Meninas (Zé Dantas e Luiz Gonzaga)

“Ela só quer, só pensa em namorar
(Ela só quer, só pensa em namorar)
Ela só quer, só pensa em namorar
(Ela só quer, só pensa em namorar)”

Frevo Mulher (Alceu Valença, Elba Ramalho e Geraldo Azevedo )

“É quando o tempo sacode a cabeleira
A trança toda vermelha
Um olho cego vagueia
Procurando por um, por um, por um”

Rindo à Toa (Falamansa)

“Ha ha ha ha ha
Mas eu tô rindo à toa
Não que a vida esteja assim tão boa
Mas um sorriso ajuda a melhorar
Aha, aha”

Naquele São João (Trio Nordestino)

“Agora minha tristeza, mandei embora
Você chegou bem na hora, meu amor chegou
Vamos simbora, combinar com Santo Antonio
Acertar o matrimônio, que São João mandou”

Sonho de Papel (Alberto Ribeiro)

“O balão vai subindo, vem caindo a garoa
O céu é tão lindo e a noite é tão boa
São João, São João!
Acende a fogueira no meu coração”

Já comece a tocar na hora de planejar e confeccionar os itens decorativos para entrar no clima de festa junina!

Enfim, você que chegou até aqui sabe quais comidas e bebidas servir na festa junina infantil, as brincadeiras para entreter a crianças, as ideias de decoração, aprendeu como fazer alguns itens decorativos e já sabe o que tocar durante a celebração. Ufa! Agora, selecione as ideias que você mais gostou e comece a planejar o melhor arraiá do mundo!